Marcas de um Destino Excepcional- Winston Churchill


Winston Churchill
30 de Novembro de 1874, Woodstock, Inglaterra- 51 N 51; 1 , W 21
1.30 , Zero horas TMG
Analiso  a carta natal do grande estadista  que fez frente a Hitler e foi  um dos grandes  vencedores da 2ª guerra mundial.  Este homem não foi  sempre um vencedor, também conheceu a derrota e o desânimo na vida política e militar nos seus primeiros tempos. Mas soube perseverar e, com o tempo, tornar-se-ia um herói mundial.
 
A Identidade Básica: Ascendente em Virgem, Lua em Leão e Sol em Escorpião
O Ascendente no signo Virgem deu-lhe um bom intelecto, uma racionalidade prática atenta aos pormenores , um amor inato pela ordem e pelo planeamento e a organização, um forte sentido crítico e um perfeccionismo  metódico em tudo o que fazia. 
Virgem é o signo do conflito, impelindo para a procura de um equilíbrio entre a matéria e o espírito e os nativos do signo possuem uma grande sensibilidade nervosa facilmente despertada quando o gosto pela ordem, pela  organização  e o ritual das tarefas, é desafiado: simplesmente detestam todo o tipo de desordem e de acaso. 
 Este signo dá aos nativos uma faceta de modéstia e de timidez ,  ao mesmo tempo que os torna centrados em si próprios. Este nativo tem um espírito refinado e grandes capacidades de escrita e de pensamento analítico. É um amante das artes. Tem uma poderosa memória. 
A Lua encontra-se  no signo de Leão  e exprime uma faceta bem diferente do Ascendente em Virgem: é ambiciosa   e anseia por dominar os outros. Leão é Fogo e Virgem é Terra e estas duas energias não se misturam entre si. Deste modo, o nativo exprime ambas as tendências na sua vida, em momentos  e contextos diferentes. 
A Lua em Leão acentua o gosto pelas Artes e a criatividade do nativo- é sabido que Churchill usava a pintura para descontrair e encontrar um escape psicológico quando se encontrava deprimido.  A Lua nesta posição revela uma natureza profundamente emocional e também generosidade de coração. Dá  o gosto pelo conforto e pela  riqueza material. Este nativo  apreciava  uma vida de conforto rodeado de beleza e de objectos artísticos. 
A forte natureza emocional do signo Leão  faz com que o nativo seja facilmente agradado, sendo muito permeável à adulação ,zangando-se também com facilidade, embora o Ascendente em Virgem modere esta tendência.
O Sol em Escorpião , elemento Água, mistura-se harmoniosamente com a energia de elemento Terra de Virgem mas não com a energia de Fogo de Leão. Escorpião centra o destino do indivíduo na procura do auto- poder. 
A natureza emocional de Escorpião é controlada, é uma procura  de concentração da energia de modo permitir que esta funcione como factor de autotransformação e de revivificação interior. Apesar de a energia de Escorpião não se misturar com a energia de Fogo da Lua, os dois signos  procuram ambos estender e desenvolver o poder pessoal. No caso de Churchill, esse poder pessoal  foi colocado ao serviço do colectivo e isso tem uma explicação: por um lado, o signo de Virgem é um signo de serviço, de humildade; por outro lado, a Lua em Leão , normalmente vaidosa e autocentrada, está colocada na  12ª casa, a casa do auto-sacrifício  e da dádiva de si por uma causa. 
As Assinaturas Específicas do Destino na Carta de Nascimento
A Lua está colocada no Nakshatra Magha , cujo regente é Ketu. Esta estrela de nascimento está relacionada com a capacidade de trabalhar em prol da comunidade, ajudando os outros de modo desinteressado e a favor do bem comum.
O regente do Ascendente, Mercúrio, é o planeta mais forte para o Ascendente Virgem e, no caso de Churchill está colocado na 2ª casa em Balança, conjunto com Júpiter, regente da 4ª e 7ª casas. Esta colocação favorece a vida familiar e a inteligência e capacidade  oratória do nativo. 
É bem conhecida a capacidade oratória de Churchill, um dos estadistas mais citados pelo carácter certeiro  e oportuno das suas afirmações  e intervenções. Churchill foi também um renomado escritor,  tendo ganho o prémio Nobel da Literatura em 1953  com uma obra  em seis volumes sobre a 2ª guerra mundial. E, como acontece muitas vezes com os nativos com Ascendente Virgem, fez um excelente trabalho como repórter , neste caso de guerra. 
A colocação do regente do Ascendente na 2ª casa indica também uma preocupação com os aspectos financeiros .  Mas a natureza do planeta, Mercúrio,indica que, mais do que as riquezas materiais, o nativo procurou  o conhecimento e os bens do espírito e da cultura mais do que a riqueza material.  Porém, a presença de Ketu  nesta casa  não favorece a felicidade doméstica  e dá tendência para a depressão. Indica também o problema de fala de que sofreu Churchill (gaguez). 
O sol e Vénus colocados na 3ª casa indicam coragem, capacidade de acção e iniciativa. Vénus nesta posição indica um dom para falar de forma impressiva, aumentando o poder do discurso. Apesar da gaguez, Churchill desenvolveu uma aura de intelectual e orador respeitado e admirado por todos. 
Marte está colocado no signo Ascendente indicando  uma natureza enérgica,  coragem e determinação e agressividade nas atitudes. Também mostra tensão mental em momentos críticos. Este planeta não favorece a saúde. Marte também rege a 8ª casa e a sua presença na 1ª casa indica muitos obstáculos , dificuldades e problemas de saúde. Churchill teve vários episódios mais ou menos graves, tendo tido uma saúde muito frágil a vida toda mas, apesar disso, viveu até aos 90  anos. 
 A Lua na 12ª casa indica tendência para fobias e o gosto pelo retiro espiritual. Não favorece a felicidade e indica perdas e gastos financeiros e também dificuldade na realização dos desejos. Mas Saturno, na 5ª casa no próprio signo, indica que essa realização pode ser atrasada- como de facto aconteceu- mas não seria negada ao nativo. O que veio a acontecer. 
 A conjunção entre Júpiter e Mercúrio constitui um «Rajayoga», uma assinatura que indica poder e altas realizações. 
Globalmente, a carta natal de Churchill não indica um sucesso fulminante nem um destino glorioso à partida. Mas indica a capacidade de o nativo lá chegar com trabalho e perseverança, tirando partido das suas qualidades naturais e da coragem e talentos com que nasceu. Foi um homem que se fez a si próprio.  
Confirmação pela Navamsa
No caso de Churchill, é a Navamsa que verdadeiramente explica  o imenso prestígio que ele atingiu como homem notável do seu tempo e como actor privilegiado da História:
 
Assim, encontramos 4 planetas em vargottama, o equivalente ao estado de exaltação e um planeta exaltado, Vénus. Isto indica um destino excepcional. Atendendo a que é a Navamsa que mostra efectivamente quais as promessas da carta natal que  se concretizarão, esta poderosíssima varga  mostra que a vida deste nativo não passaria despercebida.
Vénus, planeta benéfico, está exaltado no Ascendente, que corresponde à 7ª casa da carta de nascimento dos relacionamentos e parcerias e da relação com o estrangeiro;
O sol, em vargottama, está poderosamente localizado na 9ª casada sorte indicando um caminho de realização relacionado com o estrangeiro, as viagens, a procura de conhecimento e de espiritualidade. Esta posição indica também que os esforços do nativo, a sua coragem, a sua busca do poder (está colocado no signo de Escorpião, que corresponde, na carta natal, à 3ª casa) não  estarão ao serviço de fins egoístas mas servirão o bem maior e a humanidade.
Marte, o regente da 9ª casa está colocado na 6ª casa em signo amigo. Esta posição de Marte garante triunfo sobre os inimigos e sobre as adversidades, protegendo também o nativo na sua saúde e dando-lhe acesso ao poder. Assegura também credibilidade: o nativo será ouvido e tido em conta pelos outros.
A Lua na 4ª casa também indica capacidade para influenciar as massas. Saturno  conjunto com a Lua não favorece a paz mental. Sabemos que Churchill sofreu periodicamente de depressão, situação a que ele chamava «o cão negro nas minhas costas». Esta posição de Saturno simboliza atrasos na realização dos objectivos da carreira, neste caso a nível político. 
Mas os objectivos de Churchill foram plenamente realizados durante o período principal (mahadasha) de Júpiter (1938- 1954) e durante o subperíodo de Mercúrio activando assim a conjunção mais forte – o poderoso Rajayoga-  da carta de nascimento na 2ª casa, entre Júpiter e Mercúrio. Churchill alcançou uma vitória  que deixou o seu nome registado na História como determinante para acabar com a ameaça dos nazis sobre a Europa ao contribuir decisivamente para o fim da 2ª guerra mundial e para o período de paz que se seguiria.

Deixe um comentário a sua opinião conta