Relações Naturais entre os Planetas

Na Astrologia Jyotish os planetas , de  acordo com o seu tipo e função energética  são considerados amigos, inimigos ou com relação neutra. Os planetas amigos  são aqueles cuja energia se intensifica quando os planetas se relacionam, exprimindo-se positivamente; os planetas inimigos  são aqueles cuja energia é bloqueada pela associação, exprimindo-se de forma negativa no horóscopo de acordo com o tipo de relação que cada um dos planetas tem em relação ao outro. Assim, numa relação entre a Lua e Mercúrio em que Mercúrio é inimido da Lua e  esta é amiga de Mercúrio a expressão  da energia de ambos  é enfraquecida pela associação mútua; os planetas neutros como o nome indica, não são nem beneficiados nem prejudicados com a associação. Na prática, porém, os resultados mostram uma mescla de efeitos positivos e negativos.

Para permitir aos leitores um melhor acompanhamento  e compreensão das interpretações astrológicas, disponibilizamos a  tabela das relações naturais entre os planetas.
Estas relações naturais podem ser modificadas pela posição/regência específica dos planetas em relação  às  casas do horóscopo,  e pelas relações entre os planetas que daí decorrem, designando-se essa relação como temporal.  Falaremos  deste aspecto num próximo artigo.
TABELA DAS RELAÇÕES NATURAIS ENTRE OS PLANETAS
Planeta
Amigos(Mitra)
Neutros (Sama)
Inimigos (Satru)
Sol
Lua, Marte, Júpiter
Mercúrio
Vénus, Saturno
Lua
Sol, Mercúrio
Marte, Júpiter, Vénus, Saturno
Não tem
Marte
Sol, Lua, Júpiter
Vénus, Saturno
Mercúrio
Mercúrio
Sol, Vénus
Marte, Júpiter, Saturno
Lua
Júpiter
Sol, Lua Marte
Saturno
Mercúrio, Vénus
Vénus
Mercúrio, Saturno
Marte, Júpiter
Sol, Lua
Saturno
Mercúrio, Vénus
Júpiter
Sol, Lua, Marte
Adicionalmente, no que se refere a Rahu , considera-se que  Vénus Mercúrio  e Saturno são seus amigos;  Marte Sol e Lua  são ininigos Júpiter   é neutro; quanto a Ketu, Sol, Lua e Rahu são inimigos, Marte, Saturno e Vénus são amigos e Mercúrio e Júpiter são neutros. Alguns autores não fazem a distinção entre Rahu e Ketu no que se refere às relações de amizade, no entanto, consideramos muito pertinente fazê-lo.
Nota: As relações naturais  entre  planetas  não são sempre recíprocas. Por ex., Mercúrio é inimigo da Lua mas esta é amiga de Mercúrio; Marte é neutro em relação a Mercúrio   mas  Mercúrio é inimigo de Marte, etc.
Determinar a relação entre os planetas é essencial para poder interpretar corretamente os seus efeitos no horóscopo.

4 comentários em “Relações Naturais entre os Planetas”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário