Grandes Figuras da Arte e da Cultura- Carlos Drummond de Andrade


Carlos Drummond de Andrade
31 de Outubro de 1902, 6H
Itabira de Mato Dentro, Brasil, 19 S 37; 43W 13
Local Mean Time 43W 13
(Espólio de Lois Rodden)
Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores poetas brasileiros e o mais influente, durante décadas, na cultura brasileira. Iniciou a sua obra a partir do movimento modernista de Minas Gerais, tendo adoptado a sua liberdade linguística, o verso e a métrica livres, os temas do quotidiano, mas a sua obra nunca se limitou aos padrões modernistas; poeta sensível e desperto para a complexidade da realidade humana, foi simultaneamente sensível e céptico, corrosivo e satírico, realista e metafísico, não poucas vezes desencantado. Desenvolveu a sua obra literária em paralelo com uma carreira como funcionário público mas a sua mentalidade foi sempre a de alguém independente  e que nunca abdicou de dizer o que pensa. A mesma  independência que levou à sua expulsão do colégio jesuíta Anchieta de  Nova Friburgo, por «insubordinação mental». O Brasil prestou-lhe homenagem imprimindo  o seu poema «Canção Amiga» nas notas de 50 cruzados.

A Identidade Básica: Ascendente em Balança, Lua em Balança, Sol em Balança

A identidade básica do nativo é toda ela marcada pela energia do signo Balança, um signo de elemento Ar.
O Ascendente Balança revela qualidades de liderança, força para fazer valer as suas opiniões e uma natureza profundamente social. Estes nativos têm um forte sentido da harmonia e do equilíbrio e procuram estabelecer a justiça, sendo muitas vezes reformadores sociais pois são muito sensíveis às ideias; podem por isso ter interesse pela Política , como foi o caso de Drummond de Andrade. São capazes de exercer uma forte influência sobre as massas, sendo líderes naturais de opinião.
Fisicamente estes  nativo são elegantes e atraentes e possuem um forte carisma. O amor, a família e o lar são também preocupações sempre presentes.
Gostam de deixar a sua marca no mundo e gostam de negócios onde possam administrar e influenciar. Gostam de viver rodeados de beleza e são amantes das artes, muitas vezes dotados de capacidades artísticas. 
A Lua está colocada no Nakshatra Swati, 3º pada. Esta estrela de nascimento tem regência de Rahu. Os nativos desta estrela manifestam características de irrequietude e necessidade de mudança, são independentes e sentem necessidade de superar o dualismo entre duas formas de ser , duas opiniões, etc. isto fá-los muitas vezes optar por um dos lados e,após essa decisão, é muito difícil fazê-los mudar. São muito sociáveis e gentis mas, quando zangados, são capazes de explodir facilmente. São teimosos mas honestos, imparciais e respeitadores de princípios.
A Lua está no signo Balança. Fisicamente, os nativos são magros e altos, com ar distinto e elegante.  Estas pessoas procuram continuamente a companhia de outros. No horóscopo de um homem esta posição da Lua indica que a  esposa tem uma importância muito grande em todas as esferas da vida do nativo. O sucesso destes nativos é inseparável da qualidade das suas parcerias. Funcionam melhor em cooperação do que trabalhando sozinhos. O casamento desempenha um papel muito importante nas suas vidas
Existe um talento natural para as Artes como a Literatura, a Pintura, a Música. Os nativos são inteligentes e com espírito. Se a Lua estiver bem colocada, alcançam grande sucesso após o casamento. O inverso sucede se a Lua está aflita.
O Sol no signo Balança indica uma natureza profundamente racional, analisando e discriminando todos os elementos antes de formular um juízo acerca da realidade. Esta posição do Sol produz a necessidade de experienciar a concórdia em todas as situações. O nativo detesta conflitos e, por vezes, abdica da sua opinião apenas para evitar confrontos.
Estes nativos têm grandes capacidades de investigação, podendo ser cientistas eminentes. O seu pendor para uma abordagem científica da realidade pode, por vezes, levá-los a desprezar a intuição; preferem os «factos» a qualquer compreensão obtida por intuição.
São amantes do luxo e do conforto e podem deixar-se levar pelos prazeres sensuais embora também seja forte a sua dimensão de espiritualidade interior. A sua polidez e delicadeza na abordagem aos outros faz deles excelentes diplomatas e mediadores de conflitos. Respondem essencialmente à racionalidade, sendo capazes de mudar as suas opiniões se convencidos por uma boa argumentação.

As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo

O Ascendente está ocupado por um «stellium» de 4 planetas: O sol, A Lua, Vénus e Rahu. Existe deste modo uma ênfase muito grande no desenvolvimento da identidade e nos relacionamentos. Esta é uma existência em que o indivíduo e todos os processos fundamentais da sua vida giram em torno do autodesenvolvimento nos dois planos – individualidade e singularidade e relacionamentos e parcerias.
Todas as áreas de vida estão por isso ao serviço desta dinâmica fundamental e por isso não é de estranhar que a obra deste grande poeta seja também o espelho da expressão desta subjetividade tão rica, complexa e muitas vezes angustiada – Rahu está presente e, na 1ª casa, perturba o sentimento interior de paz trazendo problemas novos a cada momento, crises pessoais, etc . Mas indica também uma pessoa que, durante toda a sua vida passa por grandes transformações, crescimento e mudanças. Rahu e Ketu neste eixo do horóscopo podem perturbar bastante  a vida conjugal. Ketu na 7ª casa traz pouca estabilidade, numa dinâmica em que o parceiro é simultaneamente  a pessoa mais importante e a mais limitativa na vida pessoal.
Vénus, regente do Ascendente encontra-se na 1ª casa  em mooltrikona e esta posição favorece o nativo tornando-o atraente e magnético para os outros, refinado, muito sociável e amante de tudo o que é belo. Vénus nesta posição  favoreceu grandemente a alma poética de Drummond de Andrade. Vénus  também rege a 8ª casa o que, em conjunto com Rahu, não favorece muito a saúde. O estado positivo de Vénus, no entanto, torna esta influência mais relacionada com a atracção para a vida espiritual. Segundo as palavras do poeta, metade de si era (a certa altura, pelo menos) «marxista» mas a outra era profundamente «espiritual e crente em Deus». Esta frase adequa-se bastante a um dos efeitos de Rahu nesta posição. De qualquer modo, a presença do regente do Ascendente, forte, na própria casa, é sempre sinal de um destino de relevo, como foi o caso deste grande poeta.
Marte, regente da 2ª casa, está na 11ª. Duas casas associadas com ganhos/realização dos desejos e desenvolvimento/acumulação de bens  indicam que o nativo seria bem sucedido em ambas as áreas. Drummond de Andrade desempenhou diversos cargos públicos ao longo da vida, ao mesmo tempo que desenvolvia a sua carreira como poeta e escritor e saiu-se bem em ambas, obtendo uma influência muito considerável pois tornou-se a figura que mais influenciou a cultura brasileira durante décadas. 
Mercúrio, regente da 9ª e da 12ª casas está colocado na 12ª, no próprio signo. Esta posição constitui várias assinaturas específicas: por um lado, forma um yoga vosi pois  está colocado na 12ª casa a partir do Sol. Este yoga indica talento, instrução, um bom carácter; está também colocado na 12ª casa a partir da Lua, o que constitui um yoga Anaphaa.  Este yoga favorece uma vida confortável, a aparência do nativo e o seu carácter. Por outro lado, ao estar no próprio signo e na 12ª, Mercúrio forma o yoga Vimala que indica uma pessoa frugal nos hábitos, nobre de carácter , de disposição amigável  e independente. Mercúrio está pois muito forte neste horóscopo, dando força à escrita e capacidades de comunicação do nativo.
Saturno na 3ª casa indica alguma tendência para se preocupar em demasia  e para alguma ansiedade mas assegura vitória sobre os obstáculos e o alcançar da fama por mérito pessoal.
Júpiter está na 4ª casa mas debilitado e, por isso, não favorece a aquisição de bens imóveis, nem os aspectos relacionados com a mãe. Enquanto regente da 6ª casa, perturba o sentimento subjectivo de bem estar ou felicidade doméstica. 
Entre as várias assinaturas (yogas) do horóscopo, saliento várias que estão habitualmente presentes em pessoas que atingiram grande proeminência e influência: um yoga Gaja-Kesari (Lua e Júpiter em kendras mútuas), indicando uma pessoa que será famosa e virtuosa; um yoga Bheri envolvendo Vénus, Júpiter e Mercúrio (Júpiter e Vénus que também é regente do Ascendente em kendras mútuas  e um forte regente da 9ª casa).Este yoga indica riqueza, fama, carácter, favorece a esposa e os filhos; um yoga Kalpadruma/Parijata entre Vénus e Júpiter (regente do Ascendente, o seu dispositor, o signo deste último e dispositores Navamsa estão no próprio signo ou signo de exaltação).A pessoa atinge grande destaque na vida social com esta assinatura. De referir ainda um yoga Sankha envolvendo Vénus,  a Lua e Mercúrio (regente do Ascendente e regente da 10ª casa juntos num signo cardinal e o regente da 9ª forte) com efeito semelhante. Para além destas assinaturas de sucesso, existem ainda dois Raja yogas- Lua e Vénus; Vénus e Júpiter- e Saturno é yogakaraka.  Todas elas indicam sucesso e altas realizações ao nível do poder, riqueza e influência pessoal.

Confirmação pela Navamsa

Na Navamsa Mercúrio, Saturno, Rahu e Ketu encontram-se em vargottama (estado equivalente à exaltação) o que é uma primeira e inegável evidência  de que este nativo desenvolveria uma  vida excepcional.
No entanto, a Navamsa também mostra algumas experiências problemáticas na vida desta pessoa: Júpiter , regente da 8ª casa colocado na 1ª e Vénus, regente da 1ª colocado na 8ª  estão em recepção mútua indica grande desenvolvimento espiritual mas provavelmente à custa de perdas e experiências dolorosas. Uma dessas experiências foi a perda de um filho, que viveu apenas meia hora. Saturno, regente da 9ª e da 10ª está colocado na 8º.  Deste modo, nem tudo seria sorte e alegria na vida deste grande poeta. A Lua e o Sol estão ambos na 10ª casa da projecção pública e do reconhecimento e status social. Asseguram deste modo que o nativo alcançaria fama e sucesso mas o seu dispositor inclina mais para a  transformação pessoal e o desenvolvimento espiritual do que para os bens mundanos e a riqueza material. 
Rahu está colocado na 6ª casa, a sua melhor posição, protegendo a saúde e assegurando o alcançar de riqueza. Aqui colocado mostra que a pessoa será respeitada e obterá ganhos materiais. Ketu, por seu lado, na 12ª casa, contraria os ganhos materiais pois indica muitas despesas  mas  favorece a compreensão profunda e espiritual acerca da realidade.
Marte, regente da 7ª e da 12ª está colocado na 3ª, no signo de debilitação. Prejudica a vida conjugal e  as iniciativas pessoais embora aumente extraordinariamente as capacidades de intuição. Mercúrio colocado na 5ª casa em Vargottama mostra uma inteligência superior, com uma extraordinária capacidade analítica e uma grande criatividade. Como regente da 2ª casa, também mostra que este nativo ganharia a vida através do uso criativo do intelecto e do poder do discurso. 
Quando Drummond de Andrade morreu em 17 de Agosto de 1987, estava activo o período principal (mahadasha) de Vénus e o sub-período de Mercúrio. Vénus rege o Ascendente tanto no horóscopo de nascimento como na Navamsa e também a 8ª casa na carta natal e encontra-se colocado na 8ª casa da Navamsa; Mercúrio rege a 12ª  do horóscopo de nascimento e a 2ª da Navamsa pelo que ambos os planetas têm estatuto de Marakas (capazes de infligir a morte) para este horóscopo.