Correspondência entre o Signo Touro e a 2ª Casa do Horóscopo

Continuamos a mostrar a correspondência entre os signos e as casas do horóscopo. Pode ler uma introdução ao tema no 1º artigo
Significados do Signo Touro:
O signo Touro representa a activação da energia criativa, é o estágio em que essa energia mergulha no mundo material para dar lugar a um ciclo de experiências em que o objectivo é concentrar, estabilizar, estruturar uma forma de vida. Touro representa o momento em que a força da vontade e do desejo dão forma a projectos , ideias e valores bem definidos e concretos;
No signo de Touro não existe experimentação nem desperdício da energia vital: esta não é uma energia que se expande de forma aventureira; foca-se num propósito bem definido e trabalha pacientemente para o concretizar. O seu impulso criativo é um impulso para a união sob todas as formas: sexo, procriação e nutrição, na intenção de construir uma base sólida para a vida. O elemento do signo Touro é a Terra e a sua polaridade é feminina, por isso Touro representa a fertilidade e, com ela, o gozo da vida material e sensual, conotada com todos os aspectos do prazer: comida e bebida, dinheiro, arte, música, artigos de beleza, conforto, luxo. A fixidez da energia do signo Touro direcionada para procurar o sólido e o permanente, e, por isso,  os nativos do signo podem tornar-se gananciosos em relação às suas posses. Querem manter permanentes todas as bases que lhes dão prazer.
O signo Touro é , assim, a manifestação feminina da energia de Vénus com um impulso para se concretizar na união, seja em relação ao sexo, ao dinheiro, ao estatuto social. Deseja apoderar-se do objecto do seu desejo e mantê-lo. Touro não gosta de mudar de estilo de vida, nem de objectivos nem quer perder nada que considera ser sua posse. Pode, por isso, ser terrivelmente teimoso e difícil de fazer mudar de rumo.
No desenvolvimento do ser humano, Touro relaciona-se com todos os recursos que o eu tem que desenvolver para conseguir ter uma vida de sucesso neste mundo: materiais e espirituais. O eu está encarnado num corpo (representado pela 1ª casa) e precisa de ser alimentado e nutrido, de desenvolver competências , conhecimentos e recursos, que lhe forneçam uma base de segurança neste mundo onde vivemos a existência. E essa é a matéria relacionada com Touro e com a 2ª casa.
No corpo, Touro rege a face.
Significados de Vénus:
O planeta Vénus representa as mulheres em geral, a beleza, as relações sociais e amorosas, os prazeres de todos os tipos. Significa amor e desejo, esperança, beleza. Vénus representa o princípio cósmico da atracção universal e da coesão, que permite a integração de tudo o que existe num mesmo todo universal.
Vénus  simboliza a vida que desperta através da devoção e do amor, a harmonia e o equilíbrio, a cor, a perfeição das formas. No signo de Touro Vénus é o princípio gerador da vida, e, esotericamente, aquela que abre os portões da morte- porque na Terra todas as formas de vida são finitas e tudo o que nasce tem que morrer. Ela está associada à abundância e ao prazer: é ela que dá a comida, o sexo, o dinheiro ou riqueza e rege a concepção e o nascimento. No Nakshatra de Bharani que rege fica evidente o seu poder para dar e tirar a vida. Todos os prazeres dão dados por Vénus mas, no final, apesar do esforço para manter a solidez deles na nossa vida, todos acabarão por desaparecer. Vénus também simboliza os nossos valores, materiais e espirituais.
A direção de Vénus é o sudeste e a sua pedra é o diamante.
Significados da 2ª casa :
A 2ª casa é a primeira casa artha ou relacionada com a riqueza. É a casa das posses, materais e espirituais e de conhecimentos. Mostra todas as coisas de que somos donos e isto não se limita às coisas palpáveis, também inclui o nosso mundo interior subjectivo (incluindo sentimentos e emoções) as capacidades e competências, as necessidades e os desejos; e também os nossos valores: as coisas que nós  acumulamos não são neutras, queremos possuí-las  porque lhes damos valor. Esta casa também indica o modo como usamos todas estas nossas posses . Significa tudo o que consumimos a todos os níveis: físico, intelectual, afectivo/valorativo. O nosso sistema de valores é visto através da 2ª casa, ele produz uma auto-consciência que ajuda cada um de nós a desenvolver competências e recursos como meio de ganhar a vida . A2ª casa representa , por isso, a base da nossa vida, o alicerce de estabilidade a partir do qual podemos crescer e desenvolver-nos.
As posses materiais gerais indicadas pela 2ª casa são: rendimentos ganhos com o esforço do nosso trabalho e as capacidades para o obter; investimentos e propriedades móveis (roupa, objectos que coleccionamos, carros, jóias, etc); dívidas; o dinheiro e o modo como percepcionamos o dinheiro; poupanças, lucros, poder e os nossos recursos, realizações materiais , pedras preciosas, acções e obrigações (mercado bolsista), orçamento e estado financeiro; a comida e bebida.
As posses não materiais indicadas pela 2ª casa são: a memória e a imaginação, o nosso poder de discurso, a voz e o seu poder de influenciar ; a nossa família e a relação que mantemos com ela, os nossos amigos mais próximos, os nossos valores, a nossa relação com o passado kármico, o nosso poder criativo potencial; a educação nos primeiros tempos de vida; a liberdade que decorre da capacidade que temos para assegurar os meios da nossa sobrevivência e projecto de vida; os nossos desejos; as actividades que nos dão prazer no momento (comer e beber, falar, conviver com a família e amigos próximos); o ambiente do lar e qualquer lugar onde nos sintamos em «casa» e em segurança; nesta casa podemos observar os nossos condicionalismos passados, o efeito cumulativo de todas as coisas que possuímos até agora e os seus efeitos naquilo que somos hoje . A 2ª casa revela, por isso, a consciência que temos do nosso auto-valor. É com base nele que aspiramos a alcançar estes ou aqueles objectivos. e esperamos atingir um determinado nível de reputação e de reconhecimento social pelo nosso esforço.
No corpo a 2ª casa significa a face, os órgãos dos sentidos, particularmente a boca.
Os planetas colocados na 2ª casa ou em aspecto com ela influenciam todos os assuntos relacionados com esta casa.
A 2ª casa é forte quando: o seu regente está em aspecto com ela; quando o seu regente está colocado no signo de exaltação/mooltrikona, próprio signo, signo amigo ou recebe aspecto de planetas benéficos. Quando existem planetas benéficos colocados na 2ª casa aumentam as possibilidades de a pessoa alcançar e acumular riqueza. Se o regente da 2ª casa estiver relacionado com alguma das casas trikona (1,5,9) ou com a 11ª casa (que significa a realização dos desejos pessoais e dos ganhos) também aumenta a possibilidade de a pessoa ter uma vida próspera e acumular riqueza (forma um dhana yoga).
A 2ª casa é fraca quando: não recebe aspecto do seu regente nem de planetas benéficos; quando o seu regente está no signo de debilitação ou signo inimigo; quando recebe aspecto de planetas maléficos ou quando estes estão aí colocados. Se o regente da 2ª casa está relacionado com casas maléficas (8,12) aumentam as possibilidades de falhar o objectivo de assegurar os meios da própria subsistência.
Efeitos da colocação dos planetas na 2ª casa:
SolO sol nesta casa indica que o indivíduo está profundamente interessado em aumentar a riqueza ou os seus recursos financeiros, a pessoa é dada a poupar, podendo mesmo ser sovina e é cautelosa com os gastos. Pode também acumular e procurar conhecimento e tem uma natureza intelectual. Se o Sol estiver bem colocado, a sua voz far-se-á notar. Pelo lado negativo esta posição do sol pode indicar problemas de visão ; teimosia, falta de  harmonia na relação com os   familiares próximos.
LuaA Lua nesta casa pode ser uma boa posição para aumentar o estatuto financeiro pois a Lua é um indicador de dinheiro e, habitualmente, se a Lua estiver bem colocada, os nativos com esta posição têm uma vida financeira desafogada. Aqui a Lua também indica inteligência, possibilidade de fama e felicidade no seio familiar. Num horóscopo masculino esta posição pode indicar que as mulheres trarão benefícios financeiros. Nesta posição a Lua também pode indicar que a pessoa preferirá um negócio próprio em vez de um emprego. Poderá haver ganhos a partir de investimentos feitos em várias áreas.
MarteEsta posição de Marte não favorece a harmonia familiar podendo indicar conflitos. Também indica, muitas vezes, falta de tacto social, modos bruscos e rudes. Mostra uma pessoa confiante, competitiva, ambiciosa e independente, focada nos seus objectivos e autocentrada. É directa e diz o que pensa , não gostando que ninguém interfira com o que faz. Pode haver problemas financeiros com esta posição apesar de também se poder receber propriedade familiar. Esta posição aumenta o risco de acidentes.
MercúrioEsta colocação indica uma pessoa com natureza gentil e generosa, inteligente, com capacidade para organizar ; aumenta as suas posses através do uso do intelecto. Progresso ao longo da vida :se receber aspectos benéficos, a pessoa será bem sucedida, se, pelo contrário, Mercúrio receber os aspectos de planetas maléficos, a pessoa pode tomar decisões erradas.
JúpiterEsta posição indica talento para os negócios e para ganhar dinheiro. O nativo pode ser um excelente empreendedor e ter muito sucesso, o respeito da comunidade e excelente reputação. Pode preferir um negócio a um emprego. Pode ter tendência para gastar em demasia ou a sua generosidade pode levá-lo a emprestar a outros e, por essa via, perder bastante dinheiro. Aqui colocado, Júpiter também indica inteligência, responsabilidade em relação à família. O nativo pode ser poeta, escritor ou filósofo.
VénusVénus é um indicador de dinheiro e riqueza e, nesta posição, aumenta a capacidade de ganhar dinheiro e prestígio na sociedade. Se estiver bem colocado, o nativo dá muita importância ao seu estatuto e posição social fazendo tudo para alcançar uma imagem de prestígio. Também tem capacidade para ganhar através de negócio. Inteligência, sensibilidade perante as necessidades familiares, natureza emotiva acentuada.
SaturnoSaturno nesta posição faz da pessoa um trabalhador incansável mas também traz obstáculos. A pessoa pode passar por dificuldades financeiras durante a infância, pode ter dificuldade em exprimir o que pensa e o que sente e é um céptico. Toma decisões sempre norteado por cautela , temendo correr riscos financeiros. Se estiver acompanhado de algum planeta maléfico o nativo pode ser preguiçoso e não terminar os seus projectos e tarefas.
RahuNesta posição Rahu favorece os assuntos de dinheiro permitindo aumentar a riqueza, seja através de investimentos no mercado financeiro, seja através de poupanças. Pode haver ganhos de dinheiro inesperados. Mas as relações familiares e o bem estar da família podem sofrer. Pode haver demasiados gastos.
KetuEsta posição é má para a acumulação de riqueza. A pessoa pode ter problemas financeiros, pode gastar mal o dinheiro, pode ter uma primeira educação com dificuldades; pode haver pouco apoio da família, e, se estiver mal colocado, a pessoa pode ser levada a ganhar dinheiro por métodos desonestos. Se o nativo não seguir a lei, pode ver-se a braços com processos judiciais contra si.
Pelo  que foi referido fica clara a correspondência entre a 2ª casa o signo Touro e o planeta Vénus. Também percebemos porque é que a 2ª casa  é considerada uma «casa maraka» ou que pode infligir a morte-  é na 2ª casa que a vida encarnada no corpo físico (representada pela 1ª casa) ganha forma para se sustentar e manter durante a existência. É aqui que ela constrói os alicerces  para esta vida terrena e goza de todos os confortos e prazeres que esta vida material e sensorial pode oferecer. Mas, por essa mesma razão, é também aqui que essa estrutura  construída  no espaço e no tempo tem que se esboroar quando o tempo determinado para a sua  manifestação  chegar ao fim; a vida desenrola-se num ciclo temporal e a sua característica é a finitude. Nenhuma posse pode  conservar-se para sempre. Toda a beleza é efémera e todas as sensações de prazer, apesar do  nosso desejo para as manter, acaba por se esgotar no círculo perene da vida e da morte.

Deixe um comentário