Inventores: Merganthaler e a Máquina de Linótipo


Ottmar Mergenthaler
11 de Maio de 1854, 5 H
Bad Mergentheim, Alemanha, 49 N 30 9 E 46
Local Mean Time, 9 E 46
(Espólio de Lois Rodden)
Mergenthaler é conhecido como o segundo Gutenberg  porque  tornou possível a impressão mais rápida e barata  a nível  tipográfico, com a invenção da máquina de linótipo . Assim, em vez de se usarem caracteres tipográficos individuais que tinham que ser introduzidos  manualmente um a um por trabalhadores  tipográficos, num processo moroso e caro, de acordo com  o princípio inventado por Gutenberg, com a máquina de linótipo  o processo de impressão tornou-se mais rápido e barato e isso tornou possível a expansão dos jornais,  aumentando o número de páginas, a publicação de livros que se tornaram  acessíveis a muito mais pessoas, pois estes também se generalizaram e tornaram mais baratos. Thomas Edison disse desta invenção de Merganthaler que era a 8ª maravilha do mundo. E, sem dúvida, revolucionou todo o acesso ao saber e à cultura tal como os conhecemos hoje.
A Identidade Básica: Ascendente em Touro, Sol em Carneiro e Lua em Balança
O Ascendente Touro deu a Mergenthaler a mentalidade prática de quem gosta de conhecer o mecanismo das coisas para as fazer funcionar. Quando jovem trabalhou na Alemanha ,seu país natal, como aprendiz de fabricante de relógios. Quando foi para os US aos 18 anos, onde se naturalizou como cidadão americano,  um problema prático apresentado por  um cliente da loja onde  ele trabalhava   levou-o  a idealizar uma nova máquina  que revolucionaria a impressão. Esse cliente trouxe-lhe um mecanismo partido que servia para  passar caracteres tipográficos em tinta litográfica  para tiras de papel e destas para pedra onde seria impressa uma litografia.
 
Mergenthaler arranjou o mecanismo  e, a partir daí, pôs-se a pensar numa máquina que permitisse a impressão de forma fácil e rápida. Estava a decorrer o ano de 1876. Ele levou 10 anos a fazer  tentativas até conseguir ser bem sucedido em 1886. Esta capacidade para persistir, pacientemente, sem desistir nem desanimar pela lentidão do processo, é típica de Touro. Mentalmente ele sabia que era possível e, por isso não desistiu até ter sucesso. Saturno está  colocado no Ascendente, reforçando  a capacidade de trabalho árduo e determinado. A conjunção com Rahu também mostra determinação e  uma grande ambição para vencer, para deixar uma marca pessoal no mundo. 
O Sol em Carneiro  está no signo de exaltação, forte , criador e inovador por excelência. A inteligência e racionalidade de Carneiro bem como o gosto por inovar e ser um pioneiro na sua área, deu a Mergenthaler a perspicácia e o talento para adquirir os conhecimentos necessários  para se envolver no seu projecto de vida.  A colocação na 12ª casa mostra que, apesar da sua dedicação a este projecto, de certo modo este inventor  passaria despercebido na sua importância, tendo menos visibilidade do que a invenção de Gutenberg de  400 anos antes.  Também indica capacidade para trabalhar em prol de objectivos que superam em muito o mero interesse individual: esta invenção revolucionaria a cultura europeia e as formas de lidar com ela durante muitas décadas- pelo menos até aos anos 70 do sec. XX, quando a impressão fotográfica e computorizada substituíram as máquinas  tipográficas que seguiam o modelo da inventada por Mergenthaler.  A sua foi por isso uma vida que influenciou o colectivo a nível mundial, transcendendo o simples propósito de vida particular.
 
A Lua está no signo de Balança outro signo  dotado de grandes capacidades de racionalização, pesquisa e investigação. Esta posição da Lua dá um carácter cordato, amigável e social ao nativo. A sua colocação na 6ª casa em aspecto com o Sol e Mercúrio na 12ª casa indica uma racionalidade muito virada para os pormenores, capaz de considerar que cada pequena coisa é  importante para o sucesso de um grande projecto.
Na verdade, muitas outras invenções parecem significativamente mais importantes à  primeira vista do que a de Mergenthaler  mas, quando se reflecte no alcance que esta invenção  tevena massificação da cultura e na expansão da imprensa escrita e da comunicação social, percebemos a sua verdadeira importância. Esta posição da Lua  também pode indiciar uma tendência para  uma vida centrada nos bastidores e  no trabalho árduo, na aplicação do desejo de ser útil  no trabalho do dia a dia e no  serviço que se presta com  humildade mais do que o desejo da fama .
As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo
A Lua está colocada no Nakshatra Swati, 1º pada, com regência de Rahu. Esta estrela de nascimento relaciona-se com a capacidade de se adaptar para prender e mudar. Os seus nativos sentem uma irrequietude  natural e são muito independentes. Experienciam a necessidade interior de equilíbrio e superação de um estado subjectivo de  dualidade.
O regente do Ascendente neste horóscopo está colocado no signo de exaltação na 11ª casa da realização dos desejos e dos ganhos. Apesar da sua curta vida – morreu com 44 anos- Merganthaler fundou uma companhia de sucesso que ainda hoje existe, e pela altura da sua morte, as máquinas de linótipo tinham-se espalhado pelo mundo.  O Sol e Mercúrio na 12ª casa mostram uma vida dedicada a aprofundar  e aperfeiçoar (Lua na 6ª casa)os conhecimentos que tornariam possível a concretização do seu projecto inventivo nos  12 anos  mais bem sucedidos  da sua vida.
Ele  não trabalhou  apenas  para si próprio mas  para o colectivo , com dedicação e entrega. Colocou a sua inteligência ao serviço da humanidade: a sua invenção não foi um mero negócio particular, foi a implementação de uma ideia que mudaria o mundo da comunicação e da publicação escrita.
A presença de Marte na 4ª casa  não favorece a felicidade  pessoal nem conjugal  e a presença de Ketu na 7ª casa reforça este significado, indicando experiências compulsivas ao nível dos relacionamentos pessoais . Os nodos colocados no eixo da 1º e 7 ª casa indicam uma importância relevante  da interacção entre o desenvolvimento da identidade e a capacidade para estabelecer relações pessoais como a área fundamental  do crescimento individual nesta vida. Os relacionamentos poderão ter sido norteados pela sensação do dever e do respeito mais do que pela gratificação ou o prazer. A felicidade pessoal com Saturno no Ascendente e Marte na 4ª casa é geralmente afectada. Este aspecto poderá ter sido mitigado pela  identificação dos objectivos de vida com a causa de servir e ir além do simples destino individual. 
Júpiter, regente da 11ª casa e da 8ª está colocado na 9ª no signo de debilitação. A sorte do nativo sofreria percalços. As casas relacionadas com a longevidade e a saúde também não estão muito favoráveis: A Lua, regente da 3ª, está colocada na 6ª; Mercúrio, regente da 2ª, está colocado na 12ª. Mercúrio também rege a 5ª casa, que representa os créditos  trazidos para esta vida e, neste caso, a colocação deste regente na 12ª (8ª a partir da 5ª) não é nada favorável; e Júpiter, regente da 8ª está debilitado.  Ketu colocado noutra casa maraka, a 7ª, completa o rol de pouca sortea este nível. 
No entanto, apesar de ter vivido apenas 44 anos, o nativo também apresenta algumas assinaturas (yogas) que indicam um destino especial:  a presença de Vénus na 12ª e de Saturno na 2ª casa a partir do Sol forma  um yoga Ubhaya Chara,  que indica que o nativo seria bem sucedido e obteria confortos acima do comum; Júpiter e a Lua estão colocados em casas kendra mútuas, formando um yoga Gaja Kesari, favorável à fama e a um modo de ser virtuoso; Vénus, Júpiter e Saturno formam um poderoso yoga Kalpadruma/Parijata (o regente do Ascendente, o seu dispositor e o signo em que se encontra bem como os dispositores navamsa estão todos no próprio signo ou exaltados): o nativo seria uma pessoa próspera e famosa; o mesmo significado é  indicado por outros yogas: o yoga Daama/daamim (7 planetas em 6 signos), o yoga  formado por Júpiter e pelo Sol (Kaahala yoga), pois estes planetas estão em Kendras mútuas e o regente do Ascendente é forte e o Rajayoga entre o sol e Mercúrio, o yogakaraka Saturno, etc. Por outro lado, a existência de maléficos em 3 casas kendra  forma um Naabhasa Yoga Sarpa que indica infelicidade e má sorte. 
Confirmação pela Navamsa
O Ascendente Navamsa «cai» na 11ª casa do horóscopo de nascimento: a realização dos desejos e ambições, bem como os ganhos, desempenhariam um  papel importante na vida de Merganthaler e na concretização do seu destino. O regente do Ascendente Navamsa  está colocado na 12ª casa, uma confirmação de que o destino individual se transcenderia para um plano maior do que os simples interesses particulares de uma pessoa; mas ao mesmo tempo também mostra uma vida que não obteria uma grande visibilidade pública.
Júpiter nesta posição tem um papel protector mas, mais uma vez, não é favorável às luzes da ribalta: é que Júpiter é o regente da 10ª casa da carreira e do reconhecimento público.  A presença do regente da 10ª casa na 12ª  que é a casa do ocultamento, das coisas escondidas e invisíveis, explica  o carácter praticamente desconhecido hoje deste grande inventor cuja invenção foi tão importante quanto  passou despercebida: sendo extraordinariamente importante como foi, diluiu-se na memória como se fosse  de pouca monta. 
Mas a presença do sol e da Lua na 10ª casa indicam um destino especial, apesar da pouca visibilidade aparente, na sua natureza, esta foi uma vida de excepcional importância para o colectivo. Contribuiu para uma melhoria das condições de desenvolvimento de toda a sociedade embora também tenha tido o seu lado negativo   na altura: a nova máquina de impressão conduziu ao despedimento de milhares de pessoas, até aí utilizadas nas tipografias.
Saturno e os nodos  estão colocados no eixo 2/8,considerada a posição mais difícil de Rahu e Ketu. Por um lado, a presença de Saturno e de Rahu na 2ª casa impelem para o desenvolvimento de novos conhecimentos, riqueza e recursos, aumentando extraordinariamente a capacidade de trabalho deste nativo.Vénus e Ketu na 8ª casa também favorecem  a aquisição de dinheiro a partir de parcerias  mas  por outro lado não  beneficiam a saúde podendo causar muito stress emocional e reduzir a longevidade da pessoa.
Quando começou os seus anos de sucesso (1886) estava activo o período principal (mahadasha) de Saturno, iniciado em 23 de Novembro de 1885. Foi neste mahadasha que ele conheceu o sucesso mas também a doença- em 1894 adoeceu de tuberculose no subperíodo de Vénus; e em 28 de Outubro de 1899 morreu quando estava activo o subperíodo de Mercúrio. Vénus rege o ascendente no horóscopo de nascimento e a 3ª e 8ª casas na Navamsa; Mercúrio rege a 2ª casa no horóscopo de nascimento e a 7ª casa da navamsa, todas relacionadas com a doença , a longevidade e a morte.