Os signos na Amizade e no Lazer, Peixes, um Amigo com Imaginação

O signo de Peixes é habitualmente considerado um signo de evasão, de fantasia e de mutabilidade. Os seus nativos, homens e mulheres, têm dificuldade em focar-se na realidade imediata do quotidiano e não são os melhores no cumprimento de regras ,preferindo muitas vezes uma atitude passiva de inércia perante os deveres e obrigações da vida prática, demasiado exigentes para a sua sensibilidade. Mas estão muito alertas em relação aos afetos e às necessidades dos que lhes são próximos e, por essa razão, podem ser capazes de grande dedicação e serviço.
O Signo Peixes na Amizade
As pessoas que nasceram com o Sol, a Lua ou o Ascendente no signo de Peixes interagem com o mundo a partir dos seus sentimentos e perceções espirituais. Têm uma inclinação natural para ajudar os outros e acontece frequentemente ligarem-se a pessoas que lhes permitem vivenciar o papel de «salvadores» que se sacrificam,  fazendo tudo o que podem para aliviar os problemas dessas pessoas.
 
Os nativos de Peixes vivem no limiar entre o concreto e o imaginário, de modo que uma parte deles está sempre desligada do «aqui e agora»: a sua atenção divide-se entre o que  percepcionam e o que  imaginam e isto é muitas vezes uma oportunidade para que outros se aproveitem da generosidade natural destas pessoas, que são normalmente as últimas a saber quando são traídas na sua amizade. Estes nativos sentem-se  atraídos por  pessoas que a sua aguçada intuição lhes diz serem  semelhantes e com quem sentem que podem partilhar os sonhos ,as alegrias e  os sofrimentos. Também esperam que os amigos os ajudem a enfrentar as dificuldades práticas do dia a dia, aliviando-os desse fardo tão difícil de enfrentar. Em troca, eles devolvem carinho, sentido de humor e muita criatividade para imaginar atividades de lazer em que envolvem os amigos para que se sintam bem acompanhados e felizes.
 
Estas pessoas gostam de se identificar com algum herói, real ou imaginário e os seus melhores amigos são aqueles que partilham desses sonhos sem teimar em querer trazê-los «à realidade». São pessoas sensíveis, muito emocionais e românticas, sempre prontas para ouvir atentamente as mágoas dos outros e para dar apoio em situações de stress emocional. É verdade que não são as pessoas mais indicadas para resolver os problemas práticos dos amigos (esse é o papel que eles esperam, por sua vez, dos amigos em relação a si próprios) mas estão presentes sempre com uma  empatia e compreensão totais em situações de stress e de sofrimento psicológico e emocional e são excelentes conselheiros e  um  suporte emocional para os seus amigos.
 
A sua sintonia com o plano da fantasia e da imaginação torna possível um envolvimento profundo com personagens de livros, filmes, etc, conduzindo à criação de «heróis» com quem se identificam simbolicamente e que podem ser sentidos como tão ou mais reais do que as pessoas concretas com quem interagem.
 
Os nativos de Peixes precisam de amigos que os ajudem a focar-se no concreto mas mantendo a sua «aura» de imaginário e, por isso, sentem grande empatia com pessoas que se dedicam à artes ou que investigam  aspetos do humano como os escritores, os  poetas, os atores de cinema e de teatro… as amizades formadas por estes nativos estão envoltas nesta capa que mistura a fantasia e a realidade mas cujos laços afetivos são fortes e se mantêm ao longo do tempo.   Estas pessoas não são propriamente cumpridoras de prazos e convenções sociais e, se você, Caro(a) Leitor(a)  tem amigos do signo de Peixes, já terá compreendido, provavelmente, em mais do que uma ocasião, que a  pontualidade, a clareza dos propósitos ou a determinação em fazer alguma coisa podem não ser os aspetos mais visíveis do seu comportamento. Mas estas pessoas são capazes dos maiores sacrifícios pelos seus amigos e são, certamente, capazes, como poucos, de compreender todos os meandros dos afetos e dos problemas emocionais que você dificilmente partilha com outras pessoas. O  seu ou sua amigo (a) de Peixes  tem uma intuição inata capaz de  lhe ler a alma, sente as suas inquietações e as suas apreensões sem que você precise de dizer ou de explicar  o que sente. E, o que é mais importante, está presente para o apoiar com a grandeza da sua compreensão e da sua alma. Por vezes pode parecer algo desligado(a) de si e da realidade em geral mas , no essencial, deseja construir consigo uma realidade perfeita e simbólica que exprima  o ideal que tem sobre a amizade. E esse, é sempre um ideal elevado.
 
 
O Signo de Peixes e o Lazer
Os nativos de Peixes  são pessoas muito criativas e «visionárias» no sentido em que a sua poderosa imaginação lhes permite criar  «mundos imaginários»  que permitem sonhar e viver numa realidade virtual que compense francamente todas as insuficiências da realidade concreta do quotidiano. Isto faz com que sejam capazes de se entreter sozinhos, não sendo , por natureza, muito inclinados a funcionar em equipa. Podem desenvolver muitas atividades de lazer com os amigos mas também se sentem muito bem sozinhos- na verdade nunca estão sós, a imaginação e os heróis que a povoam são uma companhia constante.
 
Em termos gerais, os nativos de Peixes gostam de todas as atividades que reenviam para um mundo de sonho e de imaginação, de magia, de mistério: livros, filmes, teatro, exploração de mitos e do seu simbolismo. O gosto pela interioridade leva-os a gostar de ler, embrenhando-se durante horas num livro que lhe permita viver esse lado de sonho e de magia ou de maravilhamento. São românticos por natureza e, por isso, apreciam um bom romance que lhes alimente a verve sentimental. O mesmo acontece   em relação aos filmes que gostam de ver, em que as histórias de amor, bem sucedidas ou trágicas, têm um papel fundamental; ou o teatro, que gostam de ver ou de representar eles próprios. Mas também adoram a aventura, ao estilo de «Indiana Jones» à procura de algum artefacto com significado místico, pois o sobrenatural , misturado com a magia, exerce sobre eles uma enorme atração.
 
Muitos nativos de Peixes têm talento artístico e uma imaginação vívida que, se desenvolvidos, podem produzir excelentes artistas ou, pelo menos,envolvê-los em  atividades de lazer que têm um efeito de relaxamento e de libertação das tensões gerais da vida. Desenhar, pintar, esculpir, ou estar em contacto com objetos artísticos, podem ser excelentes passatempos para estas pessoas. O mesmo pode dizer-se em relação à Música e à escrita, sobretudo a Poesia- tocar um instrumento musical, escrever ou ler poesia são atividades que estas pessoas apreciam, pois agradam à sua sensibilidade pessoal e são um importante alimento emocional e espiritual.
 
Alguns gostam de representação dramática  ou dança, podendo encontrar-se muitos deles inscritos em grupos amadores de teatro ou de dança;  podem mesmo seguir carreira nesta área, sendo muitos os atores profissionais que têm forte incidência no signo de Peixes , um signo de «evasão» em relação à realidade, que precisa de criar alguma descontinuidade em relação à existência concreta- e que outra profissão permite, melhor do que esta, este «desvio»  de fingir ser este ou aquele personagem, fazendo-o o viver através da imaginação? Esta atividade permite –lhes manter a saúde mental e o gosto pela vida e por aquilo que fazem.
 
Qualquer espetáculo que explore o imaginário e o maravilhoso atrai estas pessoas e a Música desempenha um papel muito especial para garantir uma certa «atmosfera» ambiental e, por isso, jantar à luz de velas e com música a acompanhar é algo muito apreciado por estas pessoas, sobretudo se tiverem a companhia certa! Estes nativos não gostam de lugares ruidosos , preferem locais tranquilos e , de preferência, com um ambiente «místico»: um restaurante vegetariano «temático», com ambiente oriental acompanhado de cheiro de incenso e de música suave é sempre  uma excelente escolha para uma refeição com os amigos.
 
Os nativos deste signo não são os maiores adeptos de desportos de equipa mas gostam de desportos relacionados  com a água e com o mar: natação, surf, pólo aquático, vela, pesca, mergulho. Muitos apreciam a adrenalina do futebol ou até de desportos mais radicais, como paraquedismo ou asa delta.  A patinagem artística e a ginástica podem ter grande  interesse para alguns.
 
Desenhar, escrever e ler poesia, inventar «realidades» alternativas, contar e ouvir histórias, podem ser momentos de profunda gratificação para estas pessoas.
 
O gosto por «escapar» ao quotidiano torna muitos destes nativos adeptos naturais de outra grande forma de lazer que é simplesmente «não ter nada para fazer», deixando-se ir sem pressas nem preocupações  nem tempo contado em relação a nada, durante alguns períodos.
 
O gosto pelos aspetos transcendentes da realidade também os leva a aprender técnicas de meditação , yoga, etc que lhes permitem criar o sentimento íntimo de «paz interior» e silêncio em relação aos ruídos do mundo, fechando a porta aos problemas instantâneos: a felicidade subjetiva é um estado intemporal da consciência e estas pessoas precisam absolutamente da relação com a transcendência para se encontrarem a si próprias fora dos ruídos por vezes insuportáveis do mundo.

2 comentários em “Os signos na Amizade e no Lazer, Peixes, um Amigo com Imaginação”

Deixe um comentário