Grandes Figuras da Arte e da Cultura – Pablo Picasso


Pablo Picasso
25 de Outubro de 1881, 23 h 15 m
Málaga, Espanha, 36 N 43, 4 W 25
Local Mean  Time 4 W 25
(Espólio de Lois Rodden)
Picasso é um dos  pintores mais bem sucedidos  de sempre. Morreu bilionário como  resultado  do seu trabalho e do seu sucesso, apesar de ter percorrido um longo caminho desde que, em 1921, foi preso em Paris(sem ter cumprido tempo de prisão) por ter recebido uma escultura que havia sido roubada do Louvre e que ele vendeu a um amigo por 50 francos. As suas muitas paixões  povoam toda  a sua obra  e percorreram a sua longa vida, mudando constantemente, apesar de só ter casado duas vezes. Em conjunto com Braque,  no período de 1909 e 1914 ajudou a  fundar um novo movimento artístico que  teria grande sucesso  na Arte do século XX: o cubismo. Na vida pessoal, especialmente nos relacionamentos amorosos, alguns indícios parecem mostrar que Picasso não era propriamente um   modelo de virtudes, mas foi sem dúvida um artista extraordinário seguido e imitado por muitos sem que nenhum deles tenha alcançado o seu génio.

A Identidade Básica: Ascendente Caranguejo, Lua em Escorpião, Sol em Balança

O Ascendente em Caranguejo produz uma natureza bastante emocional, cujo foco principal de  interesse é necessidade de exprimir emoções e sentimentos e relacionar-se.  A necessidade de relacionamento  torna os nativo potencialmente dependentes a nível emocional, o  que pode ser, em alguns casos ,gerador de insegurança  e de tristeza, quando a  parte emocional da vida não corre positivamente.
O signo de Caranguejo possui uma imaginação poderosa e os seus nativos podem  ter compulsões subconscientes  que interferem muitas  vezes  na sua percepção do mundo e dos outros. O regente do Ascendente está  colocado na 5ªcasa, mostrando potencialidades artísticas.  Também  inclina o nativo a encarar os relacionamentos como uma  forma de diversão, de envolvimento por prazer, sem assumir os aspectos  mais formais, o que se confirma plenamente neste caso.  A Lua está acompanhada por Rahu e por Mercúrio. Mercúrio  torna a mente muito criativa.  Rahu,  nesta posição , revela capacidade para  manipular as relações com os outros, pouca paz de espírito apesar da inteligência e  da propensão para adquirir riqueza. O conceito de família  do nativo  tende a ser pouco convencional e a mente pode facilmente entrar em desequilíbrio. 
A  Lua em Escorpião  mostra uma mente intensamente movida por paixões e sentimentos,  e, nesta casa, apesar de favorecer a inteligência,  mostra também a tendência para o nativo se concentrar na sua própria individualidade, usando os relacionamentos para satisfazer as suas próprias necessidades. Nesta casa a Lua   está ao serviço do desenvolvimento do poder individual  em todas as formas de expressão e de criação.  A Lua em Escorpião  combinada com o Ascendente Caranguejo  conduz a uma grande possessividade nos relacionamentos e ao ciúme.  Segundo consta, Picasso terá , em algumas ocasiões, trancado a  sua amante  na sua casa sem a deixar sair, por ciúmes. A Lua em Escorpião pode ser muito insinuante, magnética e convincente, com a força da sua paixão e precisa de controlar o parceiro pois isso faz parte do seu sentimento de autopoder.
O Sol em Balança  não se harmoniza facilmente  com o elemento Água do Ascendente e da Lua. O Ar de Balança  inclina para a racionalidade, a sociabilidade  e a amabilidade suave e fraterna. Possui um grande poder analítico  mas tende a ter opiniões difíceis de modificar, tendência reforçada pela Lua em Escorpião. Esta combinação também  reforça um ligeiro traço de egoísmo tendencial em Balança, ainda que este habitualmente racionalize  as suas acções com a preocupação de ser correcto e justo. A posição do Sol na 4ª casa não favorece muito os traços  mais positivos de Balança, pois inclina para um certo egoísmo e hedonismo. Também mostra habitualmente problemas de estômago.

As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

A Lua está colocada no Nakshatra de Anuradha, 4º pada. Esta estrela de nascimento é regida por  Saturno e simboliza a superação do dualismo, a aprendizagem da relatividade dos opostos na crença  de que é possível harmonizá-los. Estas pessoas têm por isso uma abordagem amigável e procuram a conciliação das diferenças. É curioso notar como o Cubismo,  a forma de expressão artística que Picasso imortalizou, joga com a simultânea fragmentação e união desses fragmentos, na sucessão espácio- temporal.
O regente do Ascendente colocado na 5ª casa revela sorte, respeito e estatuto conquistados nesta vida. Porém, a conjunção com Rahu  dá um impulso criador extraordinário, reforça a inteligência mas perturba a vida afectiva e a paz mental, dando pouca tranquilidade e também afecta o estômago. Dá fome de fama e de sucesso mas todo o sucesso material alcançado tende a esfumar-se na percepção interior  de vazio.  Picasso teve que ser operado a uma úlcera e esse aspecto é confirmado pela presença de Rahu nesta casa e do Sol na 4ª. Mercúrio  acentua a criatividade e a inteligência mas impele  para um certo egoísmo pessoal.
Júpiter colocado na 11ª casa, em conjunção com Ketu  e em aspecto com a Lua assegura ganhos, riqueza, sucesso e a realização de todos os sonhos. O nativo ficou rico durante a vida, tendo morrido bilionário. 
Saturno, na 10ª casa, está debilitado. Indica um caminho de  trabalho árduo para chegar ao sucesso. Picasso pintou cerca de 14000 telas, ilustrou livros, fez trabalhos de gravação, cerâmicas e esculturas. Ganhou muito dinheiro com o seu talento  mas também trabalhou bastante para isso.
Entre as assinaturas principais(yogas) do horóscopo, saliento:   um yoga Hari envolvendo a Lua, Mercúrio, Júpiter e Vénus (planetas benéficos na 2ª, 8ª e 12ª a partir do regente da 2ª casa) e que indica sucesso e riqueza; Júpiter, Vénus e Mercúrio estão em casas kendra a partir  do 9º , 11º e na 1ª  regentes , o  que forma um yoga Brahma e indica respeito e altas realizações;  Mercúrio e Vénus  estão na 2ª casa e na 12ª casa a partir do Sol (Ubhayachara yoga) indicando muitos  confortos e que o nativo será «um rei ou igual a um rei»; Júpiter e a Lua estão separados por casas kendra (Gaja-Kesari yoga) mostrando uma pessoa famosa; Marte é yogakaraka indicando sucesso e realizações; A Lua, Mercúrio, Júpiter e Rahu estão associados com o Ascendente e com os ascendentes especiais Gathi lagna e  Hora lagna, indicando poder e autoridade e riqueza e prosperidade.  

Confirmação pela Navamsa

 O Ascendente Navamsha «cai» na 5ª casa do horóscopo de nascimento. A criatividade, a inteligência  e todos os aspectos associados à sorte, aos filhos, etc têm importância acrescida na vida do nativo servindo para este afirmar a sua identidade nesta vida. A Lua continua presente no mesmo signo, poderosa em Vargottama e é regente da 9ª casa Navamsa: confirma-se deste modo a sorte , o sucesso, a fama que lhe estavam destinados.

Rahu, bem colocado no signo de Júpiter está na 2ª casa: gera um insaciável desejo por ter e acumular riqueza e bens  no mundo material. Ao mesmo tempo destrói a felicidade a nível pessoal e inclina para a ingestão de substâncias que prejudicam o organismo ou má alimentação. Também inclina a pessoa para faltar à verdade e para a manipulação psíquica nos relacionamentos próximos.  Ketu na 8ª casa favorece a intuição  mas inclina para o materialismo e para reduzir a realidade ao plano físico. 
O sol na 3ª casa está bem colocado para tornar a pessoa corajosa e  bastante e inteligente  e muito ciente do próprio valor (com alguma arrogância intelectual). A presença de Júpiter nesta casa indica grandes capacidades analíticas e uma mente que produzirá fama   e fortuna.  Júpiter rege a 5ª casa Navamsa, reforçando este aspecto embora esteja debilitado o que mostra que algumas áreas de vida  relacionadas com a 5ª casa  (relacionamento com os filhos, por ex,)não serão tão favorecidas como as  que se relacionam com o sucesso material.
Marte colocado na 6ª casa assegura vitória sobre os conflitos , oponentes e obstáculos em geral o que é acentuado por  estar no próprio signo. A conjunção com Vénus facilita a auto- expressão e reforça a natureza apaixonada do nativo.
Saturno, o dispositor do Sol, está colocado na 11ª casa em signo amigo indicando aumento de rendimento, popularidade, autoridade e realização dos desejos. 
Mercúrio, regente da 11ª casa está colocado na 9ªo que é uma excelente posição que indica sorte, riqueza e ambições concretizadas.
Quando juntamente com Georges Braque fundou o cubismo  estava activo o período principal (mahadasha) de vénus.
Quando morreu estava activo o período principal de Júpiter (mahadasha) e o sub-período de Mercúrio. Na Navamsa, Júpiter rege a 2ª casa e Mercúrio rege a 8ª, ambas casas Maraka, ou relacionadas com a morte. 

Deixe um comentário a sua opinião conta