O Signo Ascendente- Sagitário no Ascendente

 

O Ascendente é a 1ª casa  do horóscopo e, por essa razão, cada signo nessa posição determina a matriz geral da nossa vida – cada signo que se segue ao Ascendente produz determinadas características na nossa vida, não sendo indiferente qual o signo que «cai» em cada uma das casas seguintes do horóscopo.
Num outro artigo explicámos o significado geral das casas do horóscopo e,  os que desejam aprender ou, simplesmente, seguir melhor estes artigos sobre o signo Ascendente, poderão considerar útil essa leitura.

O signo de Sagitário no Ascendente

Aparência Física

Os nativos com Ascendente no signo de Sagitário  têm o corpo bem desenvolvido e robusto;  são tendencialmente  altos e têm uma aparência agradável. As sobrancelhas são bem marcadas e fartas, a testa é ampla,os olhos são brilhantes e muitas vezes claros,  o nariz por vezes é proeminente; o pescoço é  alto, as orelhas são bem definidas, a pele  é tendencialmente clara e o  cabelo castanho e grosso, num rosto habitualmente sorridente e acompanhado por uma voz harmoniosa. A partir da meia idade tendem a ganhar peso; as mulheres tendem  a ganhar celulite, sobretudo nas coxas, pelo que precisam de disciplinar os hábitos alimentares. São dotados de força física  e de capacidades atléticas. As pernas são bem formadas e longas e caminhar é um dos modos preferidos de fazer exercício para estas pessoas.
 

Tendências Gerais de Saúde do signo Sagitário

O signo Sagitário  produz nativos geralmente saudáveis, sendo raros os problemas de saúde durante a primeira metade da vida. Mas o signo tem alguns pontos fracos, exigindo rigoroso controlo do estilo de vida, no que se refere à alimentação, bebida e necessidade de exercício. O fígado é sensível nestas pessoas e ressente-se com a ingestão de bebidas alcoólicas e com alimentos gordos e pouco saudáveis. As coxas, ancas  e estômago são outros pontos sensíveis para este Ascendente, sobretudo devido à tendência destas pessoas para a indulgência em relação aos prazeres da comida e da bebida e a uma certa preguiça para fazer exercício físico regular (Vénus rege a 6ª casa, podendo haver muita permissividade no que se refere ao controlo da saúde e ao estilo de vida). Podem igualmente sofrer de dores ciáticas, pressão alta, problemas nas ancas ou nas coxas.
 
O signo Sagitário rege as coxas, os quadris, o fígado. Muitas vezes estes nativos têm dores crónicas nos quadris e nas coxas, dores ciáticas, gota. A região sacra e lombar da coluna são também pontos fracos. Com um fígado sensível, devem abster-se de ingerir álcool e substâncias tóxicas. São suscetíveis de sofrer de hepatite, icterícia, etc. Outros problemas de saúde que os podem afetar são reumatismo, celulite, estrias. Para manter a saúde e prevenir problemas na meia idade, a melhor defesa é um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e sem excesso de gordura, pouco ou nenhum álcool , ingestão de água suficiente todos os dias e exercício físico.
 

Características Gerais do Temperamento e da  Personalidade de Sagitário

As pessoas que nasceram com o Ascendente no signo de Sagitário são pessoas que necessitam de viver as suas vidas orientando-se por princípios e por valores. Para estas pessoas não é suficiente viver o dia a dia contentando-se com os  resultados imediatos  materiais que alcançam: elas precisam de sentir que  tudo o que fazem  tem um propósito e uma razão de ser que ultrapassa o momento imediato. Os seus objetivos visam sempre algo que está no futuro  mas que, apesar disso, preenche totalmente de sentido o  que fazem no aqui e agora. Descobrir as causas profundas e espirituais que dão sentido ao que vivem é essencial para estas pessoas, para quem não são  apenas as ações delas e dos outros  que são importantes, mas também as intenções, os aspetos escondidos ou não ditos associados a  atos e omissões, tudo isso assume grande importância no esquema geral da  sua existência.
Estas são pessoas que precisam de acreditar em algo e que precisam de viver a sua vida de acordo com os princípios em que acreditam para se sentirem realizadas. A sua identidade são os seus princípios e os seus valores, os ideais em que acreditam, mais do que as circunstâncias físicas e o seu corpo situado num dado espaço e momento do tempo. São por isso pessoas filosóficas, religiosas ou ligadas a uma determinada ideologia. Não admira que tenham a reputação de pessoas honestas, pois desejam identificar-se com os seus ideais de forma pura e nunca oportunista.
 
Evolutivamente, os nativos de Sagitário  precisam de desenvolver as características do signo oposto, Gémeos:  este é um signo que não se agarra durante muito tempo às mesmas ideias, um signo  mutável e despreocupado por natureza, curioso e muito crítico em relação a todas as pretensões de «verdade absoluta». Sagitário, por seu lado, quando se convence de que «atingiu a verdade» pode tornar-se pouco flexível, tende a «falar de cátedra» confundindo as suas crenças com  a «verdade».  A lógica descomprometida de Gémeos, que nunca acredita em nada de forma definitiva, que deixa espaço para novas formas de compreensão que estão sempre a emergir, é deste modo uma atitude que os nativos de Sagitário devem desenvolver, para se levarem menos a sério e para aprenderem que não existem «verdades definitivas», há apenas ideias e teorias que ou resultam ou não resultam e, por isso, há que submeter as ingénuas crenças aos testes da experimentação para aprender a relativizar as opiniões quando elas não deixam muita margem para discussão. Por isso as pessoas de Sagitário procuram muitas vezes parceiros  cuja inteligência e capacidade de pensar é equivalente à  sua mas que  desafiam a sua ingenuidade de acreditar sem experimentar e, ao mesmo tempo, os ensinam a relaxar e a adotar uma abordagem menos séria  nas  várias áreas de vida. As pessoas de Gémeos têm o efeito de ensinar estes nativos a relaxar e a divertir-se. Os nativos de Sagitário são personalidades joviais e têm sentido de humor mas tendem a querer encontrar explicações e fundamentos para tudo o que fazem e, com isso, muitas vezes perdem a espontaneidade da vida.
 
Estas pessoas são francas e diretas, nas interações com os outros; são faladoras e extrovertidas, capazes de trabalhar arduamente para atingir o que ambicionam e podem ser muito generosas. Tendem também a ser conservadoras, podendo mesmo ser bastante moralistas (sobretudo quando estão convencidas de que «têm razão). Muitos nativos apreciam  as atividades desportivas e gostam de andar pela natureza, sobretudo fazendo caminhadas, que lhes permitem contactar com o mundo natural e, simultaneamente, pensar. Muitos também gostam de festas e podem exceder-se mesmo em comportamentos de autoindulgência, comendo e bebendo em excesso, o que acaba por lhes prejudicar a saúde.
 

Desenho das Áreas de Vida no Horóscopo com Ascendente Sagitário

A presença do signo de Sagitário na 1ª casa do Horóscopo determina um conjunto de características também em todas as áreas de vida através dos signos que ocupam as  restantes casas do horóscopo a partir do Ascendente:
Com a posição de Sagitário na 1ª casa, um signo com regência de Júpiter, que também rege a 4ª casa, duas casas kendra (a é também trina) produz uma personalidade jovial e que necessita de sentir que a sua vida tem algum propósito e que este é realmente significativo. A ideia de que não basta viver mas é preciso viver da melhor forma para atingir o seu «dharma» ou propósito de vida destinado pode  realmente ser muito importante para estas pessoas. Ao reger o Ascendente, Júpiter é um planeta benéfico natural mas, ao reger duas casas angulares, torna-se  temporalmente neutro(os planetas benéficos tendem a ter  resultados menos bons nas casas kendra). Mas, se Júpiter estiver bem colocado e for forte, permite a realização do destino pessoal do nativo, desenvolve a sua sabedoria e a  boa sorte, ajudando a desenvolver as capacidades naturais que levam estas pessoas a destacar-se em relação aos outros. Um Júpiterforte  a reger a 1ª casa também  dá uma constituição física forte, uma personalidade simpática e positiva  e permite alcançar um bom estatuto na vida. Num mapa feminino Júpiter forte simboliza um marido com boa natureza, sábio  e  bem sucedido na vida.  Se Júpiterestiver fraco, no entanto, pode mostrar dificuldades com o marido, que pode ser excessivamente ambicioso sem alcançar o sucesso pretendido ou alguém que pode ter um ego desmesurado e arrogante. No que se refere ao nativo, um Júpiter  fraco indica  saúde frágil e pouca ambição ou falta de autoconfiança.
 
O signo Capricórnio ocupa a 2ª casa e  a regência de Saturno revela alguém que é muito trabalhador mas cauteloso nos seus empreendimentos: não gosta de correr riscos financeiros e prefere acumular riqueza e bens de forma lenta mas segura.  Estes nativos são muito disciplinados no que se refere ao uso dos recursos pessoais e não gostam de gastar dinheiro se o puderem evitar. Este signo nesta casa também indica tradicionalismo em relação à família, ou uma origem familiar tradicional. Estas pessoas não acreditam em esquemas de «fazer dinheiro rápido» e evitam especulações e negócios ou empreendimentos arriscados : preferem investir em áreas com provas dadas e seguras, mesmo  que a rendibilidade seja mais baixa. Acumulam por  isso  a sua riqueza de forma gradual ao longo do tempo, através do seu trabalho. Se Saturno estiver mal situado podem tornar-se «fundamentalistas da poupança».
 
A 3ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo de Aquário, com regência de Saturno. Este é o signo Mooltrikona de Saturnoe, se este estiver bem situado e for forte, ajuda a controlar o excesso de expansividade de  Júpiter ( a conhecida megalomania de Sagitário) tornando a pessoa mais cautelosa  e perseverante. Como Saturno rege a 2ª casa das posses e a do intelecto, talentos e competências de comunicação, iniciativas e desejos, Saturno pode mostrar um apego forte às capacidades intelectuais que se tornam numa forte proteção pessoal para este nativo. Saturno forte e bem colocado  produz boas capacidades intelectuais, pensamento organizado, clareza na apresentação das ideias. Permite também que estes nativos acumulem riqueza através do próprio esforço e talentos pessoais, podendo ser excelentes professores, capazes de aproveitar as experiências de vida  com que completam as ideias.  Esta regência  de Saturno também indica que existem lições kármicas a aprender no que se refere ao ganho de riqueza e de uso das competências e talentos pessoais e, por isso, haverá alturas em que a aquisição de riqueza é  mais lenta, impedida ou atrasada. Poderá também haver experiências dolorosas na relação com a família e os irmãos mais novos, quando existem. Sendo um planeta maléfico natural, Saturno pode dar algum egoísmo no que se refere a partilhar o que se ganhou pelo próprio esforço. Se Saturno é fraco, o nativo experienciará fracassos devido a falhas de comunicação  que prejudicam os seus empreendimentos ou a falta de iniciativa da sua parte.
 
A 4ª casa do horóscopo é ocupada pelo signo Peixes ,regido por Júpiter . A presença deste signo na 4ª casa do ambiente doméstico mostra o apreço destes nativos por um ambiente doméstico tranquilo. Estes nativos tendem a identificar o seu sentido subjetivo de «felicidade» (representado pela 4ª casa) com a consciência da realização pessoal do seu propósito de vida, seja ele fácil ou difícil de atingir. Pode também haver forte identificação com as raízes – a Terra onde se nasceu, a mãe, as propriedades familiares… estas pessoas podem identificar-se profundamente com o seu país de origem, tornando-se ativos defensores do mesmo em circunstâncias de ameaça. Há uma ligação forte com a mãe, que pode ser positiva e implicar a identificação  e a partilha com muitas das suas crenças.
 
A 5ª casa está ocupada pelo signo de Carneiro (Aries), regido porMarte. Este é o signo Mooltrikona de Martee, se este estiver bem colocado no horóscopo, dá ao nativo um intelecto forte e aguçado dando-lhe dinamismo e inteligência para alcançar o que deseja. Sendo esta a casa dos filhos, pode também indicar filhos rapazes. Como Marte rege também a 12ª casa, forma um Jnana yoga  ou assinatura que indica conhecimento: esta é uma pessoa capaz de aprender por si mesma, é mestre de si própria. Possui uma mente com grande capacidade  lógica e de imaginação. Marte também pode dar capacidades mecânicas. O nativo tende a encarar a educação dos filhos como algo muito importante, procurando que estes aprendam, mais do que simples teorias, um estilo de vida que implique a relação entre os valores e a ação.

 

A 6ª casa é ocupada pelo signo de Touro com regência de Vénus. Esta posição indica que os inimigos não serão, em princípio, uma preocupação  na vida destas pessoas, que tendem a ser capazes de resolver as situações de conflito de forma positiva. Mas Vénus  pode inclinar para os excessos relativamente aos prazeres da vida conseguidos através dos resultados do trabalho do nativo, podendo também indicar  excesso de vaidade pessoal em relação ao sucesso pessoal alcançado. Este excesso de orgulho ou vaidade pessoal pode envolver o nativo em competições e oposições. Sendo um planeta benéfico natural, Vénusdá também diplomacia e tato para superar as dificuldades e alcançar o sucesso. Pode haver inimigos e opositores no local de trabalho, muitas vezes por ciúmes das capacidades e talentos destes nativos.
 
A 7ª casa está  ocupada pelo signo Gémeos, com regência de Mercúrio. A  regência de Mercúrio  da casa das parcerias dá capacidade para estabelecer parcerias que são vantajosas para o nativo na área dos negócios, significada pelo planeta Mercúrio. O nativo  prefere parceiros com quem seja fácil comunicar, apreciando a inteligência e a interação comunicativa fácil, expressa pelo signo Gémeos. Mas este é também um signo que gosta de falar acerca do «tema do momento», dos mexericos e das novidades que vão surgindo e esta «frivolidade comunicativa» ajuda a equilibrar o excesso de «pensamento profundo» a que as pessoas de Sagitário são propensas, permitindo-lhes relaxar e descontrair.  Esta posição também pode indicar que o nativo escolhe para parceiro de vida alguém que pode ajudar na carreira ou melhorar o seu status social.
A 8ª casa é ocupada pelo signo de Caranguejo, com regência da Lua. A Lua muda constantemente e  a regência desta casa emocional revela mudanças repentinas de estado emocional. Se a Lua não estiver bem posicionada, estas pessoas podem ter mudanças súbitas de vida. Quando recebem heranças (8ªcasa), estas tendem a ser mais espirituais do que materiais. As parcerias que formam trazem profundas transformações emocionais que permitem o desenvolvimento espiritual destas pessoas. A Lua a reger esta casa também produz uma mente irrequieta e uma tendência para analisar psicologicamente as experiências, as  suas e as dos outros, dando a capacidade natural para compreender os  outros. Com esta posição, os nativos deste Ascendente  tambémaprendem a encarar com naturalidade os processos de crise emocional que, de vez em quando, atingem a identidade. Estas pessoas aprendem  a libertar-se dos apegos passados de forma mais fácil do que outros nativos, sentindo-se renovadas e mais maduras após superarem cada uma das crises que vão surgindo ao longo da vida. ALua é temporalmente neutra para este Ascendente e, se estiver  brilhante, permite aos nativos crescer após mudanças. Mas, caso esteja minguante no nascimento, pode causar roturas dolorosas, dificuldades e perdas inesperadas, embora estes processos sejam relativamente fáceis de superar porque a Lua é um planeta de movimento rápido e permite  a renovação rápida. Segundo Parasahara, o sábio que nos deixou a matriz dos ensinamentos clássicos da Jyotish, a Lua como regente da 8ª casa não causa prejuízos graves.
 
A 9ª casa é ocupada pelo signo de Leão, com regência do Sol. Este nativo tem uma forte identificação com as suas crenças, valores e ideais. Estas pessoas têm uma natureza espiritual, filosófica, virtuosa e uma atitude de procura da verdade. são  buscadoras de conhecimento, procurando o saber por si próprias, com independência de espírito e talento para ensinar outros.  Precisam de sentir que a sua vida tem um propósito e que este lhes permite alcançar mais sabedoria acerca da vida e de si próprias. O Sol , pela regência da 9ª casa da sorte torna-se muito auspicioso para este Ascendente, sendo um planeta temporal benéfico. Estas pessoas podem procurar conhecimentos esotéricos acerca da realidade, acreditando no poder superior espiritual que está subjacente à realidade mundana. Se o  Sol está forte e bem colocado ,faz destas pessoas excelentes líderes espirituais e administradores. O pai  pode ser uma fonte de inspiração e de aconselhamento e o nativo pode alcançar a fama e  também o crescimento espiritual. Mas se o Sol estiver fraco pode haver problemas com o pai, perda de vitalidade e desânimo do nativo.
 
A 10ª casa é ocupada por Virgem, regido por Mercúrio. Este  é o signo Mooltrikona de Mercúrio e, se estiver forte, ajuda a superar tensões e stress relacionados com a carreira e ajudará a obter sucesso através do trabalho dedicado permitindo uma comunicação bem sucedida nesta área de vida, favorecendo o sucesso público e a capacidade de falar em público. Ao reger a 7ª casa das parcerias e a  10ªda carreira, Mercúrio pode indicar uma profissão/carreira em que a comunicação e o relacionamento com os outros são fatores importantes, como sucede no ensino, na advocacia,  etc. Estas pessoas são muito disciplinadas e organizadas no plano profissional e respeitadoras das regras. Têm a capacidade de usar a inteligência de forma prática na sua profissão. A regência de Mercúrio, no entanto,  permite complementar a área do trabalho com a área da diversão. Porque é um planeta natural benéfico a reger 2 casas Kendra, Mercúrio torna-se temporalmente maléfico para este Ascendente.
 
A 11ª casa é ocupada pelo signo de Balança,(Libra) com regência de Vénus. Se estiver forte, Vénus permite ganhar influência, aumentar os recursos e obter rendimentos financeiros. A pessoa possui bons amigos, constantes e influentes. Num horóscopo masculino, pode indicar que a esposa será uma pessoa influente e o nativo pode obter rendimentos através dela e dos amigos. Mas a pessoa pode deslumbrar-se com o seu sucesso, pode envaidecer-se  e apegar-se  demasiadamente às coisas boas e aos  luxos que o seu trabalho e o seu sucesso lhe permitem gozar. Vénus rege duas casas consideradas maléficas – e 11ª- conectadas com o egoísmo ou com o excesso de centramento em si próprio e, por isso, é temporalmente maléfico para este Ascendente.
 
A 12ª casa tem regência de Marte e é ocupada pelo signo Escorpião. Ao reger também a 5ª casa,  que tem conexão com as práticas espirituais, e a 12ª, associada ao desejo de libertação e de salvação, Marte pode representar para estas pessoas o esforço para atingir um conhecimento ascético e espiritual, mostrando que este se fará pela ação concreta e as iniciativas no mundo. Sendo a 5ª casauma casa de inteligência , se estiver forte dá grande poder mental e uma natureza profundamente espiritual. Escorpiãosimboliza o conhecimento do oculto e estas pessoas podem dedicar-se a estudos esotéricos, podendo mesmo fazer parte de alguma escola iniciática, ao mesmo tempo que levam uma vida  normal nas outras áreas de vida.  A pessoa é dotada de grande imaginação e de capacidade inata para percepcionar o mundo espiritual.
 
Planetas Auspiciosos-  Sol, Marte, Júpiter.(Marte é o mais benéfico)
Planetas Inauspiciosos-  Mercúrio, Vénus, Saturno (Vénus é o mais maléfico).
Planetas Neutros-Lua

 

17 comentários em “O Signo Ascendente- Sagitário no Ascendente”

  1. Nossa impressionante como a astrologia é ampla e abre um leque de conhecimento e possibilidades na vida do ser humano, gostei muito de tudo q foi colocado muito obg me ajudou muito

  2. Ola ! Muito grata pelo estudo ! Você teria a gentileza em fazer uma personalidade basica ASCENDENTE em SAGITARIO / SOL em AQUARIO / LUA em PEIXES ? Grata desde ja ! 🙂 Abraço

  3. Nossa, esse texto me leu todo. Sol em cancer,ascendente em sagitario e stellium de saturno,urano e netuno casa 1.
    Muito bom o texto.

  4. agora me assustei,nossa vc descreveu minha forma fisica exatamente como é,nao acreditava muito nisso,mas agora mudei meus pensamentos

  5. Alguém pode me ajudar? Como eu posso saber se meu ”planeta” é ”fraco” ou ”forte”?
    tipo: Júpiter forte…
    Eu queria saber como classificar isto no meu mapa astral, favor me ajudem?
    Grata.

  6. Impressionante!
    Amo demais este ascendente ❤️
    Poderia fazer uma breve análise de ascendente em sagitário, lua em capricórnio e sol em escorpião? Por gentileza, ficaria muito grata! Pois este blog é o melhor blog em português que conheço. Gratidão pelos conteúdos ❣️

    1. Agradecemos as suas amáveis palavras, é uma satisfação ver que os nossos leitores apreciam o nosso trabalho, feito para todos os leitores com muito cuidado e vontade de ser útil. Tomámos nota do seu pedido, só tem que aguardar.

  7. Maravilhosa descrição!
    Ascendente Sagitário, Sol em Gêmeos e Lua em Áries…
    Me senti perfeitamente contemplada com a descrição!
    Gratidão por compartilhar os conhecimentos!!
    Enorme abraço carinhoso!

Deixe um comentário