O signo Ascendente- Escorpião no Ascendente

 
O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.
 

O signo de Escorpião no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Escorpião  têm altura variável, encontrando-se tipos com altura mediana e outros mais altos mas partilham todos de grande robustez física, uma vez que Escorpião  é um dos signos com maior vitalidade física .Os nativos possuem um corpo bem constituído, de estrutura larga nos ossos, com ombros largos  e a parte superior do corpo muito robusta. Alguns tendem para o aumento de peso, sobretudo a partir da meia idade. A cabeça é bem proporcionada, o rosto tende para o formato quadrado, com traços bem definidos , nariz direito, por vezes aquilino,  olhos grandes e expressivos, brilhantes e magnéticos. Os dentes são habitualmente pequenos e a boca é sensual com lábios bem definidos. O cabelo é geralmente escuro e grosso, podendo ser ondulado ou encaracolado. A pele tende a ser oleosa, exigindo alguns cuidados. A presença destas pessoas nunca passa despercebida, possuem um magnetismo animal, fortemente sexual, que os torna notados onde quer que se encontrem. A voz é sedutora, grave e forte, com uma entoação que sabem tornar sensual e atraente.  Têm normalmente  cuidado com o modo como se vestem, juntando elegância à sua imagem, em que  transparece  um mistério magnético e profundo.
 

Tendências Gerais de Saúde do signo Escorpião

O signo Escorpião  possui uma  forte vitalidade física que permite recuperar rapidamente de ferimentos ou de estados de doença.  Os nativos são  mais saudáveis do que a maioria, devido à enorme força de vida que os constitui e que lhes dá a capacidade para recuperar por completo  mesmo após situações graves. Porém, o sexo sem precauções pode trazer problemas de saúde relacionados. O gosto pelos riscos também  pode originar  acidentes. O signo Escorpião tem correspondência com a 8ª casa do horóscopo e esta representa as cirurgias pelo que os nativos estão sujeito a realizar algumas ao longo da vida. A repressão das emoções e a tendência para os recalcamentos pode trazer alguns distúrbios psicossomáticos que afetam os intestinos, que é um dos pontos fracos deste signo. Adicionalmente, podem sofrer de obstipação e de outras perturbações digestivas. Outros problemas que afetam os nativos deste signo são pedras na bexiga, rins, problemas de fígado. A constituição «quente» pode torná-los propensos a desenvolver  febres agudas, hemorroidas ou úlceras.
 
O signo Escorpião rege os órgãos reprodutivos e excretores, a região púbica, os órgãos genitais, a pélvis, a hemoglobina. Também rege o nariz e os ossos nasais.
 
 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade de Escorpião

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Escorpião têm o propósito de transformar os pontos fracos da sua personalidade, ou outros aspetos que não foram desenvolvidos no passado, sendo necessário agora passar por crises pessoais e emocionais capazes de restabelecer o equilíbrio emocional da identidade. Estas pessoas estão destinadas a trabalhar os aspetos limitativos do seu karma e que impedem o seu desenvolvimento. Esta característica faz com que  se sintam vulneráveis e  instáveis, passando  por várias crises de identidade ao longo da vida.
Estes nativo são introvertidos, interiorizando completamente a sua força emocional, na tentativa para encontrar o equilíbrio interno que lhes falta.
 
Evolutivamente, precisam de desenvolver as características do signo oposto, Touro. Os nativos de Escorpião são geralmente impacientes  e precisam de desenvolver características presentes nosigno Touro, como a paciência e a tranquilidade interior que lhes permite sentir alegria com o que a vida lhes dá. Escorpião  nasce com um ressentimento que o vira muitas vezes contra o  mundo e contra os outros (por vezes mesmo contra si próprio), que sente como antagonistas. Precisa de desenvolver uma obra concreta no mundo que reflita o seu valor no reconhecimento que os outros lhe dão, ao mesmo tempo que exprime, numa forma prática, a sua conquistada segurança interior. É por isso que estes nativos procuram parceiros com personalidades práticas , estáveis e seguras, simbolizadas pelo signo de Touro,  caracterizados pela paz interior  e sem  todos os «demónios» internos que afetam os nativos de Escorpião, pois isso permite-lhes aprender a controlar o lado mais tumultuoso da sua personalidade. O caráter assertivo de Touro  ajudará este nativo a confiar em si mesmo e a acreditar no seu próprio valor e capacidade para conquistar um lugar no mundo.
 
Os nativos de Escorpião possuem um  grande poder de intuição. São inteligentes e captam todas as nuances  de disfarce ou dissimulação que observam nos outros. Também se conhecem bem a si mesmos e às suas fraquezas e isso torna-os cautelosos em relação aos outros : se eles tiverem alguma «falha» de caráter, os outros certamente também têm. E, por essa razão, não confiam em ninguém de forma imediata, sem antes testarem  suficientemente os seus procedimentos e reações. Estas pessoas são intensas e apaixonadas mas controlam e reprimem a  manifestação exterior do que sentem, de modo que, muitas vezes, só elas se apercebem realmente da efervescência que borbulha nas suas mentes . Podem ser oradores extraordinários, usando a voz  e a intensidade magnética da sua energia como «arma de persuasão». Mas, na maior parte das vezes, mantêm o silêncio, agudamente perscrutando todos os sinais em volta, como  detetives exímios à procura de provas de um crime. São por vezes muito irónicos e mordazes, respondendo de súbito a um comentário, um comportamento ou expressão de opinião com uma energia que leva os outros a verem-nos como pessoas rudes e agressivas. E, na verdade, estes nativos podem entrar em lutas físicas quando profundamente irritados, podendo mesmo  ser autoagressivos se Marte estiver mal colocado. Globalmente, são pessoas dinâmicas, dominadoras e secretivas, mantendo, apesar da sua expressão de força, uma insinuante capacidade de atração magnética em relação aos outros.
 
Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Escorpião
A presença do signo de Escorpião na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas de vida através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição deEscorpião na 1ª casa, um signo com regência de Marte, que também rege a 6ª casa, relacionada com a saúde e a doença. Se Marte estiver bem colocado, protege a saúde e a vitalidade do nativo e dá à  pessoa gosto pelo exercício físico, uma personalidade combativa  que lhe permite superar as fraquezas e lutar contra todos os obstáculos externos com  sucesso. Marte, como regente do Ascendente (embora também  de uma casa maléfica, a 6ª,) é considerado auspicioso  e, se estiver forte e bem colocado, ajudará o nativo a encontrar o lugar que lhe está destinado na existência. Mas este será, no entanto, um caminho não isento de lutas e de dificuldades pois Marte é um maléfico natural e, neste caso, rege uma casa maléfica, a das obstruções e das lutas. Marte  representa, para este Ascendente,  simultaneamente os obstáculos e as lutas que a vida apresentará, devido aos apegos emocionais do nativo  que  ele  precisa de  transformar; e a força com que ele é capaz de superar essas lutas e obstáculos, retirando deles a força que permitirá fazer crescer novos equilíbrios na vida e na personalidade.
 
 
O signo Sagitário está na 2ª casa e  a regência de Júpiter dota o nativo de grande inteligência e intuição dando-lhe talento para falar, excelente memória e capacidade científica.  Se Júpiterestiver bem colocado  e estiver forte, permite  o ganho de dinheiro e a subida de status social. O nativo poderá adquirir uma posição de autoridade e as relações familiares e com o cônjuge  tendem a ser harmoniosas e felizes. Estes nativos são ligados à família e recebem uma educação esmerada, com orientação intelectual e, por vezes, religiosa, sendo objeto de grande cuidado. Se Júpiter estiver fraco ou aflito, a relação com o cônjuge pode ser fonte de preocupações, a vida familiar é perturbada e pode haver perda de ganhos e de status. No plano da saúde pode haver problemas com os olhos e com os dentes.
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Capricórnio, com regência de Saturno. 
Esta é a casa do desejo e da iniciativa e, com Capricórnio aqui colocado, revela  o caráter controlado e muitas vezes  emocionalmente reprimido  destes nativos. Torna estas pessoas muito disciplinadas em relação à expressão das suas necessidades internas emocionais, ao mesmo tempo que as pode tornar pessimistas e preocupadas com as dificuldades para enfrentar os desafios da vida. A mente pode sofrer devido à tensão emocional reprimida. A relação com os irmãos, se os houver, pode ser cordial mas algo fria e distante, regulada por normas e pouco espontânea. Há pouca exuberância  nas interações comunicativas: o nativo cultiva a sobriedade e a uniformidade de tom no modo como comunica, de modo a controlar os aspetos emocionais.
 
A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo Aquário ,regido por Saturno . Este é o signo Mooltrikona de Saturno. Se este planeta estiver forte e bem colocado, favorece a aquisição de propriedades e de veículos e é propício ao prosseguimento de estudos. Indica uma mãe séria , trabalhadora , conservadora, com ideias fortes acerca das regras e da disciplina, mas o relacionamento com ela pode ser bom.  O indivíduo gozará de boa paz mental, apesar de poder não ter manifestações exteriores muito exuberantes; haverá tranquilidade interior e uma natureza meditativa. O nativo tem também uma atitude disciplinada e controlada em relação a todos os seus desejos, incluindo o da felicidade. Se Saturno está fraco no horóscopo, haverá dificuldade em adquirir propriedades e veículos, ou pode haver perda de propriedades de que seja possuidor; existirá pouco sentimento subjetivo de bem estar ou felicidade e pode haver um relacionamento complicado com os pais, especialmente com a mãe ou haverá alguma responsabilidade que o nativo terá que assumir relacionada com os pais e /ou as suas propriedades e bens.
 
A 5ª casa está ocupada pelo signo de Peixes, regido por Júpiter. Este planeta é um dos karakas ( significadores) da 5ª casa  e, se estiver forte e bem colocado no horóscopo, produz grande inteligência, capacidade de intuição e de  memória. Favorece igualmente a sorte e os ganhos devidos a especulação e dá grandes capacidades criativas a este nativo. Porque rege esta casa, Júpiter é um planeta temporal benéfico e, sendo também um benéfico natural, protege contra as dificuldades materiais. Ao reger também a 2ª casa da acumulação de riqueza, Júpiter torna-se um planeta que produz «dhana yoga» se estiver forte, favorecendo os ganhos materiais e de riqueza. O nativo pode investir com sucesso os bens da família (2ª casa)aumentando a sua riqueza e aumentando desse modo o status da família.
 
A 6ª casa é ocupada pelo signo de Carneiro (Aries), com regência de Marte. Este planeta, ao reger o Ascendente e a casa dos obstáculos e do trabalho faz deste nativo um trabalhador árduo, com grande força e determinação para vencer os obstáculos exteriores, agressivo se confrontado e inclinado para a escolha de uma profissão associada com o serviço ou com  a utilidade para os outros. Este nativo tem talento natural para as profissões médicas, especialmente a cirurgia; para as profissões militares ou policiais e  para profissões associadas ao uso de químicos. Estas pessoas são competitivas e  lutam com determinação contra todas as oposições de modo a garantir o seu bem estar. A 6ª casa é uma casa upachaya (de crescimento) e os seus resultados tendem a melhorar ao longo da vida. A pessoa encontrará o lugar que lhe compete na vida à custa de lutas e da superação de obstáculos porque a sua lição de vida está ligada à superação das suas fraquezas mas isto melhorará ao longo da vida.
 
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Touro, com regência deVénus.  As parcerias desempenham um papel fundamental no desenvolvimento deste nativo e na resolução das suas experiências kármicas. Como Vénusrege simultaneamente a 12ª casa,relacionada com perdas e despesas, pode suceder ter perdas ou despesas devido aos parceiros. Haverá atrações fortes que originam relacionamentos kármicos. Os parceiros são geralmente atraentes e o nativo é fortemente apaixonado e protetor em relação ao parceiro. Vénusé temporalmente inauspicioso para este Ascendente(um benéfico a reger uma casa Kendra)e, por isso,  a sua colocação e a sua  força determinam a capacidade para manter a estabilidade emocional e a harmonia nas parcerias mas, se estiver forte e bem colocado, e sendo um planeta natural benéfico, protege o Ascendente no que se refere à saúde e também previne as separações conjugais. Quando está fraco no horóscopo pode trazer perdas devido à regência da 12ª casa. Estas podem referir-se ao próprio parceiro, a dinheiro ou à vitalidade devido a excessos sexuais.
 
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Gémeos, com regência de Mercúrio que também rege a 11ª casa.  Ao reger duas casas fortemente relacionadas com os desejos, Mercúrio representa os desejos que este nativo tem que transformar através dos relacionamentos com os outros. Este planeta indica também, no horóscopo, os ganhos  que este nativo recebe a partir dos recursos dos outros. Ao reger duas casas negativas, Mercúriotransforma-se no planeta menos auspicioso para o Ascendente Escorpião, podendo indicar propensão para formas socialmente menos aceitáveis de atingir os objetivos pessoais, ou para se envolver em atividades secretas ou marginais. Mercúrio pode no entanto melhorar significativamente as capacidades de negociação do nativo ajudando-o a alcançar o que deseja. Sobretudo na juventude, pode haver comportamentos irrefletidos destes nativos no que se refere à procura de concretização dos desejos.
 
A9ª casa é ocupada pelo signo de Caranguejo com regência da Lua. Esta posição indica o interesse pelos temas espirituais e a aptidão para compreender a realidade de forma profunda. Estes nativos constroem o seu sentido de segurança através da procura espiritual do conhecimento e das viagens longas. Uma Lua brilhante e não aflita ajuda a melhorar o status do nativo, ajudando-o a subir na vida e traz boa sorte. Dá uma disposição afetuosa, uma mãe compreensiva e «sábia». Se a Lua está fraca e aflita, será difícil alcançar paz mental e haverá fracassos na vida. Poderá haver alguma infelicidade vinda dos pais. ALua  minguante faz com que o nativo tenha uma atitude mais introvertida e filosófica. A Lua é o planeta mais benéfico para este Ascendente, a menos que esteja fraca no horóscopo.
 
A 10ª casa é ocupada por Leão, regido pelo Sol. O Sol simboliza a autoridade e a regência da casa da carreira indica que estas pessoas são excelentes administradoras podendo também dirigir instituições governamentais, chefiar ou ter altos cargos nas forças militares e policiais . Com o Ascendente num signo que deseja o poder- Escorpião–  e o Sola reger a 10ª casa, estes nativos anseiam por uma posição de autoridade em que possam destacar-se e adquirir status e nome no exercício da sua profissão.  Por outro lado, estas pessoas identificam-se fortemente com o que fazem na carreira pois o Sol simboliza o self, de modo que, façam o que fizerem, sentem que a carreira e a ação no mundo as define na identidade mais profunda. Ao representar o princípio da individuação, o Sol inclina estas pessoas para se fazerem a si mesmas e progredirem na profissão através do mérito reconhecido. Quando o Sol está fraco, a pessoa pode perder status embora no geral se mantenham os aspetos benéficos em relação à carreira. Mas a saúde e a vitalidade podem ser afetadas e o pai do nativo pode ter problemas.
 
A 11ª casa é ocupada pelo signo de Virgem, com regência de Mercúrio. Como este planeta também rege a 8ª casa, relacionada com as crises e mudanças súbitas, os ganhos indicados pela 11ª casa na relação com os desejos do nativo podem ser flutuantes , havendo períodos em que o nativo aumenta a riqueza de forma súbita e outros em que perde tudo. O signo Virgem é o signo Mooltrikona de Mercúrio e, se este  estiver bem colocado, o nativo terá muitos amigos socialmente falando, embora possam ser contactos sociais mais do que amigo próximos, pois as pessoas com Ascendente Escorpião  são introvertidas e reservadas. Os recursos dos amigos com quem interage podem ser importantes para os rendimentos do nativo. Se Mercúrio está fraco no horóscopo o nativo pode sentir falta de apoio dos amigos ,ter uma  interação pouco satisfatória com os irmãos mais velhos se os houver e falta de ambição e de contentamento geral.
 
A 12ª casa , é ocupada pelo signo de Balança (Libra)  e tem regência de Vénus.
Se este planeta estiver forte no horóscopo, apesar de ser regente da 12ª casa, dá à pessoa conforto, podendo viver num país estrangeiro. Também protege em relação a separação conjugal ou perda do parceiro. Os nativos com Ascendente Escorpião precisam de aprender algumas lições kármicas através dos relacionamentos e parcerias, muitas vezes através de perdas, de gastos e despesas. Se Vénus estiver fraco no horóscopo diminui a duração de vida ( ao reger a 7ª casa, uma casa maraka e a 12ª,das perdas, Vénus é um significador claro de longevidade ou da falta dela), produz perda conjugal e problemas de saúde, como afeções nos rins. Vénusé um planeta temporal maléfico para este Ascendente.
 
Planetas Auspiciosos-  Sol, Lua, Marte, Júpiter.( a Lua é o mais auspicioso)
Planetas Inauspiciosos-  Mercúrio, Vénus, Saturno. (Mercúrio é o mais  inauspicioso)
Planetas Neutros-Não há.

 

Deixe um comentário

    • O Ascendente é apenas um dos fatores que influenciam a aparência física: a Lua, o nakshatra de posição da Lua e do Ascendente, quaisquer planetas colocados na 1ª casa ou em aspeto com esta ou o seu regente contribuem como um todo para produzir a aparência do nativo. Os seres humanos são uma realidade complexa e o horóscopo exprime tudo isso.