A Personalidade Básica com Ascendente Caranguejo, a Lua em Carneiro e o Sol em Gémeos

Descrevemos uma personalidade básica inspirada na talentosa atriz Meryl Streep, que tem a particularidade de ter o Sol e Vénus colocados na 12ª casa do horóscopo, uma casa que reduz a visibilidade da pessoa e que, à partida, não seria muito apoiante do sucesso numa carreira que implica uma relação de popularidade com o público. Porém, sinal de que, na abordagem astrológica ,os elementos do horóscopo têm que ser vistos numa visão global, notamos que o regente do Ascendente, a Lua, está colocado na 10 ª casa, promovendo a fama e o reconhecimento que fazem desta atriz uma das mais estimadas pelo público.
Apesar de o horóscopo de Meryl Streep ser um dos que temos interesse em analisar para estudar os fatores que produzem ou apoiam a fama e o reconhecimento públicos, vamos agora analisar apenas a personalidade básica que é partilhada por muitas outras pessoas, incluindo os nossos leitores.
O Ascendente Caranguejo produz a necessidade de um profundo enraizamento emocional, a urgência de encontrar um refúgio de segurança que se mantenha como uma base permanente para a qual a pessoa pode regressar para escapar aos tumultos do mundo e cultivar a experiência subjetiva de estar em contacto com a sua dimensão espiritual e emocional. Esse refúgio é, por um lado, físico- corresponde a um lar, devidamente ornamentado e apetrechado com tudo o que dá conforto e segurança à pessoa; e, por outro lado, corresponde a um círculo de amigos e/ou familiares próximos que são a razão de ser da vida destas pessoas: elas vivem e esforçam-se para darem afeto e proteção aos seus entes queridos. É claro que, nesta interação, também precisam de receber amor e afeto em troca, mas o impulso mais básico e mais marcante da sua personalidade é o de nutrir e cuidar de alguém que seja especial. Esta tendência pode mesmo tornar-se para os visados numa situação algo sufocante, quando a pessoa de Caranguejo não é capaz de estabelecer limites para as suas próprias necessidades de controlo e, de algum modo, «toma de assalto» a vida dos que lhe são próximos para «lhes dar tudo o que eles precisam» quer estes o desejem quer não.
Amantes do lar, os nativos com o Ascendente em Caranguejo gostam de estar em casa e de desenvolver todo um conjunto de tarefas que estão associadas ao lar: decoração e aquisição de objetos que aumentam o conforto do lar; organização de todas as tarefas associadas aos cuidados domésticos; prestação de cuidados à família, destacando-se o cozinhar como um dos que lhes dá mais prazer e que é sempre uma forma de mostrarem o seu amor pela família. Desejam saber tudo o que se passa com cada um dos membros da família, de modo a poderem controlar a prestação de todos os «cuidados» de que cada um precisa para ser feliz. Rigorosamente, o nativo de Caranguejo é um obreiro da felicidade dos que lhe são próximos e faz tudo o que está ao seu alcance para atingir esse objetivo. E, quando acontece não ser casado(a), dedica-se inteiramente aos seus amigos; ou, se desempenhar algum cargo importante numa empresa ou instituição, exerce os mesmos cuidados de proteção e afeto em relação aos seus subordinados. E, neste círculo de seres aos quais se dedica, os animais de companhia são também eles alvo da sua extremosa proteção e cuidado. 
Este nativo é também, muitas vezes, um amante da jardinagem e do trabalho da terra, podendo , se lhe for possível, dedicar-se ao cultivo de um jardim ou horta. Todos estes ambientes e seres constituem a base de segurança permanente para um nativo de Caranguejo e são, sem dúvida, a matriz de onde emerge a sua própria felicidade, que é impensável acontecer sem a inclusão dos outros.
A Lua dá aos seus nativos, quando está forte e bem colocada, excelentes capacidades de administração e de organização, para além de uma memória «de elefante».
A Lua em Carneiro associada ao Ascendente Caranguejo é uma influência contrastante: o seu elemento Fogo exuberante e extrovertido exprime-se como uma explosão de entusiasmo para fora de si próprio: o que o Ascendente Caranguejo tem de amante do lar e de introversão, a Lua em Carneiro tem de impulso para explorar o mundo, para se lançar nos riscos e para enfrentar todos os obstáculos que provem o seu auto- valor, a coragem e a capacidade de afirmação individual; em vez da dependência emocional de Caranguejo , que é incapaz de se sentir feliz sem ter alguém para cuidar, Carneiro é independente, autocentrado e alheio às necessidades dos outros. Vê-se continuamente num campo de batalha a medir forças e a quantificar a sua valentia. Ora, estas duas energias tão díspares não se podem misturar entre si pois os elementos Água e Fogo são por natureza contrários. Isto significa que, na personalidade desta pessoa, as duas tendências vão manifestar-se, por vezes talvez de forma contraditória, mas será inevitável que elas se exprimam, ainda que diferenciadamente. Qual das duas será predominante, depende da força dos regentes no horóscopo. No caso da Lua, depende do seu dispositor, que é Marte, pois a Lua encontra-se colocada no signo Mooltrikona de Marte. Assim, não poderá ter mais força no horóscopo do que o seu planeta dispositor. E, como a Lua é o regente do Ascendente neste caso, há que observar, para além da força da Lua , o estado de Marte no horóscopo.
A Lua encontra-se colocada na 10ª casa, o que, à partida, é uma excelente colocação, favorecendo a popularidade e uma carreira voltada para o contacto com o público, como sucede com o cinema ou com alguma posição executiva ou de administração em que as relações públicas são importantes. Esta posição favorece a fama, o nome e a reputação bem como aquisição de status geral e uma posição de destaque na profissão escolhida pelo nativo. Indica muitas vezes viagens em relação com a carreira e mudanças de carreira ao longo da vida. 
A Lua em Carneiro indica um temperamento impetuoso e entusiasta, a vontade de sobressair por algum feito que prove o valor da pessoa, espírito de iniciativa e coragem, inteligência, espírito pioneiro e determinação. A impulsividade deve ser disciplinada para evitar a colocação em situações de risco desnecessário, apenas para produzir a adrenalina excitante, tão do agrado destes nativos. Tendem a não se adaptar a ambientes e trabalhos rotineiros, pois precisam de novos estímulos e de novos desafios para darem o seu melhor. Podem também ser bastante impacientes e tendem a ser sarcásticos com os que, por alguma razão, lhes desagradam ou aborrecem. As características do signo Ascendente deverão, no entanto, temperar estes traços da personalidade do nativo tornando –o mais tolerante e compreensivo com todos os que não têm o estofo de herói nem lutam para ser os melhores em alguma área. 
No contexto psicológico pode ser um «bico de obra» conciliar este desejo impaciente de aventura e de mudança irrequieta com a necessidade de segurança e de aconchego no lar, própria de Caranguejo. Esta pessoa pode ter muitas vezes comportamentos que deixam perplexos todos os que habitualmente lidam com ela : o amor pela tradição e a tendência para «revisitar o passado» típico de Caranguejo rompe abruptamente com a necessidade de percorrer caminhos novos sem qualquer guia de orientação à procura de alguma nova aventura excitante que satisfaça o desejo de mudança. O cinema parece-nos uma forma excelente para conseguir o melhor destes dois mundos sem arriscar cair num precipício e retirar daí todas as vantagens possíveis, pelo que a escolha de Meryl Streep se nos afigura bastante feliz.
O Sol em Gémeos associa-se muito bem com a Lua em Carneiro, mas o mesmo já não acontece com o Ascendente Caranguejo. Gémeos é, por definição, o signo da curiosidade e do desejo de saber e de conhecer, sempre à procura das últimas novidades para contar e partilhar. Em conjunto com a Lua em Carneiro mostra alguém que gosta de se mexer de um lado para o outro, provavelmente faz das viagens um dos principais motivos de interesse, sobretudo as pequenas viagens. A inteligência é marcante, nesta pessoa, que pode também ser muito intuitiva e imaginativa. A criatividade, sobretudo no uso do discurso, pode ser notável, se Mercúrio e a Lua forem fortes no horóscopo. Esta pessoa pode ter um gosto profundo pela investigação e pelo conhecimento embora se aborreça se tiver que gastar muito tempo numa dada investigação. Dará o seu melhor em assuntos que possam ser trabalhados ou investigados rapidamente , de modo a permitir que a sua natural curiosidade possa ocupar-se de outras coisas pouco tempo depois. Assuntos monótonos ou repetitivos não têm a menor chance de suscitar o seu interesse. Esta pessoa precisa de sentir o gosto pela descoberta e/ou criação de algo que seja único e excitante de algum modo. Poderá ter sucesso numa carreira relacionada com a escrita ou com o uso do discurso, sobretudo no que se refere aos ambientes próximos e à descrição das «ultimas novidades» como sucede no jornalismo.
O Sol ocupa a 12ª casa neste Ascendente e este facto pode implicar o gasto de uma energia considerável para realizar o propósito de vida escolhido. A 12ª casa simboliza as coisas escondidas, a prisão, o hospital, algum tipo de isolamento ou de confinamento. Esta posição do Sol entra em contradição com a posição da Lua, voltada para a popularidade, para a vida pública, etc. Assim, o Sol poderá indicar que esta pessoa realiza o seu propósito de vida concretizando outros objetivos para além dos que têm a ver com a sua carreira ou profissão e que esses outros, em que ela se coloca ao serviço dos que necessitam de forma anónima mas dedicada, são tão importantes como os que lhe permitem obter fama e o reconhecimento do público. Esta posição do sol pode ainda indicar que a pessoa sente que o seu trabalho e carreira estão ao serviço dos outros e constituem a sua forma individual de prestar serviço aos outros. 
O signo Gémeos é conhecido pela sua versatilidade e os seus nativos são capazes de prestar atenção a várias coisas simultaneamente, sem perder «o fio à meada». Mas aborrecem-se igualmente com grande facilidade e perdem a concentração sempre que a atenção deixa de se interessar pelos estímulos que recebe. 
Globalmente, esta é uma personalidade com várias facetas pronunciadas e contrastantes, revelando traços muitas vezes contrários no modo de ser e que não são fáceis de conhecer por inteiro, mas é isto que faz a riqueza da dimensão humana na sua diversidade de modos de ser.

Deixe um comentário