Figuras da Ciência- W. Rontgen, Pai da Radiologia de Diagnóstico


Wilhelm Röntgen

27 de Março de 1845, 14 H
Lennep, Alemanha, 51 N 11; 7E 15
Local Mean Time 7E 15
(Espólio de Lois Rodden)
Röntgen  foi um dos grandes pioneiros da História da Medicina: a sua descoberta, em 1895, dos Raios- X, revolucionou os meios de diagnóstico e permitiu salvar muitas vidas. Por esta descoberta, Röntgen ganhou o prémio Nobel  em 1901. Doou o dinheiro do prémio à universidade de Wurzburg. Este homem foi um investigador extremamente arguto  mas foi também um grande filantropo e  um homem modesto: recusou dar o seu nome aos raios que descobriu e chamou-lhes «Raios- X». Também não quis patentear a sua descoberta: preferiu que ela pudesse beneficiar  toda a humanidade. A sua generosidade e os efeitos da inflação causada pela 1ª guerra mundial fizeram com que  chegasse ao fim da sua vida em estado de falência financeira. Também pagou um elevado preço pela investigação que fez com a radiação ionizada, tendo contraído um carcinoma nos intestinos que causou a sua morte. A História da Medicina e a humanidade prestam-lhe homenagem sempre que recorrem às técnicas de imagem para o diagnóstico das doenças.
A Identidade Básica: Ascendente Caranguejo, Lua em Escorpião e Sol em Peixes

A Lua está colocada no Nakshatra de Anuradha, 1º pada. Esta estrela de nascimento tem a regência de Saturno. Os seus nativos são amigáveis, procurando a harmonia  e a superação de todos os opostos na realização de uma causa comum. Estas pessoas sentem que todas as oposições são relativas e que existe uma união básica entre todas as forças vitais. Buscam a coesão, a cooperação e a ligação entre as pessoas, tendo excelentes capacidades de liderança e de mediação em caso de conflito entre grupos.

O Ascendente Caranguejo   revela uma pessoa com forte percepção subjectiva da realidade. Mentalmente, este nativo tem uma  imaginação poderosa, uma atitude amigável e calorosa em relação aos outros e um forte pendor para proteger um qualquer grupo por quem se sinta   responsável. Proteger, cuidar, nutrir, são palavras-chave para este signo. As relações humanas , a estabilidade emocional e a segurança são também factores essenciais.  O regente do Ascendente  encontra-se colocado na 5ª casa, o que é bastante auspicioso. Na família ou no trabalho, este nativo tende a estender  a sua necessidade de proteger a todos os que, de algum modo, tenham uma relação de dependência em relação a si.  Röntgen, ao oferecer à humanidade as potencialidades da sua descoberta,  estendeu essa necessidade básica de «cuidar» à humanidade inteira.
A Lua em Escorpião mostra uma personalidade intensamente magnética, muito emocional e concentrada nas suas próprias  percepções; auto-confiante e  determinada, embora possa ter períodos de ansiedade e de depressão. Escorpião sente um fascínio pela energia , buscando formas de a  canalizar e dominar,  não admirando por isso o interesse manifestado por Röntgen em relação a esta matéria. A energia é uma expressão do poder, e o domínio das várias formas de energia corporifica o auto- poder que é tão caro aos nativos de Escorpião. Este controlo tem relação directa com a necessidade destes nativos se sentirem em segurança.
O  Sol em Peixes acentua a natureza profundamente emocional deste nativo que tem toda a sua identidade básica no elemento Água. Peixes tem natureza mutável, tendo  dificuldade em focar-se em objectivos práticos e rotineiros. Pode ser hesitante e flutuante nas intenções e irrequieto  e mutável nas acções nem sempre parecendo coerente para os outros. A sua inteligência e perspicácia intuitiva permitem-lhe compreender muitas coisas por insight e esta capacidade intuitiva desempenhou um papel importante na investigação de Röntgen.  Este nativo é naturalmente inclinado para o altruísmo e o auto-sacrifício, para o serviço em prol dos outros e esta faceta é bem visível na vida deste cientista.  O Sol está colocado na 9ª casa, o que é uma excelente posição, tanto mais que está acompanhado de benéficos incluindo o regente do Ascendente (formando o yoga Chaamara). Esta configuração revela um  forte propósito de vida através do qual o seu conhecimento é usado de forma altruísta e nobre. Apesar das inúmeras honras que lhe atribuíram, Röntgen manteve a sua modéstia ao longo da vida.
As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo
O regente do Ascendente está colocado na 5ª casa, criando um forte propósito de vida .Esta colocação favorece a inteligência, a criatividade, a educação, a fama e a riqueza.  Indica um forte crédito trazido para esta vida e um destino que repete um caminho anterior. Rahu também está aqui colocado, indicando que a pessoa terá poucos filhos ou problemas com eles, como abortos (Röntgen não teve filhos seus mas adoptou uma sobrinha de 6 anos). Esta posição de Rahu também não favorece a paz mental ,podendo causar depressão e instabilidade emocional.
O sol está colocado na 9ª casa revelando uma mente com inclinação religiosa ou espiritual, interessada em descobrir as verdades mais profundas da vida. Está em conjunção com Júpiter, Vénus e Mercúrio. A relação entre  o Sol e Mercúrio  forma o yoga Nipuna, expressão da inteligência , da capacidade para conhecer e do respeito que os outros lhe mostrariam. Júpiter, Vénus e Mercúrio estão em conjunção com o regente da 9ª casa o que forma um yoga Brahama, indicando fama, riqueza, sorte, conhecimento superior.
 Vénus e Júpiter, por sua vez, formam um poderoso Raja Yoga , pois regem uma casa trikona e uma kendra, estando em conjunção. Além disso, Vénus é regente da 11ª casa , a casa da realização dos desejos e dos ganhos; Mercúrio rege a 3ª casa da iniciativa, da comunicação e da escrita. De modo que este «stellium» na 9ª casa indica um destino em que muitas honras e sucesso estavam destinados para esta pessoa. E também mostra um espírito generoso e altruísta.  Envolvendo o Sol, mostra um destino poderoso e tocado pela sorte.
Saturno está no próprio signo  na 7ª casa, indicando a possibilidade de fama e popularidade  e característica de lealdade por parte do companheiro mas poderá haver alguma frieza a nível emocional ou na expressão do cônjuge ou nas características da própria união.
Entre as várias assinaturas (yogas), saliento as seguintes: Marte forma um Sunaphaa yoga pois está colocado na 2ª casa a partir da Lua:  indica que o nativo terá inteligência, dinheiro e fama; Júpiter e Vénus formam um Kaahala yoga (os planetas estão em  kendras mútuas e o regente do Ascendente é forte)- este yoga indica características de coragem, inteligência e determinação, força e capacidade de liderança.  Júpiter, Vénus e Saturno formam um yoga Mridanga (estão no próprio signo ou exaltados  em casas trikona ou kendra e o regente do Ascendente é forte). Trata-se de um poderosa assinatura que indica que  a pessoa será «igual a um rei»; Júpiter Vénus e Mercúrio formam ainda um yoga Saraswati (estão numa casa trikona e Júpiter está no próprio signo). Este yoga dá inteligência e  talento e  faculta admiração e fama. Marte e Júpiter formam um yoga Sankha pois estão em kendras mútuas e o regente do Ascendente é forte (e regem a 5ª e 6ª casas). Este yoga mostra uma pessoa bondosa, inteligente, com família com boas qualidades. Marte é também yogakaraka, indicando sucesso e realizações. 
Confirmação pela Navamsa
O Ascendente Navamsa  «cai» na 9ª casa do horóscopo natal. A procura de conhecimento e uma visão espiritual da vida desempenhariam um papel importante na vida de Röntgen. Ketu está presente na 1ª casa, reforçando as características de espiritualidade da personalidade, uma natureza intuitiva e grande capacidade de discriminação. O regente do Ascendente está colocado na 11ª casa, uma excelente posição para permitir alcançar ganhos e a realização dos desejos. No entanto está debilitado, o que acaba por destruir boa parte do carácter auspicioso desta colocação: Röntgen recebeu prémios, medalhas , honras, etc, tendo também ganho o prémio Nobel da Física (1901) no entanto, no final da vida entrou em falência tendo assim perdido a maior parte do que tinha ganho.
O sol na 9º casa confirma a importância da investigação na vida deste cientista como o principal foco do destino nesta existência.
Saturno está na 6ª casa favorecendo a aquisição de riqueza e de popularidade  conquistados pelo uso do intelecto mas também indica obstáculos que é preciso vencer e problemas de saúde. A Lua também está colocada na 6ª casa reforçando a possibilidade de problemas de saúde e tendência para o nervosismo. 
Marte, o regente da 9ª casa, está colocado na 7ª em conjunção com Rahu. Esta posição de Marte não é benéfica para os relacionamentos conjugais  e traz problemas no relacionamento com a família. Enquanto regente da 9ª aqui colocado, no entanto, atenua os problemas com o cônjuge e Marte tem uma função menos disruptiva a esse respeito. Porém,  Marte está aflito por Rahu  e isso pode trazer doenças ligadas aos intestinos e ao abdómen. Roentgen faleceu vítima de carcinoma no intestino depois de ter estado exposto a radiação ionizada devido às suas investigações.
Vénus rege a 3ª e 8ª casa sendo um indicador da longevidade do nativo. Como regente da 8ª casa, a colocação na 5ª casa não favorece os filhos.  Quando Röntgen  morreu estava operante o período principal (mahadasha)  da Lua (regente do Ascendente no horóscopo de nascimento) e o sub-período de Vénus. As casas de longevidade são simultaneamente casas de morte e de doença. 
Quando ganhou o Prémio Nobel, em 1901, estava operante o período principal (mahadasha) de Vénus, regente da 11ª casa no horóscopo natal (relacionada com os ganhos e a realização dos desejos) e o sub-período era o de Saturno, regente da 11ª casa na Navamsa .