A Correspondência entre a 5ª Casa do Horóscopo, o Sol e o Signo Leão

Os Significados da 5ª Casa
5ª casa do horóscopo representa  as coisas que amamos mais e que nos fazem crescer e evoluir.  Ela mostra o crescimento de todos os tipos, através daquilo que amamos, referindo-se expressamente ao poder do amor para nos fazer crescer.
A 5ª casa também representa a centelha divina no nosso coração e que nos dá o poder de criar algo: os nossos filhos, riqueza, ligações românticas pelas quais nos completamos e modificamos a nossa identidade, trabalhos artísticos e, de maneira geral, tudo o que criamos  e que nos produz um sentimento de prazer e de realização espiritual: o acto de criar é um acto de amor, esta é a lição mais básica da 5ª casa.  Criamos, dando seguimento aos desejos do nosso coração, numa articulação entre a nossa inteligência e as emoções que exprimem a fonte da criatividade original na dimensão mais funda do nosso ser.
Os desejos do nosso coração, bons ou maus, são assunto da 5ª casa. Nós criamos a partir daquilo que amamos e podemos amar coisas boas ou más e os resultados são consequentes com isso.  Todos os objectos que nos ligam aos nossos desejos mais profundos são significados pela 5ª casa. Esta casa relaciona-se com o prazer de criar. E esse prazer mais imediato é o da procriação, por isso esta casa significa as crianças. Mas também se refere a outras formas de criação, como a arte  e as produções culturais: a vida criativa é uma fonte de prazer e de satisfação pessoal. Esta a razão pela qual esta  casa é considerada uma das mais auspiciosas do horóscopo e qualquer ligação desta casa com uma das casas angulares (as casas 1,4,7 e 10) produz resultados benéficos pois as casas angulares são os alicerces que sustentam o mapa de nascimento.
Devido à associação entre a 5ª casa e o prazer, ela adquire o poder de significar  todos os nossos hobbies e passatempos, as diversões e os jogos, bem como os prazeres do corpo, incluindo as actividades desportivas, a música ,a  pintura e a representação dramática; e, na sua relação com o amor e a devoção, simboliza as práticas espirituais e religiosas, as ligações românticas, a experiência de estar «apaixonado».
5ª casa tem também um significado mais esotérico pois ela representa o «atma» ou centelha divina imortal  no centro do nosso ser. Ela revela o «Deus do nosso Coração», o mestre que acompanha silenciosamente todas as nossas experiências e acções neste mundo, o princípio superior da alma que nos liga ao plano divino e sagrado. Por esta razão,  a5ª casa também simboliza  a poorva punya, isto é, as acções virtuosas que realizámos em vidas anteriores e que actuam a nosso favor nesta existência,  manifestando-se como «sorte».
A relação entre a5ª casa e o princípio mais profundo da identidade espiritual explica  também a sua relação com a inteligência: esta é uma inteligência que vai muito mais longe do que a mera capacidade lógica e analítica: trata-se aqui da inteligência que integra a intuição e a articulação profunda entre o «conhecer lógico» e o «compreender devocional» numa síntese entre o amar e o conhecer, só possível quando se integra a mente cognitiva com  a mente emocional profunda.
Nos significados básicos da 5ª casa encontramos a progénie (tenhamos ou não filhos), o sexo provável dos filhos que teremos, (ou se os teremos), os talentos artísticos, as actividades que nos dão prazer e as que preferimos como diversão, o cinema, a ópera e o teatro, a música e a dança, a 1ª gravidez, as actividades especulativas, as acções que realizamos movidos pelo desejo, jogos de sorte e de azar, puzzles, acções, lotaria, mercado bolsista  e  apostas, os amores e o cortejar – e o grau de sucesso nesta área,  a atracção entre os sexos,  antes ou após o casamento, a sabedoria, a riqueza súbita, boas ideias, devoção, relações amorosas, fama, etc.
Júpiter é o planeta significador da5ª casa (karaka), para os assuntos da educação, aprendizagem, sabedoria, inteligência, espiritualidade,  crianças , sorte e fama.
A partes do corpo relacionadas com a 5ª casa são o estômago, o fígado, a bexiga, o coração, o joelho direito, parte superior e média da coluna.
Resultados da Colocação dos Planetas na 5ª Casa
Sol – Revela uma mente criativa e apaixonada,  uma pessoa que procura realizar os desejos do seu coração investindo em coisas com valor permanente. Esta posição ajuda a formar ligações favoráveis. Pode indicar  tendência para ter filhos  rapazes . Favorece o talento artístico, especialmente o de actor. É bom para o investimento e a especulação, quando o nativo usa o seu discernimento para tal. Há muitas vezes interesse pela juventude  e  a pessoa pode envolver-se em actividades para ajudar os jovens.
Lua–  Grande poder de intuição e amor pelo conhecimento e pela aprendizagem. É muito favorável para a criatividade, indicando algum talento artístico que pode ser aprofundado. Natureza fortemente emocional e romântica que pode conduzir a múltiplos relacionamentos amorosos. Pode indicar predominância de raparigas na descendência. Boa capacidade de discernimento para os investimentos  no caso de a Lua estar bem colocada. O nativo tem um lado empreendedor que deve desenvolver.
Marte – Amor pela competição, pelas artes marciais ou outra actividade física. Indica uma natureza apaixonada  com tendência para múltiplos relacionamentos sexuais. Mostra muitas vezes ligações súbitas e apaixonadas, discórdia e rompimentos;  favorece o nascimento de rapazes. Pode haver uma atracção  pelos jogos de azar  e pelos investimentos, que deve ser controlada com disciplina e  discernimento. Produz uma forte sexualidade, problemas com crianças, tendência para sentimentos de superioridade. Quando está retrógrado pode haver algum problema na expressão da criatividade pessoal ou da sexualidade. Escultura e Arquitectura são boas opções de carreira.
Mercúrio – Produz excelentes capacidades de comunicação. Pode  falar várias línguas, ser um escritor de talento, possuir talento para a música  ou para realizar tarefas que necessitem de grande atenção e perfeição nos pormenores. A pessoa tende a ser optimista. Articula bem as capacidades artísticas e as capacidades intelectuais. Assimila conhecimentos com grande facilidade e tem talento para os ensinar a outros. O nativo tem um talento natural para compreender  e ensinar as crianças. Produz a tendência para muitas ligações amorosas e para as duplicar. Talento para a representação ou para a escrita. Quando retrógrado, mostra a necessidade de encarar com seriedade a  criatividade e  a sua aplicação.
Júpiter–  Revela um excelente professor, torna a pessoa num guia natural dos outros. Pode haver interesse em estudar Filosofia, Metafísica ou assuntos espirituais. Ajuda na carreira, na especulação e a adquirir riqueza. Suporta a formação de  laços de amor e traz benefícios através deles. Boa influência no que se refere a crianças; indica principalmente filhos rapazes. Se bem colocado, revela sucesso nos investimentos/especulação financeira; felicidade com as crianças. Quando retrógrado, o nativo pode sobrestimar as suas capacidades, apesar de ser inteligente e de ser  dotado.
Vénus–  Faz da pessoa um excelente artista ou dá-lhe amor pela arte. Pode ter talento musical. É muito hábil a trabalhar com as cores. Gosta muito de crianças e pode ser um bom professor. Gosta de tudo o que é feminino. Esta posição dá força aos afectos  e produz um forte desejo de companheirismo e de amor que deve ser disciplinado. Favorece o nascimento de raparigas. Indica ganhos pela especulação e investimento se usado prudentemente. Pode haver grande atracção pela representação e pelo teatro. Também pode haver interesse pela educação e pelas áreas que relacionam o social com o prazer.  Confere fertilidade, crianças bonitas e talentosas. Quando  está retrógrado, a pessoa usa a criatividade sexual como forma de auto-afirmação.
Saturno – Produz amor pelas coisas práticas e bem conhecidas. Pode gostar de coleccionar antiguidades. Leva os projectos até ao fim. Pode ter dificuldade em ter filhos ou  receber pouca felicidade deles.  Pode não conseguir   exprimir o que sente. Esta posição restringe o círculo familiar, formando uma família pequena. Não é fácil lidar com crianças ou pode haver infertilidade  ou a pessoa pode não querer ter filhos. As relações amorosas também sofrem dificuldades ,  e também pode haver problemas sexuais.  Quando está retrógrado, impulsiona a pessoa para ultrapassar os obstáculos à sua criatividade, através da responsabilidade e do desejo para criar algo que perdure.
Rahu – A pessoa pode ser bastante individualista, sobrepondo o seu desejo de criar algo  a tudo o mais. Pode ter um estilo rebelde  que  choca os outros.  Existem muitas vezes laços próximos com crianças. Esta pessoa tem dificuldade em ligar-se de forma pessoal e a sua lição essencial de vida consiste em usar o coração e amar profundamente a nível pessoal. Pode ser bem sucedida no romance e ter desapontamentos nas amizades. Obtém prazer  através das suas relações sociais. Pode obter ganhos especulativos.
Ketu –  Pode impedir ter filhos  ou tornar a pessoa desprovida de talentos artísticos.  Mas indica grande inteligência  e poder discriminativo.  A pessoa pode orientar para o colectivo os seus dotes criativos, mais do que para o seu prazer pessoal.
Significados do Signo Leão
O signo Leão representa a Luz eterna e sem falhas; é uma luz que deseja partilhar-se com os outros. Leão fixa-se na experiência individual e no sentimento para ,a partir daí ,criar algo novo; apoia-se nas suas crenças e valores, procurando transcender-se para atingir  uma forma  superior de vida; Procura tornar-se num farol espiritual que ilumine e ajude os outros a elevar-se . Assim, no sentido mais altruísta,   Leão sinceramente procura ajudar e inspirar outros sem pensar egoisticamente em si próprio ou no seu favorecimento pessoal: simplesmente sente que as suas crenças e valores são os melhores.  Mas esta dinâmica pode criar um orgulho e vaidade pessoal no ego de Leão levando ao desejo de controlar e dominar os outros. É então que nele surge o desejo de ser o centro de todas as atenções  e de que os outros girem à sua volta como súbditos agradecidos a homenagear um príncipe.
Este signo simboliza o triunfo do ego, a afirmação da individualidade orgulhosa da sua capacidade de criar. É como um pequeno Deus investido do poder miraculoso de dar vida a algo nascido do desejo e da imaginação. Leão simboliza o acordar da percepção individual da liberdade pois só quem é livre pode fazer surgir algo inteiramente novo. O desafio deLeão é compreender que  a centelha divina que no nosso âmago nos permite transcender  o mundo imediato e a sua finitude é um elo de partilha e não um corte de separação entre nós e os outros. E que ela não instaura necessariamente uma hierarquia entre superior e inferior, ela inaugura antes uma comunhão ou devoção que nos liga a toda a criação e que está para além dos valores individuais criados pelas experiências do nosso ego. Porque o ego finito vai mais fundo do que as meras experiências do quotidiano para poder criar: em todo o acto de criação persiste uma ponta de maravilhamento e de mistério.
Significados do Sol
O Sol representa a força cósmica com a  polaridade positiva ou yang. Em conjunto com a Lua,  forma a dualidade primordial . O Sol é o espírito ou energia. É o «self» no ser humano, a centelha independente e capaz de percepcionar por si mesma: representa a nossa essência, «quem nós somos» verdadeiramente e  em sentido metafísico.
O Sol  mostra quem somos e quem estamos destinados a ser; ele  é o nosso presente e  o nosso futuro (por oposição à Lua, que é o nosso passado).  O Sol representa o ego,  mostra até que ponto somos direccionados para a procura do poder, do prestígio e da fama,  até que ponto perseguimos as honras, o respeito,  a autoridade e o controlo ou poder.
O Sol  representa a nossa alma e  a capacidade de conhecimento superior e intuitivo: indica  as nossas aspirações  mais profundas, a nossa criatividade, o nosso desejo de atingir a luz  e a verdade; mostra os valores  e   qual o tipo de autoridade aos quais submetemos a nossa vida.  Em última análise, oSol revela a capacidade para nos transcendermos a nós próprios  e aos nossos condicionalismos psicológicos, sociais e culturais, tornando-nos numa luz capaz de  nos iluminar a nós próprios e aos outros.
O Sol representa o pai e todas as figuras de autoridade: governantes, patrão, etc. Só  quando o  Sol  está forte no horóscopo é  que podemos atingir a  fama, nome e estatuto social.  No corpo, o Sol representa a força da vida e a energia vital que influencia o crescimento ; simboliza o coração e as suas funções, a circulação do sangue pelas veias , a visão, interna e externa.
O Sol representa a força de vontade, a auto-confiança . as aspirações, as ambições, o orgulho, o ego,a generosidade e a grandeza, a glória, o estatuto e a fama, o poder e o nome.
Pelo exposto, pensamos que  fica clara a correspondência entre a 5ª casa, oSol  e o signo Leão.

Deixe um comentário