A Personalidade Básica com Ascendente Virgem, Lua em Virgem e Sol em Balança

Hoje escolhemos um ator popular de entre os nomeados para a última edição dos óscares, Leonardo diCaprio, para mais um perfil de personalidade básica.
O Ascendente no signo de Virgem indica uma pessoa que habitualmente gosta de manter um perfil discreto e eficiente. Estes nativos são perfecionistas e ligados à terra no que se refere aos contextos gerais da sua vida. Optam por uma abordagem prática e metódica dos problemas e das situações e, apesar de terem habitualmente excelentes capacidades analíticas, não mostram interesse por questões especulativas de caráter abstrato. São motivados para organizar eficientemente os ambientes do quotidiano, seja em casa, seja no local de trabalho, seja em geral nas várias áreas da sua vida. 
Para estas pessoas o mundo deve ser um conjunto sistematizado de objetos e de seres, cada um ocupando o lugar que lhe compete na ordem das coisas, desempenhando as funções que justificam a sua existência de forma limpa e perfeitamente arrumada. Estas pessoas sentem uma imperiosa necessidade de saber com o que contar e, por isso, organizam incessantemente tudo ao seu redor. Gostam de antever e de prever o comportamento de todos os que se movem no mundo que habitam e detestam novidades, surpresas , factos ou comportamentos que ocorram fora da ordem esperada. Precisam dessa ordem para se sentirem seguros e, por isso, nunca improvisam- habitualmente, os seus comportamentos são previamente planeados e planificados, trabalhados de acordo com os objetivos que pretendem alcançar ;estas pessoas reagem muito mal se alguma coisa não ocorre como previamente anteciparam. 
Assim, a espontaneidade é uma qualidade que, para estes nativos é dispensável e sobrevalorizada : o método vem primeiro se desejamos obter os resultados que antecipámos, esta é a sua máxima. Esta qualidade faz deles trabalhadores muito eficientes para cumprir qualquer plano pré-estabelecido. Já nas situações em que é preciso surgir com soluções novas e criativas, estas pessoas não são as melhores para alcançar esses objetivos. A aventura improvisada que nos lança no desconhecido é algo que os horroriza e é contra a natureza mais básica destas pessoas. São conservadores por natureza, embora possam obedecer apenas aos seus próprios princípios e não aos dos outros ou da sociedade. E uma vez estabelecidos esses parâmetros que lhes servem de referência, mantêm-se fieis a eles de forma duradoura. 
A natureza algo volátil do regente do Ascendente, Mercúrio, faz com que a análise cuidada da força de deste planeta seja decisiva para atestar a capacidade para alcançar sucesso na carreira (Mercúrio é o regente da 10ª casa). Um Mercúrio forte permite sucesso em atividades associadas à comunicação, ao uso da voz, à escrita, etc. , dependendo também da força da 10ªc asa ( e da 2ª) e dos aspetos que recebe. 
A Lua colocada no mesmo signo do Ascendente , Virgem, acentua as características da personalidade relacionadas com o signo e, particularmente, no plano mental e emocional: esta é uma pessoa que se exprime melhor através da palavra e da ação do que através da expressão afetiva propriamente dita. Mais facilmente revela os seus sentimentos aos outros pela disponibilidade de os ajudar a resolver problemas práticos do dia a dia do que através de expressões emocionais muito evidentes. Pode também ser alguém muito crítico e difícil de contentar , se os outros não corresponderem ao que a pessoa considera que deve ser o seu comportamento. 
A Lua na 1ª casa do horóscopo indica também mudanças de humor frequentes , dificuldade de concentração devido à grande mutabilidade, abordagem subjetiva da realidade- é difícil para estas pessoas ter uma visão imparcial sobre qualquer assunto. A fase da Lua é, neste caso, também muito importante: a Lua numa fase brilhante favorece a saúde e dá uma aparência atraente e uma personalidade agradável e popular. A Lua numa fase minguante no nascimento pode afetar a saúde de forma adversa se não houver outros fatores que contrabalancem isto no horóscopo. 
Com o Ascendente e a Lua colocados no mesmo signo, os nativos têm uma natureza marcada pelas características do signo de Virgem: uma personalidade meticulosa, uma higiene irrepreensível e o cultivo de hábitos alimentares e de exercício que permitem manter uma boa saúde; um temperamento reservado e sensível , alguma insegurança perante pessoas estranhas, grande autoconsciência em relação a si próprios e aos outros e que muitas vezes se exprime sob a forma de criticismo exacerbado- não se poupam quando acham que erraram em alguma situação, do mesmo modo que também não perdoam aos que «falham» segundo os seus critérios de execução. 
Muitas vezes estas pessoas têm uma visão pessimista da vida, sobretudo se tiverem aspetos difíceis no horóscopo, envolvendo a Lua, Mercúrio, etc.. A sua necessidade de aperfeiçoamento produz a tendência para, continuamente, analisarem tudo o que fazem ou que acontece à sua volta e o resultado é que se preocupam excessivamente, entrando em stress quando a realidade não ocorre «como supostamente se deveria comportar». E então procuram «culpados» (eles ou os outros) que sejam responsáveis por esses «desvios». Assim, um dos problemas que mais afetam estas pessoas é o stress e o nervosismo devido à dificuldade em relaxar e descontrair , muitas vezes estas pessoas sentem que «carregam com o mundo às costas», como se tudo o que acontece à sua volta e que corre menos bem do que eles acham que deveria correr, é de alguma forma, culpa sua.
Estes nativos precisam por isso de aprender a relaxar e ganham muito com a prática de técnicas de meditação que produzem um «esvaziamento mental», afastando-se do mundo e da sua turbulência por algum tempo, de modo a recuperar algum equilíbrio mental. Uma outra forma de alcançarem os mesmos resultados é a prática do «serviço». O signo Virgem está conotado com a ajuda e a prestação de serviço para o bem comum. Sentir-se útil é uma das maiores recompensas que se pode dar a estas pessoas e a prestação de serviço que beneficia os outros de forma altruísta é um meio importante que lhes permite alcançar o equilíbrio interno pois a simbólica deste signo associa-se ao desejo e passar do conflito para a coesão, da desordem para a ordem, da desarmonia para a harmonia, etc. 
O Sol colocado no signo de Balança está debilitado. No entanto, é preciso ver outros elementos adicionais para poder fazer um juízo claro acerca dos seus efeitos no horóscopo. Ocupa a 2ª casa, orientando para o desenvolvimento de competências que estão ligadas com o plano artístico e criativo (Balança) sendo que umas das formas de exprimir essa criatividade é a fala ou o uso da voz, como é o caso dos atores. 
A associação entre o signos Virgem, de natureza mutável e elemento Terra, com o signo Balança, de natureza cardinal e elemento Ar não é fácil de integrar , embora seja comum a ambos os signos o amor pela harmonia e pela ordem. Balança é um signo muito social, de tal modo que os seus nativos se tornam muitas vezes dependentes dos outros, ao contrário de Virgem , que é muitas vezes solitário e está frequentemente «em oposição» aos outros. A este respeito, Balança ajuda a procurar o equilíbrio e a temperar o excesso de criticismo que pode atacar os nativos de Virgem, sendo por isso um importante fator no equilíbrio geral da personalidade. Por outro lado, a associação entre os dois signos pode produzir um grande amor pelo conforto e pelo luxo, que ambos os signos apreciam, e o desejo de «perfeição» que é tão típico dos nativos de Virgem, adquire tonalidades estéticas e mais descontraídas com Balança, um signo mais inclinado para a procura do prazer do que Virgem. 
Por seu lado, o signo de Balança ajuda a reduzir a tendência para o excesso de nervosismo e de tensão mental. Balança gosta de alguma indulgência e pode mesmo manifestar alguma preguiça, moderando o ritmo das respostas típicas de Virgem. E a cortesia que caracteriza este signo torna estas pessoas mais capazes de interagir com os outros sem criar conflitos com eles. Mas Virgem também equilibra a inclinação para a dependência acrítica em relação aos outros, típica de Balança.
O signo Balança é naturalmente inclinado para as Artes e a presença do signo na 2ª casa indica que o nativo desenvolverá competências para trabalhar e ganhar status na vida através de uma profissão ligada às artes ou aos aspetos estéticos. A este propósito é necessário ver também onde está colocado o planeta Vénus e qual é o seu estado para determinar se ele apoia este desenvolvimento, do mesmo modo que Mercúrio, que também é um dos planetas significadores da 2ª casa, onde comanda as aptidões do discurso e a educação básica do nativo. No caso de di Caprio, Vénus está no signo de Balança em conjunção exata com o Sol, numa configuração muito forte pois Vénus é o dispositor do Sol. Mercúrio está igualmente colocado em Balança e faz conjunção próxima com o ponto mais efetivo da casa. E Marte também se encontra colocado em Balança. E assim compreende-se porque é que um nativo com predominância aparente das características do signo Virgem, um signo reservado, tímido e avesso à exposição dos olhares públicos, escolhe a profissão de ator , na qual manifesta as características de perfecionismo próprias do signo Virgem mas ao serviço de critérios estéticos em que a construção das personagens utiliza a comunicação e a voz para produzir os máximos efeitos. 
A 2ª casa é uma casa de construção pessoal de recursos por esforço e mérito próprio, representa a aquisição de bens e de fortuna através do trabalho, embora muitas vezes também tenha por contexto o nome da família em que se nasceu, sobretudo nos primeiros tempos de vida.
Assim, globalmente, podemos inferir que a personalidade básica com o Ascendente e a Lua em Virgem e o Sol em Balança pode produzir indivíduos com personalidades muitos diferentes dependendo da colocação do regente do Ascendente , da força deste e da colocação dos restantes planetas no horóscopo. No caso de Leonardo di Caprio, se ele não tivesse todos os planetas pessoais à exceção da Lua, colocados na 2ª casa correspondente ao signo de Balança, a sua personalidade e estrutura de vida seriam certamente muito diferentes, uma vez que Virgem gosta de desempenhar papeis em que a eficácia é fundamental mas em que o protagonismo e as luzes da ribalta normalmente estão ausentes.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.