Os Signos e o Trabalho- Capricórnio, o Sucesso pelo Trabalho Árduo

 
O signo Capricórnio é o mais empreendedor do Zodíaco: tenazmente persistente nos objetivos que pretende atingir, focado, trabalhador e muito ambicioso,  tanto é capaz de desempenhar cargos de chefia e de coordenação como funções subordinadas  e pouco especializadas, desde que sejam bem pagas.
 
Para conquistar uma posição social de relevo, os nativos que nasceram com o Sol, a Lua , o Ascendente (ou muitos planetas) no signo Capricórnio são capazes de desempenhar uma grande variedade de tarefas. É que este signo é mais motivado para erguer a pulso uma estrutura de vida que prove a sua capacidade para vencer  e atingir uma posição de respeito dentro da comunidade –  que lhes traga a devida compensação financeira)- do que para trabalhar especificamente numa só profissão ou carreira.
 
Estas pessoas têm, no entanto, algumas características que lhes permitem desempenhar melhor certo tipo de funções: têm uma assinalável capacidade de organização e de gerem eficazmente  os recursos, o que faz deles excelentes gestores de organizações; adoram dinheiro, mexer em dinheiro, distribui-lo, geri-lo de forma poupada deixando de lado todos os desperdícios…. E são trabalhadores árduos e  persistentes, nunca abandonando uma tarefa até ela estar pronta  e bem feita. Claro que isso por vezes exige tempo e, se estas pessoas não tiveremsignos de Fogo ou de Ar fortes no horóscopo, podem ser um pouco lentas  mas, no final, compensa porque o trabalho fica impecavelmente feito.
 
O signo Capricórnio tem regência de Saturno, um planeta que costuma apresentar obstáculos e dificuldades, tornando mais lento o alcançar dos objetivos e, por isso, estes nativos não contam geralmente com a «sorte» na concretização dos desejos e objetivos de vida. Podem sofrer algumas reviravoltas ao longo da vida, com perda de posição e necessidade de recomeçar de novo mas são capazes de se erguer novamente até chegarem onde pretendem. Saturno  não impede  de  alcançar  o que se deseja, apenas retarda o momento de lá chegar.  O aspeto positivo é que a pessoa fica mais fortalecida na sua autoimagem e  na perceção da sua autoeficácia quando vai vencendo a  pulso os obstáculos da vida. Estes nativos têm sempre a consciência de que «se fizeram a si próprios», criaram as suas oportunidades e venceram na vida através do próprio esforço.
 
 
Os homens e mulheres de Capricórnio são lutadores por natureza, capazes de persistir  e de desempenhar bem as suas funções em contextos difíceis e exigentes, razão pela qual são uma mais valia em tempos de crise, pois não desistem nem se deixam abater facilmente pelas dificuldades, mantendo a calma e a persistência nos objetivos a atingir.
Os nativos de Capricórnio quando trabalham em funções de chefia ou em  funções subordinadas ou ainda como empresários individuais, desejam  sempre participar na construção de alguma coisa que seja sólida e duradoura, alguma coisa que se torne num pilar da sociedade por alguma razão e contribua para a dinâmica social em algum aspeto, valorizando desse modo as suas capacidades e validando o seu desejo de reconhecimento social e aumento de status.
 
Capricórnio e o seu regente, Saturno , regem a forma e a estrutura do mundo material  e, por essa razão, todo o trabalho de construção de estruturas é apropriado para estes nativos, razão pela qual profissões como  engenheiro ou construtor civil são boas opções de carreira.
Estas pessoas também são muito motivadas pelo dever e pela responsabilidade, podendo desempenhar qualquer cargo em que estas qualidades são consideradas essenciais.
Para os nativos de Capricórnio  a solidez e a segurança são características necessárias para  o desenvolvimento da carreira: não se deixam levar por sonhos nem projetos vagos ou cujos resultados possam facilmente esboroar-se em fumo. Querem uma carreira para a vida e, normalmente, fazem projetos bem definidos contendo todos os objetivos concretos que pretendem alcançar.
 
A tendência ascética destes nativos, capazes como poucos  de reduzir ao mínimo as necessidades materiais quando necessário, faz deles as pessoas certas  a contratar quando é preciso efetuar redução de custos:  cumprem a tarefa com uma disciplina realmente espartana!
As pessoas de Capricórnio nasceram para enfrentar desafios e obstáculos e sair vencedoras.  Esta característica faz com que adotem um postura de algum ceticismo perante a realidade,  nunca a dão por garantida e desconfiam sempre que as coisas parecem demasiado fáceis. Sabem por experiência que o sucesso é fruto de trabalho árduo (no seu caso)  e não de golpes de sorte. Por isso estão motivadas para subir a pulso, mudando de uma posição menos boa para uma de topo ou, pelo menos, superior à do seu ponto de partida. Ao longo da vida continuam a  procurar formas de melhorar o seu desempenho, persistindo na convicção de que pode demorar e pode custar um enorme esforço, mas é alcançável. É este espírito que os torna vencedores quando muitos outros desistem.
 
Estes nativos  são habitualmente pessoas respeitadoras das normas sociais mas alguns podem, por vezes, ser um pouco hipócritas, cultivando uma imagem social irrepreensível   ao mesmo tempo que usam de astúcia e engano para conseguir alcançar os resultados mais vantajosos na profissão e na carreira. Mas este é um comportamento que se observa apenas nos tipos menos evoluídos.
 
As pessoas com este signo forte no horóscopo  trabalham bem em equipa  e respeitam a posição hierárquica de quem chefia mas produzem melhores resultados quando são elas a coordenar ou a gerir as tarefas. O seu  modo de ser  frio e algo distante mas muito pragmático e eficiente ajuda cada um a efetuar as suas funções da forma mais eficaz e a manter todo o ambiente de trabalho organizado e  a produzir da melhor forma, com os recursos  totalmente aproveitados. É claro que estes nativos não são os melhores a manter um ambiente de simpatia nem de alegria, para eles o trabalho é uma coisa séria, não ocasião para diversão ou para troca de comentários sobre a vida pessoal de cada um. Não gostam de misturar o trabalho com a vida pessoal nem apreciam  comentários  frívolos ou ligeiros que não se relacionem diretamente com as tarefas profissionais. Escusado é dizer que também não são os  que mais amam as pausas para descontração durante as horas de expediente.   Na verdade podem ser tão viciados em trabalho que dificilmente os outros conseguem acompanhar  a sua entrega e  disciplina na realização das tarefas.
 
Os signos de Terra Capricórnio,Virgem e Touro e, entre os signos de Água,  Escorpião e Caranguejo são os mais compatíveis para trabalhar com nativos de Capricórnio pois são trabalhadores  esforçados e dedicados, e são dotados do pragmatismo deste signo ao lidar com o  mundo material. Porém, nos trabalhos mais criativos  e dependentes da inovação é necessária a energia  de signos de Fogo e de Ar.
As melhores Profissões para o Signo de Capricórnio
Na área da Coordenação e da Gestão, fazem uso das excelentes capacidades de organização e de utilização de todos os recursos, com particular incidência nos financeiros. Neste âmbito eis algumas das profissões em que podem ser excelentes: Administrador de instituições Públicas ; Administrador de Grandes Organizações ou Empresas; Ceo numa empresa; Consultor  de Gestão;  funcionário público.
 
 
Na área financeira e contabilística: Auditor de Impostos ou Fiscal das Finanças; contabilista; Caixa (balcão de uma loja, supermercado, etc); Avaliador ( de casas, jóias,terrenos, etc.); Gestor de fundos financeiros.
 
 
Na área das estruturas  e materiais: engenheiro civil (construção de edifícios e outras estruturas;  engenheiro de minas ; engenheiro de materiais; mineiro, trabalhador da construção, carpinteiro, trabalho com ferro e aço.
 
Saturno tem também uma ligação com os trabalhos humildes e servis , uma vez que simboliza o servo e. por isso, neste signo encontram-se também muitos trabalhos humildes e não especializados: trabalhador doméstico, trabalhador rural, servente, trabalhos pesados.
 
Na área dos Negócios: empresário, negociante de imobiliário, de antiguidades,de propriedades,  etc.
 
Na área da Informática, estes nativos, pelo espírito meticuloso e persistente, pelas capacidades analíticas, podem  ser excelentes na programação de sofware, ou como  analistas de sistemas, etc.

 

Deixe um comentário