Marcas de um Destino Excepcional- Elizabeth I de Inglaterra


Elizabeth I Rainha de Inglaterra
17 de Setembro, 1533, 14h 54m
Greenwich, Inglaterra, 51N 29, 0 E 0
(espólio de Lois Rodden)
Elizabeth teve um destino excepcional, tanto mais que, numa era dominada pelos homens, o acesso ao poder político da forma como ela o exerceu era considerado impossível: era mulher, não quis casar,  lutou com a adversidade de outras grandes potências da época  quererem disputar o poder sobre o reino( Espanha  França e também a Escócia). Ela venceu tudo isso e conseguiu dar ao reino que governou uma estatura e um novo começo como potência mundial. Por isso  o seu horóscopo tem que mostrar as  marcas de um destino excepcional. 
A Identidade Básica: Ascendente Sagitário, Lua  em Carneiro , Sol em Virgem
O Ascendente está colocado no signo de Sagitário com o regente do signo colocado no Ascendente, forte, em Mooltrikona.  Júpiter só por si forma um yogakaraka (regente de uma kendra/trikona colocado na casa que rege)  desempenha um papel  muito protector na vida desta rainha. Simultaneamente reforça as características de Sagitário na sua personalidade e propósito de vida: 
O amor pelo saber  e pelo conhecimento espiritual, a mente aberta , crítica e   não dogmática, o gosto  que mostrou pela cultura, pelas artes, etc., e também a  rectidão e a procura da justiça  a par de  um escrupuloso sentido do dever, lealdade absoluta para com os seus princípios e não submissão a quaisquer regras ou imposições que não sejam aceites pela própria pessoa como as que ela deve seguir. Esta mulher é ferozmente independente e não aceita que  ninguém limite a sua liberdade.
A Lua está num signo forte, Carneiro, impetuoso e amante da liberdade. Estes traços juntam-se aos já referidos em relação ao Ascendente e o resultado destas  energias conjuntas é um acentuar do espírito de  independência e da predominância de uma mente simultaneamente inovadora, criativa e pouco tradicionalista, com  um forte sentido da individualidade pessoal. 
A Lua em Carneiro  está colocada na 5ª casa, mostrando uma  grande  inteligência, capacidades artísticas e gosto pela diversão, pela expressão faustosa e vistosa de si própria, o gosto de deslumbrar os outros com a sua presença dominadora, original e diferente do comum.  Esta posição da Lua indica também que esta mulher encara os relacionamentos amorosos como uma fonte de prazer e não como compromisso ou distribuição de deveres mútuos: as relações amorosas são  fonte de agradáveis experiências mas não de um contrato que limite a liberdade individual.
O sol está colocado no signo de Virgem. Este é um signo de serviço, de  grande capacidade de organização e de discriminação, um signo que impele para a procura da ordem e do equilíbrio. O sol neste signo tem o poder de permitir ao nativo  que dê forma ao seu destino através de um esforço árduo  pelo qual  cria as próprias oportunidades de vitória. 
Virgem indica também capacidade para persistir e para  se adaptar aos desafios e conflitos, aprendendo a melhorar a sua vida através de condições adversas. No horóscopo desta rainha, o Sol está colocado na 10ª casa, indicando um destino que lhe traria fama, reconhecimento, um estatuto duramente conquistado. Mas indica também que essa não seria uma tarefa fácil.
Esta posição do Sol também acentua as qualidades da inteligência , de planeamento e organização intelectuais e práticas: a vertente de Virgem neste horóscopo permite que a capacidade intelectual e a inteligência criativa desta pessoa não sejam meramente dons teóricos mas desçam ao plano da concretização prática que Virgem, como signo que adapta a inteligência aos problemas concretos, permite. E estas capacidades de organização seriam preciosas para unir um reino destroçado por mil facções e ambições particulares em conflito. 
A época e as condições em que esta rainha teve que governar são bem visíveis nos inúmeros conflitos e inimigos com que teve que lidar a vida toda, aprendendo a superar e a estar atenta a todos eles  não só para lhes  sobreviver mas  também para  reorganizar o país.
As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo
A Lua está colocada no Nakshatra Bharani cujo regente é Vénus. Esta estrela de nascimento dá a tendência para a contradição, para viver os extremos da vida, juntando aspectos díspares da personalidade, sabedoria e ingenuidade, boémia e puritanismo, etc.
 Leva os nativos a procurar a catarse, o autodomínio, vivendo ao máximo cada percurso de vida para buscar um novo a seguir. Estes nativos têm carácter forte, são leais, capazes de autodomínio  e sacrifício mas também de ciúme  e outros extremos. São apreciadores das artes.
Como aspectos gerais podemos notar, neste horóscopo, a colocação do Sol, Mercúrio e  Vénus na 10ª casa da projecção pública, da carreira, do status, indicando muito claramente que o propósito de vida  desta pessoa era desenvolver-se na vida pública e na relação com a comunidade- o reino. O Sol  é poderoso, tanto por colocação como na força absoluta (shadbala) e o regente da 10ª casa encontra-se no próprio signo colocado em conjunção com o Sol. 
Nesta posição o Sol indica, sempre que bem colocado, fama , respeito, honras e reputação ,mostrando que o nativo não passará despercebido; favorece uma carreira política porque representa o poder e a política é a forma pública consagrada que lhe dá acesso.  Mas obriga a trabalhar duro para alcançar o que pretende.  O Sol rege a 9ª casa da sorte individual nesta vida e a colocação na 10ª casa assegura uma carreira  proeminente com sucesso e respeito conquistado.
Mercúrio, forte no próprio signo e  também  colocado na 10ª realça o destino de fama e sucesso na carreira, permitindo alcançar a mais alta posição possível na vida, tanto mais que é o regente da casa.
Vénus na 10ª  ajuda a dar os dons naturais que permitem singrar na vida pública, ajuda o sucesso, dá dons de diplomacia e  inclinação para o amor do belo e da arte. 
Marte, na 6ªcasa , está bem colocado (os planetas maléficos  colocados nas casas upachaya dão bons resultados) e também dá um contributo importante para atingir a fama e o sucesso, protegendo a saúde.
Saturno na 8ª casa, porém, indica muitos inimigos e obstáculos ao longo da vida. O aspecto que lança para a 2ª casa das posses indica também que as suas posses serão postas em causa muitas vezes e terá que lutar persistentemente para as conseguir manter (aspecto bem visível na vida desta rainha que viu durante toda a vida o trono ser-lhe disputado por inúmeros outros pretendentes. )
Júpiter na 1ª casa, poderoso, assegura, no entanto, que a pessoa sairá vitoriosa de todos os confrontos.  A colocação de Júpiter e Mercúrio neste horóscopo, um no próprio signo o outro em mooltrikona, em casas /kendra/trikona,(Mridanga yoga) indica que esta pessoa será «um rei». A mesma indicação é dada pela relação entre o regente da 7ª casa , colocado na 10ª, no próprio signo e conjunto com o regente da 9ª casa (Sol): segundo os antigos textos, esta assinatura indica que o nativo é «um grande rei». (Sreenatha yoga)
Um outro yoga (Jaya) mostra o 10ª regente  forte, no signo que é também o da sua exaltação (Virgem) enquanto o regente da 6ª casa (dos inimigos da doença, etc) está debilitado. Assegura sucesso sobre os oponentes e inimigos.
Encontramos também uma outra assinatura extremamente auspiciosa relativa a Júpiter, Vénus e Mercúrio: Estes estão colocados em kendras  a partir do 9º regente , do 11ª regente e do  regente da 1ª/10º , respectivamente. Assegura poder e riqueza.
Outras assinaturas específicas que nos dispensamos de enumerar dado que são em grande quantidade, apontam no mesmo sentido do sucesso, bem como  conferem dons do espírito: inteligência, respeito pelo dever, criatividade.
Com tais assinaturas, seria impossível esta mulher ter vivido uma vida anónima,dadas as suas condições iniciais de vida.  
 
Confirmação pela Navamsa
O Ascendente na Navamsa  está colocado em Virgem, correspondendo à 10ª casa da carta de nascimento. O regente  do Ascendente está colocado na 1ª casa, em Vargottama, muito forte, portanto.
 O Sol  está colocado na 7ª casa, indicando problemas nas parcerias e na vida conjugal. Rege a 12ª casa, ocupada por Marte e Saturno. Esta configuração indica pouca sorte nos relacionamentos pessoais e a 12ª casa pesada na Navamsa indica  um destino solitário: perdas pessoais, isolamento, negação de uma vida normal em termos relacionais.
O nodo norte, Rahu  está em vargottama no signo da sua exaltação  criando a ânsia por um conhecimento superior e transcendente, ao mesmo tempo que não favorece a relação com crianças nem o romance (aspecto à 5ª casa). Esta posição de Rahu indica importantes transformações no nativo  a partir dos 42 anos. 
Rahu na 9ª casa  do karma desta vida indica também , talvez, o preço que esta rainha teve que pagar para ascender a uma vida pública e a uma carreira política inacessíveis à maioria das mulheres do seu tempo: o poder que alcançou, as vitórias que conseguiu para tornar o seu reino num país  coeso e poderoso, tiveram como contrapartida a negação da vida pessoal e dos afectos normais para uma mulher da sua geração. Mas indica também o seu sucesso na defesa das letras e das artes, produzindo uma «Era Elizabetiana»  equiparada a um renascimento e prosperidade do saber.
A Lua na 2ª casa não indica uma vida familiar como centro da atenção  desta mulher, o aspecto entre a Lua e Júpiter na 8ª casa indica antes que ela herdou um reino e que esse é o único relacionamento bem sucedido que lhe será permitido. A manutenção de Vénus na 10ª casa assim o indica: mais importante do que os sentimentos e a vida pessoal afectiva, é o status, a riqueza e o poder que ela conseguiu e quis manter.
Quando foi coroada rainha, era o mahadasha da Lua que estava activo, regente da 8ª casa colocado na 5ª, indicando factores kármicos,ao mesmo tempo que indica que, mais do que um prémio concedido pelo destino, a coroa foi uma dura tarefa, um pesado conjunto de deveres na vida desta mulher (por muito que lhe agradasse estar no centro das atenções e no domínio do poder).  O sub-período operante foi o do Sol, triunfante na sua promessa de fama e de sucesso em altas realizações.

Deixe um Comentário a sua opinião conta