Alexander Graham Bell
3 de Março de 1847 7H
Edimburgo, Escócia, 55 N 57, 3 W 13
Local Mean time 3 W 13
(Espólio de Lois Rodden)
Embora seja historicamente conhecido como o inventor do telefone, na verdade Bell comprou a patente do aparelho a um emigrante italiano, António Meucci nos anos de 1870. Este, no entanto, não estava completo, e Bell, oriundo de uma família ligada ao ensino dos surdos mudos, profundamente interessado em descobrir alguma forma de melhorar a surdez da mãe, trabalhou no telefone e noutras máquinas de comunicação para produzir um aparelho capaz de transmitir a voz humana a longa distância. A sua investigação levou-o a registar a patente do telefone em 1876, tendo inventado um aparelho a que chamou photophone e que transmitia som num feixe de luz, numa técnica precursora da fibra óptica actual. Em 1879 a companhia Bell comprou a patente do microfone de carbono inventado por Thomas Edison, o que melhorou enormemente a qualidade da transmissão do som a longas distâncias e tornou desnecessário gritar para se fazer ouvir.
A Identidade Básica: Ascendente Aquário, Lua em Virgem e Sol em Aquário
O Ascendente e o Sol no signo de Aquário fazem de Bell uma pessoa muito interessada em ligar os seres humanos entre si: Aquário é um signo social, a sua vivência é a da pertença a um núcleo maior de outros seres com os quais se partilha alguma coisa. Não admira pois que ele se tenha interessado tanto por máquinas capazes de aproximar as pessoas tornando possível o contacto entre elas apesar da distância física.
A presença do Sol e do regente do Ascendente na própria casa deu-lhe seriedade, uma forte personalidade e determinação para ser alguém especial e permitiu-lhe um destino além da vulgaridade.
Bell também se sentiu profundamente motivado para ajudar os surdos mudos a desenvolver uma forma de comunicação que lhes permitisse romper o isolamento em relação ao mundo e aos outros. Continuou por isso o trabalho do pai no desenvolvimento de técnicas de ensino destas pessoas e fundou as bases de uma linguagem que pudesse ser eficaz nesse sentido. A ajuda altruísta aos outros é um traço bem característico de Aquário. Neste aspecto, a surdez da mãe foi também um incentivo forte para a sua investigação.
Aquário vê para além do seu tempo e consegue projectar para além da sua época. O Sol em Aquário é muito dedicado, brilhante e imaginativo e consegue antecipar muitas coisas que só o futuro tornará massificadas e banais e isto aconteceu com as invenções que Bell aperfeiçoou ou criou, ligadas à transmissão de voz, música e imagem. O seu método de ensino para os surdos mudos usava a imagem como meio privilegiado.
A Lua no signo de virgem deu-lhe um carácter metódico e orientação prática da inteligência, uma intuição forte e uma capacidade de trabalho mais estruturada do que é habitual em Aquário. Embora a Lua esteja no elemento Terra, que não se mistura com o Ar de Aquário, neste caso isto equilibrou a excessiva volatilidade de Aquário, melhorando o carácter prático da actuação do nativo.
As assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo
A Lua está colocada no Nakshatra Uttara Phalguni 2º pada. Esta estrela de nascimento, com regência do Sol produz nativos muito corajosos, determinados, com personalidades intensas e brilhantes, destacando-se pelas qualidades de honestidade, verdade e gentileza. Podem também, no entanto, ter tendência para a inflexibilidade já que a grande segurança de si próprios lhes dá o sentimento de serem «donos da verdade» sendo muito difícil fazê-los mudar as suas posições. A personalidade forte e muito marcada faz com que se distingam na multidão pelas aptidões pessoais.
O eixo 2ª /8ª casa desempenha um papel importante neste horóscopo. Vénus, Ketu e Mercúrio estão colocados na 2ª casa. Existe deste modo uma ênfase no uso do discurso, na inteligência e na educação. Bell dedicou a sua vida a investigar a fisiologia da vocalização e métodos para ensinar o discurso aos surdos, tendo trabalhado nesta área, treinando professores, etc, e os seus métodos permanecem ainda hoje como uma referência fundamental. Vénus nesta posição dá um forte impulso para a procura da fama e do desenvolvimento de competências do nativo.
Vénus e Mercúrio são, respectivamente, regentes da 9ª casa e da 5ª casa e estão em conjunção formando um poderoso Rajayoga que indica grande sucesso e riqueza, tanto mais que Vénus está colocada no seu signo de exaltação. A presença de Ketu na configuração indica despojamento em relação aos aspectos materiais da riqueza e um foco no uso dos recursos do nativo para fins altruístas e socialmente benéficos para os outros. (tanto no uso do telefone, que beneficiaria toda a humanidade, como nas tecnologias e métodos de ensino dos surdos).
A Lua, regente da 6ª casa, está colocada na 8ª em conjunção com Rahu. Esta colocação não favorece nem a saúde nem a obtenção de riqueza material, mas dá à pessoa uma natureza profundamente espiritual e interessada nos aspectos mais metafísicos da vida. A felicidade pessoal pode ser, no entanto, bastante fraca.
O sol está na 1ª casa em aspecto com a casa que rege, a 7ª, protegendo o nativo dos maus efeitos da sua 8ª casa no que se refere à saúde e dando força, determinação e um forte sentido de missão na vida. Está em conjunção com o regente do Ascendente o que fortalece este aspecto: o nativo teria um destino que não passaria despercebido, a fama e a reputação seriam alcançadas embora não sem alguns percalços no caminho.
Júpiter, regente da 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos encontra-se colocado na 4ª casa ao mesmo tempo que Marte, regente da 10ª casa do status e da carreira se encontra na 11ª casa. Estas posições são muito favoráveis ao sucesso e à elevação do nativo a uma posição destacada na sociedade.
Entre as assinaturas mais relevantes, refiro: diversos Rajayoga- Vénus e mercúrio; Sol e Saturno. Indicam sucesso, riqueza e altas realizações. Vénus , Saturno , Rahu e Ketu formam outro Rajayoga porque são quatro planetas em Mooltrikona/exaltação numa indicação forte de sucesso e reconhecimento público. Vénus e Mercúrio são dois benéficos colocados na 7ª casa a partir da Lua e formam o yoga Adhi, que indica que o nativo terá um alto estatuto social. O dispositor Navamsa da 2ª casa está exaltado e em conjunção com o regente da 9ª casa, formando o yoga Bharathi, que é uma indicação de inteligência, fama e boa aparência. Existe também um yoga Kalpadruma/Parijata envolvendo Saturno: o regente do Ascendente, o seu dispositor, o signo deste e os dispositores Navamsa estão todos no próprio signo, exaltação/mooltrikona , o que indica uma pessoa «semelhante a um rei», próspero, com princípios, forte e bom.
Confirmação pela Navamsa
O Ascendente Navamsa «cai» na 4ª casa do horóscopo de nascimento. A expressão do destino individual do nativo tem uma forte ligação com a mãe, a felicidade geral e o ambiente doméstico, etc. A surdez da mãe foi o motor essencial das buscas de Bell por tecnologia capaz de melhorar as condições da surdez e da comunicação e aprendizagem dos surdos. Júpiter está na 1ª casa, muito forte em Vargottama e, como regente da 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos, assegura sorte e sucesso para o destino individual.
A 9ª casa está extremamente forte. Esta é a casa do destino e da sorte nesta vidae o seu regente encontra-se aí colocado, no próprio signo, sendo também regente da 10ª casa da projecção pública, da carreira e do status. A Lua, regente da 3ª casa da comunicação e da interactividade geral, da iniciativa e dos esforços pessoais, está em conjunção com Saturno. Esta configuração favorece todos os aspectos associados com a comunicação , a inventividade e o empreendedorismo e traz muita sorte ao nativo na realização do destino pessoal.
A presença de Rahu e de Vénus, regente do Ascendente na 5ª casa, indica uma ambição considerável, com desejo de fama , reconhecimento e riqueza. Também pode haver tendência para especular e jogar, com esta configuração. Porém, o sol na 12ª casa afasta o nativo dos desejos mundanos e fá-lo envolver-se no serviço aos outros. Assim, o nativo ansiará pela fama e pelo reconhecimento mas não usufruirá egoisticamente do sucesso alcançado, promovendo o bem estar colectivo da humanidade através dos seus empreendimentos.
Marte na 6 ª casa assegura a vitória pessoal sobre todos os obstáculos ao prestígio e à fama desejada. Protege também a saúde .
Bell recebeu algumas das honras mais relevantes durante os períodos principais de Rahu – recebeu o prémio Volta em 1880 quando o subperíodo de Vénus estava activo. Por esta altura ajudou a fundar a revista Science de divulgação científica. Em 1888 foi um dos fundadores do National Geographic mostrando deste modo a relevância que sempre deu à comunicação e divulgação da ciência. Estava activo por esta altura o período principal de Júpiter (mahadasha) e o sub- período de Saturno. Morreu durante o período principal (mahadasha) de Mercúrio, sub-período de Mercúrio, em 2 de Agosto de 1922. Mercúrio rege a 8ª casa do horóscopo natal e a 2ª casa da Navamsa, duas casas relacionadas com a morte e a sua colocação na 2ª casa do horóscopo natal faz dele um planeta Maraka(capaz de infligir a morte).
Nos rankings de pessoas ilustres em vários países, Alexander Bell faz parte de vários deles em posição de distinção, como um dos seres humanos mais ilustres de sempre.