Grandes Figuras da Ciência- W. Heisenberg, a Mecânica Quântica e o Princípio da Incerteza


Werner  Heisenberg
5 de Dezembro de 1901, 4 h 45 m
Wurzburg, Alemanha, 49 N 48, 9 E 56
Timezone  1 h E
(Espólio de Lois Rodden)
Heisenberg  ganhou o prémio Nobel  da Física em 1932 pela criação da Mecânica Quântica. O seu  Princípio da Incerteza ( que estabelece a impossibilidade de medir em simultâneo a posição e a velocidade de uma  partícula subatómica) pôs-nos a pensar na possibilidade das viagens no tempo, de mundos alternativos e numa lógica  e Matemática novas, capazes de incluir  e aceitar os paradoxos.   Acerca do princípio  da incerteza Einstein terá pronunciado  a célebre frase «Deus não joga aos dados com o Universo». Mas, nesta  controvérsia, a história da  ciência  haveria de dar razão a Heisenberg.  Heisenberg viveu na Alemanha durante o período nazi e recusou convite para emigrar para os Estados Unidos durante a guerra. No entanto, fez questão de salientar o papel dos cientistas judeus nas descobertas da ciência e isso valeu-lhe  dissabores  com outros cientistas  alemães colaboracionistas e a  investigação e vigilância por parte das SS alemãs.  A imprensa alemã chamou-lhe o «judeu branco»; os aliados, por seu lado, prenderam-no em conjunto com outros cientistas alemães no final da guerra, muitos meses antes de poder voltar a dedicar-se à ciência.

A Identidade Básica: Ascendente Balança, Lua em Virgem e Sol em Escorpião

 Rahu está colocado na 1ª casa, influenciando a expressão do Ascendente.  O signo Balança indica grande apreço pela Arte e pelas coisas bonitas e harmónicas. Heisenberg era um grande apreciador de Música Clássica e era um excelente pianista. Rahu aqui faz surgir  altos e baixos na vida, um grande ego mas simultaneamente  pouca auto- confiança; indica uma pessoa que terá que se debater ao longo da vida com a  procura do equilíbrio para estabilizar a percepção da sua identidade.  E a identidade  relaciona-se com o sentimento do auto- poder, de uma energia que  se controla plenamente  pelo uso da vontade.  Na última parte da vida Heisenberg foi considerado um asceta  por muitos dos que o conheciam e esse é um dos efeitos de Rahu na primeira casa do horóscopo.
O signo Balança  revela  uma personalidade que gosta de socializar e  de partilhar  e que tem uma abordagem amigável aos outros. Gosta de influenciar  através do uso da razão e de se situar num plano de justiça em relação a todos.Estas características foram bem visíveis na vida de Heisenberg,  não apenas pelas excepcionais capacidades de investigação científica mas também pela sua forma de estar, tendo  exercido o seu direito de permanecer no país onde nasceu mas recusando pactuar com  a discriminação dos nazis  em relação aos judeus. 
A  recusa de tomar partido por um dos lados excluindo o outro é um dos traços de Balança, que leva muitos a considerar que estes nativos são incapazes de se decidir e de tomar verdadeiramente partido por quererem agradar a todas as partes envolvidas. O Ascendente está num signo de Ar , elemento que não se mistura com o elemento Terra da Lua ;  nem com o elemento Água do signo do Sol, mostrando assim tendências que se manifestam em facetas da personalidade .
A Lua no signo Virgem acentua os traços de racionalidade ao nível do pensar, dá uma capacidade para notar os pormenores e ir além do que é imediatamente visível, para um plano de análise que vê a ínfima parte na divisão do todo.  A posição da Lua na 12ª casa indica um carácter reservado, a necessidade de se preservar  da exposição demasiado explícita e o gosto por  momentos  de afastamento do bulício do mundo. 
Também pode indicar factores inconscientes fortes na determinação do comportamento e das atitudes da pessoa. Esta posição da Lua  também mostra timidez e uma pessoa que não gosta de estar no centro das atenções, atractiva fisicamente (aspecto realçado pela presença de Rahu na 1ª casa), com grande capacidade intuitiva, pensamento muito rápido e uma inteligência discriminativa muito forte.  Normalmente esta posição lunar indica uma excelente memória.
O Sol em Escorpião  acentua alguns traços  da expressão da personalidade expressos pela Lua em Virgem: o pouco gosto pela exposição pública e a preferência  por uma existência em que a influência se faz nos bastidores, fora dos holofotes. Esta é uma personalidade que valoriza muito o poder, o autopoder, mas justamente considera que o segredo é  uma parte constitutiva e importante dele.  Expor-se é perder poder e influência porque é abrir mão do controle  prévio que se tem sobre as coisas.   A pouca aptidão para socializar  fica reforçada. A Lua e o Sol estão em elementos que se harmonizam entre si, combinando as suas naturezas
Este nativo possui um forte magnetismo e uma natureza profundamente emocional mas não impulsiva: é antes muito controlado e disciplinado esperando pelo momento certo para agir.  O regente do  signo do Sol está na 3ª casa, o  que indica  interesse pela arte e pela música, coragem, capacidade de inovar e de iniciar.
Escorpião dá-lhe um interesse vincado por conhecer os meandros mais profundos da realidade material, na tentativa de dominar as energias que estruturam o mundo a uma escala não visível, escondida para os olhares dos sentidos mas não para os da razão e da intuição: o estudo da realidade do átomo e das incríveis energias que se geram no seu núcleo ocupou grande parte da vida deste cientista.
O sol em Escorpião e a Lua em virgem na 12ª casa deram-lhe a capacidade para ir mais além da percepção sensível e descortinar todo um outro mundo com outras regras  no plano escondido onde se gera  e transforma a matéria do nosso mundo  com as energias que lhe são inerentes. E assim desfez de uma vez por todas o mundo certinho e sem surpresas do determinismo científico  que morreu inexoravelmente com as  suas descobertas.

As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

 

A Lua está colocada no Nakshatra Hastha, 2ª pada.  Os nativos desta estrela são muito determinados e capazes de moldar o mundo através do uso das suas competências.Possuem uma inteligência prática e dão bastante importância à organização do ambiente familiar e doméstico, que necessitam de controlar.
O Sol encontra-se colocado na 2ª casa com Mercúrio indicando uma vida dedicada ao desenvolvimento de competências e de conhecimentos mostrando também que o nativo obterá respeito e será reconhecido como um perito na sua área  (Nipuna yoga). Mercúriorege a 9ª e a 12ª casas e está na casa da acumulação de recursos apontando assim inequivocamente para um destino de acumulação de conhecimento superior e sabedoria.(Jnana yoga).  O sol rege a 11ª casa e está colocado na 2ª o que assegura que o nativo alcançará riqueza  e acumulará bens, realizando os seus desejos. 
A colocação da Lua, regente da 10ª casa, na 12ª mostra  dificuldades no reconhecimento público do seu valor  e percalços na carreira, bem como alguma indiferença do nativo perante as honras materiais e o status público,  revelando inclinação para uma vida mais espiritual. Heisenberg  passou por diversas situações em que a opinião pública não lhe foi hostil: foi mal visto pelos pares do seu país por acharem que ele simpatizava excessivamente com os judeus; foi mal visto pelos países aliados por se pensar que  era um dos cientistas arregimentados de Hitler. Conheceu a prisão  tendo estado quase um ano sem ver a família.
O regente do Ascendente, Vénus, está colocado na 4ª casa, sendo por isso um yogakaraka,indicando sucesso nas realizações pessoais , fama e riqueza. Indica também acumulação de bens.
Júpiter, regente da 3ª casa  está colocado no próprio signo  em conjunção com Saturno e Marte mostrando  uma  grande ênfase na iniciativa e na comunicação,  nas viagens,na coragem e na determinação do nativo. Heisenberg passou bastante tempo da sua vida, incluindo durante a guerra, a deslocar-se para dar palestras e conferências em diversos países. 
Os nodos no eixo 1 e 7 indicam  uma vida com muitas transformações na identidade pessoal, acompanhadas de experiências nem sempre fáceis, e em que as relações pessoais desempenham um papel fundamental.  As experiências de maior transformação  na vida deste nativo referem-se à aprendizagem pessoal na interacção com os outros,  a companheira de vida, os parceiros de investigação. A este propósito convém não esquecer  que Heisenberg trabalhou com Max Planck e Niels Bohr dois outros grandes cientistas  com grande relevo na sua área de investigação.
Nas assinaturas específicas (yogas) mais relevantes, saliento:  a colocação da Lua e de Júpiter em kendras mútuas (Gaja- kesari yoga) que indica fama  e virtude; Júpiter e Marte em conjunção (Guru-Mangala yoga) indicando uma pessoa recta e  enérgica;  a existência de benéficos na 2ª e 12ª casas (Subbha yoga) mostrando uma pessoa eloquente, com boa aparência e bom carácter; Júpiter e o regente da 4ª casa, Saturno, em kendras mútuas com o regente do Ascendente forte- o nativo será uma pessoa forte, inteligente, corajosa, influente (Kaahala yoga); o 5º e o 6º regentes em kendras mútuas com o regente do Ascendente forte: indica que o nativo terá filhos um bom cônjuge e será rico e inteligente. (Sankha yoga); a reforçar a última indicação existe também um outro yoga (Bheri) pois  o 9º regente é forte e há planetas na 1ª, 2ª, 7ª e 12ª casas . Este yoga envolve o sol, a Lua, Mercúrio e Rahu. Marte, Saturno e Júpiter encontram-se na 2ª casa a partir do sol (yoga Vesi) indicando uma pessoa equilibrada, verdadeira  e de disposição feliz.  Finalmente, Saturno é um yogakaraka e emconjunto com Marte, regente do Ascendente , forma um Raja yoga, indicando altas realizações, sucesso, riqueza e poder material.

Confirmação pela Navamsa

 O Ascendente Navamsa «cai» na 4ª casa do horóscopo natal e o  regente do Ascendente Navamsa está colocado na 10ª casa do reconhecimento público e da carreira indicando o sucesso que o conhecimento e  os estudos superiores (4ª casa) permitiriam alcançar. A Lua está colocada na 5ª casa no signo de Mooltrikona indicando uma inteligência superior, felicidade no casamento , fama e realização dos desejos pessoais (está em  aspecto com a 11ª casa).

O regente do Ascendente Navamsa está exaltado na 10ª casa mostrando que o sucesso desta pessoa   se tornaria realidade. Vénus, o regente da 10ª casa está colocado na 3ª, com Rahu e está exaltado. As comunicações e as viagens desempenhariam um papel importante na carreira. A coragem e a determinação também.
O regente da 6ª casa está colocado na 8ª  o que indica problemas de saúde (Heisenberg morreu vítima de cancro); pessoas que causariam obstruções na sua vida e inimigos que trabalhariam contra si. Mercúrio, regente da 6ª casa, é também o regente da 9ª, casa de sabedoria e de espiritualidade. 
Marte, regente da 11ªcasa está também colocado na 8ª, apontando mais uma vez para uma existência  em que  conheceria o sucesso e a fama mas também obstáculos, doença, e inimigos.
Quando ganhou o prémio Nobel em 1932 (só lhe foi entregue em 1933)estava operante o período principal  (mahadasha) de Júpiter; quando foi detido  e aprisionado, em 3 de Maio de 1945,  estava operante o mahadasha de Júpiter, sub-período de Mercúrio, regente da  12ª casa do  horóscopo. 
Heisenberg morreu em 2 de Janeiro de 1976, quando estava operante o período principal (mahadasha) de Mercúrio, e o sub-período da Lua. Mercúrio rege a 12ª casa e está colocado na 2ª casa no horóscopo de nascimentoo que faz dele um planeta maraka (capaz de infligir a morte).