Ícones da Cultura Popular- Marilyn Monroe

Marilyn Monroe
1 de Junho de 1926, 9h 30 m
Los Angeles, US, 34N 03; 118W 15
Timezone: 8h W(standard time)
(Espólio de Lois Rodden)
Marilyn Monroe foi, de acordo com a TV Guide Network, em declaração de 2009, a maior sex symbol  da história do cinema.  A sua vida, no entanto, foi quase sempre infeliz e problemática. Em criança, nunca teve um lar estável nem a afeição que uma criança deve ter: andou de lar em lar adoptivo, sem estabilidade e em alguns com ameaça de abuso sexual. Como estrela de cinema conseguiu destacar-se, não apenas pela beleza e hipersexualidade mas também pelo talento: foi nomeada  para o Globo de Ouro e para o prémio BAFTA mais do que uma vez e ganhou um Globo de Ouro  pelo seu desempenho em «Some like it hot». Mas o estrelato  também não lhe trouxe felicidade, nem os vários casamentos. E, tal como  sucedeu com a sua curta vida, também a  sua morte permanece duvidosa, nos meandros da ligação com figuras importantes da política americana. Ao morrer tornou-se num mito e num ícone da cultura Pop, perfeito e inatingível como a sua vida nunca foi.
A identidade Básica: Ascendente em Caranguejo, Lua em Peixes e Sol em Touro
O Ascendente em Caranguejo indica uma pessoa muito afectuosa e com necessidade de se relacionar. A segurança e a protecção do lar são essenciais para estas pessoas. O facto de Marilyn nunca ter podido sentir essa segurança no período da infância e da adolescência deve ter tido um efeito devastador  na  estrutura da sua  psíque, explicando a dependência da actriz em relação a substâncias calmantes, a sua dificuldade em dormir, etc. Os nativos com Ascendente em Caranguejo necessitam de experiências subjectivas de intimidade e são muitas vezes dependentes a esse nível. Revelam também um modo tímido de ser  e uma empatia bastante grande em relação ao sofrimento dos outros.
A sua imaginação poderosa leva-os também a fixarem-se muitas vezes em experiências passadas, sobretudo as que não correram bem, tendendo a sentir-se deprimidos por causa disso. Nos negócios podem ser muito criativos e persistentes. 
A Lua em Peixes associada ao Ascendente Caranguejo aumenta a susceptibilidade do nativo perante os sentimentos e emoções. A percepção do mundo é profundamente emocional e o nativo tem dificuldade em manter uma postura fria e distanciada em relação à realidade que lhe aparece em tonalidades de «gosto » «não gosto» mais do que em características descritivas objectivas. A Lua em Peixes tem uma natureza irrequieta, é bastante espiritual na abordagem do mundo  e gosta de se perder no sonho e no devaneio da fantasia. Infelizmente também é muito permeável a todas as substâncias aditivas, no intento de se situar numa realidade emocionalmente não assustadora.
Os nativos com a Lua em Peixes gostam de viajar, de contactar com a arte e a literatura, são idealistas e buscam o «amor perfeito» capaz de lhes transpor as portas do paraíso. Este excesso de idealismo associado a pouco espírito prático pode causar-lhes bastantes percalços na vida, a menos que a Lua esteja bem colocada no horóscopo. Uma lua em Peixes desfavorável rouba a possibilidade de felicidade pessoal e dá aos nativos um destino de solidão. 
O Sol em Touro, com elemento Terra, é o factor de equilíbrio nesta combinação, o  seu desejo e luta pela estabilidade e a persistência em alcançar os seus desígnios dão um contributo fundamental para a integração dos diversos aspectos da personalidade. Porém, também Touro necessita, para funcionar bem, da estabilidade da vida familiar para ser bem sucedido. A família, o parceiro, são os pontos de referência que  dizem ao nativo que vale a pena lutar para alcançar os seus objectivos. Sem esse incentivo, a imensa sensualidade própria do signo, o seu amor pelo luxo e pelo conforto apenas escondem o medo do vazio. Não é difícil adivinhar que esta mulher, que a certa altura parece ter tido a possibilidade de alcançar tudo o que desejava no mundo, tenha afinal tido a desventura de nunca ter tido aquilo que, no fundo, seria a única coisa capaz de a fazer feliz: uma família estável, carinhosa e apoiante
As Assinaturas Básicas do Destino no Horóscopo
Marte regente da 5ª casa e da 10ª, um yogakaraka, portanto, está colocado no Ascendente, assegurando fama e sucesso, riqueza, etc. No entanto, está também  no signo de debilitação e, por isso, indica  muita tensão mental, sobretudo em períodos críticos;  arruína a felicidade das parcerias e relacionamentos pessoais ou de negócios e do casamento. Nem uns nem outros seriam felizes na vida desta actriz. 
A Lua em Peixes está colocada na 9ª casa uma posição favorável que indica um temperamento recto e interesse pela religião, misticismo, conhecimento espiritual. A actriz desempenhou vários papeis em que representou o tipo de «loura bonita e burra» mas o seu horóscopo indica que ela tinha inteligência e interesses bem menos frívolos do que os papeis  que algumas vezes representou.
O eixo Rahu/Ketu está na 10ª e 4ª casa. Rahu na 10ª casa indica a vontade de ter uma carreira que a definisse perante os outros e lhe permitisse  reconhecer o seu  valor . Está em conjunção com Vénus .Vénus aqui assegura o sucesso em relação com a Arte, o Belo, etc. e adapta-se perfeitamente às escolhas que Marilyn fez, primeiro como modelo e, finalmente, como actriz.  O seu imenso desejo de reconhecimento ia, no entanto, muito para além da riqueza e do sucesso material. Vénus é o dispositor do seu Sol natal e anseia pelo reconhecimento de um valor humano e individual como pessoa e não apenas pelo que se faz para ganhar a vida; pretende  alcançar o reconhecimento de que se é alguém com valor intrínseco e merecedor de ser amado. A carreira também influenciaria decisivamente as parcerias amorosas da actriz.
O Sol Júpiter e Mercúrio, estão na 11ª casa, no signo de Vénus. Como regente da 9ª casa, Júpiter assegura aqui que o destino permitiria o alcançar da fama e do sucesso, pelo menos a nível material e profissional. A sociedade haveria de reconhecer o trabalho da actriz. O sol, regente da 2ª casa, colocado na 11ª, casa dos ganhos e do lucro, confirma esse sucesso material e as honras sociais. Mercúrio, regente da 3ª casa e da 12ª, está retrógrado, mostrando o contraponto subjectivo do sucesso material em despesa, isolamento, solidão. Indica também que a sua inteligência real ficaria invisível para o público. O Sol e Mercúrio formam o yoga Nipuna, que indica instrução, inteligência, capacidades intelectuais desenvolvidas. É sabido que Marilyn, farta de desempenhar papeis de sedutora, quis mostrar que era mais do que um corpo, estudando no Actor’s Studio para melhorar o seu desempenho. Mas nunca ninguém  desejou ver nela mais do que o estereótipo de mito sexual e as qualidades intelectuais  permaneceram escondidas, como é próprio da 12ª casa. 
Saturno, colocado na6ª casa ajuda a vencer os inimigos mas aponta a possibilidade de perdas por causa deles e desapontamentos ou oportunidades perdidas. Sendo o regente da 7ª casa indica que as parcerias e os companheiros seriam uma fonte de desapontamentos e infelicidade. E, como regente da 8ª casa indica perdas e problemas de saúde.
Entre as assinaturas (yogas) mais relevantes no horóscopo, refiro: o yoga Vosi (Vénus colocado na 12ª casa a partir do Sol) e o yoga Sunaphaa (Vénus na 2ª casa a partir da Lua) e que indicam sucesso, fama, talento, inteligência, bom carácter; o yoga Chaamara (a Lua e Vénus, 2 benéficos na 9ª e 10ª casas) que também apoia a inteligência, o bom carácter, a eloquência, a instrução; Marte forma dois yogas Raja Sambandha indicando uma pessoa famosa e importante na sociedade; o Sol, Mercúrio, e Júpiter formam, cada um , um maha yogada,  assinatura de riqueza, influência e poder. A actriz tem também o maléfico yoga Sarpa, um Naabasha yoga,(maléficos em 3 casas Kendra) que indica infelicidade, obstáculos, dependência de outros, destruição da sorte.  As casas Kendra são os pilares do horóscopo e, quando os maléficos estão aí situados, os factores de sorte do destino individual ficam seriamente comprometidos. 
Confirmação pela Navamsa
O Ascendente Navamsa «cai» na 7ª casa do horóscopo de nascimento. Os relacionamentos pessoais e as parcerias desempenhariam um papel fundamental no processo de construção da identidade e de  desenvolvimento pessoal.
A Lua está colocada no próprio signo na 7ª casa, indicando casamento cedo e melhoria das condições de vida após o casamento. Marilyn teve o primeiro casamento muito cedo, como alternativa para escapar ao orfanato.
Mercúrio está na casa que rege, no signo da sua exaltação, comprovando as características de inteligência, interesse por assuntos religiosos ou espirituais e sucesso alcançado. É o dispositor do Sol, colocado na 6ª casa, em conjunto com Ketu, seu inimigo. O sol rege a 8ª casa e, colocado na 6ª assegura coragem na luta contra os obstáculos mas dá um temperamento agressivo  ao mesmo tempo que reduz a longevidade do nativo. Ketu nesta posição  reforça estes aspectos podendo indicar inimigos poderosos e levar a pessoa a confrontar-se com pessoas desonestas ou desleais.
Marte, regente da 11ª casa dos ganhos (e da 4ª) está em conjunção com Rahu  na 12ª casa. Esta não é uma posição favorável, indica desperdício da riqueza e dos ganhos, casamento cedo que termina em divórcio, felicidade pessoal inexistente, desejos insaciáveis que levam a despesas incontroláveis.
Vénus está bem colocado na 5ª casa, no próprio signo, indicando muita criatividade e fome de sucesso. Mas a conjunção com Saturno, regente do Ascendente Navamsa, perturba os aspectos glamorosos de Vénus atrasando, trazendo obstáculos ou tornando mais lento o percurso para a ribalta.
Durante a sua curta vida, Marilyn experienciou três períodos principais (maha dasha): nasceu no período de Júpiter, passou os infelizes anos da infância e adolescência no período dasha de Saturno, regente da 7ª e 8ªcasas (de 11 de Janeiro de 1933 até 11 de Janeiro de 1952) e conheceu o estrelato e o sucesso na carreira durante o período de Mercúrio, que teve início em 1952 e decorreu até à sua morte a 5 de Agosto de 1962. O período de Mercúrio permitiu-lhe alcançar o sucesso material mas não lhe deu a felicidade pessoal. Quando morreu, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecida, estava operante o sub-perído de Rahu. Mercúrio rege a 12ª casa no horóscopo (simbolicamente representa a «perda» da 1ª casa, isto é a existência); Rahu está colocado na 12ª casa, na varga Navamsa. A 12ª casa é também muitas vezes apontada  como «a próxima existência». Findou a existência terrena, começou o mito.

Deixe um comentário a sua opinião conta