Grandes Figuras da Ciência- Galileu Galilei, o Pai do Método Científico


Galileu Galilei
25 de Fevereiro  (gregoriano) de 1564
15h 31 m
Pisa, Itália 43 N 43, 10 E 23
Local mean time  10 E 23
(Espólio de Lois Rodden)
Galileu é considerado o «pai da ciência moderna» pela  implementação do método  que seria adotado nas ciências. Foi, como ele se intitulou, um «Filósofo e Matemático» e as suas ideias  acerca  da estrutura do cosmos valeram-lhe uma humilhante condenação  por heresia e a  Inquisição  por pouco não lhe tirou a vida  pela fogueira. 
A Identidade Básica- Ascendente  Caranguejo, Lua em Carneiro e Sol em Aquário
O  Ascendente está no signo de Caranguejo, dando ao nativo uma personalidade afável e compassiva à partida. Torna-o devotado à família e à profissão  (dedicou  especial afecto pela  sua filha, conhecida pelo nome monástico de «irmã Celeste») e dá-lhe capacidade para trabalhar com afinco  no desenvolvimento de alguma ideia criativa.
O nativo é sensível, emocional e  facilmente magoado. Porém, é capaz de reagir com bastante orgulho  e rispidez quando  afrontado ou quando se  sente alvo de injustiça ou de falta de respeito que considera ser-lhe devido. É também altamente inteligente e criativo, dotado de uma poderosa memória.
No horóscopo de Galileu Saturno e Júpiter encontram-se ambos na1ª casa. A presença de Saturno, regente da 8ª casa, na 1ª, afecta negativamente a saúde e dá ao Ascendente Caranguejo  uma tendência para a depressão, já de si natural neste signo. Faz também surgir bastantes obstáculos e dificuldades ao longo da vida.
 
Ao mesmo tempo, Júpiter exaltado no Ascendente, enquanto regente da 9ª casa da fortuna, serve de contrapeso  e, sem anular completamente  os efeitos de Saturno, protege o nativo na saúde e permite-lhe atingir um destino poderoso. Porém, enquanto regente da 6ª casa dos obstáculos, da doença e dos conflitos, permite-lhe ultrapassar com sucesso as ameaças à sua vida mas não o livra delas.
A Lua está em Carneiro, poderosamente colocada na 10ª casa.A Lua em Carneiro explica  a personalidade independente, teimosa, auto- confiante , a inteligência inovadora de Galileu e também a sua tendência para se irritar com grande facilidade. É sabido como Galileu era conhecido pelo seu carácter conflituoso, não aceitando nenhuma opinião ou conselho de ninguém   a menos que fosse suportada pelo seu próprio pensar. 
A Lua em Carneiro é capaz de conduzir os nativos ao topo  de algum empreendimento que estes prossigam. Também tende a criar escândalos  que afectam a reputação dos  nativos. Esta Lua produz  uma mente altamente criativa e irrequieta, incapaz de se cingir a quaisquer regras impostas ou limites estabelecidos, o impulso para ir além, para liderar em novas ideias, novas formas de  pensar e de fazer ciência foi amplamente apoiada pela posição da Lua em Carneiro que faz do nativo um pioneiro na sua área de saber.
O Sol está em Aquário na 8ª casa . Sendo o regente da 2ª , não ajuda nada as finanças nem a saúde do nativo causando inúmeras despesas e dificuldades.  O sol em Aquário  harmoniza-se bem com a Lua em Carneiro. Acentua o carácter intelectual e o pensamento individual. O nativo é bastante sociável mas também gosta de  uma certa solidão para poder pensar profundamente nas coisas.  Procura naturalmente aprofundar a verdadeira essência das coisas. A   sorte pessoal  destes nativos depende bastante das pessoas com quem interagem ao longo da vida. 
 O Sol em Aquário dá ao nativo grande poder de argumentação  e grande intuição para conhecer os meandros da natureza humana. Faz da pessoa um estudioso e um pensador brilhante e imaginativo. A presença na 8ª casa indica emoções e paixões intensas, bem como um gosto inato por tudo o que é misterioso e oculto.  A relação entre a Lua em Carneiro e o Sol em Aquário explica também o carácter pouco convencional dos relacionamentos familiares: Galileu teve três filhos mas nunca aceitou casar com a mãe deles não se importando com as regras sociais  vigentes. 
As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo 

A Lua está localizada no Nakshatra de Ashwini, 1º pada. Esta estrela de nascimento tem regência de Ketu. Os nativos desta estrela têm uma  natureza muito enérgica, impulsiva, são dados à acção directa, ao estilo grandiloquente, à acção muitas vezes extremada e heróica, impensada e temerária. Gostam de testar os extremos  e podem agir por vezes de modo repentino e revolucionário. Têm muitas vezes ataques de mau génio embora sejam facilmente tocados pelas emoções.

Existem várias indicações importantes de sucesso nesta carta de nascimento- as duas casas associadas à sorte  e ao  destino- 5ª e 9ª estão muito fortes : Marte, considerado um grande benéfico para o Ascendente Caranguejo, regente da 5ª casa, que mostra a sorte do destino devido a boas acções passadas,  está colocado na 11ª casa da realização dos desejos e dos ganhos, em aspecto , deste modo, com a casa que rege;
A Lua  está  bem colocada na 10ª casa, indicando sucesso na vida pública, notoriedade e popularidade. Vénus, regente da 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos,  está exaltada na 9ª casa, da sorte, que indica o karma desta vida, mostrando enorme sucesso no campo da sabedoria e do conhecimento  superior, ao mesmo tempo que indica o carácter religioso do nativo.
Júpiter está exaltado no Ascendente, protegendo o nativo em todas as áreas e permitindo -lhe atingir  um destino em que a sua identidade será notada e deixará as suas marcas no mundo. Ele é o regente da 9ª casa, que também  está relacionada com o saber e esta foi a área através da qual o nativo realizou o seu destino nesta vida: tornou-se um homem de ciência  liderando um caminho novo que desbravou com a ajuda da sua Lua em Carneiro  e deixou para a posteridade para outros seguirem. 
Das muitas assinaturas (yogas) indicando um destino especial, saliento:
 Vénus está na 12ª casa e  Marte está na 2ª casa a partir da Lua: este yoga (Duradhara) indica que o nativo «goza de confortos iguais a um rei»; outro yoga, Gaja- Kesari  formado pela Lua e Júpiter em Kendras mútuas, indica que o nativo será famoso; a posição da Lua na 10ª casa  a partir do Ascendente por si só indica alguém bem  sucedido;
O yoga Chaamara formado pela Lua e Vénus devido a  haver apenas planetas benéficos na 9ª e 10ª casas mostra alguém que será eloquente, instruído e dominando muitas «artes».
O yoga Mridanga presente nas natividades de relevo, é formado por Vénus e Júpiter, em exaltação  em casas Kendra/trikona ao mesmo tempo que o regente do Ascendente é forte. Indica um destino de notoriedade  excepcional.
Outra assinatura poderosa mostra os benéficos Júpiter, Vénus e Mercúrio  colocados em casas kendra a partir do regente da 9ª casa, do regente da 11ª e do regente da 10ª casa respectivamente.  Esta assinatura indica que a pessoa será «igual a um rei».
O yoga Bhaarathi é outro indicador de fama  e de elevada inteligência  e é formado por Júpiter, Vénus e Saturno: o dispositor Navamsa do regente da 2ª casa está exaltado e em conjunção com o regente da 9ª casa.
Como indicadores de altas realizações e de poder temos Rajayoga com Saturno e Júpiter, Marte como yogakaraka.
Como indicadores de inteligência temos  dois  envolvendo o Sol e Mercúrio, mostrando que o poder atingido por este nativo estaria relacionado com os dons da inteligência e o conhecimento.
Apesar de todo este sucesso simbolizado  no horóscopo ,a presença de Saturno  retrógrado no Ascendente e do sol na 8ª casa  explicam  os dissabores e os obstáculos que este homem também teve que enfrentar. 
Confirmação pela Navamsa
Significativamente  o Ascendente da Navamsa «cai» na 8ª casa da carta natal.  Ao mesmo tempo, o regente do Ascendente  Navamsa está colocado na 8ª casa desta Varga, conjunto com Rahu  e indicando um destino que, além da glória e da fama, conheceria também a adversidade.
A colocação do regente do Ascendente na 8ª  indica muitas vezes a possibilidade de acusação/condenação judicial e, como sabemos, Galileu foi submetido a um julgamento cruel e humilhante pelo tribunal inquisitorial, que o condenou a uma retractação pública e o obrigou a rejeitar todos os resultados científicos a que havia chegado, ao mesmo tempo que proibia todas as suas obras publicadas e por um triz não  o condenou à fogueira por heresia.
Após este julgamento, Galileu  permaneceu em prisão domiciliária até à data da  sua morte tendo sido sempre vigiado devido ao medo da influência que ele podia gerar na mentalidade científica nascente. Para um fervoroso católico como ele era, este deve ter sido um rude golpe, e provavelmente deu azo a uma profunda transformação pessoal  e espiritual, tal como está indicado pela presença dos nodos neste eixo 8/2,  indicador da renúncia aos bens materiais e a uma profunda crise espiritual.
A Lua está em Vargottama. Poderosa, combinada com Marte no próprio signo na 3ª casa.  Ambos recebem o aspecto benéfico de Júpiter, regente da 2ª e da 11ª casas, colocado na 9ª. Esta configuração mostra a capacidade de o   nativo influenciar os outros através do discurso e da escrita (Lua)indica coragem e determinação  em face dos obstáculos (Marte) e indica sorte e capacidade para realizar os desejos e obter ganhos e  ajuda de amigos (os amigos tiveram um papel preponderante ao longo da vida de Galileu, também a nível financeiro, ajudando-o a obter  lugar nas universidades onde ensinou. Esta conjunção entre a Lua e Marte também ajuda a compreender o temperamento altamente explosivo de Galileu, conhecido por ser bastante conflituoso. 
O Sol colocado com Rahu na 2ª casa em Peixes aponta também para  o carácter mais espiritual do que material dos ganhos e aquisições  e também permite explicar a perda que Galileu sofreu, no final da vida, das suas obras , queimadas na fogueira da inquisição, que tentou desse modo anular o trabalho e a reputação  da vida deste grande cientista. O regente da 2ª casa, no entanto, não permitiu que essa perda fosse definitiva (Júpiter está colocado na 9ª casa do conhecimento superior e da sorte)  e Galileu conseguiu salvar exemplares de todas as suas obras para memória futura, escondendo-os da inquisição.
Vénus, o regente da 9ª colocado na 6ª casa indica pouca sorte e inimigos poderosos. A Navamsa mostra que o sucesso de Galileu, apesar de alguma sorte ou protecção, dependeu grandemente da coragem, teimosia   e  iniciativa deste homem , numa época em que era um atrevimento inaceitável separar Ciência e Religião.

Deixe um Comentário a sua opinião conta