Os Signos do Zodíaco- Caranguejo

cR

Os Signos Cardinais: Caranguejo

O dinamismo da energia de Caranguejo é como o da água, flui adaptando-se ao terreno.

O elemento água segue o caminho da menor resistência, é receptivo. A água nunca luta com os obstáculos que lhe aparecem no caminho, regressa  para trás , procura a menor obstrução e a menor resistência  e interioriza-se. Mas esse recuo não é uma desistência, Caranguejo trabalha incansavelmente para erodir o obstáculo, pacientemente e sem violência, até que este desaparece.

Esta analogia com o comportamento da água ajuda a perceber a característica de Caranguejo de transformação e  de evolução interna do eu que é a sua principal característica.

Caranguejo gosta de reformar mas não rejeita a tradição. Balança tenta ajustar-se ao seu ambiente mas Caranguejo absorve-se totalmente nele e, se isso não for possível, recua e interioriza-se.

Dado que a Lua rege a 4ª casa, que representa o mais privado e  o mais escondido, Caranguejo  representa o movimento para a área mais pessoal e privada da pessoa.

Caranguejo simboliza  o momento, na aprendizagem da alma, das emoções: os nativos de Caranguejo estão a aprender a lidar com as emoções. Por isso não é de estranhar   que tenham súbitas mudanças de humor, passando de uma expressão suave para uma dura e zangada com grande facilidade;

Caranguejo mostra um sentimento subjectivo : os  nativos são românticos, pacíficos, gentis, mutáveis e sensíveis.

O centro da vida de Caranguejo é a família  e o lar e desenvolvem em relação a estes  uma ação continuada de proteção e  de nutrição. Gostam de cozinhar, de cuidar e de nutrir os outros, sobretudo aqueles com quem têm laços de proximidade.  Preferem concentrar-se nas suas emoções do que desenvolver ligações sociais  supérfluas  baseadas no diálogo e no uso do discurso.

Como a Lua tem uma natureza refletora, Caranguejo pode tornar-se demasiado dependente  daqueles  com quem interage emocionalmente , reflectindo  em si a realidade dessas  pessoas. Ao mesmo tempo pode ser muito autocentrado e, se se sentir emocionalmente ameaçado, fecha-se na sua concha protetora  e recua, negando-se ao contacto com os outros. Nesses momentos a depressão ameaça fortemente  o seu equilíbrio psíquico.

Caranguejo é um apreciador de Arte, de Literatura e, em especial, de Drama, identificando-se facilmente com a expressão dos sentimentos . Pode ter talento artístico e literário. Tem uma memória poderosa, retendo tudo o que contém  nuances emocionais profundas. Isto  faz com que nunca se esqueça  quando o magoam ou desdenham. Nunca mais permite que a pessoa  que lhe fez isso esqueça o seu erro. Em termos profissionais , estes nativos são bons escritores e jornalistas e têm talento para a gestão financeira e para lidar com o  comércio e os negócios, sobretudo relacionados com o mar.

Caranguejo é, apesar disso, sensível e compassivo. Adora o lar e de sentir-se nele em segurança. É um acumulador, de riqueza, de objectos, de tudo o que tem valor sentimental para ele e que ele deseja guardar na memória. Por isso coleciona todo o tipo de objectos, uns materialmente valiosos, outros apenas com  valor sentimental.

Este apego aos objetos do seu afeto faz com que Caranguejo seja muito possessivo  e  violento se vê ameaçada  a sua posse dos entes queridos.  E, se magoado,  recua para o interior de si próprio ou explode violentamente, entrando em depressão profunda e reagindo com mau humor e agressividade  perante os outros.

Os nativos de Caranguejo beneficiam com o exercício físico que ajuda a libertar as suas tensões psíquicas. Gostam de participar em desportos de equipa, sobretudo relacionados com a água,  como natação, pesca,  patinagem no gelo, etc.

Os nativos com Caranguejo  no Ascendente são os mais auto- conscientes do Zodíaco uma vez que a Lua, que representa a mente, rege a 1ª casa. Mas isso dá-lhes insegurança em relação aos outros, que têm dificuldade em interpretar. Para compensar esse sentimento de insegurança refugiam-se nos seus valores próximos como a família e acumulam riquezas e bens que lhes transmitem o sentimento de um refúgio que controlam e que lhes dá segurança (o sol rege a 2ª casa.)

Compatibilidade com outros signos

O signo mais compatível é Escorpião.  Com Capricórnio é possível haver alguma compatibilidade, apesar de haver um problema ao nível da expressão emocional. Dificilmente a pessoa de Capricórnio responde às necessidade emocionais de Caranguejo. Mas ambos partilham a preocupação com a família e ambos gostam de acumular riqueza a nível material. A seguir , os outros  signos de elementos compatíveis- Peixes e Touro. Dadas as características de autocentramento de Caranguejo,  a par com a sua natureza profundamente emocional, os relacionamentos com  pessoas de elementos Ar e Fogo são particularmente difíceis  a menos que haja, no horóscopo de ambos os parceiros, outros planetas  pessoais em grande sintonia.

A compatibilidade aqui referida é muito geral e só tem em conta o signo em si. Cada carta natal é um conjunto de interações entre os doze signos e os ângulos e casas do horóscopo. Assim, para uma análise completa, devem observar-se todas as posições nas cartas antes de formular um juízo global acerca da compatibilidade.

Função energética: Sattva, Cardinal.

Elemento: Água

Polaridade energética: Negativa

Descrição simbólica: insecto aquático, tem muitas pernas com as quais efectua um movimento lateral lento que é principalmente evasivo.

Regente:Lua.

Cor: Amarelo pálido, prateado, prateado acinzentado, branco.

Pedra preciosa: Pérola , pedra da Lua, olho de gato, cristal.

Nºs de sorte : 2.

Resultados auspiciosos: é forte durante a noite.

Direcção espacial : Norte

Parte do corpo: estômago, diafragma, pâncreas, veias gástricas, lobos superiores do fígado, ducto torácico, plasma sanguíneo.

Classe: Sábios  (Brahmin)

Outra caracterização– Pristodaya: Levanta-se com as costas  em primeiro lugar.

 

 

 

Deixe um comentário