A Melhor Carreira/ Profissão – Leitura de Horóscopo


Escolher a melhor carreira  tendo em conta os elementos do horóscopo de nascimento não significa encontrar, necessariamente, um  só caminho de realização material e pessoal. A Astrologia é um sistema simbólico, acompanhando a complexidade da vida humana e a sua  capacidade dinâmica de adaptação, por isso, raramente pode indicar respostas únicas de realização pessoal.  Mas pode lançar pistas muito importantes que orientam e indicam opções concretizáveis e as  escolhas que melhor permitem atingir os objectivos de vida de cada um de nós.
Exemplificarei hoje a aplicação dos princípios da Jyotish na determinação da melhor carreira/ profissão no horóscopo com a análise de um horóscopo: 
Indivíduo de sexo masculino, 31 anos de idade.
 Nascido em Lisboa, Portugal
A análise  comparativa revela que a 10º casa a partir do Ascendente é mais forte do que a 10ª a partir da Lua pelo que a análise dos restantes elementos será feita tendo em conta a 10ª casa a partir do Ascendente.
O regente da 10ª casa do horóscopo  (Marte) encontra-se no Navamsha de Caranguejo. A Lua rege este Navamsha; por sua vez, a Lua no horóscopo natal está colocada no signo de Marte, Escorpião. Temos assim,desde logo, a Lua associada a dois factores muito importantes para determinar a carreira ou profissão. Observando a varga Dashamsha (D-10), que reflecte pormenorizadamente os aspectos da 10ª casa do horóscopo natal, encontramos novamente a Lua e o signo de Caranguejo em relevo: Caranguejo é também o Ascendente dessa varga e a Lua é o seu regente. Podemos assim considerar que a Lua e os seus significados são dominantes na determinação dos aspectos da carreira. Caranguejo é também o signo que ocupa a posição da 10ª casa naNavamsha.
Assim, não podemos ignorar a estreita relação que existe, tanto no horóscopo de nascimento como nas vargas Navamsha (D-9) e Dashamsha(D-10) entre a Lua e Marte: no horóscopo de nascimento a Lua está no signo de Marte, na Navamsha, Marte está no signo da Lua; no horóscopo Marte está na 3ª casa, na Navamsha a Lua está na 3ª casa. Marte como regente da 10ª e a lua como regente do Ascendente e regente do Navamsha de Marte têm  assim papel dominante, tanto no que se refere ao tipo de carreira ou profissão como na direcção mais favorável do seu exercício. (a Lua rege a direção Noroeste, Marte a direção Sul).
Complementarmente, temos em conta  o Sol e a sua posição por signo e casa: encontra-se no signo de Capricórnio e na 7ª casa. A 10ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Carneiro.
Deste modo temos, por ordem de importância os seguintes factores determinantes:
A Lua; o signo caranguejo; Marte; o signo Carneiro; o signo Escorpião pois no horóscopo a Lua está colocada nesse signo e na Dashamsha (D-10) Marte está colocado em Escorpião  e é yogakaraka com a regência da 5ª e da 10ª.  Adicionalmente consideramos também o signo de Capricórnio e a 7ª casa pois a 7ª casa é a 10ª a partir da 10ª e por isso contém elementos essenciais para esta questão. 
Sintetizando os significados destes planetas e signos temos:
Profissões associadas à Lua e ao signo Caranguejo: indústria de pesca e assuntos relacionados com o mar e a água, incluindo Marinha (Oficial da marinha, marinha mercante, etc); profissões relacionadas com viagens, incluindo vendas; agricultura e gado; profissões relacionadas com comida e bebida, incluindo catering e restauração; trabalho com vidro e espelhos; enfermagem, hospitais, casas de repouso; jornalismo, publicidade, turismo; decoração de interiores, mobiliário para o lar e electrodomésticos, indústria química e petróleo; pregadores. Direção do signo Caranguejo: Norte.
Profissões ligadas a Marte e aos signos:

–  Carneiro: profissões que impliquem cargos de liderança, serviços militarizados e de polícia; cirurgia; trabalho com metais e madeira (carpintaria); bombeiros; políticos; indústria; cabeleireiros; locutores/anunciantes; Geologia; engenharia; negociante de propriedades; trabalho com armas, instrumentos, caldeiras; dentista, desportista; talhante, padeiro. Direção do signo Carneiro: Este

 –Escorpião: profissões relacionadas com líquidos, químicos (incluindo venenos e drogas), medicina (incluindo médicos e enfermeiros), cirurgia, serviço militar e de espionagem, trabalho com caldeiras, negociante de alimentos provenientes do mar, exploradores, detectives, ocultistas, filósofos, profissões relacionadas com a morte. Direção do signo Escorpião: Norte.

-Profissões ligadas a Saturno e a Capricórnio: serviços governamentais, trabalho doméstico, trabalho com ferro e aço, trabalho subordinado, todos os trabalhos que implicam responsabilidade, construção de casas, mineiros e outros trabalhos pesados, madeira, canalizadores, trabalhos relacionados com florestas, agricultura, geologia, peritos de minerais, peritos de finanças. Direcção do signo Capricórnio: Sul.
Síntese: A Lua e o signo Caranguejo são dominantes nesta escolha, seguindo-se os restantes elementos. Atendendo aos elementos disponíveis várias carreiras aparecem como possíveis : na área dos negócios de produtos marítimos ou relacionados com o mar; indústria de prospecção/extracção mineira ou petrolífera, incluindo a engenharia; negócio na área da hotelaria/restauração; área da saúde (medicina e enfermagem); negócio de terras/ propriedades; jornalismo/publicidade/locução. Nestas áreas, tendo em conta os vários elementos, o nativo deve desempenhar um cargo de liderança/administração ou ter bastante autonomia no desempenho das suas funções. Adicionalmente, pela relevância que a 5ª casa assume, a carreira deve implicar também o uso da inteligência, de uma educação esmerada e da criatividade.
E, como os aspectos da vocação são importantes para determinar a carreira, complementamos a análise da varga Navamsha (D-9)  que revela a personalidade interior do indivíduo a sua inclinação, com a análise dos aspectos relacionados com o planeta atmakaraka. Neste horóscopo, Saturno é o atmakaraka. Saturno encontra-se colocado no Navamsha do signo Virgem, o mesmo signo em que está colocado no horóscopo (estado Vargottama, muito positivo nesta natividade).  O signo Virgem  dá-nos deste modo  indicações muito importantes sobre os desejos mais profundos da alma e da sua expressão no mundo.  
A 10ª casa  a partir do Atmakaraka  corresponde ao signo de Gémeos, o outro signo de Mercúrio. Saturno lança aspecto para a casa, que é ocupada por Rahu e, por causa disso, também recebe o aspecto de Ketu.  Júpiter também lança aspecto para essa  casa. Outro pormenor importante é que Mercúrio, regente da 10ª a partir do Atmakaraka, está em recepção mútua com Saturno que ocupa a 3ª casa e o signo de Virgem enquanto Mercúrio está posicionado em Capricórnio Todos estes aspetos indicam um peso importante dos factores do destino na determinação das características da carreira e o progresso ou evolução espiritual desta pessoa: o que ela fizer «para ganhar a vida» será bastante mais do que um simples desenvolvimento de recursos materiais e de sobrevivência: o trabalho ou carreira são a forma privilegiada para o desenvolvimento e transformação  profunda da individualidade e da sua evolução espiritual (Saturno rege, no horóscopo a 7ª casa  e a 8ª casa e esta última rege todos os processos de regeneração e de transformação).
Vemos também o Nakshatra do regente do Ascendente Navamsha que mostra as inclinações espirituais do nativo: trata-se do Nakshatra de Uttarashada, 4º pada, com regência de Saturno- esta estrela de nascimento relaciona-se com a aquisição do auto-domínio, com o desenvolvimento da disciplina, com a interiorização do poder interior que permite fortalecer as capacidades de liderar e dirigir. O regente  do pada é Saturno.
Os desejos mais profundos da alma estão relacionados com a vivência e aprendizagem através de situações de conflito ou dualidade (signo Virgem) usando as funções da mente, da crítica, da auto-análise, do poder de racionalização e verbalização pela comunicação,(Saturno e Marte colocados na 3ª casa do horóscopo) pela escrita, pela publicação, actividade literária, etc. Este trabalho mental é simultaneamente exteriorização e trabalho  de interiorização sobre si mesmo.
Passando agora aos aspectos práticos, consideramos  as profissões/carreiras relacionadas com os signos e planetas que determinámos  para fazermos um juízo global sobre a «melhor carreira» para esta pessoa:
A carreira que melhor articula  os aspectos materiais com os  que dizem respeito à «vocação da alma» é aquela que se  centra na actividade de reflexão, escrita, comunicação, edição/publicação, jornalismo, publicidade, relação com o público (a Lua significa influência sobre as massas), exercida em ambiente de autonomia e de algum risco que permita o exercício de funções de liderança, responsabilidade  com trabalho disciplinado e árduo.
Potencial de Sucesso na Carreira
O regente do  Navamsha onde está colocado o regente da 10ª casa do horóscopo (Marte) é a Lua, que está colocada no signo de Marte no horóscopo. A Lua  é amiga de  Marte e é   forte pela regência do Ascendente (no horóscopo, na Dashamsha, D-2 Hora). A Lua é, no entanto, inimiga de Saturno podendo indicar conflito entre os desejos mundanos e os desejos espirituais expressos por Saturno, o planeta Atmakaraka. A vida desta pessoa revela um conflito de «vocações», uma mais material e outra mais espiritual.
O regente da Navamsha, Vénus, está exaltado em conjunção com o sol, regente da 11º casa dos ganhos e da realização das ambições pessoais. Ambos estão colocados na6ª casa, indicando capacidade de trabalho e ascensão na vida através do esforço, da superação de obstáculos e da prestação de serviço. O sucesso será alcançado mas exige disciplina, esforço e trabalho árduo.
A 10ª casa a partir do Atmakaraka recebe o aspecto de um benéfico, que é também o regente da 9ª casa da Sorte, o que é um factor muito favorável de acordo com  Parashara. Mas esta casa está também ocupada por Rahu e recebe também o aspecto de Ketu, o que indica que existem desejos muito fortes a condicionar o nativo e que este tem de aprender a disciplinar-se para não se perder na sua voragem dissipando o sucesso que está ao seu alcance.
Adicionalmente, referimos que a 10ª casa recebe o aspecto de Júpiter, regente da 9ª casa da Sorte e de Marte, o seu regente o que são indiscutíveis indicadores de sucesso. 
Quais os períodos Potencialmente mais desfavoráveis na minha carreira?
Saturno, Atmakaraka- os períodos do Atmakaraka podem ser períodos de incerteza por trazerem experiências kármicas que podem pôr em causa a estrutura de vida do nativo. O nativo está a experienciar o  período principal (mahadasha) de vénus. O sub-período de Júpiter (12ª casa a partir da 10ª) de 15 de Outubro de 2014 a 13 de Junho de 2017= pode trazer  alterações no modo como se encara o exercício da carreira, com perda de envolvimento nas actividades habituais que leve a mudança de rumo, de carreira, de interesses;  Saturno- 13 de Junho de 2017 até 14 de Agosto de 2020; de Mercúrio (6ª casa a partir da 10ª) pode trazer alguns conflitos com subordinados, ambiente de trabalho hostil, etc, de 14 de Agosto de 2020 a 13 de Junho de 2023 que obriguem a redefinir as estratégias de colaboração/cooperação no trabalho.
Nota: o período principal experienciado  (mahadasha) é o do regente da Navamsha que está forte na varga pelo que os efeitos referidos deverão ser sentidos de modo secundário.
Relativamente a Saturno, este está de momento a efectuar o trânsito  importante Sade Satti, na 1ª fase que se iniciou há um ano. Este trânsito, com duração de 7 anos e meio, é a maior influência neste momento na vida desta pessoa, tanto mais que se trata do seu planeta Atmakaraka e alguns aspectos deste trânsito poderão ser desafiadores. Saturno premeia, no entanto, a responsabilidade, o trabalho duro e o respeito pelos deveres. Esta é a melhor forma de responder aos  seus desafios.

Deixe um comentário a sua opinião conta