Determinar a Melhor Profissão/Carreira no Horóscopo

A carreira ou profissão é, nos dias de hoje,  o modo habitual de «ganhar a vida» pois todos precisamos de assegurar um mínimo de recursos materiais, financeiros e intelectuais para garantir o sustento da existência.   
A carreira é também uma forma de realização pessoal do «dharma»ou propósito de vida de cada um de nós, a expressão da nossa «missão de vida» que ultrapassa em muitos aspectos   os objectivos materiais.
Este artigo procura responder à questão: Como  determinar  qual a melhor carreira ou profissão para mim, de modo a realizar-me e a alcançar o máximo sucesso? Vários autores clássicos da Astrologia Védica/Jyotish explicaram quais os elementos  do horóscopo que melhor nos ajudam a determinar a resposta a essa questão. Segue-se uma síntese dos principais aspectos  que, no horóscopo individual, nos ajudam a responder:
Que Carreira/Profissão é Melhor para Mim e em Que Lugar?

1)      Começamos por analisar a 10ª casa a partir do Ascendente e da Lua se esta última for forte no horóscopo. Comparamos seguidamente qual das duas perspectivas é mais forte globalmente.

 2) Observamos qual o Navamsha (divisão de um signo em nove partes) em que «cai» o regente da 10ª casa do horóscopo natal e  qual é o seu regente. Este planeta (cf  B. V. Raman, A Catechysm of Astrology) é um dos factores mais importantes para determinar qual a missão de vida da pessoa (de acordo com os  indicadores (Karakas)  de profissão associados aos vários planetas.

  3)Para determinar o melhor lugar (geograficamente falando) para atingir sucesso na carreira: Todos os signos ( e planetas) estão relacionados com uma direcção espacial geográfica específica-
a)      vemos qual o signo que está na cúspide da 10ª casa;
b)   Vemos em que signo se encontra o planeta que rege o  Navamsha do regente da  10ª casa;
c) vemos o signo em que se encontra o Sol. De todos estes elementos, o regente Navamsha e a sua localização são o primeiro factor a considerar, em termos de importância, tanto na decisão de qual a melhor carreira como do lugar onde ela terá mais sucesso;  os restantes são complementares. Na decisão de qual a melhor direcção, todos estes elementos deverão ser considerados  e integrados numa perspectiva global.
d)Vemos onde se localiza o planeta regente da 10ª casa da Navamsha no horóscopo de nascimento e o seu estado( localização por signos, casa, etc.).
e)      Vemos  a localização do regente da 10ª casa do horóscopo de nascimento na varga Navamsha (D-9) e naDasamsha (D-10) e qual o seu estado em ambas as vargas.
f)       Analisamos a 1ª casa da Navamsha e o seu regente. O regente do Ascendente Navamsha indica o impulso interior da pessoa e qual é a sua orientação espiritual. Anotamos  também se há planetas na 1ª casa da Navamsha pois, segundo o sábio Chintamani, planetas fortes no Ascendente Navamsha indicam sucesso e obtenção de riqueza sem muito esforço. Ainda segundo o mesmo sábio, planetas fracosnesta  posição da Navamsha indicam que os esforços da pessoa nunca darão muito resultado na acumulação de riqueza. Para Chintamani,  o signo que está a ocupar a10ª casa ou o signo Navamsha do regente da 10ª casa indicam a direcção geográfica onde a pessoa poderá alcançar a riqueza mais facilmente.
g)      Vemos qual o pada (parte) do Nakshatra ocupado pelo regente do Ascendente Navamsha e qual é o seu regente. A análise das características deste Nakshatra e da parte específica referida mostra as inclinações naturais espirituais do nativo e, por isso, ajuda a perceber  a sua personalidade e «vocação».
h)      Analisamos o Sol e as suas características e estado no horóscopo de nascimento.
i)        Tendo em conta  o princípio da correspondência das casas, analisamos a 7ª casa no horóscopo pois a 7ª  é a 10ª casa a partir da 10ª, sendo um elemento importante para indicar a profissão e a carreira. E, tal como se fez para o regente da 10ª casa, analisamos  a posição do regente da 7ª casa nas vargas Navamsha (D-9) e na Dasamsha (D-10). A Navamsha indica as inclinações da personalidade interior da pessoa e aDashamsha indica os aspectos relativos à ação/profissão.
j) Quando um determinado  planeta aparece em diferentes vargas em papeis importantes de carreira- (por ex., regente do Ascendente no horóscopo, regente da 10ª na Navamsha regente do Ascendente  na Navamsha, deve considerar-se esse planeta como dominante na definição da carreira pública da pessoa. O seu papel é definido pelos significados das  profissões que lhe estão associados.
Nota: Todos os outros planetas do horóscopo devem ser vistos complementarmente na determinação de qual a melhor carreira e analisada a sua força, aspectos para os indicadores de carreira, etc.

Qual o Nível de sucesso/Insucesso Que Posso Esperar?

O primeiro aspecto a ter em conta é o estado dos planetas directamente envolvidos com os significados da carreira. Se são fortes, é de esperar que a pessoa obtenha o reconhecimento público, sob a forma de status, respeito e  posição na carreira acompanhados dos recursos materiais e financeiros que lhe proporcionem uma vida confortável.  O contrário será de esperar  quando esses planetas estão fracos/aflitos.

1.   Mantreswara, o  sábio autor da obra Phaladeepika, um dos textos clássicos da Jyotish afirma que, quando o regente do Navamsha ocupado pelo regente da 10ª casa do horóscopo de nascimento tem uma boa relação com os outros indicadores da carreira (regentes da 10ª e da 7ª casa) e com o Sol existe uma percentagem elevada de que o nativo obtenha reconhecimento a nível profissional.
2.  Ainda segundo este sábio, quando o  regente do  Navamsha ocupado pelo regente da 10ª casa não tem uma ligação forte com os indicadores de carreira, dificilmente a pessoa obterá reconhecimento a nível profissional ou terá uma carreira com visibilidade.  Isto pode ser atenuado  se esse planeta tem a  regência de casas benéficas no horóscopo de nascimento ou está colocado no próprio signo ou no signo de exaltação.
3. Segundo o BrihatHora Sastra do sábio Parashara, a maior autoridade na Astrologia Jyotish, há também  que ter em conta o  planeta atmakaraka. Este planeta representa a alma, o princípio espiritual que anima a personalidade de cada um de nós.  A 10ª casa a partir do signo onde está colocado o atmakaraka nas vargas divisionais (especialmente  a Navamsha) dá indicações de primeira importância acerca do sucesso do nativo a nível profissional e de carreira:
Se a 10ª casa a partir da posição do atmakaraka na Navamsha (e que tem o nome de Karakamsha) receber o aspecto de um planeta benéfico, o nativo tem assegurado o alcançar de sucesso material e características positivas associadas à personalidade: inteligência, força, sagacidade. Os aspectos  de Vénus e Mercúrio trazem muitos ganhos nos negócios e predispõem a pessoa para a realização de boas acções; Se a Lua e o Sol  estiverem conjuntos ou em aspecto com essa casa, o nativo «ganhará um reino», isto é, obterá muitas honras e riqueza.
Se um planeta maléfico lança aspecto  ou está colocado na 10ª casa a partir da posição do atmakaraka na Navamsha , haverá, segundo Parashara, prejuízo na profissão e o nativo também não gozará dos benefícios da relação paterna.
4.  Se o regente da 10ª e o regente da 10ª casa a partir da Lua estiverem, no horóscopo de nascimento, combustos, debilitados, em signo inimigo ou receberem aspectos maléficos, a pessoa sentirá  dificuldade, ao longo da vida, em obter reconhecimento profissional e visibilidade na carreira.
5.       Quando o  regente da 10ª casa está colocado na 6ª.  ou 12ª casas, o nativo não obtém reconhecimento material na carreira, mesmo que esse regente seja um planeta benéfico pois os seus efeitos serão destruídos pela colocação nessa casa, a menos que os outros indicadores da carreira sejam muito fortes no horóscopo.
6.       De modo geral, observamos atentamente a 10ª casa e, se houver  planetas aí colocados, analisamos o seu estado. Se estiverem fortes, indicam sucesso na realização pessoal da missão de vida. Marte e o Sol, especialmente, promovem a reputação, visibilidade social e o reconhecimento profissional. O contrário acontece se há planetas fracos aí colocados. Analisamos os aspectos para a 10ª casa e para o regente desta. O carácter benéfico ou maléfico destes afecta a capacidade de sucesso e obtenção de reconhecimento público pelo trabalho realizado pelo nativo. Vemos também se existe uma relação favorável entre o regente da 10ª casa e o regente do Ascendente pois a 1ª casa encerra as sementes de todo o potencial da pessoa .Com uma 1ª casa fraca o sucesso é problemático. Pelo mesmo motivo analisamos o estado e a força doSol e do seu signo. Ninguém alcança muita visibilidade, fama ou riqueza com um Sol fraco.
Quais os períodos Potencialmente Mais Problemáticos/Desfavoráveis?
Os períodos vimsottari dasha dos planetas regentes da6ª, 8ª e 12ª casas a partir da 10ª casa são períodos de incerteza, obstáculos, dificuldades na carreira, perda de status etc.:
1)      O período dasha do planeta regente da 3ª casa  (ou dos planetas aí colocados) do horóscopo (6ª  a partir da 10ª), traz conflitos em relação a subordinados, empregados etc, que põem em causa o respeito devido ao nativo pelo exercício das suas funções.
2)      O período dasha do regente da 5ª casa do horóscopo ou dos planetas aí colocados (8ª a partir da 10ª) traz mudanças súbitas de transformação e de destruição e renascimento da carreira, mudanças no estilo de liderança, nova forma de encarar a reputação na carreira, etc.
3)      O período dasha do regente da 9ª casa do horóscopo ou dos planetas aí colocados (12ª a partir da 10ª) traz a perda de envolvimento  da pessoa nos assuntos referentes à carreira, reconhecimento público, etc., Pode haver perda de posição na carreira, deslocamento do envolvimento da pessoa para actividades mais espirituais que lhe fazem perder o interesse pelos aspectos mais mundanos. 
No próximo artigo exemplificarei a aplicação dos  aspectos descritos na análise de um horóscopo.

Deixe um comentário a sua opinião conta