O Signo Ascendente- Balança (Libra)

 
O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Balança (Libra) no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Balança    são habitualmente altos , magros  e elegantes , pelo menos na juventude, podendo apresentar excesso de peso a partir da meia idade se descuidarem os hábitos alimentares. Possuem um corpo com proporções harmoniosas e bem formado. O cabelo é geralmente castanho, os olhos são habitualmente escuros e amendoados, espelhando um ar exótico e grande expressividade; o rosto é oval, com traços finos e regulares, atraentes, com um sorriso doce e uma aparência simpática e jovial; parecem mais jovens do que a idade biológica que têm. Globalmente o seu aspeto é franco, calmo e cheio de  uma classe sofisticada, característica a que não é alheio o cuidado com que se vestem, e o excelente gosto estético na escolha de vestuário e adornos. 

Tendências Gerais de Saúde do signo Balança (Libra)

O signo Balança  possui uma boa estrutura física e o desejo destes nativos de conservar uma aparência atraente  e jovem ajuda a manter a saúde. Porém, têm tendência para compensar psicologicamente os problemas afetivos, ingerindo comida (e por vezes bebida) em excesso, situação que devem evitar.
 
O signo Balança rege a região abdominal umbilical, os intestinos, os rins, zona lombar da coluna, útero, região do baixo ventre. Estes nativos podem ser vulneráveis a infeções  e os rins podem ser um ponto fraco. As atividades sociais convidam ao abuso de comida e de  álcool, que podem causar problemas digestivos. Apendicite e lumbago são outras afeções possíveis, bem como infeções na bexiga e problemas de pele. Mas , no geral, não precisam de se preocupar muito com a saúde se mantiverem os bons hábitos alimentares e aprenderem a aliviar o stress emocional.

 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade de Balança

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Balança têm o propósito de desenvolver o equilíbrio nas diversas áreas de  vida. A lição específica das pessoas nascidas com este signo no Ascendente é aprender o pragmatismo do «dar e receber», estabelecer a harmonia entre aquilo que desejam e aquilo que estão dispostas a dar para o conseguir. Podem ter que vivenciar uma vida desequilibrada para poderem aprender esta lição kármica. Terão muitas vezes que pesar bem o que estão dispostas a dar para realizar as suas ambições, aprendendo que tudo tem o seu preço, cada possibilidade  e cada escolha têm no reverso  alguma  outra coisa que não será realizada; e a tarefa destas pessoas é justamente pesar bem todas as suas opções e aprender a selecionar aquelas que poderão satisfazer os seus desejos, necessidades e ambições pessoais.
 
Evolutivamente precisam de desenvolver as características do signo oposto, Carneiro(Aries). Este signo caracteriza-se pelo entusiasmo impulsivo que age primeiro e pensa depois, numa espontaneidade que pode faltar por vezes ao nativo com o Ascendente em Balança. Precisam também de desenvolver a capacidade de iniciativa quando esta é necessária, a coragem e a determinação para   iniciar novos caminhos. Muitas vezes esta aprendizagem é feita através do seu parceiro de vida e dos parceiros de negócios, pois observa-se  estes nativos escolhem para parceiro pessoas com personalidade forte e independentes, que lhes ensinam a exprimir os seus impulsos individuais com mais espontaneidade.
Os nativos com Ascendente Balança têm uma personalidade magnética, uma expressividade exuberante nos gestos e no rosto, envolvendo os outros com a sua simpatia natural.
 
Estas pessoas são inteligentes e têm boa natureza, manifestando sempre cortesia e sensibilidade no modo como se dirigem aos outros. Detestam modos rudes e agressivos e são estimados pelos outros que apreciam a sua jovialidade, o seu  sentido de justiça e a sua presença atraente e carismática.
Intelectualmente, são ativos e curiosos, gostam de aprender e possuem uma forte sensibilidade estética e artística. Gostam do brilho da fama  e do reconhecimento público e de viver luxuosamente. Muitas vezes possuem círculos de amigos que incluem artistas e pessoas com visibilidade social.
 
A suavidade natural do seu temperamento e a necessidade de partilhar a sua vida com os outros leva-os a ser socialmente muito ativos e a facilmente atraírem os outros com a sua cordialidade e dinâmica interativa. São bons amigos, bons ouvintes e excelentes colaboradores em qualquer tarefa social ou profissional. Podem no entanto cair na indecisão quando se sentem divididos entre os seus valores e ideais e as opiniões ou desejos dos outros, nem sempre respondendo a estes desafios de forma equilibrada, o que pode despoletar insatisfação e stress que acabam por obrigá-los a um incessante pesar de vantagens e desvantagens das suas escolhas e comportamentos na vida pessoal.
 

Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Balança

A presença do signo de Balança na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas de vida através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
 
Com a posição deBalança na 1ª casa, um signo de harmonia e de equilíbrio, observamos nestes nativos, quando Vénus , o regente do Ascendente,está bem colocado no horóscopo, uma personalidade muito atraente e geradora de consensos, com grande capacidade para gerir todas as situações sociais e uma natureza de diplomata, capaz de convencer os outros facilmente, usando o charme, as excelentes capacidades de argumentação e o magnetismo natural do signo, cuja energia pode  também ser poderosamente sexual. Devido ao facto de o regente do Ascendente também reger a 8ª casa, que tem a ver com as crises e as mudanças súbitas, estes nativos sofrerão mudanças radicais ao longo da vida, relacionados com os significados de Vénus,  e implicando aspetos emocionais e os desejos pessoais. Vénus como regente da 1ª casa dá diplomacia e capacidade para encontrar o seu lugar no mundo e inclina para a escolha de uma profissão que esteja ligada aos aspetos estéticos e que concilie a necessidade de organização e de estruturação com a harmonia do belo e do artístico: arquitetura, design de interiores, são opções muitas vezes escolhidas. Balança é o signo Mooltrikona  de Vénus e, se este estiver forte no horóscopo, traz sorte, conforto, melhora as oportunidades de carreira e o status e produz uma personalidade magnética , charme e, provavelmente, talento artístico. Quando Vénus é fraco, a saúde é frágil, com vulnerabilidade a doenças como diabetes e artrite;  o nativo tem pouca capacidade para gerar influência, e tem uma personalidade argumentativa com tendência para a teimosia e para a depressão. Vénus é temporalmente benéfico para este Ascendente.
 
O signo Escorpião está na 2ª casa e  a regência de Marte torna a pessoa possessiva e apaixonada em relação aos parceiros. Marte rege a e a 7ª casa, duas casas relacionadas com a vida familiar e com o casamento.  Estas pessoas são muito emocionais, protetoras e apegadas à família, dependendo da posição e estado do planeta Marte se esse apego tem contornos positivos ou, pelo contrário, é sentido como  opressão. Pode haver um segredo qualquer de família que estes nativos não revelam a ninguém. A aquisição de riqueza pode vir dos parceiros ou depois do casamento.Marte é temporalmente  neutro  para este Ascendente; embora tenha a regência de duas casas Maraka(capazes de infligir a morte), rege a 7ªcasa, uma casa kendra , ocupada pelo seu signo Mooltrikona, Carneiro(Aries) e, se Marte é forte produz parcerias dinâmicas nos negócios e no casamento e a pessoa terá forte vitalidade e energia e os irmãos do nativo , se os houver, serão bem sucedidos, havendo também boa relação com eles. No caso de Marte estar fraco no horóscopo, será de esperar falta de harmonia na relação com o cônjuge e com os  parceiros de negócios, problemas com os irmãos mais novos, se os houver,  e o nativo terá pouca iniciativa.
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Sagitário , com regência de Júpiter, um planeta inauspicioso para este Ascendente, devido ao facto de, sendo um planeta benéfico natural, ter a regência de duas casas maléficas, a e a 6ª, duas casas relacionadas com os desejos que podem ser egoístas. Porém, estas são duas casas upachaya ou de crescimento, tendendo a melhorar os resultados à medida que o tempo vai passando. Se Júpiter estiver forte no horóscopo, sendo um planeta benéfico natural e indicador de riqueza, pode permitir o aumento da riqueza ao longo da vida.  Nesta casa está também o signo Moltrikona de Júpiter, Sagitário  e, por isso, a pessoa pode ter boas iniciativas que melhoram o seu estatuto e adquirir uma posição de autoridade . Júpiter forte também revela que a pessoa  é corajosa, ambiciosa e que tem uma relação harmoniosa com os irmãos mais novos quando estes existem. Se Júpiter estiver fraco, nega aqueles significados e pode mesmo produzir a ausência de filhos, pois é o planeta significador das crianças. Nessa situação Júpitertambém indica dificuldades de comunicação e pouca coragem e  iniciativa pessoal.
 
4ª casa do horóscopo é ocupada pelo  signo Capricórnioregido por Saturno  que, pelo facto de reger uma casa kendra e uma casa trikona ( e 5ª casas), é um planeta yogakaraka, sendo o planeta mais auspicioso para este Ascendente. Esta posição indica uma atitude de dever e de responsabilidade em relação à família , com o nativo a viver  esta área  de vida de forma disciplinada e muito estruturada, podendo haver rigidez mental em relação à posição de cada um no conjunto familiar. A 4ª casa também indica a mãe, que pode ser uma pessoa séria, rígida ou trabalhadora, ambiciosa, com uma carreira independente, conservadora e guiando  a sua ação pelo dever. Adicionalmente, a 4ª casaindica  a felicidade subjetiva do nativo e a sua mente interior e Capricórnionesta casa mostra que o nativo tem uma mente prática , fria e analítica, discriminativa e capaz de tomar decisões equilibradas, ao mesmo tempo que é dotado de paciência e de perseverança. Se Saturno estiver fraco no horóscopo, no entanto, o nativo poderá ver o ambiente familiar contrapor  resistência à estruturação e disciplina  que ele pretende impor-lhe.
 A 5ªcasa está ocupada pelo signo de Aquário, regido por Saturno. A presença de  Aquário, o signo Mooltrikona de Saturno nesta casa pode indicar que haverá  poucos filhos mas, os que nascerem, serão motivo de orgulho para o nativo. Se Saturno estiver forte, dá à pessoa grandes capacidades para ser bem sucedido no mundo material. Saturno fica exaltado no signo de Balança e, por isso, pode trazer grandes benefícios para a vida destas pessoas, promovendo forte inteligência, sentido de direção na vida , sucesso e status. Os empreendimentos da pessoa terão grande sucesso. Mentalmente, este nativo  atinge o equilíbrio, após ter vencido a insegurança e os seus medos. Saturno dá ainda à pessoa as qualidades de autoridade e de dignidade que  a tornam adequada para prestar serviço público.
 
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Peixes, com regência de Júpiter. Esta posição revela uma natureza pacífica dos nativos que rejeitam os conflitos, mostrando que estas pessoas normalmente e não têm inimigos nem opositores muito fortes. O regente desta casa, sendo um benéfico natural, dá capacidade para perdoar. O nativo não guarda inimizade nem a recebe por parte dos outros. No plano do trabalho ,que esta casa também rege, se Júpiter estiver forte dá a possibilidade de obter ganhos através do trabalho e do esforço pessoal. Os nativos de Balança obtêm ganhos através dos outros por isso não criam conflitos, tirando partido do que as atividades de cooperação lhes podem trazer.
 
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Carneiro (Aries) com regência de Marte.  Estes nativos sentem-se atraídos por pessoas independentes, determinadas e decididas no modo de encarar a vida . Marte é temporalmente neutro para este Ascendente pelo que a sua colocação e aspetos recebidos determinam em grande parte o modo como este planeta se fará sentir nesta área. Mas, se estiver forte, produz parcerias muito positivas tanto na área financeira como no casamento. A vida financeira destas pessoas pode melhorar substancialmente devido ao casamento e ao parceiro.
 
8ª casa é ocupada pelo signo de Touro, com regência de Vénus. A regência conjunta da e da 8ª casas  indica alguma instabilidade devida a mudanças na vida que podem ser inesperadas. Esta é também a casa das perdas e, nos períodos  dasha/Antardhasa de Vénus estas pessoas podem sofrer muitas mudanças súbitas, positivas ou negativas. Também têm grandes alterações na fortuna nestes períodos: se Vénus é forte no horóscopo,  o nativo pode encontrar o sucesso nesta altura; se é fraco, pode sofrer fracassos e obstruções.  Quando está bem colocado, e porque é  um benéfico natural, Vénus traz conforto  e bem estar nas áreas que influencia.
 
A 9ª casa é ocupada pelo signo de Gémeos, com regência deMercúrio. Este planeta rege a e a 12ª casas, ambas associadas com o conhecimento espiritual. Se o planeta estiver forte no horóscopo dá também talento para o comércio que pode ser bem sucedido, sobretudo relacionado com o estrangeiro. Mercúrio, pela regência da 9ªcasa , a casa da sorte, é um benéfico temporal e dá ao nativo sabedoria e uma mente discriminativa capaz de discernir os aspetos práticos com que se deve orientar. Mercúrio está associado ao movimento, produzindo nestas pessoas o gosto pelas viagens, pela discussão das ideias filosóficas que gostam de debater com os amigos. Têm mente aberta e procuram incessantemente novas formas de compreensão do mundo.
 
A 10ª casa é ocupada por Caranguejo, regido pela Lua. A presença deste signo na casa da carreira e da profissão inclina  estes nativos para escolher profissões que os coloquem em contacto com o público. A natureza mutável da Lua pode indicar que estas pessoas mudarão de profissão várias vezes ao longo da vida. A Lua torna estes nativos flexíveis e capazes de mudar de acordo com as circunstâncias. Se a Lua está bem colocada, a carreira é fonte de satisfação para o nativo que pode escolher uma carreira ligada à área de enfermagem ou medicina, cirurgia e farmácia, etc. Estas pessoas são muito hospitaleiras e gostam de ajudar e de cuidar dos outros. Como regente de uma casa angular (Kendra) a Lua é temporalmente neutra para este Ascendente. Estes significados  podem alterar-se se a Lua sofrer outras influências. Uma Lua fraca indica desequilíbrios na carreira, falta de visibilidade do esforço produzido pelo nativo, excesso de trabalho com pouca recompensa, pouca paz mental, possíveis problemas para a mãe, etc.
 
A 11ª casa é ocupada pelo signo de Leão, com regência da Sol. Esta é a casa dos ganhos e da satisfação dos desejos  e das interações com os amigos e irmãos mais velhos.  A regência desta casa pelo Sol indica que estes nativos , apesar de gostarem naturalmente de ajudar os outros, também podem ter um « grande ego» gostam de ser o centro das atenções  do seu círculo de amigos  e  de serem notados nos contextos sociais com que interagem. Quando o Solestá forte no horóscopo, podem ter amigos poderosos e altamente colocados que lhes trarão vantagens, sob a forma de ganhos, realização dos desejos pessoais e rendimentos. O Sol fraco indica problemas na realização dos desejos mais profundos  do nativo, descontentamento geral e possíveis problemas cardíacos. O pai também poderá ter problemas.
 
A 12ª casa , é ocupada pelo signo de Virgem  e tem regência de Mercúrio. Esta casa, que rege o segredo, as despesas e perdas, a espiritualidade que resulta do desapego em relação ao mundo material, entra um pouco em conflito com os significados gerais deste signo, uma vez que Virgem simboliza o apego ao mundo dos factos através da razão. Assim, estes nativos , que têm uma natureza espiritual indiscutível, são também calculistas no sentido de medirem  bem os «prós e contras» entre o que dão e o que recebem. Um Mercúrioforte permite que a sua  mente  tenha uma natureza calma , que não cede facilmente ao stress e contribui para uma atitude pragmática em relação a todas as facetas da vida, aprendendo a lidar com as perdas de forma racional e a encarar os aspetos espirituais da vida  de uma forma prática. Quando Mercúrio é fraco no horóscopo  o nativo pode ter uma mente errática em que o stress mental produz desordens nervosas e problemas digestivos; outros problemas relacionados com os significados da 12ª casa podem ser dificuldades na audição, vertigens e tonturas, problemas com a vida conjugal, etc. No entanto, Mercúrio é um planeta rápido pelo que as suas aflições são de curta duração, embora se repitam com frequência.
 
Planetas Auspiciosos-  Mercúrio, Vénus, Saturno.
Planetas Inauspiciosos-  Sol , Júpiter, Marte. (Marte é o mais inauspicioso)
Planetas Neutros-Lua

 

Um comentário em “O Signo Ascendente- Balança (Libra)”

Deixe um comentário