Os signos do Zodíaco e o Amor- Peixes, Romantismo e Ilusão

 

Características Gerais da Personalidade de Peixes

 
Os  homens e mulheres com o Sol  , a Lua, o Ascendente  ou muitos planetas no signo de Peixes são extraordinariamente intuitivos, sensíveis e românticos. A sua abordagem da realidade é mais espiritual e psíquica do que física e há geralmente um  fundo de imaginação a separá-los do mundo concreto do quotidiano, que têm dificuldade em enfrentar de forma direta.
 
Estas pessoas precisam de uma dimensão de fantasia e de sonho que envolva  a sua consciência das coisas e, muitas vezes, criam uma visão «dourada» dos outros e de alguma realidade que se torne difícil abordar de forma crua. Esta característica pode levá-los a criar imagens ilusórias dos que lhes são próximos e, notadamente, dos parceiros  de vida que escolhem, o que explica algumas experiências amargas que têm quando se torna inevitável dar de caras com a realidade invalida essas ilusões.
O extraordinário idealismo e romantismo destas pessoas faz com que estejam apaixonadas pelo «amor perfeito»; são eternos buscadores da perfeição e da transcendência, embora o confronto entre o que desejam no plano ideal e a realidade traga muitas vezes desapontamentos e um coração despedaçado. Estas pessoas  podem ser as suas piores inimigas, colocando uma venda de fantasia perante os olhos quando se apaixonam, vendo apenas as imagens que a sua fantasia projeta, pelo menos até serem forçadas a reconhecer a ilusão.
 
O signo Peixes está relacionado com o desejo de experienciar o divino e a transcendência. Os seus nativos procuram  tocar o infinito em todas as experiências da vida, perdendo-se no imenso oceano universal do ser. E o amor não é exceção: quando amam alguém, vivem essa experiência com uma reverência espiritual que é quase religiosa; é uma experiência profundamente espiritual e idealizada,  e que eles vivem de forma dramática, colocando toda a sensibilidade  na sua expressão.  Esta é a razão pela qual estas pessoas não gostam de uma expressão muito crua dos sentimentos e das emoções; preferem um cenário ritualizado, com velas, música suave, etc,. O encontro com o(a)  amado(a) tem muito de místico, é uma experiência que ultrapassa  o plano físico e  social para se transformar na experiência emocional  de uma união mística em que as almas se fundem numa só.
 
Para um nativo de Peixes, a expressão dos sentimentos pelo ser amado é a procura de uma fusão afetiva das almas de cada um; ele/ela  procura eternamente a alma gémea que pode completá-lo(a) e elevá-lo(a)  até a um plano de espiritualidade e de transcendência. Não quer dizer que estes nativos não apreciem a expressão física do amor, mas esta só por si não lhes diz nada se não for complementada com a dimensão espiritual.
 
Para um homem  ou mulher do signo Peixes  amar alguém é ter encontrado uma fonte de inspiração que alimenta o seu mundo de fantasia, é ter encontrado bases para se alimentar  de sonhos e dar asas à imaginação trazendo magia para a sua vida. Sem este mundo de sonho e sem esta inspiração a alimentar-lhes a sensibilidade , estas pessoas não conseguem ser felizes. É por isso que não concebem a paixão sem amor e, quando se envolvem uma e outra vez numa paixão, fazem-no sempre empenhando a totalidade dos seus anseios por uma experiência idealizada e transcendente.
Por vezes, estas características trazem dramáticos desapontamentos à vida destas pessoas; ou porque se apaixonam pelas imagens que eles próprios projetam e com as quais os  parceiros não conseguem coincidir; ou porque os outros se aproveitam da sua vulnerabilidade  emocional ou ainda porque a sua excessiva sensibilidade psíquica os torna presa fácil de todos os tipos de stress e de tensão mental e mesmo de doença física.
 
 
Os nativos de Peixes têm um coração de poeta e estão sempre elevados na expressão dos pensamentos e emoções. Sentem-se o cavaleiro ou a dama de alguém, movidos por altos ideais e por um desejo de infinito. O difícil  é fazê-los dar de caras com a realidade  rotineira das tarefas previsíveis do quotidiano. Podem levar o (a) parceiro(a) até ao alto de seu sonho mas têm dificuldade em descer daí para voltar a pôr os pés na Terra e retomar a engrenagem de organização prática da vida. Por essa razão precisam de alguém que, partilhando o seu mundo de sonho e de poesia, também esteja  com os pés firmes no chão para garantir o sustento do dia a dia. 
 
Estes nativos apreciam grandes gestos, sendo campeões  da expressão romântica dos sentimentos. São muito ternos e carinhosos e fazem tudo o que podem para fazer o parceiro feliz. Dão-se inteiramente ao ser amado, podendo mesmo esquecer tudo o resto para viver só para ele(ela): emprego, amigos, ambições… tudo porque o que desejam é ser unos com a pessoa que amam. Esta atitude é muitas vezes, no entanto, contraproducente e revela o desejo profundo de depender do ser amado e de ser cuidado por este. Mas quando  ele não  corresponde às suas expetativas, o resultado é um coração despedaçado e muita amargura.
Apesar deste apagamento do seu ego para se fundir com a pessoa que ama, o nativo de Peixes também aprecia a liberdade e  não gosta de se sentir sufocado pelo controlo do outro, paradoxo que tem a ver com a natureza evasiva deste signo e a necessidade de atingir um horizonte de transcendência, mais amplo do que a situação terrena em que se encontra a cada momento. Talvez seja por esta razão que muitos nativos de Peixes têm alguma aversão ao compromisso… não é fácil entender muitos comportamentos destes nativos que, por um lado, desejam um parceiro que lhes dê segurança e que resolva por eles os pequenos problemas do dia a dia e, por outro, anseiam por alguma coisa que transcende sempre aquilo que possuem no momento.  Estas características do signo tornam-no evasivo, deslizando sempre em duas direções opostas, num dualismo entre o desejo de conforto , luxo e gozo terreno e o desejo da transcendência e do divino.
 
Apesar do seu apego afetivo, o nativo de Peixes pode «navegar» em duas águas na sua vida amorosa, em simultâneo. A culpa, poderá dizer, é da tendência para se deixar prender facilmente  nas teias da ilusão: quando o amor da sua vida não lhe permite viver completamente os meandros da sua fantasia e outro candidato lhe parece oferecer o que lhe falta, ele deixa-se ir, agarrado à sua própria ilusão.
O  amor, para estas pessoas é muito mais do que uma relação pessoal  entre duas pessoas: estes nativos estendem o seu amor a todas as criaturas e desejam sinceramente que o mundo seja um lugar melhor onde todas as pessoas se entendem e estendem as mãos umas às outras.
Por vezes escolhem, no entanto, parceiros complicados que lhes darão muito trabalho, o signo Peixes é o signo do sacrifício de si e estes nativos podem escolher um parceiro por este ser uma «alma sofrida» que lhes desperta a compaixão, ou até uma «alma perdida na escuridão», gostando de pensar que podem dar o seu contributo para lhe mudarem a natureza e o fazerem ascender ao caminho do bem. Claro que, muitas vezes, o seu otimismo sem fundamento revela-se na realidade crua de um relacionamento falhado. Mas, quando acertam no parceiro, estas pessoas podem trazer grande  espiritualidade e sensibilidade à vida de ambos.
 

Os signos com Maior Compatibilidade Amorosa com o Signo de Peixes

 
Os signos mais compatíveis com  Peixes são aqueles que, respeitando  a necessidade destes nativos manterem uma atmosfera de fantasia e de sonho na sua vida, têm sensibilidade para acompanhar essa fantasia e para a partilharem mas, ao mesmo tempo, são suficientemente práticos e com os pés bem assentes na Terra para garantir condições de segurança e de gestão dos afazeres mundanos. E, garantindo tudo isso, também são capazes de respeitar o espaço pessoal da pessoa de Peixes , evitando o excesso de controlo. Um «pacote» sem dúvida difícil de alcançar numa só pessoa!
 
Aquilo que os homens e mulheres de Peixes querem num parceiro é uma alma sensível de poeta e uns pés bem assentes na Terra capazes de lhes oferecer segurança a todos os níveis. Se você se sente capaz de enfrentar este desafio, o resultado pode ser compensador nas muitas experiências profundas de partilha que os nativos de Peixes lhe podem proporcionar.
 
Os signos mais compatíveis são , no plano da sensibilidade afetiva, os de elemento Água – muito especialmente Caranguejo: este signo tem a sensibilidade necessária para acompanhar as fantasias de Peixes , o espírito de organização e o desejo de cuidar que podem produzir um relacionamento muito compatível. Com Escorpião pode haver uma extraordinária experiência de união  física e espiritual embora o excessivo desejo de controlo de Escorpião possa fazer tropeçar  a fantasia em algum momento do caminho. Mas pode haver  boa compatibilidade entre ambos, se se envolverem  no esforço de fazer o relacionamento funcionar. Com o próprio signo, Peixes, há , por um lado, uma sensibilidade e necessidades semelhantes mas também os mesmos pontos fracos e a mesma falta de sentido prático que, duplicada, pode tornar a vida destas pessoas um grande desafio, sempre que  se trata de resolver necessidades práticas – com a tendência deste signo  para a passividade, pode ser complicado «descer» para a realidade quando é preciso.
 
Com os  signos de Terra existe um bom equilíbrio entre  a dimensão emocional e a prática: Touro por exemplo, partilha a sensibilidade e  a necessidade de trocas afetivas com um grande sentido prático e capacidade para  construir segurança no plano material; com Virgem  o signo oposto, existe uma complementaridade profunda, com muitos pontos em comum e outros contrários. É um relacionamento que permite o crescimento das duas pessoas mas também exige que estejam despertas para o seu aperfeiçoamento pessoal.  Com Capricórnio há menos capacidade para partilhar os sonhos e as fantasias porque este é um signo muito prático e terra a terra  e com dificuldade na expressão dos sentimentos. Capricórnio pode ganhar bastante com um relacionamento com alguém de Peixes, embora leve tempo, provavelmente, a compreender a sua necessidade de «flutuar nas nuvens» grande parte do tempo. Poderá , no entanto, abrir-se mais, com o tempo, às próprias necessidades emocionais. Quanto à pessoa de Peixes, terá que  aprender a  aceitar a distância, a  aparente frieza e demasiado pragmatismo da pessoa de Capricórnio sem se afetar muito como isso. Com o tempo aprenderá que essa frieza é só aparente e que, no fundo, Capricórnio adora sentir que alguém o ama e o mostra tão exuberantemente. Ele devolverá esse amor na forma de muita segurança no plano material  e na oferta de uma  vida muito confortável.
 
Com os signos de Ar e de Fogo,a análise da compatibilidade depende das combinações de signos  nos horóscopos dos parceiros, exigindo uma análise completa dos horóscopos.

 

Deixe um comentário