Emprego ou Negócio? Os Indicadores no Horóscopo


Por vezes, confrontados com a necessidade de ganhar a vida, perguntamo-nos: Será que terei sucesso num negócio  ou serei mais bem sucedido num emprego dependente? Pode   a Astrologia Jyotish ajudar-me na decisão?
Apesar de não existirem indicadores absolutos no horóscopo para esta questão, é possível analisar os vários factores presentes e ter uma ideia clara sobre qual das alternativas provavelmente terá maior sucesso. 
Pode acontecer que um horóscopo indique que qualquer das duas hipóteses tem boas possibilidades de sucessomas, habitualmente, uma delas tem vantagem sobre a outra. E  neste aspecto a  Astrologia Jyotish pode ajudar-nos  a tomar a  direcção que  nos pode  permitir tirar o máximo partido das nossas potencialidades inatas e, dessa forma, mais facilmente nos permite  atingir um sentimento de realização pessoal.
 Para além dos factores que vamos referir, a  análise dos períodos Dasha  que estarão operativos durante os anos produtivos da vida  de uma  pessoa é outro  elemento importante a considerar, devendo medir-se a força dos planetas em cada um desses períodos e ver as áreas da vida que eles influenciarão mais, particularmente no que se refere à carreira e à profissão. 
Um planeta decisivo para a profissãoque esteja forte ou fraco  nas cartas divisionais relacionadas pode ser um factor  da máxima importância  para nos ajudar a decidir por um emprego ou um negócio, sobretudo se o seu período for de longa duração.
Emprego ou Negócio
A opção por um negócio implica algumas características da personalidade do nativo: capacidade  de iniciativa e autonomia para tomar decisões; inteligência e determinação para fazer face aos obstáculos e aceitar correr riscos, coragem para inovar e ser um pioneiro num determinado campo ou área de negócio, capacidades específicas relacionadas com a área escolhida, etc. 
Muitos de nós preferem o conforto  de não ter que tomar decisões  que podem por em risco o nosso futuro financeiro e ter  um salário certo ao fim do mês, não querendo ou não sabendo assumir todas as responsabilidades e sacrifícios que quem opta por um negócio, aceita e deseja assumir.  Para os que querem  alguma orientação a partir do estudo da sua carta astrológica, a Jyotish pode dar algumas indicações importantes:
Negócio:
Podemos começar por ver a força das casas: uma   e uma 2ª casas fortes são o ponto de partida para a perspectiva de umnegócio de sucesso. Para atestar a força destas casas começamos por usar os métodos  quantitativos habituais na Jyotish, após o que observamos a presença de planetas no eixo que vai da 7ª casa à 10ª casa do horóscopo. Se houver planetas colocados nestas casas eles fortalecem a 10ª casa.
 
Observamos em seguida o eixo que vai da 10ª casa à 3ª casa do horóscopo: planetas nestas casas fortalecem o Ascendente.
Se houver cinco ou mais planetascolocados nestas casas, o potencial para ter um negócio independente é maior.
Se o signo Ascendente e o seu regente  estão associados ou combinados com o Sol, Lua, Marte ou Rahu aumenta a possibilidade de a pessoa tomar decisões por si mesmo e, desse modo, a possibilidade de ter um negócio próprio.
Se Saturno for forte no horóscopo e tiver relação com o Sol, a Lua e a 10ª casa, o nativo pode ter sucesso com um  negócio próprio.
A 10ª casa deve ser mais forte do que a 6ª casa (que é a casa do emprego ou serviço prestado a outros). A 3ª casa, representando a coragem , a motivação e a iniciativa deve ser forte, bem como o seu planeta significador, Marte.Adicionalmente,  a 9ª casa representando a sorte, deve ser forte pois é preciso sorte para atingir o sucesso quando se opta por um negócio. Se esta casa for forte a pessoa tem boas possibilidades de ter um negócio e de este prosperar.
Se existirem Dhana yogas no horóscopo com  a associação das casas de dinheiro/riqueza (11ª, 2ª,5ª, 9ª) o nativo poderá ganhar  bastante dinheiro através de um negócio independente. Planetas fortes colocados nestas casas indicam sucesso no desenvolvimento de um negócio.
A 2ª casa deve ser analisada pois ela dá uma ideia acerca do sucesso do nativo na acumulação de riqueza. O estado da casa e do seu regente e os aspectos recebidos são elementos a analisar. Simultaneamente, devem ser analisadas as cartas divisionais D-2 , D-10 e D-11, bem como a Navamsa:  analisar a 2ª casa da Navamsa, bem como a 10ª e a 11ª e ter em conta o Ascendente Navamsa e o seu regente.
Emprego:
 A maioria dos planetas colocados desde a 3ª à 7ª casa, traduz-se na tendência para se manter na zona da invisibilidade e da vida privada,  o que não favorece o negócio.
Saturno fraco no horóscopo e com aspecto do Sol e da Lua e do regente da 10ª casa torna mais adequada a escolha de um emprego subordinado. Saturno é o significador do emprego.
Se a 6ª casa for forte no horóscopoo nativo será inclinado para ter um emprego e, mesmo que tenha um negócio, poderá ter que receber ordens de outros. Porém, pode obter sucesso facilmente se o signo Ascendente e o seu regente estiverem fortes e este último  bem colocado.
Uma 3ª casa fraca ou o seu significador Marte fraco torna preferível a opção por um emprego. Do mesmo modo uma 9ª casa fraca ou aflita por aspectos adversos mostra que o nativo tem pouca sorte, o que não favorece o desenvolvimento de um negócio.
Se houver algum planeta fraco na 2ª, 5ª 9ª 10ª ou 11ª do horóscopo o nativo  será mais bem sucedido num emprego do que num negócio.
Quais os meus Ganhos no Trabalho ou no Negócio?
O potencial de rendimento julga-se a partir, em primeiro lugar, da força da 2ª  e da 11ª casas.
Adicionalmente a 10ª casa também informa acerca do estatuto do rendimento obtido pelo nativo. Planetas aqui colocados dão informações adicionais:
 O Sol  aqui  indica riqueza a partir do pai (sol) ou associação paternal. O sol tem força direccional   na 10ª casa mas o nativo terá que se esforçar bastante para ter sucesso. Obterá nome, riqueza e boa reputação e será influente . Se estiver combinado com Rahu sofrerá efeitos adversos e terá muita oposição.
A Lua indica riqueza oriunda do lado materno e sucesso em áreas regidas pela Lua. O nativo terá mudanças ao nível da vocação e fará viagens. Indica vida longa e confortável e aquisição de riqueza.
Marte na 10ª casa indica lucro a partir de negócios relacionados com as matérias regidas porMarte: armamento, instituições militares, etc. Nesta casa Marte tem força direccional  favorecendo as capacidades de liderança. A pessoa prosperará na vida e vencerá obstáculos.
Mercúrio na 10ª casa mostra bem estar financeiro e mentale apoio dos amigos. As realizações académicas ajudarão a criar oportunidades de carreira. O nativo torna-se um especialista na sua área e, se Mercúrio é forte atingirá fama e respeito.
Júpiter indica lucro a partir da educação, de consultadoria, e outros domínios  regidos por Júpiter. Indica também que o nativo ultrapassará os obstáculos e desafios no caminho para o sucesso. Se forte atinge fama e sucesso e receberá honras.
Vénus na 10ª casa indica lucros possíveis a partir da indústria de entretenimento  e nas artes performativas (música, dança, representação, etc). Indica que o nativo tem dons naturais que lhe permitem atingir o sucesso, prestígio e reconhecimento público. Revela qualidades de diplomacia. O nativo pode preferir o sucesso material ao romance.
Saturno na 10ª casa faz da pessoa um trabalhador árduo que pode alcançar sucesso nas áreas regidas por Saturno: Aço, Mobiliário de Madeira, indústria química, etc. Na meia idade alcança popularidade e segurança financeira. Pode ganhar nos negócios. Esta posição provoca queda após ascensão e a possibilidade de se voltar a erguer.
Efeitos da Combinações do Sol com outros Planetas para a  Profissão/Carreira
Sol e Lua- A combinação entre os luminares indica interesse pelas finanças, medicina, gestão hospitalar, etc.
Sol e Marte– Mostra interesse pela carreira  militar, aquisição de terras, e propriedades, etc. O nativo tem uma capacidade empreendedora muito forte.
Sol e Mercúrio– Indica interesse pela comunicação  e pelos media, o nativo pode ser jornalista, orador/locutor, dedicar-se a  actividades de análise e consultadoria, etc. 
Sol e Júpiter– indica interesse pelo ensino , pelas profissões relacionadas com a Lei, pela gestão financeira, pela espiritualidade, etc.
Sol e Vénus– Indica interesse pela actividade política, pela administração, arte, medicamentos, pelos media, etc.
Sol e Saturno– indica interesse pela Indústria pesada, pela construção massiva,  pelas áreas analíticas, etc.
Sol e Rahu- indica um desejo intenso de fama , glória e poder. Dá estamina e inspiração e aumenta as capacidades de liderança. Pode tornar-se um líder político carismático.
Sol e Ketu– Não favorece a fama ou o sucesso do nativo: indica  experiências em que a auto-estima e o ego são sujeitos a  humilhação e sentimentos de perda.

Deixe um comentário