Grandes empreendedores- Warren Buffet


Warren Buffet
30 de Agosto de 1930, 15h
Omaha, Nebraska, US, 41N16 ; 95 W 56
Timezone: CST 6h W (standard time)
Warren Buffet é considerado  como o maior investidor financeiro do sec. XX. Desde criança que revelou interesse em fazer e poupar dinheiro. Quando jovem estudante, vendeu diversos artigos porta a porta, trabalhou no armazém de mercearias do avô e, ainda estudante do ensino secundário, fez dinheiro a  entregar jornais, a vender bolas de golfe, selos, etc.  Tornou-se milionário em 1962; e bilionário em 1990.  No ano de  2006 doou 99% da sua imensa fortuna. Mesmo assim, em 2008 foi considerado o homem mais rico do mundo; em 2012 a Time considerou-o uma das pessoas mais influentes do mundo.
A Identidade Básica: Ascendente Virgem, Lua em Escorpião e Sol em Leão
O Ascendente no signo Sagitário   indica uma pessoa ativa e jovial, normalmente com corpo bem proporcionado e  com  temperamento franco e honesto.  As pessoas com este Ascendente  tendem  para alguns excessos, facilitados pela natureza social das suas interacções, sobretudo ao nível da comida e da bebida, pelo que o excesso de peso é uma constante.  
Os nativos   com Ascendente Sagitário possuem uma  personalidade amável e optimista, embora tendam a esconder os seus problemas para manterem as aparências. Nem sempre são honestos em relação  aos seus próprios sentimentos.  Dão grande importância às interacções sociais e gostam de viajar e de socializar.
O nativo de Sagitário é um sonhador e um idealista.  A sua natureza é, em geral, gentil  e fraterna, ,procurando ver sempre e o lado mais positivo das coisas e dos outros. Ama a liberdade e  todos os constrangimentos que a limitam  fazem –no sentir  o forte impulso para romper com essas limitações.
A sua inteligência é orientada para os aspectos filosóficos e o seu mundo é  constituído por sólidos princípios e valores, dos quais sobressaem  o amor pela verdade e  pela justiça. O seu espírito é profundamente generoso; Sagitário é capaz de dar tudo o que tem  para ajudar os outros, devido à sua generosidade natural.
O  signo Sagitário possui elemento Fogo e a sua energia é mutável. Precisa de se soltar das  dependências  e rotinas do quotidiano em nome de uma liberdade sempre activa, que caracteriza o seu amor pela aventura, pelos espaços abertos , pelo desporto, etc. 
A Lua em Escorpião tem elemento Água e a sua energia é fixa. A associação entre estes dois signos produz uma faceta de subjectividade e exterioridade simultâneas,  pois à tendência para o carácter reservado e à necessidade de segredo de Escorpião, junta-se a alegria efusiva de Sagitário socialmente orientado. A  auto-confiança  e espírito resoluto de  Escorpião aliados à franqueza honesta de Sagitário, produz uma pessoa  extrovertida e bem humorada, embora o nativo possa ter alguns  períodos em que se sente desmotivado ou deprimido, como sucede algumas vezes com Escorpião. Escorpião é um signo de Marte e, embora a relação por elementos não  seja harmoniosa ( o Fogo  de Sagitário com a Água de Escorpião)   a relação de Marte com o regente de Sagitário,   Júpiter, é harmoniosa, pois Júpiter  é amigo de Marte.
Esta combinação de signos também torna a pessoa conservadora, preferindo os padrões tradicionais a qualquer mudança  que ameace o sentido de segurança de Escorpião . O nativo concentrar-se-á em fortalecer o seu poder pessoal através da aquisição de conhecimento e da expansão das relações sociais.  
O Sol em Leão é um  elemento que realça o carácter exuberante da personalidade Sagitário deste nativo.  O signo Leão temelemento Fogo e anseia por estar no centro de todas as atenções.  Assim, e atendendo a que o Sol neste horóscopo tem uma força absoluta (shadbala) extraordinária- 17,4 pontos num máximo de 20) o signo solar influencia  profundamente o carácter  reservado do signo Escorpião.  Buffet é conhecido pelo seu sentido de humor. O sol em Leão é dramático e precisa de um público constante à sua volta. Ser reconhecido, respeitado, seguido, é algo muito importante para esta pessoa. O modo como alcança isso – ganhar dinheiro de uma forma extraordinariamente eficiente- é secundário, sendo bem mais importante o sentido de ter uma «obra feita», pela qual a generosidade natural de Leão  também  beneficia muitos outros.

 Assinaturas Específicas do Destino no  Horóscopo

O Sol como referido antes, é muito forte no horóscopo e está colocado no próprio signo  na 9ª casa da sorte e do destino nesta vida. Esta posição dignificada do Sol, que é também o planeta mais benéfico para o Ascendente Sagitário,  indica um fortíssimo propósito de vida, (dharma) e  sorte  na realização do destino pessoal.
 Saturno, regente da2ª casa, relacionada como desenvolvimento dos recursos pessoais e a aquisição de riqueza, está colocado na 1ª casa. Saturno nesta posição dá capacidade de trabalho, persistência, sentido de dever; enquanto regente da 2ª casa na 1ª mostra que o propósito de vida da pessoa está fortemente ligado às aquisições e à riqueza.
O regente  do Ascendente está em conjunção com Marte, na 7ª casa. Esta conjunção constitui o yoga Guru-Mangala,  que indica uma pessoa enérgica e correcta. Mas, como Júpiter rege a 1ª  e a   casas e Marte rege a 5ª estes planetas conjuntos formam um Rajyoga, uma assinatura que indica sucesso, poder e altas realizações no plano material.  A posição de Marte na7ª casa não é, no entanto, favorável ao casamento, uma vez que torna o nativo um «manglik», (com  a aflição de Marte).  Este aspecto foi claro na vida do nativo que viveu separadamente da esposa desde 1977 e até à morte desta, em 2004, embora não se tivesse divorciado. Teve entretanto outra relação ao longo da vida, com outra mulher com quem casou em 2006.
Mercúrio, regente da 10ª casa, encontra-se na casa que rege e no signo de exaltação acompanhado do planeta benéfico Vénus, regente da 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos e ambições pessoais,  numa configuração que indica  grande força de vontade que lhe permitirá usar os talentos da inteligência para alcançar riqueza, fama e reconhecimento social. Mercúrio é um forte indicador de que o nativo chega à mais alta posição nesta vida e  será um perito de renome na sua área, o que se verifica, pois Buffet é considerado o maior investidor financeiro do sec. XX.
Rahu na 5ª casa indica um desejo insaciável por dinheiro e riqueza, trazido para esta vida. Diz-se que a pessoa com esta posição de Rahu morreu na última existência concentrado em obter ganhos materiais e que trouxe o mesmo desejo para a existência actual. Ora, segundo se diz, desde criança que Buffet se concentrava em ganhar e poupar  dinheiro.   Ketu na 11ª casa, por seu lado, confirma a capacidade  de o nativo ganhar dinheiro e riqueza, mostrando que ele realizará as ambições pessoais a esse nível. Também mostra um espírito refinado e amante do belo.
A Lua colocada na 11ª casa está debilitada e, como regente da 8ª casa , indica uma propensão para a espiritualidade  e para o retiro periódico  em relação ao mundo para que a pessoa possa sentir-se em segurança. Ela mostra que nem só de exposição pública e de fama vive este nativo, também precisa de alguns momentos de solidão em relação ao mundo.
A Lua está colocada no Nakshatra Anuradha uma constelação cuja simbólica  implica a orientação para a interioridade espiritual e para a superação dos obstáculos e antagonismos no mundo e nas relações, procurando articulações e  a união que se sabe existir entre todos os seres. 
Entre as assinaturas (yogas) deste horóscopo, saliento: um yoga Sankha, entre Vénus e Marte, 5º  e 6º regentes colocados em casas kendra com um regente da 9ª casa forte, indicando riqueza, inteligência, generosidade, boa família;  com o mesmo significado temos o yoga Bheri, formado por Júpiter Vénus e o Sol (estes planetas e o regente do Ascendente em kendras mútuas com forte regente da 9ª); e ainda o yoga Mridanga formado pelo Sol e Mercúrio (planetas no próprio signo e no signo de exaltação colocados em  casas kendra/trikona e com forte regente do Ascendente; o yoga Kalpadruma/Parijata, envolvendo Júpiter, Mercúrio e Marte (o regente do Ascendente, o seu dispositor, o signo deste  e os dispositores Navamsa estão no próprio signo ou no signo de exaltação) e que indica que  a pessoa será «como um rei». Um yoga Jaya, formado por Júpiter e por Mercúrio ( o 10ª regente exaltado e o 6º  regente debilitado) que indica sucesso e felicidade. etc
Confirmação pela Navamsha
A varga Navamsa  é um forte indicador do sucesso do nativo, com os nodos em vargottama, o Sol e Vénus ,o planeta Atmakaraka, em vargottama.  O Ascendente «cai» na5ª casa  do horóscopo indicando a importância da actividade especulativa na vida e na concretização do destino.Rahu continua nesta casa mostrando que a inclinação para fazer dinheiro trazida para esta existência  seria um forte motivador das iniciativas, inteligência, criações pessoais. O regente do Ascendente natal, Júpiter, está em aspecto com o regente do Ascendente Navamsa o que é um forte indicador de sucesso. Júpiter, regente da9ª casa,  está em receção mútua com Marte, regente do Ascendente desta varga. Esta é uma forte configuração de altas realizações e sucesso nesta vida, bem como da sorte para o alcançar. 
Saturno,  regente da 10ª casa,  está colocado na 4ª casa, indicando que os deveres profissionais e os objectivos da carreira se repercutirão na vida doméstica  causando  perturbação na vida familiar que tende a não ser feliz.  Ketu na 7ª casa confirma  este aspecto negativo ao nível das parcerias pessoais e do casamento. A Lua nesta casa é favorável  ao sucesso material  e compensa em alguns aspectos a influência negativa de Rahu/Ketu.
 
Vénus na inclina a prestar serviço aos outros   e à filantropia.  Aspecto interessante é o facto de que, quando foi declarado o homem mais rico de mundo, em 2008, estar operante o período principal (mahadasha) de Rahu, o mesmo período que estava  ativo quando ele doou  muitos biliões de dólares da sua fortuna. O período dasha de Rahu  iniciou-se em 21 /9/2003  e termina em 2021. Rahu é assim uma influência que gera muitas vezes  sentimentos de ganância insaciável e desejo de poder mas, como se vê por este caso ,que configura a maior doação alguma vez feita , também pode  colocar-se ao serviço de fins altruístas e de renúncia.

Deixe um comentário a sua opinião conta