Os Signos do Zodíaco e o Amor- Caranguejo ,Proteção e Família


Características Gerais da Personalidade de Caranguejo

O signo Caranguejo tem uma  natureza feminina e cardinal, sendo por isso um signo de ação, cuja simbólica básica é o cuidado e a proteção. É um signo regido pela Lua e, por isso, o mundo dos nativos de Caranguejo –  homens ou mulheres – é um mundo fortemente marcado pelas emoções. ALua é mutável por natureza, muda de aparência  de forma cíclica e os nativos de Caranguejo exprimem esta mutabilidade nas suas oscilações de humor. Partilham também a característica de alternarem momentos de total «invisibilidade», em que são discretos, tímidos, fechados sobre si próprios, com outros em que são brincalhões, efusivos e comunicativos. Mas, tal como a Lua encanta a noite com a sua luz misteriosa, simultaneamente próxima e distante, o nativo de Caranguejo também tem sempre um toque de mistério, causado pelo seu recato e pela resistência em deixar-se ver pelos outros em geral.
A palavra chave para estes nativos é «segurança» -emocional e material.  Mas o plano material é mais fácil de resolver: eles são naturalmente  talentosos para ganhar dinheiro, fazendo prosperar os negócios em que se envolvem . Mas enchem-se de cautelas antes de se envolverem num relacionamento próximo porque têm muito medo de ser magoados. Têm  a sensibilidade e as emoções à flor da pele por isso  tornam-se demasiado vulneráveis e muitos fecham-se numa dura concha que os preserva das ameaças do mundo exterior; e só  saem  dela quando sentem  que estão num ambiente seguro. Por isso, quando  se apaixona por alguém, este nativo pode mascarar os seus sentimentos com uma ponta de desdém ou de aparente indiferença,  enquanto não está seguro de que essa pessoa merece a sua confiança e envolvimento.
Por isso, se você  se apaixonou por alguém que tem o Sol, a Lua ou o Ascendente (ou vários planetas no signo) em  Caranguejo, saiba que deve ser paciente pois, na generalidade dos casos, o seu/sua amado/a não lhe abrirá o coração de imediato. Isto sucede porque este nativo conhece a sua vulnerabilidade ao sofrimento e tem  pavor da rejeição. Por isso, só quando se sentir à vontade consigo  se mostrará tal como é. E aí, é melhor você decidir se  é  capaz de se comprometer  seriamente e para a vida porque os nativos de Caranguejo demoram tempo a abrir-se perante si mas, quando o fazem, comprometem-se para sempre consigo e moverão  céu e terra para lhe dar tudo o que acham que você merece (e acredite, acham que você merece o melhor do mundo).  É por isso que, quando são magoados no amor, quando se envolveram completamente numa relação e foram traídos ou rejeitados, estes nativos levam muito tempo para recuperar e podem mesmo não voltar a querer envolver-se novamente  noutra relação  porque não conseguem esquecer as mágoas desse amor que falhou.
Este é um dos grandes problemas dos nativos com forte incidência no signo de  Caranguejo : têm um apego muito grande ao passado, sofrem da «nostalgia das origens». Por isso, quando entram numa relação amorosa, muitas vezes partilham os eventos da sua  infância ( a menos que esta tenha sido infeliz), as memórias que guardam como a impressão pura  da essência da identidade. O foco da sua atenção não é tanto o futuro, é mais  o conforto e a segurança dos tempos (reais ou fantasiados pela sua imaginação) em que obtiveram pela primeira vez conforto, proteção e nutrição no passado. E aqui, a mãe desempenha um papel fundamental. Estes nativos, sobretudo os homens, são muito ligados à mãe e nem sempre é fácil, para o futuro cônjuge, competir com a imagem idealizada que o nativo guarda desse arquétipo protetor que memorizou/idealizou na infância.
A necessidade de conforto, cuidado e proteção- tanto recebido como prestado- que estas pessoas sentem, faz com que considerem o casamento e o amor como sinónimos: o casamento é a base da família e a família é o centro da vida de uma pessoa de Caranguejo. Tudo o mais roda em torno deste núcleo essencial que ele deseja ver acarinhado e protegido. Este nativo precisa de um refúgio que seja  a sua «concha protetora» em relação à hostilidade no mundo externo e esta concha é o seu lar que ele quer ver partilhado com o parceiro de vida : o lar é o seu verdadeiro mundo, é onde ele recarrega as suas energias para enfrentar o mundo todos os dias na batalha  para prover ao sustento da família. É a fronteira entre o seu mundo e o mundo dos outros.

Os Nativos de Caranguejo e o Amor

O nativo de Caranguejo, logo que se sente seguro o suficiente para entrar numa relação, exprime os seus sentimentos de  forma ativa, como é próprio num signo cardinal:  ele sabe o que é melhor para os que ama e procede de acordo com essa convicção: no lar faz tudo para  que o/a amado/a se sinta confortável- se  está em casa e o companheiro  chega do trabalho, tem uma deliciosa refeição à sua espera, um banho reconfortante e muito carinho dado de forma gentil e suave, desejosa de agradar. O problema é que pode ser tão pressuroso  para tentar agradar que se torna sufocante, decidindo tudo aquilo que antecipa que serão os desejos do outro. Inicialmente é um encanto, mas na continuação pode ser demasiado para um parceiro que seja muito independente ou cioso  da sua liberdade individual.
E Caranguejo não recebe bem qualquer palavra de crítica pois as suas intenções  são sempre as melhores  e ele sente que o outro, ao não reconhecer o seu desvelo, mostra uma insuportável ingratidão. Fica magoado. Este é um aspeto crítico para este signo: precisa de aprender a deixar livres os que ama para não lhes provocar a sensação de sufocação ou produzir a reação que ele mais teme e que é  a rejeição.
Este  nativo  nunca esquece os pormenores de uma relação: lembra-se de tudo, dos bons e dos maus momentos. E se os primeiros são ocasião de celebração e de contentamento, os menos bons produzem tristeza e melancolia que pode apoderar-se dele com facilidade.
Estimado/a Leitor/a. Se está com um/a parceiro/a de Caranguejo, saiba que ninguém lhe mostrará maior fidelidade : estes nativos, uma vez comprometidos, fazem-no para a vida e você torna-se o centro do seu mundo. Mas a sua sensibilidade extrema exige algumas cautelas no modo como você responde  ao seu afeto: as suas ações podem  causar estragos mas as palavras insensíveis que você diz sem pensar  magoam-no igualmente. Mas se tiver o cuidado de compreender as necessidades emocionais do/a seu/sua parceiro/a isso compensa, se você também quiser  uma família unida e feliz como o centro do seu mundo:
O nativo de Caranguejo é leal, constante, trabalhador, romântico e sentimental. Gosta de uma vida estável, centrada na família, com um ambiente harmonioso e caloroso, unida pelo afeto,  emocional e materialmente segura. Necessita de grande proximidade emocional- a intimidade é o coração do seu mundo; precisa de conforto e de nutrição, de alguém que lhe deixe concretizar a necessidade de cuidar e de  proteger mas que também devolva, em troca, carinho e proteção, pois necessita de reforços constantes  do afeto do parceiro. Gosta de dar e de receber expressões  físicas de afeto, de jantares românticos  com a luz das velas e o perfume das flores e adora comunicar com o parceiro, por telefone, por mail, etc.
É verdade que  este nativo pode ser bastante ciumento e possessivo  mas a família que constitui está acima de tudo o mais e fará tudo, mas mesmo tudo, para a defender de quaisquer ameaças.

Compatibilidade Amorosa dos outros Signos com o Signo de Caranguejo

A grande sensibilidade e a dimensão emocional deste signo fazem com que os signos de Ar e de Fogo sejam pouco compatíveis : estes signos são intelectuais e comunicativos pelo discurso, mas têm   o costume de dizer o que pensam sem grande preocupação com os sentimentos  da pessoa que ouve «as as suas «verdades» ou, então, são demasiado frios , distantes ou autocentrados  para satisfazer a necessidade de proximidade emocional de Caranguejo. O signo Balança (Libra) entre os signos de Ar, pela suavidade do caráter  e pelo interesse pelos relacionamentos, é o mais compatível. 
Nos signos de Água referimos em primeiro lugar o signo de Peixes com uma expressão emocional dominante e é por isso  bastante compatível . Escorpião é um signo que pode ter grande compatibilidade ao nível da intimidade  mas a natureza de suspeição e a intensidade interior podem ser problemáticas na interação, com cada um dos parceiros imerso no seu próprio mundo interior. Porém, se estabelecerem uma base de confiança mútua, podem ser bastante compatíveis.
Os signos de Terra também se harmonizam pelo elemento, especialmente Touro que tem as mesmas necessidades emocionais e o mesmo interesse pela vida familiar. Com Capricórnio, emocionalmente frio,  e o signo oposto, pode haver atração mútua mas poderá haver dificuldade em manter o parceiro de Caranguejo emocionalmente seguro, embora ambos os signos possam cooperar muito bem nos aspetos materiais. Porém, se ambos aceitarem o desafio de crescer juntos, podem complementar-se bastante bem e Caranguejo pode ajudar a mudar a expressão emocional de Capricórnio, tornando-a mais calorosa.
Nota:  Por favor note  que ninguém exprime as qualidades puras de um signo uma vez que a personalidade de cada um é sempre constituída por uma mescla de influências entre vários signos. As referências dadas devem por isso ser vistas como tendo caráter geral.

Deixe um comentário