Grandes Figuras da Ciência- Isaac Newton e a Descoberta da Gravitação Universal


Isaac Newton
4 de Janeiro de 1643, 1h 38 m
Woolsthorpe, Inglaterra, 52 N 50 , 0 W 40
Local mean time 0 w 40
(Espólio de Lois Rodden)
Isaac Newton  foi  uma das figuras  da ciência mais importantes de sempre : com a teoria da Gravitação universal  fundou uma nova  mecânica e unificou a visão do cosmos pela demonstração de que a Terra e os planetas do sistema solar  obedecem às mesmas leis. Foi necessário descobrir o plano subatómico da realidade física para encontrarmos   «realidades» que não obedecem às leis de Newton. Mas estas continuam a fornecer a moldura teórica fundamental do universo a nível «macro». Matemático e  Astrónomo,  Newton foi também um estudioso de Alquimia, Astrologia  e  conhecimento esotérico.
A Identidade Básica: Ascendente em Balança, Lua em Gémeos e Sol em Sagitário
O Ascendente em Balança mostra uma poderosa capacidade de organização das ideias ,sentido de harmonia e carisma para levar os outros a seguir  as suas ideias. Muitas vezes estas pessoas têm apetência pelo envolvimento na política e  este aspecto foi patente na  2ª parte da vida de Newton, que foi membro do parlamento britânico em representação da universidade de Cambridge.
Balança é um signo muito sociável e interactivo  embora, no caso de Newton, esta  faceta do signo não fosse muito visível. Mas o amor pela ordem, pela beleza e pela harmonia são bem visíveis na sua visão do cosmos expressas na racionalidade de leis universais.
Newton  preferiu sempre a relação com o conhecimento em vez do  relacionamento com outros seres humanos a nível pessoal. Foi uma pessoa reservada e solitária a nível pessoal.
A Lua em Gémeos dá habitualmente um temperamento galante, alegre e amante das diversões e das artes como  a Literatura,  a Música e a Dança. É uma Lua que aprecia o movimento, a comunicação, a escrita, a argumentação. Ama a Ciência e o conhecimento, e os seus nativos podem ganhar a vida como escritores. Na carta de nascimento de Newton a Lua está colocada na 9ª casa mostrando o interesse deste pensador pelos assuntos de sabedoria profunda , o misticismo,  o conhecimento secreto, etc.
As características  mais frívolas desta Lua, no entanto, não foram   observadas  em Newton, que teve um  modo de vida  bastante sóbrio. Mas a faceta de escritor , essa foi bem manifesta, tal como a racionalidade , a inteligência e a capacidade organizativa  próprias dos signos em causa.
O sol está em Sagitário  com Mercúrio, reforçando o brilhantismo intelectual de Newton e dando-lhe também  grande autoconfiança na defesa das  suas ideias. O aspecto formado entre  estes dois planetas na 3ª casa e a Lua na 9ª é um importante indicador do seu interesse  e do seu destino como descobridor de conhecimentos novos  que mudariam a visão do cosmos.
O Sol em Sagitário impeliu-o a procurar um conhecimento mais verdadeiro acerca da realidade e da sua estrutura essencial, revelando uma  personalidade filosófica e amor pela ciência.  Esta posição do Sol  também  impulsiona um pensamento independente, capaz de pôr em causa os padrões tradicionais aceites e  mostra uma pessoa  com gosto pela dimensão espiritual da vida. A verdade e a razão são os principais condutores da sua vida.
As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo
A Lua está colocada no Nakshatra de  Ardra, 3º pada. Esta estrela de nascimento tem regência de Rahu. Os nativos  desta estrela experienciam a realização dos desejos mas também a tristeza e a desilusão. A estrela impele para a realização pelo esforço  e permite o domínio e a conquista mas também causa obstáculos e sofrimento, num dualismo permanente. Na vida de Newton, a carreira e a vida pública foram de grande sucesso mas a sua vida pessoal foi sempre solitária e sem família.
Existem algumas assinaturas muito favoráveis neste horóscopo: Júpiter, o dispositor do Sol , está colocado na 5ª casa  dos «créditos por acções passadas». É um elemento de sorte e de sucesso, mostra uma elevada inteligência e muita sorte na vida presente. O aspecto que Júpiter lança desta casa para a 9ª onde se encontra a Lua e que é a casa da sorte nesta vida  reforça estes significados : Newton teria um destino grandioso proporcionado pelos seus conhecimentos e pelas suas descobertas no campo científico  que o tornariam imortal na história da ciência.
O carácter benéfico de Júpiter nesta casa é fortalecido pela presença de Vénus , o regente do Ascendente, em conjunção com este planeta. A colocação do regente do Ascendente nesta casa assegura  o alcançar de um destino notado, com elevado estatuto, fama, riqueza e reconhecimento público de grande dimensão. Também indica que a pessoa tem elevados padrões morais e  indica um «forte crédito de vida passada, com um  caminho  de vida que é continuado nesta existência.
O destino marcado pela dimensão intelectual é também indicado pela presença de Saturno na 6ª casa, mostrando popularidade , ganhos e poder através do uso do intelecto . Esta posição de Saturno não é, no entanto, muito favorável à saúde.
Marte encontra-se no próprio signo e está colocado na 7ª casa,  o que mostra uma vontade forte  mas é muito prejudicial para o casamento e as parcerias a nível pessoal, trazendo infelicidade.  Porém, a colocação numa casa kendra e no próprio signo indica  capacidades  naturais de liderança, empreendedorismo e determinação (yoga Ruchaka). Apenas se conhece uma paixão na vida de Newton, que nunca casou, mas não terá sido bem sucedida, não sendo sequer possível comprová-la com certeza.
Os planetas benéficos Júpiter e Vénus estão colocados em casas kendra a partir um do outro ao mesmo tempo que o regente da 9ª está forte , o que constitui um Bheri yoga, mostrando fama, riqueza e bom carácter.
A Lua, regente da 10ª casa está colocada na 9ª, posição extremamente auspiciosa que indica uma carreira de sucesso e também que o nativo é uma pessoa com elevada moral , afortunado, muito apreciador dos assuntos espirituais, e que receberá muitas honras na sua vida.
A Lua e Mercúrio, regentes da 9ª e da 10ª casa estão associados por aspecto, apontando altas realizações e uma pessoa respeitadora do dever.
O Sol (amatya karaka) em aspecto com o regente da 10ª casa, a Lua, formam um yoga Raja sambhanda, indicando uma «pessoa importante na corte do rei».
Entre outras assinaturas que apontam no mesmo sentido, refiro apenas Saturno, yogakaraka porque rege uma casa trikona e uma kendra, protege  dos inimigos e assegura ganhos a partir do trabalho intelectual, pela colocação na 6ª casa. Isto mesmo é comprovado pela época em que Newton atingiu a notoriedade, precisamente pouco tempo depois de ter começado o período principal (Mahadasha) de Saturno (2 de Setembro de 1667-  2 de Setembro de 1686) ,  estava activo o  sub-período também de Saturno (2 de Setembro de 1667 até 5 de Setembro de 1670): construiu o seu telescópio de reflexão em 1668 e foi leccionar como professor de Matemática para a Universidade de Cambridge em 1669. Também durante o período principal de Saturno tornou-se membro da Royal society (1702), quando estava activo o subperíodo de Mercúrio, regente da  10ª casa da profissão e do status público.
Confirmação pela Navamsa
Na Navamsa o Ascendente «cai» na 3ª casa da carta de nascimento onde está localizado o Sol. O destino de Newton aparece deste modo ligado aos assuntos da procura do conhecimento, da comunicação, da escrita. Vénus encontra-se presente, trazendo refinamento, amor pela beleza e harmonia.
Rege a 11ª casa, sendo por isso um bom indicador de que os desejos do nativo serão alcançados, em relação com a actividade relacionada com a comunicação, a procura do conhecimento, as  pequenas viagens, etc. Marte, o regente da 5ª casa, encontra-se colocado na 10ª, mostrando um destino em que a sorte, a fama e o status vêm em resultado da inteligência e do conhecimento e também por crédito de vida passada.
O regente do  ascendente Navamsa , Júpiter, está colocado na 6ª casa, e lança aspecto para a 10ª da carreira e da profissão. Indica trabalho árduo,  humildade na procura do conhecimento, um enorme perfeccionismo.  A presença de Marte na 10ª casa indica que seria necessário vencer obstáculos e passar por dificuldades mas o seu trabalho seria reconhecido.
Mercúrio na 5ª casa assegura uma inteligência criativa e independente, e ganho de fama e reconhecimento. O sol na 12ª casa, no entanto, indica tendência para se ocultar e isolar, para prestar serviço aos outros bem como um profundo interesse pelo conhecimento filosófico, metafísico, espiritual etc, o Sol rege a 9ª casa, sendo particularmente significativa a sua posição na Navamsa: esta colocação na 12ª casa permite compreender como é que um nativo com a identidade básica em signos sociais e interactivos como Newton  tem afinal um comportamento reconhecido por todos como extremamente reservado e solitário. Este homem em muitos aspectos era um buscador do conhecimento oculto e transcendente, como mostram os estudos recentes do seu espólio, que encontraram anotações feitas por ele acerca de  temas de alquimia e esoterismo.  Por outro lado, a colocação do regente da 9ª na 12ª  também indica a morte prematura do pai, que morreu três meses antes do seu nascimento. Newton teve uma infância solitária, pois a mãe voltou a casar quando ele tinha 3 anos, pelo que cresceu sem  verdadeiro afecto e viveu sem ele ao longo da vida, pelo menos  no que se refere à constituição de uma família que nunca teve.
A colocação dos nodos no eixo 8/2 com Rahu na 8ª casa em conjunção com Saturno mostra  a pouca sorte no plano mais imediato dos relacionamentos  e dos prazeres.  Isto serviu, no entanto ,para ele descobrir que, para  além do conhecimento do mundo externo e das suas leis, era preciso não descuidar do espírito. Esta posição dá uma grande capacidade de despojamento em relação aos prazeres mundanos,  e um interesse profundo  pela procura das verdades escondidas que fundamentam o real visível.
Deste modo Newton,  ao invés da manifestação  das características mais mundanas dos signos que estruturam a sua identidade básica- Ascendente, Lua e Sol- exprime outras características que  também  estão associadas a esses signos mas que o situam num plano  de singularidade em relação ao nativo comum dessas influências energéticas. Conheceu a fama mas não deixou que  a sua vida se reduzisse a ela.

Deixe um Comentário a sua opinião conta