Figuras do sec. XX- Neil Armstrong, o Primeiro Homem a Pisar a Lua

Neil Armstrong
5 de Agosto de 1930, 0h 31m
Wapakoneta , Ohio, 40N34; 84W12
EST 5 h W (standard time)
(Espólio de Lois Rodden)
Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar a superfície da Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 18 de Julho de 1969. Desde criança que sentia um desejo enorme de voar e um fascínio pelos aviões. Aos 15 anos obteve o seu primeiro certificado de voo, antes mesmo de obter a carta de condução de veículos terrestres. Aos 17 anos começou a estudar engenharia aeroespacial , estudo que foi interrompido pela guerra na Coreia onde serviu como piloto certificado, tendo ganho várias medalhas pela participação em 78 missões de voo, muitas delas em situação de batalha. Antes de entrar na Nasa, foi piloto experimental. Quando terminou a missão espacial, foi professor universitário de engenharia aeronaútica. Ao longo da vida manteve um amor muito especial pelos escoteiros. Quando esteve na Lua dirigiu-lhes uma saudação muito especial. Foi sempre um homem humilde e modesto. Morreu em 2012 devido a complicações numa cirurgia de bypass arterial. É um dos grandes aventureiros do sec XX e um homem que viveu de acordo com princípios de honra, de coragem e de serviço.
A Identidade Básica: Ascendente Touro, Lua Sagitário , Sol Caranguejo
O Ascendente no signo Touro indica uma pessoa com disposição agradável  e descomplicada, com uma natureza amigável e afetuosa, capaz de lidar com as dificuldades da vida com perseverança e determinação. Este Ascendente muitas vezes indica gosto pelo trabalho da terra, mostrando pessoas que se dedicam à agricultura, ao cultivo de gado, etc. Armstrong manteve uma propriedade, o  rancho Lebanon, no Ohio ,onde se dedicava à agricultura. Estas pessoas têm uma constituição física forte com músculos bem desenvolvidos e um corpo robusto. Touro é um signo de elemento Terra e energia fixa.
O nativo é um bom ouvinte, mais do que falador, e distingue-se pelas capacidades de perseverança e de paciência, lealdade para com os amigos, familiares, etc. É sensual e apaixonado muito trabalhador e raramente se zanga, embora tenha os seus momentos de fúria quando os outros não correspondem às suas expetativas de lealdade. Mas esquece com facilidade e é capaz de grandes sacrifícios para dar uma boa vida à família , que é um valor fundamental para si. A presença de Marte na primeira casa torna este nativo corajoso, determinado, mais rápido a agir e a reagir do que sucede habitualmente com o signo Touro.  Marte também ajuda a recuperar rapidamente de ferimentos mas impele a pessoa para o gosto de correr riscos, dá-lhe uma atitude mais agressiva e a tendência para tensão mental em momentos críticos.
A  Lua no signo Sagitário não se combina facilmente com o Ascendente Touro enquanto este gosta de uma vida confortável e estável, num lar que exprime o seu sucesso e conquistas no plano material, Sagitário é irrequieto e deseja aventura, caminhar pelos espaços abertos, livre e sem constrangimentos de qualquer espécie. Touro  valoriza o plano material e sensorial,Sagitário valoriza o plano dos valores, da cultura e das crenças e precisa de se mover, de conhecer realidades novas que o façam pensar e desenvolver-se a nível pessoal . Sagitário tem elemento Fogo, polaridade masculina e natureza mutável. Os elementos Terra e Fogo não se misturam entre si, o nativo contém ambas as naturezas, revelando traços bem diferentes no seu comportamento e personalidade.
O Sol no signo Caranguejo  harmoniza-se muito bem com o signo do Ascendente  pois Caranguejo temelemento Água que combina bem com o elemento Terra de Touro. A sua energia é de  polaridade feminina e tem natureza cardinal. O lado afetuoso do nativo é reforçado, bem como a sua ligação à vida familiar e às raízes a que se sente ligado. A relação permanente que manteve com os escuteiros ao longo da vida é uma expressão significativa desta relação duradoura com um grupo que, desde criança, sentiu que era parte integrante da sua vida e dos seus interesses. O Sol em Caranguejo também explica a pouca apetência de Armstrong para se manter no foco das luzes da ribalta. A sua sensibilidade aprecia uma reserva da vida íntima que mantém separada dos olhares públicos. Grande parte da sua energia é desenvolvida a construir uma vida familiar segura e nutridora em termos emocionais. A associação entre o Ascendente Touro e o Sol em Caranguejo produz um nativo focado em primeiro lugar nos aspetos e valores da vida concreta e familiar, embora também idealista e sonhador, e aspirando ao longínquo, neste caso sob a forma da aventura na primeira exploração da Lua. No entanto, repare-se que, após esta missão vitoriosa, Armstrong declarou que não voltaria ao espaço, o que mostra a sua necessidade de uma vida alicerçada no plano sólido e tranquilo da vida terrestre. Comprova-se assim o lado aventureiro, com a Lua em Sagitário mas também o lado mais tradicional do Ascendente Touro e do Sol em Caranguejo  que sentem necessidade de segurança no plano material da vida.
 
As Assinaturas Específicas do Destino no Horóscopo Natal
O Sol  está colocado na 3ª casa  indicando coragem, espírito de iniciativa, capacidade de vencer pelos próprios esforços. Sendo uma casa upachaya ou de crescimento, esta posição permite alcançar o sucesso nas iniciativas e projetos pessoais pelo esforço próprio e ao longo do tempo.
O eixo 2ª /8ª casa sobressai neste horóscopo, com um yoga Gaja Kesari entre a Lua  e Júpiter, uma excelente assinatura que anula outros aspetos menos benéficos no horóscopo ,neste caso a presença de Saturno retrógrado na 8ª casa  em conjunção com a Lua. Esta posição de Saturno não favorece a saúde e pode indicar uma morte que tem por causa uma doença, o que aconteceu, neste caso produzida por uma cirurgia que também é um dos significados da 8ª casa. De qualquer modo, a ênfase nestas casas indica que uma boa parte da energia do nativo seria usada no desenvolvimento de recursos e na transformação pessoal, sendo que os parceiros – de vida e de negócios, amigos próximos, etc,- representariam um papel muito importante no desenvolvimento pessoal do destino. Esta posição de Saturno dá a capacidade para aprender os aspetos práticos e materiais mas traz também inevitavelmente preocupações ou aborrecimentos associados aos parceiros. Saliente-se, no entanto, que Júpiter,colocado em Gémeos, forma aspeto com o seu próprio signo, onde se encontram a Lua e Saturno. Estando colocado na  2ª casa, Júpiter favorece o desenvolvimento de recursos materiais e financeiros mas também espirituais e de conhecimento.
Vénus, regente do Ascendente está colocado na 5ª casa do horóscopo, o que faz dele um yogakaraka, um planeta capaz de trazer sucesso, fama, luxo e riqueza. Esta casa indica benefícios kármicos por boas ações passadas. O aspeto que lança para a 11ª casa da realização dos desejos e dos sonhos reforça este aspeto da sorte do nativo.
Mercúrio colocado na 4ª casa indica mudança frequente de residência- na infância, Armstrong mudou de cidade umas 20 vezes, devido à profissão  do pai – sucesso nos estudos superiores e propriedade de terras e imóveis. Também indica que a fama não lhe mudará a natureza humilde.
Os nodos estão no eixo 12/6. Rahu na 12ª casa está colocado em signo inimigo e os textos antigos dizem que isso não favorece a vida sexual do nativo. Tendência para muitas despesas e gastos, desejo de conhecer lugares distantes, paixão pelo transcendente e pelo desconhecido. A vida do nativo comprova-o.
Ketu na 6ª casa indica capacidade para derrotar inimigos e competidores mas não favorece a saúde nem as relações com subordinados ou colegas de trabalho. Pode haver inimigos ou pessoas ciumentas a trabalhar contra a pessoa. Sabemos que Armstrong abandonou a posição que tinha na Universidade de Cincinnati em 1979 mas ele nunca apresentou as razões para isso.
Entre as várias assinaturas do horóscopo referimos ainda: o yoga Ubayachara  formado por Mercúrio  e Júpiter (respetivamente colocados na 2ª e 12ª casas a partir doSol) e que indica que o nativo gozará de confortos «como um rei»; o yoga Amala, formado porVénus, por só haver benéficos na 10ª casa a partir da Lua e do Ascendente e que indica uma pessoa virtuosa que tem acesso às coisas boas da vida, em termos materiais; dois Yogas Raja Sambandha ,formados por Vénus e Saturno (dispositor do Amatya Karaka em aspeto com o regente da  10ª casa) que mostra uma pessoa famosa e importante e outro formado por Vénus (Amatya Karaka numa trikona) que também indica fama e importância na sociedade ou país. Dois outros yogas: Parivraja/Pravajya , formado por Saturno e pela Lua (Lua no navamsa de Marte com aspeto deSaturno  no signo ) e um yoga Sadhu formado por Júpiter ( só benéficos na 3ª e 6ª a partir do AL) e que indicam uma natureza ascética e uma pessoa «santa».
Confirmação pela Navamsha.
O Ascendente da Navamsha  «cai» na 11ª casa do horóscopo natal indicando que os ganhos e a realização das aspirações do nativo teriam grande importância na sua vida.
O regente da 9ª casa Marte, (regente do Ascendente de nascimento) está colocado na 5ª casa  na Navamsha, embora debilitado. A presença de Ketu na 9ª casa  desta varga parece indicar que o destino essencial de Amstrong não seria tanto o de realizar ações no mundo exterior a nível material mas seria o de trabalhar intimamente os seus processos de compreensão emocional e espiritual. Ambos os signos da 5ª  (Escorpião) e da 9ª (Caranguejo) apontam para a dimensão subjetiva e a interioridade e os seus recursos. O nativo nunca lidou bem com a vida pública e com a exposição que a fama implicava. Marte  está em recepção mútua com a Lua e esta, regente da 5ª casa está colocada na 2ª, indicando grande inteligência, conhecimentos superiores, capacidade para desenvolver competências de discurso e para ser ouvido. Esta posição favorece a aquisição de riqueza e de conhecimento.
O Sol  encontra-se colocado na 10ª casa , confirmando a notoriedade pública e a capacidade de influenciar outros.Mercúrio  mantém a posição na 4ª casa, agora no próprio signo Gémeos reforçando o que se disse na análise das assinaturas do horóscopo. O aspeto que forma com o Sol  reforça a inteligência e o caráter instruído do nativo.
Vénus ,regente do Ascendente natal, está na 11ª casa  dos ganhos e da realização dos desejos e aspirações. Como regente da 3ª mostra que essa realização é alcançada devido aos esforços e iniciativas pessoais. Como regente da  8ª ,indica que pode ter havido algum legado ou herança a contribuir para a concretização dos desejos pessoais.
Júpiter ,regente do Ascendente  na Navamsha está colocado na 12ª casa. Esta é uma casa de isolamento, confinamento, retirada da vida pública. Em grande parte, foi isso que Armstrong escolheu, ao desistir de continuar as missões no espaço e ao preferir uma vida mais privada e recatada. A 12ª casa é também uma casa de espiritualidade e também pode indicar que o nativo preferiu um caminho de afastamento da vida pública por estar mais interessado no processo de desenvolvimento espiritual interior.
Quanto chefiou a Missão Apollo 11 e pisou a Lua estava ativo o dasha da Lua  regente da 3ª casa  do horóscopo, uma casa de iniciativa, de  motivação e de coragem pessoal e o sub-período de Ketu ,que o impelia para enfrentar e vencer um desafio. Quando morreu estava ativo o  dasha de Júpiter que rege a 8ª casa do horóscopo natal e está colocado na 2ª casa. A 8ª e 2ª casas são casas de longevidade e marakas ( com o poder de infligir a morte.). O sub-período era do de Rahu. Rahu está colocado na 12ªcasa do horóscopo de nascimento e na 3ª  da Navamsha; mais uma vez, estas são casas relacionadas com o final (12ª) e com a longevidade e a morte por doença ( a 3ª é a 8ª a partir da 8ª).

Deixe um comentário