Figuras da Ciência- Alexander Fleming e a Descoberta da Penicilina


Alexander Fleming
6 de Agosto de 1881,  2 h
Lochfield, Darvel, Escócia, 55 N 57, 3 W 18
0h TMG (standard time)
(Espólio de Lois Rodden)
A descoberta da Penicilina foi um marco na história da Medicina  e da humanidade.  Até ao sec. XX as pessoas morriam inevitavelmente das infecções. Os antibióticos   permitiram salvar muitas vidas. Fleming descobriu a penicilina em Setembro de 1928 . Mas, quando publicou os resultados da sua investigação, numa revista científica em 1929, os seus colegas não lhe deram crédito  nem reconhecimento pelo que o mundo teve que esperar uma década até que, em conjunto com outros investigadores, surgiu no mercado  a produção industrial de antibióticos. A pressão da 2ª guerra mundial e o facto de os laboratórios alemães estarem a trabalhar  na investigação antibacteriana, foi decisivo para que o  merecido reconhecimento e a produção do medicamento tivessem lugar. Fleming, altruisticamente ,não quis patentear a sua descoberta pois sabia o quanto era importante que qualquer pessoa atingida por infecções  pudesse contar com o  medicamento a preços acessíveis. 
A Identidade Básica: Ascendente Gémeos, Lua em Escorpião e Sol em Caranguejo

 

O Ascendente no signo  de  Gémeos  dá uma natureza enérgica, alegre e entusiasta à personalidade do nativo; a pessoa tem grande capacidade de adaptação, uma inteligência viva e arguta, um excelente domínio do discurso. É uma pessoa  essencialmente comunicativa e interactiva. A presença de  Vénus na 1ª casa dá-lhe uma expressão atraente, simpática, elevadas ambições na vida e gosto pelo conforto, elegância e uma  grande capacidade para atrair simpatias. O carácter social da sua natureza também é fortalecido.

A Lua em Escorpião torna  as emoções e os  sentimentos muito intensos,  o nativo  é apaixonado e fortemente movido por  simpatias e antipatias em que é difícil encontrar um ponto de equilíbrio.  A presença de Vénus no Ascendente modera esta tendência, tornando a pessoa mais serena e menos movida por emoções extremas.  A Lua em Escorpião mostra um  nativo mais reservado do que é natural em Gémeos: apesar de a  abertura ao mundo e a   necessidade  de  interacção comunicativa ainda existirem, são muito mais temperadas e controladas com esta Lua.  Ao invés  de dizer o que pensa de imediato e sem pensar muito, as palavras são bastante mais medidas e as atitudes mais calculadas e reflectidas. 
Do mesmo modo, provavelmente a tendência de Gémeos para passar de uma situação para outra com naturalidade, devido ao seu carácter mutável, é alterada pela Lua fixa em Escorpião; esta  tende a  fixar-se nos pormenores da experiência vivida e qualquer situação que o nativo entenda como menos correcta não é simplesmente esquecida, podendo levar a atitudes de vingança  pois  esta Lua tende a ter dificuldade em esquecer as afrontas: pequenas ou grandes, necessita normalmente de «reparação» e o perdão é difícil ou impossível de obter.  A Lua está em conjunção com Rahu  o que  acentua o aspecto emocional  e  a necessidade de segurança:  a pessoa tem uma  susceptibilidade considerável que  aumenta o sentimento subjectivo  de falta de apreço ou de consideração por parte dos outros levando a ansiedade, etc. A vivência dos conflitos com os outros pode deste modo ser intensificada.  Mas, igualmente, a colocação da Lua na 6ª (em aspecto com a 12ª do auto -sacrifício e da compaixão)  casa deu a Fleming uma preocupação imensa com as questões da saúde que o levaram a uma investigação contínua no desejo de servir a humanidade que sofria devido a terríveis infecções até aí sem cura. 
O Sol está colocado em Caranguejo na 2ª casa, indicando que a procura de recursos e o desenvolvimento de riqueza, conhecimentos, competências  que assegurem o bem estar  da família são o mote fundamental do propósito de vida desta pessoa. O sol em Caranguejo dá uma grande capacidade de trabalho. Dá também uma natureza suave e gentil, mostrando alguém que gosta de mostrar uma imagem simpática e jovial. 
Habitualmente, o Sol em Caranguejo indica uma vida em que é necessário vencer uma quantidade de obstáculos e em  que poderá haver altos e baixos a nível financeiro.  Os nativos com o Sol em Caranguejo precisam de aprender a não se fixar em demasia no passado, coisa que, para um nativo com a Lua em Escorpião, não é uma tarefa fácil.  A imaginação  nestas pessoas é uma faculdade poderosa e é bem provável que tenha um papel a desempenhar no sucesso do nativo. No caso de Fleming, em  que Vénus, o regente da 5ª casa da criatividade está colocado na 1ª casa, este aspecto é muito evidente. Do mesmo modo, a intuição fortíssima que o elemento Água – presente na Lua e no Sol-  foi essencial nas duas principais descobertas da sua vida: a descoberta da proteína com propriedades bactericidas lisozima em 1923 e  a penicilina em 1928.
O sol em Caranguejo  fê-lo sentir compaixão pelo sofrimento dos outros. Enquanto médico militar durante a 1ª grande guerra,  observou impotente  que os feridos em batalha, acabavam por morrer com as feridas gangrenadas. Quando a Guerra terminou, aplicou todos os seus esforços para tentar encontrar substâncias com poder bactericida que não fossem tóxicas para os seres humanos  e que pudessem curar as  infecções. Desse esforço nasceu a penicilina cujo conhecimento ele ofereceu ao mundo  sem obter a patente, em prol da humanidade. 

As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

A Lua está colocada no Nakshatra de Jyestha, com regência de Mercúrio. Esta estrela dá aos nativos o poder da vontade para criar influência no mundo. Dá coragem para prosseguir a luta no plano material , para conquistar riqueza e poder mas a sua lição fundamental não é a de se perder no materialismo  das posses mas antes caminhar por elas até atingir a espiritualidade.
O eixo fundamental do destino de Fleming é  formado pelas casas 6/12 . Na 6ª casa encontramos a Lua, regente da 2ª casa, em conjunção com Rahu, muito bem colocado nesta posição, favorecendo a vitalidade e a saúde da pessoa, dando capacidade de trabalho para todas as tarefas que exigem minúcia e visão de pormenor e alimentando a vocação para a área da saúde. Nesta posição, Rahu ajuda a vencer os confrontos, obstáculos e inimigos. O nativo escolheu uma profissão tipicamente associada com a 12ª casa da prestação de serviço e colocou  o propósito de vida na missão altruísta que ofereceu o produto do seu trabalho   à humanidade. 
Na 12ª casa encontramos Júpiter regente da 10ª casa da carreira;  Marte, regente da 11ª.  Nesta posição, Júpiter permite manter a riqueza e dá um espírito altruísta e inclinado para uma visão espiritual da vida. A colocação de ketu, o nodo sul ,nesta casa, acentua estas características. Marte nesta posição pode dar problemas com os ouvidos e os olhos. A relação com Júpiter e ketu  coloca  o poder de iniciativa do nativo (Marte é o dispositor da Lua e está em aspecto com ela) ao serviço da procura do saber e da sua utilização ao serviço dos outros. Este foco na 12ª casa não favorece a visibilidade da carreira do nativo. 
 O regente do Ascendente está na 2ª casa em conjunção com o Sol  produzindo uma pessoa orientada cientificamente  para a procura do conhecimento e  permite o desenvolver de competências relacionadas com a comunicação.  O regente do Ascendente aqui colocado revela uma grande orientação para a aprendizagem, para a procura da verdade, para a  acumulação de bens e de riqueza. 
Saturno está colocado na 11ª casa, debilitado,  mostrando atrasos  na realização dos desejos e na obtenção do reconhecimento merecido. Mas é também o regente da 9ª casa colocado na 11ª, mostrando que esse reconhecimento foi atrasado mas não seria impedido. E, na verdade, a partir de 1945, data em que recebeu o prémio Nobel da medicina em conjunto com Florey e Chain, que haviam trabalhado as técnicas que permitiram a utilização e produção industrial da penicilina, Fleming obteve finalmente o reconhecimento merecido e ganhou muitos  prémios até à sua morte em 1955.
Entre as assinaturas mais importantes refiro: a posição de Vénus, na 12ª casa a partir do Sol (Vosi yoga) indica ganho de competências e instrução e generosidade; A relação mútua entre a Lua e Marte na 7ª casa a partir um do outro (Chandra-Mangala yoga) indica sabedoria acerca do mundo e sucesso material; a posição da Lua em relação a Júpiter- colocados em casas kendra a partir um do outro (Gaja –Kesari yoga) mostra uma pessoa famosa e virtuosa; a colocação de planetas benéficos na 2ª e na 12ª casa  ( Mércúrio e Júpiter- subha yoga) indica bom carácter, eloquência e boa aparência; a conjunção entre Júpiter e Marte (Guru-Mangala yoga) indica uma pessoa correcta e enérgica; a existência de planetas benéficos na 7ª e 8ª casas a partir da Lua ( Júpiter e Vénus- Adhi yoga) mostra uma pessoa que será importante na sociedade. 
Quando Fleming efectuou a sua 1ª  descoberta ( proteína antibactericida lisozima) em  1923,estava ativo o período principal (mahadasha) da Lua; quando descobriu a penicilina, em 1928, estava activo o período principal ( mahadasha)de Marte, dispositor da Lua. Marte está colocado na 12ª casa, uma casa de  segredo,  de invisibilidade, de perdas e de auto-sacrifício; a Lua está colocada na casa de Marte, na 6ª casa do serviço, da humildade e do conflito. Estes não foram períodos propícios à obtenção de status nem de reconhecimento.
Na parte final da sua vida esteve operante o período principal (mahadasha)de Rahu, que tem a melhor posição  na 6ª casa, assegurando vitória sobre os obstáculos – de 29 de Setembro de 1933 até 27 de Setembro de 1951. Foi neste período que Fleming alcançou diversas honras e recebeu muitos prémios, incluindo o prémio Nobel da Medicina em 1944.
Confirmação pela Navamsa

 O Ascendente Navamsa «cai» na 12ª casa da carta de nascimento indicando  um destino de dedicação com expressão  altruísta da acção. O regente do Ascendente Navamsa está situado na 8ª casa, trazendo dificuldades e obstáculos  a nível material  embora indique uma pessoa com inclinação para a vida espiritual.

O Sol  está localizado na 9ª casa, da sorte nesta  vida, em conjunto com Júpiter e Rahu. Um destino dedicado à procura do saber que beneficiará muitos,  uma atitude altruísta e uma grande intuição na procura do conhecimento profundo. Esta configuração mostra uma pessoa muito mais orientada para o conhecimento espiritual ou religioso,  com um sentido de «missão« do que uma ambição para o preenchimento de interesses materiais.
Ketu  em conjunção com Mercúrio na 3ªcasa  dá uma forte orientação para a pesquisa, coragem, iniciativa e determinação para levar por diante os seus projectos. A Lua e Marte na 11ª casa asseguramquea pessoarealizará os seus desejos ealcançará os ganhos que lhe são devidos; Saturno, regente da 9ª casa, está colocado na 5ª.  Indica um percurso lento para atingir os objectivos mas assegura que o nativo obterá fama, honras e reconhecimento. 
Em 1943, Fleming foi eleito membro da Royal society; foi feito cavaleiro em 1944; em 1945 ganhou o prémio Nobel da Medicina em conjunto com Florey e Chain; em 1948  foi eleito professor emérito de Bacteriologia na universidade de Londres.  Levou tempo mas, como sucede muitas vezes com Saturno, acabou por alcançar as mais elevadas honras e o merecido reconhecimento pelo seu trabalho altruísta em prol da humanidade.