Os signos do Zodíaco – Carneiro

carn

Os Signos Cardinais: Carneiro

Características gerais dos Signos Cardinais

A  energia de função cardinal exprime-se nos quatro elementos –água, Terra, Fogo, Ar- mantendo a qualidade «cardinal»  mas  atuando diferentemente de acordo com a natureza de cada um dos elementos.  Como referido anteriormente  existem 3 funções fundamentais (Gunas) da energia estudada pela Astrologia: Rajas (actividade- correspondente aos signos cardinais); Tamas ( constância- correspondente aos signos fixos); Sattva (ritmo, correspondente aos signos mutáveis).

Cardinal significa energia cinética, dinâmica e criativa. Relativamente à vida na Terra, a influência destes signos exprime-se pela mudança e pelo movimento. Esta energia não pode estar fixa, pois não é estacionária nem estática.

A influência desta energia pode ser boa e progressiva– capaz de realizar múltiplas atividades, originando entusiasmo, iniciativa, ambição, determinação mental orientada  para os resultados;

Ou pode ser regressiva e potencialmente negativa-   excessiva impulsividade que age sem pensar nas consequências, irrequietude e impaciência , arrogância e impetuosidade.

A qualidade cardinal significa «movimento sem obstáculos de um lugar para outro» . Por isso estes signos estão relacionados com a ideia de empreendedorismo, entusiasmo, coragem e audácia, ambição e popularidade.

Os nativos destes signos são independentes e fazem-se a si próprios, são positivos acerca de si próprios e não gostam de depender de ninguém nem de obedecer a ordens.  Dão-se melhor numa profissão em que desempenham cargos de liderança ou em que  eles próprios  gerem o seu negócio.

Quando no Ascendente está um signo cardinal (Carneiro, Caranguejo, Balança ou Capricórnio) ou quando a maioria dos planetas estão em signos cardinais ou  quando estes estão nas casas angulares (1,4,7, 10)  a pessoa terá um posição proeminente na vida, tanto em termos de carreira/profissão como na vida social. Será muito empreendedora e ambiciosa, gostando de estar na linha da frente em todas as áreas em que se envolve.

Passará também por muitas mudanças na vida , situação que é do seu agrado pois não consegue estar quieta ou no mesmo lugar por muito tempo. Será altamente inteligente e cheia de recursos, audaciosa, corajosa e com espírito pioneiro e indomável. Gostará também muito de viajar e terá que o fazer  pois, seja qual for a carreira que escolher, geralmente terá que efetuar viagens frequentes no seu desempenho.

Caracterização do Signo de Carneiro

Carneiro é um signo cardinal e de elemento fogo.  A característica da sua energia «Rajas» é a rapidez  extraordinária do seu dinamismo.  Carneiro significa  a mudança súbita, o impulso para procurar novos caminhos, novos valores, novas opiniões.

A energia de Carneiro não é estável, ilumina-nos como um relâmpago súbito de inspiração  e  de entusiasmo.  Carneiro é um pioneiro, deseja encontrar novas formas de fazer as coisas , o seu entusiasmo está ligado à ideia de descobrir, de avançar pelo novo ; a ideia de desbravar caminhos, de pôr à prova  a sua coragem e audácia é o que lhe importa realmente, mais do que os resultados que isso possa trazer.

A energia de  Carneiro é sempre  dirigida para  o exterior, sendo impossível ficar-lhe indiferente.  A pessoa de Carneiro nunca passa despercebida, faz brilhar o ambiente à sua volta, para o bem e para o mal. Carneiro manifesta a completa e espontânea força da vida e, por isso, qualquer planeta colocado em Carneiro é totalmente ativado de acordo com a sua natureza.

Simbolicamente. Carneiro corresponde ao estádio  em que a alma está a iniciar uma nova fase de crescimento, está vibrante  com o calor da vida e cheia de desejo de se lançar de cabeça em novas experiências.

Marte exprime em Carneiro  a polaridade positiva da sua energia e a sua expressão mais básica é «faz agora e pensa depois».   A aparência dominadora de Carneiro torna os nativos  sujeitos habitualmente  bem sucedidos . O grande desafio é conseguirem manter-se constantes, o que lhes é extremamente difícil, uma vez passado o entusiasmo com a conquista. Precisam incessantemente de novos desafios que mantenham viva a sua necessidade de se porem à prova.

O nativo de Carneiro é muito inteligente e sagaz, tem uma capacidade notável para  analisar e para discriminar. Porém, tende a pensar  demasiado nas coisas,  o que causa por vezes a sobrecarga de energia nervosa, provocando dores de cabeça, etc.

Carneiro é um signo de movimento muito rápido, o ritmo é de corrida e a direcção é  «para a frente» sendo que, muitas vezes, avança sem ver para onde vai . É  o signo mais irrequieto de todos, pelo que os nativos muitas vezes apreciam os desportos físicos que lhes permitem relaxar e explorar o seu espírito competitivo.

O Fogo que lhes «corre pelas veias» torna-os muito impacientes  e impetuosos. Quando estes aspetos não são controlados, facilmente estas qualidades se transformam  em raiva e hostilidade. Quando a coragem e o entusiasmo de Carneiro são dirigidos para propósitos elevados, no entanto, estas  pessoas realizam  o seu  potencial mais positivo.

As pessoas que têm  Carneiro no Ascendente  revelam um nível elevado de vulnerabilidade emocional  porque a Lua rege a sua 4ª casa e Marte fica debilitado no signo da Lua. Estes nativos compensam em geral esta vulnerabilidade com uma inteligência notável porque o Sol rege a sua 5ª casa e  fica exaltado na 1ª casa.

O nativo de Carneiro é muita vezes um solitário pois faz parte da sua aprendizagem o impulso para  a descoberta e para a exploração do mundo no teste constante  do confronto entre a sua energia incontrolada  e as conquistas que ela pode alcançar. O seu caminho é simbolicamente o do início da estruturação do eu  como resultado do embate com o mundo.

Compatibilidade com outros signos

O signo Carneiro, pelas características de independência, necessidade de sobressair em relação aos outros, de se colocar  numa posição de destaque ou de liderança, não é dos signos mais  fáceis de compatibilizar, sendo necessária alguma disciplina para obter resultados favoráveis.  Os signos mais compatíveis são os do mesmo elemento- Fogo- com os quais mantém uma relação trina: Leão e sagitário. Destes, Sagitário poderá ser o mais compatível com Carneiro, pois Sagitário também precisa de liberdade e é capaz de apreciar e respeitar o desejo de aventura e total independência de Carneiro. É igualmente entusiasta e fogoso. Porém, num relacionamento próximo, como o do casamento, poderá existir com pouca cooperação entre os parceiros. Numa relação de amizade pode haver bom entendimento partilhando criatividade e entusiasmo pelas ideias, vontade de ir para além do que é conhecido e muita compatibilidade intelectual. Em termos românticos, pode haver paixão mas dificilmente haverá verdadeira união devido ao facto de nenhum dos parceiros estar disposto a abdicar da própria liberdade e interesses em favor do outro. Com o signo Leão pode igualmente haver paixão romântica mas será cada um a puxar pelo desejo de ser admirado a sobrepor-se ao outro, focando-se mais nas suas próprias necessidades e interesses e precisando de um «séquito de seguidores», para ter um papel único e central no palco e nenhum dos dois parece disposto a assegurar isso, havendo, por parte do signo Leão, ressentimento pela falta de «submissão» do  parceiro.

A compatibilidade com os signos de Ar, em especial Gémeos também é boa existindo estímulo intelectual entre ambos; a necessidade de independência é apreciada por ambos, bom como o gosto por mudar, explorar, fazer coisas diferentes. Com Aquário pode haver alguma dificuldade de entendimento no plano emocional e social, pois Aquário é uma pessoa que se identifica com o grupo e Carneiro é muito cioso da sua individualidade. Mas, intelectualmente, podem entender-se, bem como no plano profissional, sobretudo se tiverem uma atividade ligada ao uso /invenção tecnológica. Com o signo Balança há, em simultâneo, a atração pelo oposto e a aversão pela diferença no modo de ser, pela dependência  excessiva da negociação e da gentileza, face à virilidade agressiva de Carneiro. Mas, em termos de desenvolvimento pessoal, é uma associação que pode dar certo se houver espírito de compromisso, caso contrário, poderá dar azo a que as pessoas sintam não ter nada em comum.

Função energética: Rajas, Cardinal.

Elemento: fogo

Polaridade energética: Positiva

Descrição simbólica: Quadrúpede, compleição de sangue vermelho, denota coragem e relaciona-se com os reis.

Regente: Marte.

Cor: vermelho sangue.

Pedra preciosa: coral vermelho.

Resultados auspiciosos: à noite

Direção: Este

Parte do corpo: cabeça

Classe: Guerreiros (Kshatriya)

Outra caracterização– Pristodaya: Levanta-se com a parte posterior em primeiro lugar.

 

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.