Os Signos do Zodíaco – Capricórnio

cPR

Os Signos Cardinais: Capricórnio

A energia de Capricórnio é dirigida de forma concentrada numa única direção, planeada, decidida e pensada previamente. O movimento de Capricórnio nunca é impulsivo , é dirigido por um pragmatismo e uma  orientação prática.

Capricórnio aprecia a mudança apenas quando está seguro de que a nova direção traz vantagens certas  relativamente ao percurso anterior.  Pesa sempre os prós e os contras antes de tomar uma decisão.

Em Capricórnio Saturno exprime a polaridade feminina da sua energia. O símbolo do signo, a cabra marinha, é metade cabra e metade peixe e simboliza a capacidade de superação da mente puramente racional  e o desenvolvimento  da mente intuitiva.  A aprendizagem de Capricórnio implica  a abertura, na segunda etapa da vida, a uma auto-expressão menos controlada e  menos racionalmente calculada.

Saturno rege o tempo, a forma e a estrutura e isto torna os nativos de Capricórnio  motivados para aplicar  a sua energia (Tamas), no mundo  material criando, construindo e organizando formas e eventos de modo a serem reconhecidos e a reconhecerem-se como pessoas de valor.

Capricórnio é o signo mais trabalhador do Zodíaco, a sua motivação básica é para transformar o mundo através do seu trabalho organizado e dos seus objetivos racionalmente traçados. Para o conseguir exerce sobre si próprio uma disciplina total, controla racionalmente todos os fatores que permitem a concretização dos seus propósitos derrubando os obstáculos que se interpõem entre si e o que pretende.

É ambicioso e determinado, tem uma capacidade de trabalho quase inesgotável, não desiste nunca dos seus objetivos e só se satisfaz quando atinge uma posição de topo na sociedade, e quando o seu valor é reconhecido e recompensado.  Pode ser um excelente administrador, usando sabiamente os recursos e não desperdiçando nenhuma oportunidade para atingir uma posição mais elevada. Qualquer empreendimento em que se envolva recebe a sua total atenção e empenho.

 É sério e respeitador das regras estabelecidas. Rege-se pelo dever e pelo respeito pela tradição. É convencional nos valores e na sua visão do mundo. Um ponto fraco da sua personalidade é a vaidade: Capricórnio adora testar-se até ao limite, só para sentir a satisfação de vencer e de sentir o seu próprio poder. Gosta de descobrir, a cada nova experiência, que o ponto aonde chegou implicou árduos esforços que muitos não aguentariam, mas ele conseguiu vencer. Ao mesmo tempo, tende a desprezar os que não têm a sua força nem capacidade de empenho pois odeia a fraqueza.

Capricórnio tem muita dificuldade em lidar com as emoções, sobretudo as suas próprias: é um fanático pelo controlo e usa a sua vontade fortíssima para se autodisciplinar e odeia descobrir-se vulnerável emocionalmente. Quanto mais vulnerável se sente maior é a necessidade de esconder e de disfarçar isso que sente como uma fraqueza intolerável:  então torna-se frio e distante, hostil mesmo, para com os que lhe fazem sentir tal insegurança. É por isso que é extremamente difícil quebrar as defesas de Capricórnio e chegar próximo dele porque ,inexoravelmente ,ele afasta os que mais lhe fazem sentir insegurança emocional.

Este nativo valoriza muito a sua família e faz tudo o que pode para lhe dar segurança  e uma boa vida. Tem um marcado sentido de posse e tende a responder de forma dominadora e autoritária perante todos os que são alvo da sua proteção: são os «seus» familiares, o «seu» parceiro, etc. Isto torna-o muito controlador e ciumento.

Embora esconda muitas vezes os seus reais sentimentos (quanto mais fortes são mais o fazem sentir vulnerável e mais ele os disfarça) sob uma capa de aparente indiferença, Capricórnio fica seriamente afetado quando se sente traído e pode sentir-se bastante deprimido e triste, o que pode  repercutir-se negativamente na sua saúde. Guarda rancor e não perdoa. É muitas vezes vingativo embora não de forma impulsiva: aguarda o momento apropriado para se vingar da forma mais efetiva.

Possui uma mente inteligente e pode ser uma  pessoa muito espirituosa e com sentido de humor. Mas, basicamente, está sempre em competição. Precisa de se provar  continuamente e de se fazer notar pelas suas próprias qualidades.

Em termos de carreira/profissão, estas pessoas dão-se bem sem todas as posições de autoridade, de  administração e de liderança e em todas as funções  em que é necessário planificar, estruturar, construir- engenheiros, construtores, executivos…. Também podem ser encontrados em todos os trabalhos que são árduos e em que é preciso perseverar e desempenhar duras tarefas: mineiros, trabalhadores braçais, etc.

Capricórnio gosta de desportos competitivos pois adora o esforço e a sensação de ganhar. «Ser vencedor» seja no que for, é a principal motivação deste signo. Ser vencedor por si mesmo, «pôr-se à prova, disciplinar-se, trabalhar duro e ganhar»  é este o fio condutor essencial da sua vida, adquirir uma posição de destaque no mundo que lhe traga riqueza e reconhecimento.

Mas, se é bem sucedido geralmente no mundo material devido às suas qualidades, Capricórnio precisa de trabalhar muito  a nível interior para vencer os seus medos e inseguranças. O principal desafio é permitir-se sentir sem asfixiar os seus sentimentos com a necessidade de controle e  de domínio.

Isso exige do nativo com o Ascendente em  Capricórnio uma reconversão no modo de ser porque ele teme que as emoções o controlem e a perda de controle é o seu maior medo e a sua maior limitação. Abandonar os jogos de poder e aceitar a espontaneidade das emoções e dos sentimentos, entregar-se inocentemente aos outros sem que isso se torne numa luta de morte, eis a maior dificuldade e simultaneamente desejo secreto de Capricórnio (a Lua rege a sua 7ª casa).

Compatibilidade com Outros Signos

Com   Escorpião é possível haver compatibilidade . Partilham muitos aspectos em comum na maneira de ser e nas necessidades básicas. Ainda assim, tal relação só será duradoura se ambos não entrarem numa luta de poder, situação que pode ser vivida de forma dramática pois dificilmente haverá vencedores.

Com Touro  também há possibilidades de harmonização ao nível dos objetivos materiais embora por vezes o gosto pelo luxo e pelo conforto  do nativo de Touro possa chocar com a frugalidade de Capricórnio.  A nível afetivo é mais fácil  a pessoa de Touro responder às necessidades emocionais de Capricórnio do que o inverso.

Com Peixes, apesar da harmonização entre os elementos, não existe uma combinação fácil a nível do temperamento pois a psique de Peixes é demasiado desorganizada para a racionalidade geométrica de Capricórnio. E este, por seu lado, é demasiado frio aos olhos de Peixes.

Com Caranguejo há elementos comuns  na maneira de ser como o gosto pela tradição e pela família mas, a nível emocional, há muitas dificuldades de interação. Provavelmente Capricórnio detesta a excessiva dependência de Caranguejo e este considera-o demasiado frio e distante.

Com Capricórnio há boas possibilidades de entendimento desde que não entrem numa luta de poder para decidir qual deles deve ter a posição dominante na relação. Mas não é propriamente a relação mais calorosa do zodíaco.

Função energética: Tamas, Cardinal. Primariamente motivado para a prevenção e a remoção das dificuldades.

Elemento: Terra

Polaridade energética: Negativa

Descrição simbólica: Quadrúpede na primeira metade e sem pés na segunda, deslizando na água.  Esta  natureza produz poderosa estabilidade no início e, na parte posterior revela maior flexibilidade e fluidez.

Regente: Saturno.

Cor: branco, preto, verde escuro, azul.

Pedra preciosa: Safira azul, Ametista, Lápis Lazúli, Ónix.

Nºs de sorte : 6,8,9.(de todos, o 8 é o mais consensual).

Resultados auspiciosos: é forte durante a noite.

Direcção espacial : Sul

Parte do corpo: Joelhos e articulações, a pele, o cabelo.

Classe: Comerciantes/Agricultores  (Vaishya)

Outra caracterização– Pristodaya: Levanta-se com aparte posterior  em primeiro lugar.

Deixe um comentário