A Personalidade Básica com Ascendente Aquário, Lua Capricórnio e Sol Carneiro

Escolhemos a personalidade do ator George Clooney para analisar hoje.
O Ascendente Aquário indica uma pessoa sociável e com grande empatia com o coletivo. Os nativos de Aquário têm dificuldade na expressão individual porque gostam de se identificar com o universal; gostam de se colocar no ponto de vista da humanidade, considerando que esta exprime a verdadeira essência do humano, muito mais do que o indivíduo isolado.
O nativo de Aquário é também um visionário, alguém que se projeta muitas vezes no plano do ideal, característica que faz de muitas destas pessoas personalidades reformistas que são capazes de se entregar a causas sociais e políticas, procurando desse modo alcançar expressões mais igualitárias e mais justas do ser humano. O desejo de mudar a realidade de acordo com os ideais e com os valores que defendem pode torná-los ativistas e revolucionários, à procura da concretização do mundo onde querem viver , permitindo que outros, menos favorecidos pela sorte, também possam incluir-se nele. Estas são pessoas que vivem a lutar por alguma causa que abrange os interesses coletivos e são batalhadores incansáveis pela melhoria das condições de trabalho, da existência, da repartição dos bens na sociedade, etc. 
Aquário procura naturalmente a união com todos sem excluir ninguém por razões de ideologia, de religião, de género, ou de opinião. Trata-se de um signo naturalmente inclinado para a tolerância e para a liberdade, embora a natureza fixa do signo possa levar alguns para a defesa fundamentalista dos seus pontos de vista que consideram como verdades objetivas. Porém, a natureza dominante do signo é a de aceitar diferenças, numa confluência universal do direito à diversidade de opiniões e de modos de vida. Este signo é algo extravagante, tendo mesmo por vezes comportamentos que podem chocar pela irreverência e pela excentricidade. 
Os nativos de Aquário têm capacidade para inovar, podendo ser inventores de sucesso. A sua mente criativa é capaz de apreender algo novo que faz falta e eles são uma mais valia intelectual importante em qualquer projeto que precisa de apontar caminhos novos e diferentes. Para além do mais, estas pessoas trabalham muito bem em equipa e os projetos dirigidos por eles aproveitam com eficácia os contributos de cada membro da equipa, valorizando as ideias e o trabalho de cada um. 
A mente socialmente orientada torna-se valiosa também quando estas pessoas estão envolvidas em projetos científicos ou tecnológicos pois, para além do contributo intelectual excelente que são capazes de dar, são interlocutores cordiais com outras equipas, sendo por isso excelentes elementos de ligação na troca de saberes e na coordenação da multidisciplinaridade. 
A área em que estas pessoas têm mais dificuldade é na expressão individual do sentir: são impessoais na sua abordagem da vida em geral e das questões. Mesmo quando acreditam profundamente em alguma causa, não a defendem pelas vantagens que esta lhes pode trazer a nível pessoal – tal comportamento parece-lhes mesquinho e inaceitável- mas porque o consideram como virtuoso ou bom por si mesmo. Vale dizer que isso por vezes produz reações inesperadas nos outros, que sentem que a pessoa de Aquário é distante ou fria . Na verdade, estes nativos precisam de desenvolver uma maior segurança em relação à expressão pessoal, desenvolvendo as características do signo oposto, Leão. Sentem-se inseguros no plano meramente pessoal e acham muito mais confortável e fácil colocarem-se na posição abstrata do «ser humano» em vez de simplesmente se colocarem na pele do indivíduo específico que são. 
Quando ao Ascendente Aquário se junta a Lua em Capricórnio, com regência do mesmo planeta, Saturno, mas com elemento Terra, o caráter socialmente orientado desta personalidade tende a ser reforçado. A Lua em Capricórnio é prática, muito trabalhadora e orientada para a segurança material e para o status. A Lua está ,no entanto, na 12ª casa, da invisibilidade e do segredo e isso produz uma personalidade muito ciosa da sua privacidade . No horóscopo de Clooney, a Lua forma uma conjunção próxima com Saturno , o regente do Ascendente. Por outro lado, a Lua rege a 6ª casa, uma casa de conflitos e de oposições, de dívidas, etc. A sua colocação na 12ª casa mostra a origem de alguns dos gastos deste nativo pois é sabido como se tem dedicado a lutar por várias causas, normalmente de forma aberta e muito interventiva e nem sempre diplomática, não se importando de entrar em conflito aberto para defender as suas ideias.. 
Assim , no caso de Clooney, a Lua em Capricórnio regente da 6ª casa produziu alguém profundamente envolvido no serviço, um dos significados mais relevantes da 6ª casa, que revela a capacidade de trabalhar em prol dos outros. A associação entre o Ascendente Aquário, idealista e humanitário, lutando por causas espirituais ou altruístas com a Lua regente da 6ª casa colocada na 12ª, uma casa de autossacrifício e de vontade de ajudar os mais fracos, traz ao de cima os aspetos superiores do signo de Capricórnio, um signo que é capaz de renúncia e de dedicação ao bem comum. 
A colocação de Ketu no Ascendente explica também esta orientação geral de Clooney pois Ketu é indicador do desejo de salvação, mostrando o caráter efémero dos bens terrenos e orientando para experiências mais espirituais. Isso não impede que este nativo manifeste as características comuns ao signo Capricórnio, gostando de subir na vida a pulso e de alcançar o sucesso que lhe traz reconhecimento, fama e riqueza. Mas é capaz de gestos de desprendimento e de entrega sincera às causas sociais em que acredita, lutando efetivamente por elas, com a determinação que a Lua em Capricórnio é capaz de dar. A presença do regente da 9ª casa, Vénus, um yogakaraka, exaltado na 2ª casa encarrega-se de mostrar o sucesso de Clooney na obtenção de riqueza e de status. A isto justa-se o Sol também exaltado na 3ª casa, em conjunção com Mercúrio, planeta significador da comunicação e do discurso, e esta configuração forte que reúne o Sol, Mercúrio e Vénus, explica o sucesso na carreira de ator. 
Por outro lado, Aquário e Capricórnio são signos com grande dificuldade na expressão emocional: simplesmente não se permitem relaxar de modo a ficar vulneráveis perante os outros e esta é a dimensão da personalidade destas pessoas que pode trazer mais insatisfação ao longo da vida pois raramente conseguem realmente colocar-se à mercê dos seus sentimentos e abrir-se sem reservas. A posição da Lua na 12ª casa em conjunção com Saturno torna ainda mais difícil esta expressão, conduzindo à necessidade frequente de isolamento e de separação em relação aos outros, quaisquer que eles sejam e seja qual for o nível da sua interação com eles. O mundo desta pessoa é em grande parte intransmissível, permanecendo sob reserva. 
O Sol exaltado em Carneiro acrescenta um elemento de exuberância e de excitação a esta personalidade que, sem o elemento Fogo a colorir a sua expressão, poderia ser demasiado circunspeta nas suas abordagens. O Sol em Carneiro revela entusiasmo, empreendedorismo e criatividade, força e talento para atingir os seus objetivos. Simultaneamente muda a tendência para o conservadorismo que é comum em Capricórnio e até mesmo em Aquário, em alguns traços de caráter e dá ao nativo o gosto pela aventura, por correr riscos , por experimentar. 
Aliado às características do Ascendente Aquário, o Sol em Carneiro reforça as características da inteligência desta pessoa, cujo espírito se torna mais criativo e inventivo. Podia facilmente ser bem sucedido numa carreira científica pois a sua inteligência é fortemente inclinada para a investigação e explicação das causas dos fenómenos ou numa carreira como empresário criando alguma coisa nova que atraia o público. Clooney optou pela carreira artística, suportada pela força da 2ª e da 3ª casas do horóscopo. Estas casas revelam a capacidade para desenvolver competências e conhecimentos que permitem aumentar a riqueza e o status (2ª casa) através de uma carreira artística em que a comunicação e a expressão artística desempenham um papel fundamental. (3ª casa).
O Sol em Carneiro tem elemento Fogo e natureza cardinal e a sua afinidade é principalmente com o Ascendente Aquário, com elemento Ar. Ambos revelam uma personalidade forte, alguém que pensa por si mesmo e não abdica daa sua independência. 
É também alguém que gosta de experimentar coisas novas, criar e inovar. A Lua em Capricórnio, mais conservadora e prática, é o elemento da personalidade que liga o indivíduo às suas necessidades imediatas de segurança e de conforto material, contribuindo para temperar alguns excessos de entusiasmo produzidos pelas energias do Sol e do Ascendente. 
Globalmente, esta personalidade básica é capaz de desenvolver um projeto de vida com sucesso, ligada a causas sociais, intelectuais ou científicas, conseguindo equilibrar o desejo pessoal de posse e de status com a generosidade da prestação de serviço para o bem comum.

Deixe um comentário