Grandes Inventores- Alexander Graham Bell e o Telefone


 
Alexander Graham Bell
3 de Março de 1847 7H
Edimburgo, Escócia, 55 N 57, 3 W 13
Local Mean time 3 W 13
(Espólio de Lois Rodden)
Embora  seja historicamente conhecido como o inventor do telefone,  na verdade Bell comprou a patente do aparelho a um emigrante italiano, António Meucci nos anos de 1870.  Este, no entanto, não estava completo, e Bell, oriundo de uma família ligada ao ensino dos surdos mudos, profundamente interessado em  descobrir alguma forma de melhorar a surdez da mãe, trabalhou no telefone e noutras máquinas de comunicação para produzir um aparelho capaz de transmitir a voz humana a longa distância. A sua investigação levou-o a registar a patente do telefone em 1876, tendo inventado um aparelho a que chamou photophone e que  transmitia som num feixe de luz,  numa técnica precursora da fibra óptica actual.  Em 1879  a companhia Bell comprou a patente do microfone de carbono  inventado por Thomas Edison,  o que melhorou enormemente a qualidade da transmissão do som a longas distâncias e tornou  desnecessário gritar  para se fazer ouvir. 

A Identidade Básica: Ascendente Aquário,  Lua em Virgem e Sol em Aquário

O Ascendente e o Sol no signo de Aquário fazem de Bell uma pessoa muito interessada em ligar os seres humanos entre si:  Aquário é um signo social, a sua vivência é a da pertença a um núcleo maior de outros seres com os quais se partilha alguma coisa. Não admira pois que ele se tenha interessado tanto por máquinas capazes de aproximar as pessoas tornando possível o contacto entre elas apesar da distância física.
A presença do Sol e do regente do Ascendente na própria casa deu-lhe seriedade, uma forte personalidade e determinação para ser alguém especial e permitiu-lhe um destino  além da vulgaridade.
Bell também se sentiu profundamente motivado para ajudar os surdos mudos a desenvolver uma forma de comunicação que lhes permitisse romper o isolamento em relação ao mundo e aos outros. Continuou por isso o trabalho do pai  no desenvolvimento de técnicas de ensino destas pessoas  e  fundou as bases de uma linguagem que pudesse ser eficaz nesse sentido. A ajuda altruísta aos outros é um traço bem característico de Aquário. Neste aspecto, a surdez da mãe foi também um incentivo forte para a sua investigação.
Aquário vê para além do seu tempo e consegue projectar para além da sua  época. O Sol em Aquário é muito dedicado, brilhante e imaginativo  e consegue antecipar muitas coisas que só o futuro tornará massificadas e banais e isto  aconteceu com as invenções que Bell aperfeiçoou ou criou, ligadas à transmissão de voz, música e imagem. O seu método de ensino para os surdos mudos  usava a imagem como meio privilegiado.
A Lua no signo de virgem deu-lhe um carácter metódico e orientação prática da inteligência, uma intuição  forte  e uma capacidade de trabalho mais estruturada do que é habitual em Aquário. Embora  a Lua esteja no elemento Terra, que não se mistura com o Ar de Aquário, neste caso  isto equilibrou a excessiva volatilidade de Aquário, melhorando o carácter prático da actuação do nativo.

As assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

A Lua está colocada no Nakshatra Uttara Phalguni 2º pada.  Esta estrela de nascimento, com regência do Sol produz nativos muito corajosos, determinados, com personalidades intensas e brilhantes, destacando-se pelas qualidades de honestidade, verdade e gentileza. Podem também, no entanto, ter tendência para a inflexibilidade já que  a grande segurança de si próprios  lhes dá o sentimento de serem «donos da verdade» sendo muito difícil fazê-los mudar as suas posições. A personalidade forte e muito marcada faz com que se distingam na multidão pelas aptidões pessoais.
 
O eixo  2ª /8ª casa desempenha um papel importante neste horóscopo. Vénus, Ketu e Mercúrio estão colocados na 2ª casa.  Existe deste modo uma ênfase no uso do discurso, na inteligência  e na educação. Bell dedicou a sua vida a investigar a fisiologia da vocalização e métodos para ensinar o discurso aos surdos, tendo trabalhado  nesta área, treinando professores, etc,  e os seus métodos permanecem ainda hoje como uma referência fundamental. Vénus nesta posição dá um forte impulso  para  a procura da fama  e do  desenvolvimento de competências do nativo.  
Vénus e Mercúrio são, respectivamente, regentes da 9ª casa e da 5ª casa e estão  em conjunção  formando um poderoso Rajayoga que indica grande sucesso e riqueza, tanto mais que Vénus está colocada no seu signo de exaltação. A presença de Ketu  na configuração  indica despojamento em relação aos aspectos materiais  da riqueza e um foco no uso dos recursos do nativo para fins altruístas e socialmente benéficos para os outros. (tanto no uso do telefone, que beneficiaria toda a humanidade, como nas tecnologias e métodos de ensino dos surdos). 
A Lua, regente da 6ª casa, está colocada na 8ª em conjunção com Rahu. Esta colocação não favorece nem a saúde nem a obtenção de riqueza material, mas dá à pessoa uma natureza profundamente espiritual e interessada nos aspectos mais metafísicos  da vida.  A felicidade pessoal pode ser, no entanto, bastante fraca.
O sol está na 1ª casa em aspecto com a casa que rege, a 7ª, protegendo o nativo dos maus efeitos da sua 8ª casa no que se refere à saúde  e dando força, determinação e um forte sentido de missão na vida.  Está em conjunção com o regente do Ascendente o que fortalece este aspecto: o nativo teria um destino que não passaria despercebido, a fama e a reputação seriam alcançadas embora não sem alguns percalços no caminho. 
Júpiter, regente da 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos encontra-se colocado na 4ª casa ao mesmo tempo que Marte, regente da 10ª casa do status e da carreira se encontra na 11ª casa.  Estas posições são muito favoráveis ao sucesso e  à elevação do nativo a uma posição destacada na sociedade. 
Entre as assinaturas mais relevantes, refiro: diversos Rajayoga- Vénus e mercúrio; Sol e Saturno. Indicam sucesso, riqueza e altas realizações. Vénus , Saturno , Rahu e Ketu formam outro Rajayoga porque são quatro planetas  em Mooltrikona/exaltação numa indicação forte de sucesso e reconhecimento público. Vénus e Mercúrio são dois benéficos colocados na 7ª casa a partir da Lua e formam o yoga Adhi, que indica que o nativo terá um alto estatuto social. O dispositor Navamsa da 2ª casa está exaltado e em conjunção com o regente da 9ª casa, formando o yoga Bharathi, que é uma indicação de inteligência, fama e boa aparência. Existe também um yoga Kalpadruma/Parijata  envolvendo Saturno:  o regente do Ascendente, o seu dispositor, o signo deste e os dispositores Navamsa estão todos no próprio signo, exaltação/mooltrikona , o que indica uma pessoa  «semelhante a um rei», próspero, com princípios, forte e bom.

Confirmação pela Navamsa

 O Ascendente Navamsa «cai» na 4ª casa do horóscopo de nascimento.  A expressão do destino individual  do nativo tem uma forte ligação com a mãe, a felicidade geral e o  ambiente doméstico, etc.  A surdez da mãe foi o motor essencial das buscas de Bell por tecnologia capaz de melhorar as condições da surdez e da comunicação  e aprendizagem dos surdos.  Júpiter está na 1ª casa, muito forte em Vargottama e, como regente da 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos, assegura sorte e sucesso  para o destino individual.

A 9ª casa está extremamente forte. Esta  é a casa do destino e da sorte nesta vidae o seu regente encontra-se aí colocado, no próprio signo, sendo também regente da 10ª casa da projecção pública, da carreira e do status. A Lua, regente da 3ª casa  da comunicação e da interactividade geral,  da iniciativa e dos esforços pessoais, está em conjunção com Saturno.  Esta configuração favorece todos os aspectos associados  com a comunicação , a inventividade e o empreendedorismo e traz muita sorte ao nativo na realização do destino pessoal. 
A presença de Rahu e de Vénus, regente   do Ascendente na 5ª casa, indica uma ambição considerável, com desejo de fama , reconhecimento e riqueza.  Também pode haver tendência para especular e jogar, com esta configuração.  Porém, o sol na 12ª casa  afasta o nativo dos desejos mundanos e  fá-lo envolver-se no serviço aos outros.  Assim, o nativo ansiará pela fama e pelo reconhecimento mas não usufruirá egoisticamente  do sucesso alcançado, promovendo o bem estar colectivo da humanidade  através dos seus empreendimentos. 
Marte na 6 ª casa assegura a vitória pessoal sobre todos os obstáculos  ao prestígio e à fama desejada. Protege também a saúde .
Bell recebeu algumas das honras mais relevantes durante os períodos principais de Rahu –  recebeu o prémio Volta  em 1880 quando  o subperíodo de Vénus estava activo. Por esta altura  ajudou a fundar a revista Science de divulgação científica.  Em 1888 foi um dos fundadores do National Geographic mostrando deste modo a relevância que sempre deu à comunicação e divulgação da ciência.  Estava activo por esta altura o período principal de Júpiter (mahadasha) e o sub- período de Saturno. Morreu durante o período principal (mahadasha) de Mercúrio, sub-período de Mercúrio, em 2 de Agosto de   1922.  Mercúrio rege a 8ª casa  do horóscopo natal e a 2ª casa da Navamsa, duas casas relacionadas com a morte e a sua colocação na 2ª casa do horóscopo natal faz dele um planeta Maraka(capaz de infligir a morte).
Nos rankings de pessoas ilustres em vários países, Alexander Bell faz parte de vários deles em posição de distinção, como um dos seres humanos mais ilustres de sempre.

Deixe um comentário a sua opinião conta