A Personalidade Básica com Ascendente Touro, Lua Capricórnio e Sol Virgem

Hoje analisamos o perfil de uma personalidade básica em que os três elementos estruturantes se encontram no elemento Terra.
O Ascendente está colocado no signo de Touro, e este é um Ascendente que apresenta diversos desafios, como tivemos oportunidade de referir num artigo recente. O Ascendente em Touro revela uma abordagem prática da vida, o desejo de constituir fundamentos sólidos para a existência, em que o conforto e os prazeres materiais da vida estão ao alcance para serem gozados. Estes nativos são trabalhadores, persistentes e amigáveis nas interações com os outros. Não gostam de viver nem de agir apressadamente, levam o seu tempo para se ajustarem às várias situações e gostam de ambientes que lhes permitam viver de forma tranquila e sem sobressaltos, pois detestam correrias e surpresas. 
Touro é um signo fixo e, como tal, agarra-se às suas convicções e à sua visão do mundo, aos seus valores e crenças com as quais estrutura o seu mundo pessoal ; e resiste tenazmente a alterar o que quer que seja, sobretudo se outros tentarem forçá-lo a isso. Terá que ser a sua própria experiência a ensiná-lo e ,após alguma insistência, para que mude de opinião. Estas pessoas são conservadoras e respeitadoras das tradições, gostando de viver num mundo ordenado por regras em que cada pessoa conhece o seu lugar , os seus direitos e os seus deveres. Reagem mal às mudanças no seu ambiente, preferindo um mundo em que aquilo a que estão habituados se mantenha, pois isso dá-lhes segurança.
Estes nativos têm um impulso básico para desenvolver recursos e competências que lhes permitam viver com conforto e, se possível, com luxo. Os signos de Terra são motivados pela procura do conforto e bem estar material e, no caso do signo de Touro, também pela procura do prazer. Para estas pessoas, a felicidade é, essencialmente sinónimo de prazer e, especificamente, prazer dos sentidos. A posse de bens terrenos é algo muito importante para todos estes nativos, e isto inclui uma boa casa, com muito conforto, riqueza e dinheiro que lhes permita sobressair na sociedade de que fazem parte. Gostam de se oferecer todos os prazeres materiais e apreciam muito receber amigos e partilhar com eles a sua boa fortuna, coisa que fazem com generosidade e sem serem ostensivos. Os nativos de Touro não desejam ter posses para competir com os outros, desejam tê-las porque isso os faz sentir seguros e lhes permite gozar de todos os prazeres. E , além do mais, são trabalhadores árduos, os bens que possuem são geralmente fruto do seu trabalho e esforço, embora também possam ter recebido status e riqueza da sua própria família. Mas estão dispostos a trabalhar sem descanso para poderem usufruir da boa vida que desejam.
Em termos de personalidade, estas pessoas são afetuosas e amigáveis, gostam de se dar bem com toda a gente e evitam conflitos e discussões sempre que podem. Porém, podem ficar muito zangados se sentem que a sua generosidade natural é traída por aqueles em quem confiaram e, uma vez zangados, é muito difícil que esqueçam , a menos que haja bons fundamentos para isso. 
A sociabilidade destes nativos faz com que seja fácil interagir com eles socialmente mas as amizades duradouras serão sempre com pessoas que correspondam aos seus padrões definidos : não gostam de radicalismos nem de pessoas imprevisíveis ou sem um sistema de valores morais bem definido. E, sobretudo, preferem pessoas que tenham afinidade com os seus próprios objetivos de vida, relacionados com as posses: um status elevado na sociedade de que fazem parte e uma família perfeita num lar seguro e confortável para onde desejam voltar no final de cada dia de trabalho. Dependendo da colocação do regente do Ascendente, assim estes objetivos serão mais ou menos fáceis de atingir. Uma coisa é certa, o facto de o regente do seu Ascendente , Vénus, também reger a casa das oposições, obrigá-los-á a enfrentar algumas lutas para chegarem onde pretendem, nesta existência. 
Quando ao Ascendente em Touro se junta a Lua em Capricórnio, dá-se uma interessante junção de características na personalidade: Touro é motivado pelo desejo de prazer e de conforto, Capricórnio é motivado pelo desejo de sobressair pelo seu mérito próprio, fazendo-se a si mesmo e conquistando o seu lugar na sociedade usando o esforço e o trabalho para lá chegar. Capricórnio precisa de ser reconhecido e admirado pelo seu trabalho e pelas suas conquistas. Grande parte da sua alegria consiste em olhar para as suas realizações pessoais e, orgulhosamente, sentir o seu valor pessoal, medido através do valor das suas próprias aquisições e realizações. Os nativos de Capricórnio reveem-se na imagem que a comunidade e  que a sociedade fazem deles, tendem a reconhecer a sua identidade como uma identidade social em primeiro lugar, podendo mesmo sacrificar outros aspetos da sua vida mais pessoal e familiar em nome de uma imagem social que seja mais positiva a seus olhos. 
Ora, no caso deste Ascendente, a Lua rege a 3ª casa, podendo dar a este nativo grandes capacidades mentais, de comunicação e mesmo talento artístico, sobretudo musical, como sucedeu com o cantor dos Beatles, John Lennon, que é um exemplo desta personalidade básica. A 3ª casa é a casa dos desejos, da motivação e da energia que cada um coloca na realização dos seus objetivos e ações. E, para este Ascendente, isso pode significar desejos incontroláveis e desmedidos, se a pessoa não souber controlar e disciplinar a sua natureza psicológica e emocional. Porém, a colocação da Lua na 9ª casa, da sabedoria, da procura de um saber que esteja para lá do que é experienciado no quotidiano, seja através do conhecimento de países exóticos que revelam outros costumes, seja através da influência de alguém cuja autoridade seja de tal forma reconhecida pelo nativo que exerce sobre ele uma influência de guia e de orientação, mostra que esta pessoa pode escolher entre os dois «lados do signo Capricórnio» que é um signo que está na verdade na confluência entre o visível e o invisível, entre o desejo extremo de bens e riquezas materiais e a renúncia às posses egoístas em prol de uma vivência mais espiritual em que deseja partilhar com outros o que ele mesmo alcançou. 
Ninguém pode dizer com certeza , à partida, se a associação destes dois signos , tão virados para as conquistas no mundo material, irá conduzir a uma personalidade extremamente materialista e centrada nas suas próprias posses e conquistas mundanas ou se irá determinar uma via representada pelas vibrações mais elevadas do signo Capricórnio, e que é a de superar o desejo de posses mundanas pela descoberta de uma experiência mais espiritual que responde à necessidade de partilha com os seres humanos com quem se identifica na sua comunidade, descobrindo que dar é tão gratificante como receber ou ganhar. Os aspetos recebidos pela Lua e a sua força ou fraqueza no horóscopo poderão dar algumas pistas sobre qual das orientações parece ser predominante. 
Para a Lua em Capricórnio, a segurança é uma questão de quanto status, quanto dinheiro e quantos bens se possuem. Normalmente as pessoas com esta posição da Lua passaram por alguns momentos difíceis e sentem a necessidade instintiva de assegurar que eles não se repetirão. São principalmente racionais nas suas abordagens, preferindo a segurança material às recompensas afetivas e emocionais. Podem mesmo dar a impressão de serem frios e distantes, imagem que é resultante, muitas vezes, das defesas desenvolvidas para responder aos obstáculos com que se depararam muitas vezes na vida. 
Quando a esta associação entre o Ascendente Touro e a Lua em Capricórnio se junta o Sol no signo de Virgem, outro signo de elemento Terra, acentuam-se alguns fatores já presentes na Lua em Capricórnio: a reserva e a tendência para manter na esfera privada as próprias emoções , pensamentos e intenções. A Lua em Capricórnio não é muito efusiva, nem dada a expressões emocionais nas interações com os outros e o Sol em Virgem dá também um modo de ser discreto e mesmo tímido, a esta pessoa. O sol está ,no entanto, colocado na 5ª casa que, entre outras coisas, significa a inteligência da pessoa. Sendo esta casa ocupada pelo signo Mooltrikona de Mercúrio, será essencial ver a força de Mercúrio e a sua colocação para determinar completamente os efeitos da colocação do Sol na 5ª casa, uma vez que Mercúrio é o dispositor do Sol e este não poderá ter mais força do que o dispositor. 
Mas é de realçar outro aspeto relacionado com esta personalidade básica: a Lua está colocada na 9ª casa que rege a fortuna que nos cabe nesta existência; o Sol está colocado na 5ª casa que, entre outras coisas, significa o crédito pelas boas ações realizadas no passado. Assim, esta parece ser uma existência com forte prevalência de fatores kármicos e os períodos e subperíodos do Sol e da Lua, de Saturno e de Mercúrio, podem ser o gatilho de experiências em que o karma da pessoa, positivo ou negativo, será enfrentado. A colocação da Lua no signo de Capricórnio , o signo do Karma por definição, reforça esta ideia. 
O Sol em Virgem denota o propósito interno de aperfeiçoamento com o qual esta pessoa se identifica. A sua compreensão da vida implica o uso de uma inteligência discriminativa e analítica, capaz de ajudar a desenvolver as capacidades de organização, de planeamento, análise e avaliação dos resultados , objetivos e projetos. Esta é uma pessoa que tem grandes capacidades mentais potenciais e de comunicação e pode ter sucesso numa carreira em que tais capacidades sejam importantes. É também alguém com talentos criativos, embora associados a finalidades práticas, pois a Lua rege a casa da comunicação. Possui capacidades de administração e de liderança embora, provavelmente, prefira exercê-las de forma indireta, dirigindo por detrás das cenas mais visíveis. 
O signo de Virgem é um dos signos de serviço, motivado para a ajuda solidária à comunidade e pode ser guiado pelo desejo de alcançar uma realidade comunitária e social mais justa e ordenada para todos. O sol neste signo também fortalece as qualidades de trabalho e de resistência do nativo, que pode mesmo fazer desta dimensão da existência uma parte quase exclusiva da sua vida pessoal.
Globalmente, esta é uma personalidade motivada para viver no plano concreto dos factos e que baseia o seu sistema de crenças em  factos testados que usa de forma  criativa para produzir resultados úteis no plano material. É geralmente insensível aos aspetos mais abstratos ou especulativos da realidade, não exprime facilmente as suas e moções, mas tem um enorme potencial de realização e de trabalho que podem dar-lhe um estatuto elevado na sociedade a que pertence.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.