Marcas de um Destino Excepcional- Napoleão Bonaparte


Será que é possível determinar o carácter excepcional do destino de uma pessoa analisando  o seu  horóscopo de nascimento?
Para determinar a resposta a esta questão, proponho-me analisar a carta de nascimento de algumas personalidades célebres por alguma razão, positiva ou negativa,  observando  os factores que, no horóscopo, podem explicar esse carácter de excepcionalidade. 
Começo por analisar a carta natal de Napoleão Bonaparte, militar que ascendeu ao trono de França  e que  realizou o sonho, embora efémero, de um império como não se via desde Alexandre o Grande.
Os cálculos foram realizados tendo em conta os seguintes dados (espólio de   Lois Rodden):
Data/hora: 15 de Agosto de 1769, 11h 30 m (formato 24 H);
Local: 41 N 55 e 8  E 44.
Local mean time: 8 E 44
A Identidade Básica: Ascendente em  Balança, Sol em Leão e Lua em Capricórnio
Esta pessoa é alguém carismático  e capaz de gerar influência nas massas. O Ascendente é forte, com a colocação de Júpiter, regente da 3ª casa (poder de  iniciativa e da vontade), na 1ª casa. Por sua vez, o regente do Ascendente está muito bem colocado na 11ª casa da realização dos desejos . Este homem quis levantar um império e, por algum tempo, foi bem sucedido.
 O Ascendente  neste signo produz o desejo de se rodear de beleza e de harmonia, a capacidade de negociar e de convencer os outros das suas ideias.Mas o nativo tem o Sol em Leão e este é o planeta mais forte do seu horóscopo. 
O Sol está colocado no próprio signo na 11ª casa. Tem  força máxima em shadbala (força que, na Astrologia Jyotish, mede a força absoluta de um planeta) e uns espantosos 18,2- num máximo de 20- na força vimsopack (que mede a força do planetas em todas as divisionais). E a colocação deste Sol extraordinariamente forte na 11ª casa assegura  a esta pessoa que sairá vitoriosa em relação à realização dos seus desejos e ambições. Assegura também riqueza  e confortos materiais extraordinários. 
O sol  no signo de Leão define o propósito de vida  para ser alguém especial, um líder nato das massas convertidas à sua vontade. Com toda esta força, fez nascer no âmago deste indivíduo a convicção de que ele era um «deus na terra» e que  todos os homens eram seus vassalos. 
A Lua está em Capricórnio no Nakshatra Uttarashada, regido pelo Sol. Esta estrela de nascimento está directamente associada  com o propósito de vida artha (procura de riqueza). O significado do nome da estrela é bem significativo neste caso «o último invencível» pois aplica-se maravilhosamente a esta  personalidade histórica.
 Esta estrela  impele para a procura do poder, para um destino de altas realizações pessoais através do esforço dedicado, da disciplina, da procura da ordem  e do cultivo do respeito.
A Lua em Capricórnio também indica , em conjunto com a posição do Sol, fama e notoriedade bem como reconhecimento no mundo. Também indica muitos obstáculos na vida pessoal, e inimigos que procurarão tirar vantagem do nativo. Mas a resiliência deste nativo   é grande e, por isso, muitas vezes tem força para os superar.  A Lua na 4ª casa indica também popularidade entre as massas. 
As assinaturas Específicas do Destino do Nativo (yogas)
Saturno é o planeta mais benéfico para o Ascendente Balança. é o regente da 4ª e da 5ª casas. Encontra-se colocado  na 10ª casa, da fama, reputação e da acção no mundo, em conjunção com o regente da 9ª casa, Mercúrio, que indica a sorte ou a fortuna nesta vida. Os planetas têm uma relação de «amizade» entre si.  
Mercúrio nesta posição indica que  a pessoa pode subir à mais alta posição nesta vida, través do poder pessoal da vontade.  Saturno na 10ª casa permite que a pessoa se erga até ao pináculo da fama e da glória através do trabalho árduo para depois cair e, na maior parte das vezes, não se voltar a erguer. Saturno para este nativo revela-se fatal, roubando-lhe a fama e a glória que o sol lhe  permitiu atingir.
Mercúrio mostra o sucesso e as  altas realizações  e indica o poder alcançado pelo nativo:  lança aspecto para o Ascendente  na carta de nascimento e nas divisionais  D-9, D- 2, D-3, D-12 e D-30.  Ora, Mercúrio é o regente da 9ª casa e está em conjunção com o regente da 5ª (Saturno) na 10ª casa e esta assinatura específica indica que o nativo «se torna um rei». 
Marte é o planeta  associado à vida militar e à guerra. Neste horóscopo encontramos Marte conjunto com o Sol em Leão na casa dos ganhos e das vitórias , símbolo das realizações pessoais do nativo. 
A colocação dos planetas nas casas também indica o sucesso extraordinário que Napoleão atingiu:   todos os planetas  estão colocados ou  em casas  trikona  ou kendra e apenas um está na 11ª. Nenhum planeta está colocado nas casas 6, 8 e 12.   
O destino aliou-se claramente para permitir a subida deste nativo ao pináculo da fama e da glória:  o regente  da 5ª casa (Saturno), que indica os créditos kármicos que o nativo traz para esta vida  está em conjunção com o regente da 9ª casa-  Mercúrio. 
A 9ª casa indica o karma desta vida e, por isso, a «fortuna pessoal nesta existência:  no caso presente, determinou o destino de alcançar a fama e a máxima glória , deter  o poder de um império conquistado para  depois conhecer o sabor do fracasso e da perda:  uma assinatura específica- Naabhasa Yoga (7 planetas em 5 signos)mostra a possibilidade de conhecer a prisão.
 Mercúrio, o planeta que lhe permitiu ascender  e adquirir fama e glória  rege a 9ª casa da sorte e da fortuna mas também a 12ª das perdas e do exílio e da  prisão.  Napoleão conheceu ambas. Saturno, conjunto com Mercúrio  também lança  aspecto para a 12ª casa, assinalando a queda após  o culminar da fama e do sucesso. A 12ª casa também indica as relações com o estrangeiro. Saturno acabou por arrastar a queda do nativo com o insucesso das invasões  que determinaram a sua derrota militar.
Confirmação pela Navamsa
O nativo tem o Sol  na 3ª casa, exaltado  no signo de Carneiro, indicando esforços  pessoais  e grande capacidade volitiva para tomadas de iniciativa;  está em conjunção com Rahu, o que aumenta extraordinariamente a capacidade para desbravar um caminho heróico único  permitindo-lhe alcançar tudo o que o nativo deseja. 
Porém, como acontece normalmente com Rahu, após alcançar o que deseja, é provocada a sua perda. Os bens e as vitórias que Rahu dá são ilusórios, ele permite experimentar o sucesso e a fama apenas para mostrar o vazio que deles resulta. Napoleão tudo perdeu. 
Há um aspecto bastante significativo na comparação entre a divisional  Navamsa e a carta de nascimento, o Ascendente de nascimento  corresponde à 9ª casa da Navamsa, da sorte e da fortuna. Marte, o planeta guerreiro, está colocado nesta casa conjunto com Ketu,  simbolizando  que o karma do nativo nesta vida estava mais ligado à aquisição de uma sabedoria espiritual do que aos aspectos materiais da vitória militar.  Ketu nesta casa destrói a sorte o nativo.
Esta dimensão  de despojamento dos bens materiais e em relação à  acção no mundo é oposta ao desejo imenso de liderar e de conquistar, expressa pelo Sol e por Rahu na 3ª casa em Carneiro.  A 5ª casa do horóscopo de nascimento  corresponde, na Navamsa, ao Ascendente desta.  Nela encontramos o regente do Ascendente de nascimento, Vénus, regente da 9ª na Navamsa e  em aspecto com Saturno na 7ª casa, em Leão, signo ocupado pelo Sol na carta de nascimento. 
Toda esta configuração indica um destino especial, favorecido com o atingir  de todos os desejos do nativo, mas indica igualmente, pelos contactos entre o Sol e Marte com os  nodos,que todo o sucesso alcançado se transformaria numa fantástica ilusão. O sonho de ser um novo imperador como os grandes do passado  seria  momentâneo:
 Saturno na 7ª casa aponta as incursões por terras estrangeiras como fatais para os intentos do nativo, ao lançar um aspecto tanto para a 9ª casa do destino e da fortuna como para a 1ª casa.   O facto de Mercúrio  também estar na 10ª casa na Navamsa, indicando um destino exemplar de sucesso, ou o aspecto total que Júpiter, da 4ª casa, lança para este planeta na 10ª, não evitou o fracasso. O nodo norte na 3ª casa em conjunto com o sol não favorecia  a incursão pela aventura imperial; mas Rahu não se contentou com menos, fazendo nascer a sensação de invencibilidade e, com isso, o nativo tudo perdeu.

Deixe um Comentário a sua opinião conta