Reflexão de Fim de Semana- Comportamento Animal, o Melhor de 2013

Porque nem só de Astrologia vivem os homens e as mulheres, ao fim de semana permitimo -nos a abertura para outros temas do nosso e, esperamos, do vosso interesse e um desses interesses maiores refere-se aos outros animais , os não humanos, que consideramos importante conhecer para respeitar e para convivermos melhor com eles. Todos evoluímos no mesmo planeta mas, ao longo do tempo, por uns motivos ou por outros, o homem teve dificuldade em reconhecer os direitos e as necessidades dos outros animais. Dar a conhecer as suas características e comportamento tem, por isso, o objetivo de melhorar a nossa consciência em relação aos outros seres que acompanham a nossa jornada nesta vida na Terra. Hoje selecionamos alguns dos artigos  sobre este tema e que selecionamos como  os «melhores de 2013»:
  • Alex, o Papagaio cinzento este papagaio tornou-se uma estrela, pois foi o ponto de partida para a investigação científica da inteligência dos papagaios cinzentos e ajudou a revelar ao mundo capacidades de reflexão  que ninguém sonhava que fossem possíveis num animal não humano.
  • Comportamento Heróico nos AnimaisO debate em torno da  existência de natureza ética nos animais tem sido objeto de investigação científica e hoje é um dado adquirido que a dimensão ética e moral não é exclusiva dos seres humanos: muitos animais ajudam os outros sem  o objetivo de alcançar  vantagens pessoais e muitas vezes com o sacrifício das suas próprias necessidades ou colocando em risco a própria vida. Muitos deles dão verdadeiras lições de moral, com o seu exemplo, aos seres humanos.
  • Animais que Troçam de Outros AnimaisCertos animais usam a inteligência para enfrentar outros animais que são seus predadores e para «troçarem » deles. É o caso de uma ave- Magpie-  que faz parte da família das pegas de cauda comprida. A sua inteligência é extraordinária, tal como o seu sentido de humor.
  • Animais Artistas Muitos animais têm denotado comportamentos estéticos- o chimpanzé, por ex., pinta com um inegável sentido artístico mas ninguém estranha muito uma vez que está tão perto de nós na escala evolutiva. Mas existe uma pequena ave, o «pássaro jardineiro» que é um inegável  e surpreendente artista : cada ave procede de forma diferente nas suas construções estéticas que têm por  objetivo essencial  conquistar as fêmeas
  • Animais que Resolvem Problemas e Usam Ferramentas- O uso de  ferramentas e a capacidade para resolver problemas são dois requisitos essenciais que comprovam a inteligência superior. Durante muito tempo pensou-se que eram exclusivos dos seres humanos mas hoje sabemos que muitos animais também cumprem estes requisitos. Escolhemos uma ave, símbolo da cidade de Lisboa, o Corvo, para exemplificar.
E pronto, ficamos por aqui, na evocação do comportamento animal. Poderá encontrar, no arquivo do blog, muitos outros artigos sobre comportamento animal, na rubrica «reflexão de fim de semana». 

Poderá Gostar de Ler