Ícones da Cultura Popular- Pelé, uma Lenda do Futebol


Pelé (Edson Arantes do Nascimento)
23 de Outubro de 1940 (apesar de a certidão de nascimento indicar o dia 21, o próprio garante que nasceu a 23) 3h (conservamos a hora indicada na certidão)
Três Corações, Minas Gerais, Brasil, 21 S 4149, 45W 1512
Timezone 3 H w (standard time)
Pelé é uma lenda viva, considerado o maior goleador de todos os tempos.  Foi uma criança pobre que se tornou craque do futebol poucos meses depois de ter ingressado no clube de Santos onde se manteve  até 1974.  Foi o único futebolista a fazer parte de 3 equipas campeãs da copa do Mundo. O seu «nick name» resultou de uma corruptela do nome «Bilé» que começaram a chamar-lhe em criança devido ao seu apreço por um jogador com esse nome. Com o tempo, foi modificado para «Pelé». Em 1999 várias organizações do desporto, incluindo o Comité Olímpico Internacional e, em 2000, a Fifa, atribuíram-lhe títulos sonantes de reconhecimento como «jogador do século XX», «Atleta do século».  A sua excelência como desportista desta modalidade foi tal que, depois dele, no Brasil e fora dele, a camisola nº 10 que ele usou passou a ser vestida pelo melhor jogador da equipa. Quando era jogador, deram-lhe o título de «Rei» do futebol que mantém, pois ninguém o superou.
A identidade Básica: Ascendente em Peixes, Lua em Gémeos, Sol em Balança (Libra)
O Ascendente em Peixes indica um nativo compassivo e com natureza espiritual ou religiosa. A sua natureza é essencialmente emocional e psíquica e a pessoa possui uma forte intuição.
Este Ascendente também indica uma alguém sonhador, com dificuldade em realizar tarefas repetitivas e que, por vezes, se deixa vencer pela contradição. O Ascendente Peixes  torna a pessoa influenciável por aqueles que são o seu círculo próximo. Isto significa que a qualidade dos amigos e das pessoas com quem socializa se reflecte fortemente nas suas próprias características e maneira de agir pois o nativo tende a mimetizar essas pessoas. Intelectualmente é uma pessoa inteligente e que pode acumular conhecimentos consideráveis, sobretudo relacionados com História, Simbologia, Cultura, Arte, Antiguidades, etc.  
Por outro lado, pode entrar em contradição com facilidade, tornar-se demasiado rígido acerca de princípios e valores, tornar-se dogmático e intransigente, acreditar que é «dono da verdade».  A dignidade do  planeta regente determinará, em conjunto com o estado da 1ª casa, quais as características dominantes no nativo.
Fisicamente o Ascendente Peixes associa-se a uma estatura mediana, olhar expressivo, muitas vezes tendência para uma figura roliça.
Quando a Lua em Gémeos se associa ao Ascendente Peixes, temos dois signos mutáveis embora o signo Peixes  tenha elemento Água e  Gémeos tenha elemento Ar.  Esta combinação produz uma pessoa bastante irrequieta e com gosto marcado pelas viagens e pela mudança. Ao mesmo tempo, o nativo tem uma mente que é capaz de usar a emoção e o intelecto lógico  com grande eficiência, podendo ter talento literário ou oratório acentuado se Mercúrio estiver bem colocado no horóscopo.
A Lua em Gémeos é comunicativa, expansiva, alegre, despreocupada e estes traços ajudam a amenizar a tendência para  se levar demasiado a sério que é característica do signo de Peixes. O gosto pela Arte, Música, Literatura é comum aos dois signos pelo que temos uma pessoa com sensibilidade e espírito, provavelmente culta e com elevado nível de instrução. 
A Lua em Gémeos  ajuda este nativo a verbalizar e a comunicar e esta expansividade comunicativa pode ser muito útil para libertar tensões e preocupações que muitas vezes atormentam a mente do nativo com Ascendente Peixes .  O signo de Peixes  tende a interiorizar a sua experiência mas o signo Gémeos só tem consciência da experiência quando a transforma em narrativa comunicada, as suas experiência são histórias, notícias cujo impacto é sentido apenas quando é transmitido a outros. O gosto pelas actividades mundanas e de prazer pode ser acentuado com esta combinação pois ambos os signos apreciam festas, indulgência, luxo.
O Sol no signo de Balança é um signo muito social e  relacional. Combina muito bem com a Lua em Gémeos  e esta combinação pode facilmente produzir uma pessoa com marcada inteligência, não apenas no sentido lógico mas também inteligência emocional: este nativo tem carisma e sabe como tocar o coração dos outros com a sua acção e o seu discurso. Sabe como transmitir uma mensagem clara e simultaneamente capaz de tocar o coração daqueles a quem se dirige. É capaz de influenciar as massas e de as convencer com os seus pontos de vista. 
Há no entanto um ponto negativo nesta combinação:  a tendência para a indecisão do signo de peixes acentua-se com a relação com o signo Balança E, dado o carácter mutável da Lua  e do Ascendente pode haver pouca consistência no modo de ser e de agir, com mudanças repentinas de acção e das convicções e interesses. Mas o idealismo do nativo é fortalecido, bem como a sua capacidade para conceber projectos e desenvolver actividades de pesquisa. Mas precisará que outros executem as suas ideias- esta combinação tem pouco caráter prático.
As Assinaturas Básicas do Destino no Horóscopo
O Eixo do destino,  Rahu /ketu encontra-se na 7ª  e 1ª  casas O desenvolvimento da identidade pessoal em conjunto com as parcerias e os relacionamentos desempenham um papel muito importante na vida deste nativo. Os nodos nesta localização invariavelmente revelam uma personalidade que oscila entre o excesso de auto- confiança e as dúvidas acerca de si próprio; a pessoa pode ter um ego enorme, um auto- centramento muito pronunciado, mas isso tudo aparece misturado com a necessidade de receber continuamente reforço por parte dos outros; os relacionamentos e a vida conjugal não serão fáceis. Existe muitas vezes uma mistura entre despojamento e egoísmo, ânsia por uma vida espiritual e ascética e o poder para  se controlar a si próprio e todos os que se relacionam consigo.
Rahu  na 7ª casa impele a pessoa para contínuos relacionamentos, o que torna difícil manter uma relação estável e duradoura. Este aspecto revela-se na vida do nativo, com vários relacionamentos amorosos. A presença de Marte também na 7ª casa complica mais ainda este cenário tornando o nativo um «manglik», isto é, alguém que sofre da aflição de Marte ou Kuja dosha, que complica a vida conjugal a menos que o parceiro tenha a mesma aflição no seu horóscopo. Quando existe este  dosha, os problemas nesta área são normalmente causados pelas características do parceiro. 
O regente do Ascendente, Júpiter, está colocado na 2ª casa, do desenvolvimento da riqueza e outros  recursos em conjunção com Saturno. Júpiter  rege também a 10ª casa da projecção pública e do reconhecimento pela sociedade em relação ao nativo. Este ganharia riqueza devido à projecção pública que a sua acção/trabalho no mundo lhe proporcionaria. Por outro lado, Saturno rege a 11ª casa dos ganhos e da realização dos desejos pessoais. Está no entanto debilitado  e por isso é fraco no horóscopo o que indicia que , se os desejos materiais deste nativo serão concretizados, à custa do seu  trabalho árduo, outros desejos não materiais poderão ser mais difíceis de realizar. Saturno também rege a 12ª casa que indica gastos, perdas e, nesta posição, indica que o nativo gastará boa parte dos seus ganhos . A 12ª casa  é ocupada pelo signo Aquário ,um signo ligado às causas sociais pelo que,  pelo menos  parte desses gastos poderá ser feita devido a filantropia. A conjunção com Júpiter  apoia esta interpretação. (E é sabida a preocupação do «rei» com as crianças pobres que tem ajudado muitas vezes).
A Lua na 4ª casa em Gémeos indica popularidade entre as massas e possíveis ganhos através da administração de propriedades, terras, etc.  A Lua está colocada no Nakshatra Punarvasu com regência de Júpiter. Esta estrela de nascimento simboliza a capacidade de se  renovar e de recomeçar e os seus nativos são geralmente  pessoas optimistas e felizes que acreditam ser possível libertarem-se dos obstáculos e  das forças negativas. Desenvolvem uma compreensão simultaneamente emocional e mental e têm uma perspectiva espiritualizada acerca das coisas. Vénus na 6ª casa protege a saúde e indica desejo de servir os outros através do seu trabalho. O Sol na 8ª casa apoia este aspecto, indicando ligações emocionais muito fortes pois está em recepção mútua com Vénus. Os relacionamentos serão uma área complexa na vida deste nativo, trazendo energias intensas e muitas vezes dolorosas. Estas experiências  contribuirão de forma  fundamental para as transformações e para o crescimento espiritual do nativo.  A natureza espiritual  também se torna importante na sua vida à medida que o tempo vai passando.
Mercúrio na 9ª casa acentua os aspectos espirituais da personalidade e pode mostrar, além disso, interesse pela política (Foi ministro do desporto), por culturas e países estrangeiros. Também indica sorte e sucesso no plano material.
Entre as assinaturas (yogas) de sucesso, saliento: um Ubhayachara yoga entre Marte  e Mercúrio, que indica que este «goza de confortos como um rei»; um Rajayoga entre os mesmos planetas indicando riqueza, fama  e poder; um Daama/Daamini yoga (7 planetas em 6 signos) indicando riqueza, fama, preocupação em ajudar os outros, etc.
Confirmação pela Navamsha
O Ascendente Navamsha «cai» na 7ª casa  do horóscopo de nascimento,  reforçando o papel fundamental dos relacionamentos na vida e desenvolvimento pessoal do nativo. Saturno  e Júpiter estão colocados no Ascendente mostrando um destino em que a sorte e a riqueza (Júpiter) andam de mãos dadas  com o sentimento pessoal de responsabilidade e de dever.
O Sol está colocado com Vénus regente da 9ª casa, indicando poder de iniciativa, coragem e um destino  (Vénus é o planeta Atmakaraka) em que a comunicação e o poder do discurso têm uma parte importante a desempenhar na realização do destino pessoal. O nativo tem o poder de exprimir de forma  convincente as suas ideias  produzindo a adesão dos outros.  Após a sua retirada do futebol activo tem sido um embaixador privilegiado do desporto e um interlocutor internacional de grande prestígio. Mercúrio é o regente do Ascendente e da 10ª casa  e  está  colocado na 11ª casa  o que indica que o nativo terá oportunidades de ganhos, riqueza  e sucesso e realizará boa parte dos seus desejos.
Rahu e Marte  na 10ª casa  mostram o desejo de ser conhecido e de obter reconhecimento público pelo seu valor pessoal e trabalho realizado. Esta área também indica os aspectos que o nativo deve explorar e desenvolver mais nesta vida para o desenvolvimento pessoal.
Finalmente, a Lua encontra-se na8ª casa  e rege a 11ª  dos ganhos e realização dos desejos pessoais. Esta posição indica, mais uma vez, que o ponto difícil da existência serão os relacionamentos, o nativo será muitas vezes traído por aqueles que lhe são próximos e terá que se deparar também com perdas tanto materiais como pessoais. Também comprova uma fortíssima intuição.
Este é um horóscopo em que  os ganhos materiais e a riqueza nem sempre são proporcionais ao ganho de felicidade pessoal mas em que existem muitas oportunidades de desenvolvimento espiritual no percurso da alma.