Marcas de um Destino Excepcional- Barack Obama


Barack Obama
4 de Agosto de 1961, 19h 21m
Honolulu, Hawaii: 21 N 18; 157 W 52
Timezone: 10 h W
O atual presidente dos EU foi o primeiro indivíduo não caucasiano a ser eleito para o cargo de presidente, pondo deste modo fim ao preconceito racial no mais alto cargo da política americana. Isto  dá um carácter excepcional ao seu destino tanto mais que conseguiu fazer-se eleger duas vezes  num contexto de grave crise económica e financeira mundial. Veremos, pela análise da  carta de nascimento,  se existem outras razões  para esse carácter excepcional   indicadas na matriz do seu destino. 
A identidade Básica: Ascendente Capricórnio, Lua em Touro e Sol em Caranguejo
As energias básicas deste indivíduo  são todas harmonizáveis: Terra, Terra e Água.  O Ascendente em Capricórnio dá-lhe uma natureza séria, reservada, cautelosa e prática; faz dele uma pessoa muito determinada, ambiciosa, persistente e muito perfecionista: não se permite falhar e a sua extrema racionalidade dá- lhe  prudência e resiliência para enfrentar e superar os obstáculos. 
Também lhe dá uma inteligência  bastante sólida, um  forte sentido do dever e da honra e muito espírito, podendo conduzir uma conversa com grande  desenvoltura.  A presença de Saturno no Ascendente realça estes traços. Dá-lhe também uma grande maturidade desde muito jovem ,parecendo mais velho  pela sensatez e marcas de sabedoria adquirida. 
A Lua em Touro está exaltada e reforça as características já apontadas em relação ao Ascendente: o nativo transmite uma calma inerente, tranquilidade e bonomia, constância e optimismo. A capacidade de trabalho,   natural para Capricórnio, é realçada pelo desejo de sucesso  material de Touro, pela  diligência  deste em persistir no caminho necessário para atingir os objectivos que se propõe.
O conservadorismo de Capricórnio é fortalecido por Touro:  não gosta de mudanças, gosta de um mundo ordenado e estável; ambos os signos  partilham o propósito comum que é   alcançar riqueza e poder no mundo externo (Capricórnio)  e confortos materiais(Touro).  
A Lua em Touro centra ainda a sua atenção no ambiente doméstico familiar : para a Lua em Touro a maior segurança consiste  na intimidade familiar e no seu bem estar. O nativo é um homem de família e o amor da família é a sua base de sustentação. Estas duas frentes: a vida familiar e o seu conforto, por um lado, e a ambição de se tornar «alguém » em termos de uma carreira pública aumentando o seu status são os dois centros  de interesse da vida desta pessoa. 
O Sol em Caranguejo reforça este aspecto dando ao nativo uma tonalidade afectiva que está  ausente do signo de Capricórnio: à frieza do Ascendente sobrepõe-se a faceta afectuosa de Touro e de Caranguejo. O nativo sente necessidade de confiar no seu círculo próximo,  tendendo a comportar-se de modo protetor em relação a todos os que dependem de si . A natureza afectuosa de Caranguejo dá-lhe a faceta gentil que lhe permite a popularidade entre as massas. 
Capricórnio dá-lhe porém uma  vontade férrea e inflexível, a Lua em Touro dá-lhe a convicção do que está «certo e errado»; a gentileza e  a naturalidade com que assume comportamentos afectuosos  tão atraentes para a opinião pública  não anula  a firmeza de que é capaz  quando é chamado a tomar alguma decisão. 

 

As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

A Lua encontra-se colocada no Nakshatra  Rohini ,1º pada. Esta estrela de nascimento está relacionada com a capacidade para «fazer crescer», tanto na Terra e no seu cultivo como na civilização humana através do uso da criatividade. Os nativos desta estrela têm uma personalidade gentil  e alegre, são facilmente estimados pelos outros. Gostam dos prazeres da vida e sentem-se impelidos para a procura de objectivos materiais e sensuais.  Enfrentam na sua vida um dualismo entre o espírito e a matéria.

A presença de Saturno no Ascendente no próprio signo  constitui no entanto  uma indicação clara de que o nativo, apesar de apreciar o conforto material, é capaz de sobriedade e de renúncia se isso for necessário. Uma  outra assinatura (Parivraga) indica , em conjunto com a presença  da Lua na Navamsa de Marte (Aries) recebendo o aspecto de Saturno, um «asceta» isto é , o nativo é capaz de se sentir  igualmente bem com o mínimo conforto material,  não sendo por isso um hedonista simples. 
A Lua está no signo de exaltação (tecnicamente em Mooltrikona) na 5ª casa, mostrando «sorte por acções passadas», inteligência, criatividade e sorte na obtenção de dinheiro e riqueza sem muito esforço. O aspecto para a 11ª casa  indica que o nativo realizará com sucesso os seus desejos.
O sol com Mercúrio na 7ªcasa não favorece a vida conjugal mas favorece  o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos que lhe trarão fama e respeito.  O  Sol  está colocado entre   Vénus e Marte formando o  yoga Ubhayachara  assegurando que o nativo conhecerá a riqueza e gozará de todos os confortos. 
O yoga Mridanga, comum nos indivíduos que atingem altas posições de poder também está presente: A Lua está no signo de exaltação e Saturno está no próprio signo  e, enquanto regente do Ascendente, Saturno é forte. Esta assinatura indica que o nativo será «um rei  ou igual a um rei».
Outra assinatura comum nos indivíduos poderosos, Kalpadruma /Parijata, está presente: Saturno, regente do Ascendente, o seu dispositor e os dispositores navamsa  estão todos no próprio signo. Esta assinatura indica um «rei», alguém forte e bom, um guerreiro.»
O  regente do Ascendente e o regente da 9ª casa da sorte estão em aspecto (Raja/Lakshmi):esta assinatura indica fortuna e altas realizações. Um outro Rajayoga formado por Saturno- o regente do Ascendente está em  aspeto com o  Ascendente  a partir do próprio signo – insiste no sucesso e altas realizações do nativo. 
Saturno forma ainda uma outra assinatura (Dhana) com Marte (regente da 2ª e da 11ª em conjunção) que especificamente indica riqueza.
Pelo exposto conclui-se a enorme importância que Saturno, como regente do horóscopo, tem na vida deste indivíduo.  Não admira, deste modo, que ele  esteja actualmente sob a influência do Período  principal  de Saturno (mahadasha) – 31 de julho de 2012 até 1 de Agosto de 2031- e no subperíodo de Saturno, que durará  até 4 de Agosto de 2015. 
Neste período, muito provavelmente, as promessas natais do horóscopo atingirão o  máximo do seu potencial de realização. Atendendo à natureza de Saturno, o seu sucesso  exigirá bastante trabalho , esforço e tenacidade, até porque Júpiter, também presente no Ascendente, está debilitado. O sucesso deste presidente é inseparável de trabalho árduo, disciplina , capacidade de resistir aos obstáculos e às dificuldades. Está longe ser «um passeio».  Mas será neste segundo mandato que o presidente poderá apresentar realmente obra que o tornará visível para a  História.

No entanto, talvez a projecção pública deste presidente seja menor, comparativamente com outros estadistas  em cujo horóscopo a 10ª casa  tinha um relevo especialmente forte. Neste caso, na minha opinião, é a pessoa em si do presidente,  as suas competências e conhecimentos, os seus actos e a sua vida pessoal/familiar que constituem o legado fundamental  que ele deixará no país. 

Confirmação pela Navamsa

A varga Navamsa é muito forte, o que, só por si  é um fator importante de confirmação do sucesso individual: Mercúrio, o regente da 2ª e da 11ª está exaltado na 2ª casa recebendo o aspecto de Júpiter no próprio signo na 8ª casa. Não há dúvida de que esta pessoa alcançará riqueza nesta vida. Ao mesmo tempo, Mercúrio nesta posição mostra grandes capacidades de comunicação do nativo, inteligência e o dom do discurso. 

 O sol, em conjunto com Marte e Vénus, encontram-se na 5ª casa assegurando que as realizações que ele alcançar  serão protegidas pela sorte que o acompanhará nesta vida. Marte e Vénus aqui impelem  para a busca do sucesso. Marte é também o regente da 9ª casa e, presente na 5ª, indica muita sorte, sucesso, felicidade, realização dos desejos, etc.  Sem dúvida, o sucesso está destinado a esta pessoa . Marte forma um  Raja yoga e está colocado  num signo amigo, o que garante  altas realizações e poder. 
A presença de Saturno na 6ª casa no próprio signo  assegura a vitória sobre os inimigos e o sucesso nos empreendimentos (possivelmente através de lutas e superação de obstáculos).
A presença de Rahu na 10ª casa mostra que o destino deste homem é centrar-se na vida pública e na carreira, neste caso, na  política. Mas indica também que o presidente nem sempre terá uma apetência muito grande por esta exposição pública. No fundo, sente-se mais confortável na vida familiar e levando um destino pessoal. Talvez esta submissão às exigências da vida pública  se deva ao forte sentido de Dharma (Dever) que a presença de Saturno na 1ª casa lhe dá. Talvez sinta que pode fazer a diferença com os seus mandatos. De uma forma ou de outra, foi chamado a desempenhar um  destino excepcional.