Descrevemos neste artigo as características gerais do signo Aquário e referimos a sua compatibilidade geral com os outros signos.
Características Gerais do Signo Aquário
A energia de Aquário, apesar de fixa, é mais maleável do que a de Escorpião. Tal como sucede com o signo de Leão, Aquário gosta de se projetar em todas as direções à sua volta embora a sua energia permaneça dentro dos seus limites (e por isso é fixa). Porém, no interior desses limites, Aquário é móvel e modificável.
Aquário gosta de se absorver no ambiente, ao contrário do que acontece com Leão. Mais importante do que a diferença individual, é a Humanidade no seu todo com que gosta de se identificar.
Não é conservador mas está totalmente comprometido com os seus valores e com um conjunto de princípios que definem a imagem do seu mundo ideal: os nativos de Aquário estão intensamente empenhados em modificar o seu ambiente de modo a torná-lo num mundo que acreditam que é melhor e que é inspirado nos seus valores de fraternidade, de liberdade e de igualdade.
O nativo de Aquário aspira contribuir para um mundo mais justo e mais livre no seu todo, onde a Humanidade pode beneficiar de direitos e de maior justiça social.
É sério, pensativo, dado à contemplação e à espiritualidade. Preza muito o valor da verdade e é sincero, sendo um amigo para a vida. Porém, não é dado a muitas demonstrações de afeto pois a sua natureza é sobretudo impessoal: as massas, os grupos, a Humanidade são mais importantes para ele do que os indivíduos particulares.
Aquário tem grande capacidade de organização, é inteligente e tem uma excelente intuição. Pensa profundamente nas coisas, possui um espírito capaz de aprofundar e de ver as dimensões essenciais das coisas. É um trabalhador árduo e compreende rapidamente um problema, desenvolvendo soluções e ideias inovadoras para o resolver.
Está virado para o futuro, a sua visão da realidade deixa de lado a ortodoxia e a tradição para procurar o novo e o diferente, pois gosta do que é inovador e original. Na sua conduta segue sempre os valores morais em que acredita e em que está sempre presente o seu ideal de uma sociedade mais justa e fraterna.
Aquário sente-se vocacionado para mudar os aspectos da sociedade que ele considera mais injustos em nome da dignidade humana. Tem um espírito irrequieto e gosta da mudança a nível coletivo, acompanhando os movimentos progressistas que lutam pela justiça social. Pode ser um revolucionário e gosta de discutir ideias e filosofias relacionadas com o destino da humanidade e o seu futuro.
Alguns nativos podem parecer bastante excêntricos porque o seu desejo pela inovação e pela originalidade afasta-os do pensar mais comum habitual.
Estes nativos ligam-se a causas e a ideias maiores do que si próprios mas, a nível pessoal, tendem a desvalorizar as suas próprias prioridades e a sua ausência de egoísmo pode levá-los a menosprezar as suas necessidades permitindo que os seus parceiros manipulem o seu altruísmo em proveito próprio, não lhes retribuindo o afeto e o respeito merecidos.
Isto é reforçado nos nativos com Ascendente em Aquário, uma vez que Saturno rege a sua 1ª e 12ª casas dando-lhes uma imagem de si próprios que se apaga em humildade e pouca autoestima, o que é fortalecido pelo facto de a Lua reger a 6ª casa , o que condiciona mentalmente os nativos para prestar serviço aos outros, pois sentem que têm uma dívida para com o mundo.
Deste modo, Aquário revela pouco orgulho pessoal e pouca ênfase na auto- valorização do eu. O sol rege a sua 7ª casa , colocando nos relacionamentos o papel de reforçar a auto-imagem enfraquecida do nativo.
O espírito de serviço associado à mente brilhante de Aquário e ao seu espírito pacifista pode conduzir a uma vida orientada pelo serviço a causas humanitárias e este tipo de vida agrada-lhe e contribui para o seu sentido de realização pessoal ao mesmo tempo que ajuda a Humanidade a transformar-se.
Em termos de carreira, Aquário tem vocação para a investigação e para a ciência, para a tecnologia associada aos novos meios de comunicação, para cargos diplomáticos e de organização política e, em geral, para todas as tarefas em que o pensamento inovador e inventivo é requerido. As organizações humanitárias ganham em ter nativos deste signo na sua organização e/ou liderança.
Apesar da sua natureza social, Aquário pode ter inimigos. Alguns aspetos do seu carácter favorecem essas inimizades, pois pode ser rude, explodir em ataques de mau génio e também guarda ressentimento, pois não descansa enquanto não se vinga dos que o magoaram.
No entanto, Aquário é basicamente pacífico, revelando total empenho em relação à família e à profissão embora não seja muito de mostrar afeto. É no entanto sincero e honesto e muito responsável em relação aos seus deveres.
Compatibilidade com Outros Signos
Aquário não é um signo que crie laços afetivos baseados nas emoções individuais, ele é mais movido pelas ideias e pela comunicação. Assim, os signos que melhor combinam com ele são os de Ar- Gémeos e Balança.
Com Gémeos existe uma comunicação muito boa e uma partilha de interesses comuns como o conhecimento.
Com Balança há partilha de ideais e de valores: ambos são muito sociais, motivados pela justiça e pela igualdade, comunicam muito bem a nível intelectual. Aquário é mais distante do que Balança em termos afetivos mas ambos têm causas comuns, o que pode uni-los bastante. Esta relação será mais facilmente satisfatória para a pessoa de Aquário do que para a pessoa de Balança que necessita de um nível mais próximo de interação.
Com os signos de Fogo- Carneiro, Leão e Sagitário- existe compatibilidade de elementos mas diferenças assinaláveis de temperamento com Carneiro e Leão. Estes dois signos são muito orientados pela dimensão da individualidade e a desestruturação do eu que está em foco nas experiências de Aquário torna possível e criativa uma interação a nível profissional ou social mas as coisas correr menos bem a nível afetivo:
Os nativos de Carneiro e de Leão, focados na dimensão pessoal, não compreendem a expressão impessoal de Aquário e sentem-na como afronta enquanto Aquário tenderá a ver as pessoas destes dois signos como confinadas ao seu pequeno mundo, o que para ele é uma expressão de egoísmo intolerável.
Com Sagitário pode haver um relacionamento interessante e mutuamente nutridor. Sagitário também é muito independente pelo que não estranhará o «desligamento» de Aquário. Ambos respeitarão a liberdade um do outro, o que é uma necessidade importante para os dois. O romantismo de Sagitário combina bem com o idealismo de Aquário.
Função energética: Tamas (motivado primariamente para a prevenção e remoção dos obstáculos): Fixo: prefere aperfeiçoar algo já começado do que iniciar algo novo.
Elemento: Ar
Polaridade energética: Positiva (dado à acção no mundo exterior).
Descrição simbólica: Tem compleição castanha .Bípede. Tem 2 pernas, o que significa que tem capacidade média para se mover para diante na vida mas é mais adaptável do que os signos quadrúpedes: move-se lateralmente de forma mais rápida do que estes.
Regente: Saturno. Mostra uma abordagem séria e prática na vida.
Cor: Amarelo, vermelho, Branco e Creme.
Pedra preciosa: Safira Azul.
Nºs de sorte :2,3,7,9..
Resultados auspiciosos: É forte durante o dia.
Direcção espacial :
Parte do corpo: Barriga das pernas, joelhos.
Classe:Servos (Shudra)
Outra caracterização– Sirsodaya: Levanta-se com a cabeça em primeiro lugar.