Os signos do Zodíaco – Aquário

aquar

Os Signos Fixos: Aquário 

A  energia de Aquário, apesar de fixa, é mais maleável do que a de Escorpião.  Tal como sucede com o  signo de Leão, Aquário gosta de se projetar em todas as direções à sua volta embora a sua energia permaneça dentro dos seus limites (e por isso é fixa). Porém, no interior desses limites, Aquário é móvel e modificável.

Aquário gosta de se absorver no ambiente, ao contrário do que acontece com Leão. Mais importante do que a diferença individual, é a Humanidade no seu todo com que gosta de se identificar.

Não é conservador  mas  está totalmente  comprometido com os seus valores e com um conjunto de princípios que definem a imagem do seu mundo ideal: os nativos de Aquário estão intensamente empenhados em modificar o seu ambiente de modo a torná-lo num mundo que acreditam que é  melhor  e que é inspirado nos seus valores de fraternidade, de liberdade e de igualdade.

O nativo  de Aquário aspira   contribuir para um mundo mais justo e mais livre no seu todo, onde a Humanidade pode beneficiar de direitos e de maior justiça social.

É sério, pensativo, dado à contemplação e à espiritualidade.  Preza muito  o valor da verdade e  é sincero, sendo um amigo para  a vida. Porém, não é dado a muitas demonstrações de afeto pois a sua natureza é sobretudo impessoal: as massas, os grupos, a Humanidade são mais importantes para ele do que os indivíduos particulares.

Aquário tem grande capacidade de organização, é inteligente e  tem uma excelente intuição. Pensa profundamente nas coisas, possui um espírito capaz de aprofundar e de ver as dimensões essenciais das coisas.  É um trabalhador árduo e  compreende rapidamente um problema, desenvolvendo soluções e ideias inovadoras para o resolver.

Está virado para o futuro, a sua visão da realidade  deixa de lado a ortodoxia e a tradição para procurar o novo e o diferente, pois  gosta do que é inovador e original. Na sua conduta segue  sempre os valores morais em que acredita e em que está sempre presente  o seu ideal de uma sociedade mais justa e fraterna.

Aquário sente-se vocacionado para mudar os aspectos da sociedade que ele considera mais injustos em nome  da dignidade humana. Tem um espírito irrequieto e gosta da mudança a nível coletivo, acompanhando os movimentos progressistas que lutam pela justiça social. Pode ser um revolucionário  e gosta de discutir ideias e filosofias relacionadas com o destino da humanidade e o seu futuro.

Alguns nativos podem parecer bastante excêntricos porque o seu desejo pela inovação e pela originalidade afasta-os do pensar mais comum  habitual.

Estes nativos ligam-se a causas e  a ideias maiores do que si próprios mas, a nível pessoal, tendem a desvalorizar as suas próprias prioridades   e a sua ausência de egoísmo pode levá-los a menosprezar as suas necessidades permitindo que os seus parceiros manipulem o seu altruísmo em proveito próprio, não lhes retribuindo o afeto e o respeito merecidos.

Isto é reforçado nos nativos com Ascendente  em Aquário, uma vez que Saturno rege a sua 1ª e 12ª casas dando-lhes uma  imagem de si próprios que se apaga em humildade e pouca autoestima, o que é   fortalecido pelo facto de a Lua reger a  6ª casa , o que condiciona mentalmente os nativos para prestar serviço aos outros, pois sentem que têm uma dívida para com o mundo.

Deste modo, Aquário  revela pouco orgulho pessoal e pouca ênfase na  auto- valorização do eu. O sol rege a sua 7ª casa , colocando nos relacionamentos o papel de reforçar a auto-imagem enfraquecida do nativo.

O  espírito de serviço associado à mente brilhante de Aquário e ao seu espírito pacifista pode conduzir a uma vida orientada pelo serviço a causas humanitárias  e este tipo de vida agrada-lhe e contribui para o seu sentido de realização pessoal  ao mesmo tempo que ajuda a Humanidade a transformar-se.

Em termos de carreira, Aquário tem vocação para a investigação e para a ciência, para a tecnologia associada aos novos meios de comunicação, para cargos diplomáticos  e de organização política e, em  geral, para todas as tarefas em que o pensamento inovador e inventivo é requerido. As organizações humanitárias ganham em ter nativos deste signo na sua organização e/ou liderança.

Apesar da sua natureza social, Aquário pode ter inimigos. Alguns aspetos do seu carácter favorecem essas inimizades, pois pode ser rude, explodir em ataques de mau génio e também guarda ressentimento, pois não descansa enquanto não se vinga dos que o magoaram.

No entanto, Aquário é  basicamente pacífico, revelando total empenho em relação à família e à profissão embora não seja muito de mostrar afeto. É  no entanto sincero e honesto  e muito responsável em relação aos seus deveres.

Compatibilidade com Outros Signos

Aquário não é um signo que crie laços afetivos baseados nas emoções individuais, ele é mais movido pelas ideias e pela comunicação. Assim, os signos que melhor combinam com ele são os de Ar- Gémeos e  Balança.

Com Gémeos existe uma comunicação muito boa e  uma partilha de interesses comuns como o conhecimento.

Com Balança há partilha de ideais e de valores: ambos são muito sociais, motivados pela justiça e pela igualdade, comunicam muito bem a nível intelectual. Aquário é mais distante  do que Balança em termos  afetivos  mas ambos têm  causas  comuns,  o que pode uni-los bastante.  Esta relação será mais facilmente satisfatória para a pessoa de Aquário do que para a pessoa de Balança que necessita de um nível mais próximo de interação.

Com  os signos  de Fogo- Carneiro,  Leão e Sagitário- existe compatibilidade de elementos mas diferenças assinaláveis de temperamento com Carneiro e Leão.  Estes dois signos são muito orientados pela dimensão da individualidade e  a desestruturação do eu que está em foco nas experiências de Aquário torna possível e criativa  uma interação a nível profissional ou social mas as coisas correr menos bem a nível afetivo:

Os nativos de Carneiro e de Leão, focados na dimensão pessoal, não compreendem  a  expressão impessoal de Aquário e sentem-na  como afronta enquanto Aquário tenderá a ver as pessoas destes dois signos como confinadas ao seu pequeno mundo, o que para ele é uma expressão de egoísmo intolerável.

Com Sagitário pode haver um relacionamento interessante e mutuamente nutridor. Sagitário também é muito independente pelo que não estranhará o «desligamento» de Aquário. Ambos respeitarão a liberdade um do outro, o que é uma necessidade  importante para os dois. O romantismo de Sagitário combina bem com o idealismo de Aquário.

Função energética: Tamas (motivado primariamente para a prevenção e remoção dos obstáculos): Fixo: prefere aperfeiçoar algo já começado do que iniciar algo novo.

Elemento: Ar

Polaridade energética: Positiva (dado à acção no mundo exterior).

Descrição simbólica:  Tem compleição castanha .Bípede. Tem 2 pernas, o que significa que tem capacidade média para se mover para diante na vida mas é mais adaptável do que os signos quadrúpedes: move-se lateralmente de forma mais rápida do que estes.

Regente: Saturno. Mostra uma abordagem séria e prática na vida.

Cor: Amarelo,  vermelho, Branco e Creme.

Pedra preciosa: Safira Azul.

Nºs de sorte :2,3,7,9..

Resultados auspiciosos: É forte durante o dia.

Direcção espacial :

Parte do corpo: Barriga das pernas, joelhos.

Classe:Servos (Shudra)

Outra caracterização– Sirsodaya: Levanta-se com a cabeça  em primeiro lugar.

Deixe um comentário