A Correspondência entre a 4ª Casa, a Lua e o Signo de Caranguejo

Significados da 4ª Casa
 
A  4ª casa é a primeira casa de elemento Água e, como as outras e 12ª– remete para significados que vão para além das experiências concretas e mundanas. As casas  de água têm um significado esotérico e espiritual. Tentarei neste artigo dar conta desse significado, para além de mostrar a correspondência entre a 4ª casado horóscopo, a Lua e o signo de Caranguejo.
A 4ª casa é, por um lado, o ponto mais baixo do horizonte, por isso também é designado de «Fundo do Céu» (a cúspide ou início da  4ª casa). E esse fundo é tanto o interior da Terra donde emergimos como seres mortais nesta existência  e para onde voltaremos no final da vida ( e neste sentido é a nossa sepultura) como o fundamento ou os  recursos que trazemos para esta vida do passado remoto que subjaz na nossa identidade sob a forma de herança genética, kármica, cultural, que nos marca a nós a à família em que nascemos.  Os trânsitos dos planetas pela  4ªcasa são muitas vezes momentos de crise nos relacionamentos ou na vida familiar; essa crise obriga-nos a interiorizar a nossa consciência e a procurar no nosso íntimo os recursos que nos permitirão   ter perceção da nossa natureza espiritual.
A 4ª casa está intimamente relacionada com os significados da Lua e do signo Caranguejo: tal como a Lua é o astro mais próximo da Terra, relacionando-se intimamente com todo o desenvolvimento e crescimento da vida terrena, a 4ª casa é uma casa de proximidade  e de intimidade- connosco próprios em primeiro lugar e com a nossa origem,  com as causas que nos fazem ser quem somos e como somos.  Ora, a nossa origem é, antes de mais, a nossa mãe, com quem estabelecemos uma relação de proximidade emocional muito especial.  É através da mãe que recebemos uma herança familiar constituída por padrões que partilhamos e que fazem de nós uma família.
E, da mesma forma que, através da mãe recebemos nutrição que incorporamos no nosso próprio ser em desenvolvimento, qualquer trânsito ou planeta colocado na 4ªcasa significa as qualidades que incorporamos em nós e que se tornam parte do nosso ser.
A 4ª casa significa o passado de onde emergimos e as pessoas que são os nossos relacionamentos próximos partilham connosco muitas tramas desse passado num karma entrelaçado e partilhado.  É por isso que  a  4ª casa explica o relacionamento com os membros da família. E, por associação a esta temática das emoções e dos relacionamentos de proximidade, a 4ªcasa significa a nossa felicidade e contentamento pessoal (ou falta dele). A felicidade tem duas dimensões específicas e ambas são representadas por esta casa: uma dimensão material associada às nossas posses; e uma dimensão espiritual ,psicológica e emocional, associada à harmonia no ambiente doméstico:
Assim, a 4ª casa significa terras, bens imóveis, veículos, atividades agrícolas e quintas ou ranchos de gado, colheitas, abundância de comida, uma base confortável –leia-se uma casa- onde podemos sentir-nos em segurança; a residência e o lugar de nascimento, as poupanças, os negócios, a propriedade ancestral, tesouros escondidos, minas e minérios, veículos de luxo, edifícios e casas de que somos donos ou que arrendamos, poços, tanques, lagos, etc.
Do ponto de vista espiritual a 4ª casa significa  os nossos padrões emocionais, a educação académica, a lealdade, as nossas virtudes, a paz mental, as relações secretas, a fé e a esperança, a nossa  popularidade, a felicidade e o contentamento pessoal,  a nossa vida íntima e secreta (invisível aos olhares dos outros), as nossas emoções e sentimentos íntimos; as nossas raízes e assuntos domésticos, as condições do final da vida; significa a maternidade, o amor devocional, a vida interior, o lar, a Mãe Natureza;  simboliza o útero materno onde se gerou a nossa vida encarnada e o último lugar de descanso pois a vida  procede por ciclos de morte e de renascimento; representa tudo o que está escondido,  por isso também indica os assuntos privados e os segredos.  Espiritualmente é a casa do bem estar interior e  psíquico, a perceção de que há  algo que  algo resiste à morte e  o final nunca é definitivo.  (a morte revela afinal a sua raiz na imortalidade que vai para  além da manifestação e do tempo).
Nascemos sozinhos e morremos sozinhos e, por isso, a 4ª casaé também, paradoxalmente, um local de solidão e de reclusão, de retirada do mundo público para nos focarmos nas relações próximas familiares  e no lar onde nos sentimos a salvo dos desafios do mundo.
Os planetas significadores  (Karakas) da 4ª casa são:  Lua para significar as emoções e a mãe; Vénus como significador dos veículos; Mercúrio como significador da educação académica. Relativamente aos membros da família a 4ª casa também significa o tio materno e sobrinhos, além da mãe.
No corpo físico a 4ª casa   significa o peito, o coração, os seios,  os vasos sanguíneos , o diafragma,  a parte direita do corpo, a  narina direita.

Significado dos planetas colocados na 4ª casa

Sol:  leva a pessoa a estar focada nos assuntos domésticos e familiares, que adquirem grande importância na vida do nativo, sejam positivos ou negativos. Indica prosperidade  e bem estar , ajuda a vitalidade e energia na parte final da vida; efeitos  dos esforços pessoais faz-se sentir na última fase da vida.
Lua: Ligações  fortes à mãe, proximidade com a mãe que é uma pessoa muito importante na vida do nativo. A segurança pessoal tem a ver com um ambiente doméstico feliz . Última parte da vida será importante, a pessoa será ativa até à morte. Ligação forte ao lugar onde nasceu.
Marte: causa problemas e perturbações na vida doméstica, problemas com os pais. A pessoa anseia por conforto do lar e faz da sua casa a base de ação em relação ao mundo externo; pode deixar o lugar onde nasceu. Se estiver retrógrado, a pessoa sente desejo de dominar a família ou tem pais dominadores. Precisa de aprender a libertar-se da sua dependência dos outros.
Mercúrio: Grande poder de imaginação, o ambiente doméstico e as ações dos familiares têm efeitos fortes no nativo e na sua maneira de pensar; se o ambiente do lar for positivo, pode ter sucesso nos negócios ; mau ambiente no lar pode causar-lhe muitos problemas. Pode ter nascido numa família intelectual ou a família será determinante na sua  maneira de pensar. Se estiver retrógrado  a pessoa é muito influenciada pela sua infância e procurará segurança no seio da família.
Júpiter: Boa colocação, o nativo receberá benefícios da família. Pessoas importantes para a família podem também beneficiar o nativo. Se Júpiter não receber aspetos de maléficos a última parte da vida será benéfica. O nativo receberá apoio da família. Os aspetos financeiros e materiais são favorecidos. Terá uma casa confortável. Se estiver retrógrado  o nativo pode ter uma ligação muito forte e emocional com o passado e  repisá-lo de forma continuada. Júpiter nesta posição indica também desejo de integrar mais luz e espiritualidade na identidade pessoal.
Vénus: boa posição, indica harmonia  e paz na vida familiar. O nativo pode ganhar através de assuntos domésticos e familiares. O lar pode ser o  centro da vida do nativo, tanto a nível íntimo como dos assuntos externos. As mulheres da família beneficiarão o nativo. Vida conjugal feliz. Forte vínculo com a mãe e com o ambiente familiar. Se estiver retrógrado  o nativo associa o amor à proteção e aos cuidados parentais.
Saturno: Indica problemas e dificuldades na vida familiar. Restrições ou dificuldades na infância seguidas de assumir de responsabilidades familiares. Deveres  relacionados com cuidar dos pais podem impedir a  felicidade conjugal. Possíveis problemas financeiros podem interferir com a felicidade do casamento. Final da vida pouco feliz. A mãe pode morrer prematuramente ou ter más condições de vida. Se estiver retrógrado a pessoa tem grande capacidade para se analisar subjetivamente procurando a causa dos seus problemas. Tende a focar-se no passado, deve aprender a viver no presente. A lição a aprender refere-se à aprendizagem da responsabilidade.
Rahu: benefícios dos pais, especialmente da mãe; ganha através de propriedades imóveis  ou minérios. O ambiente doméstico do lar desempenha um papel essencial no desenvolvimento desta pessoa.  Pode haver problemas com os pais ou existir uma relação desequilibrada  com um deles, gostando-se mais de um do que do outro. Pode perder um deles cedo. Este nativo tem um grande ego mas a carreira aparece como secundária no cenário da sua vida  uma vez que  as circunstâncias podem não lhe dar oportunidade de brilhar na sua área.
Ketu: Produz uma necessidade de brilhar e atingir o reconhecimento através de uma profissão ou realização pessoal pública. O nativo deseja inconscientemente retirar-se dos holofotes  da vida pública  para se focar no lar onde se sente em segurança  mas o seu destino exige que use os seus talentos interiores de forma pública através da  realização de uma carreira ,pois ele tem a capacidade de contribuir para melhorar aspetos da vida social .

Significados da Lua

A Lua forma um par com o Sol.Juntos representam  a dualidade positiva e negativa das forças criativas.  A Lua é a alma encarnada na matéria, tornada material e mortal; a mente significada pela Lua  perceciona  e representa  o mundo através dos sentidos e do corpo  por isso ela mostra o ponto da nossa maior vulnerabilidade;  a Lua é a portadora da energia da alma . Indica os nossos padrões psicológicos , as  tendências, as nossas paixões e principais áreas de interesse na vida; O sol dá força à mente mas aLuatransmite-lhe paz, tranquilidade e alegria. A Lua permite pacificar a mente por isso é ela que permite a felicidade a nível subjetivo.
A Lua representa a mente-  «manas», que é uma combinação de inteligência e emoções; a memória e a imaginação, os desejos; governa o cérebro, o ritmo dos ciclos da natureza; O sol rege  o princípio ativo, a Lua o princípio passivo; o Sol rege o Tempo, a Lua rege o Espaço; o Sol rege o Fogo, a Lua rege a Água; o Solrege o presente e o futuro, a Lua rege o passado, mostra quem fomos e a herança que trouxemos do passado (por isso ela indica o nosso Karma ancestral).
ALua representa a nossa capacidade para dar e receber amor, simboliza a nossa sensibilidade e a inclinação para cuidar dos outros. Uma Lua forte no horóscopo incentiva-nos a agir em apoio dos outros  e a ver o lado positivo de todas as coisas.
A Lua representa a nossa capacidade para sobreviver e define o grau da nossa popularidade ou estatuto social.
A Lua é responsável pela qualidade do sangue, linfa, peito, pulmões, estômago, olho esquerdo nos homens e olho direito nas mulheres; o útero, os intestinos, as amígdalas, a  garganta e a saliva, o ciclo menstrual;  representa a geração e o nascimento dos filhos, governa a infância e a vida das mulheres e   a atividade pública.
A Lua rege a direção Noroeste, a sua pedra é a pérola , o elemento é aÁgua e a cor é o Branco.

Significados do Signo Caranguejo

O signo Caranguejo significa  uma natureza  afetuosa e emocional, intuição, imaginação e memória, cautela, proteção, sensibilidade, apego emocional, simpatia, mutabilidade e mudança de humor, natureza sonhadora e compassiva,  amante do lar e da vida doméstica, necessidade de formar um retiro seguro que sirva de base de segurança física e emocional;
Caranguejo é simultaneamente rude e terno, romântico e sentimental, tende a  focar-se  nas mágoas, revela tenacidade, possessividade, lealdade; indica a memória e a tendência para se apegar ao passado, tendo dificuldade em libertar-se da sua influência.
O signo Caranguejo representa o que está mais escondido  e é mais privado e pessoal; governa o peito e o coração no corpo físico;  Representa a vida no lar, a família e os aspetos domésticos,  a tradição, o interesse pela causa e pelo início das coisas, o retiro em relação ao mundo externo, a proteção, a natureza psíquica a segurança emocional e os laços emocionais com seres e objetos.
Pelo exposto fica clara a correspondência entre a 4ª casa, a Luae o signo de Caranguejo. Em muitos aspetos podemos dizer que, em diferentes perspetivas, todos significam o mesmo.

Deixe um comentário