O signo Peixes tem elemento Água e a sua energia é mutável. Quando este signo está na posição do Ascendente o nativo tem uma natureza romântica, sonhadora e imaginativa , podendo viver num mundo criado por si . A sua tendência para se rodear de fantasia torna-o apto para lidar com crianças ou para trabalhar em áreas artísticas como representação, música, pintura, dança…
Fisicamente não costumam ser muito altos; os olhos são grandes e o cabelo é geralmente macio e sedoso. Tendem para o excesso de peso e, neste aspecto, os hábitos alimentares podem não ajudar pois tendem a gostar de comidas gordas e, muitas vezes, viciam-se em álcool e outras substâncias aditivas.
Estes nativos gostam de estudar, sobretudo assuntos que facilmente os levam para uma realidade diferente e para a qual precisam do uso da imaginação: épocas passadas, mitologia, antiguidades, literatura, etc. Possuem um espírito irrequieto e gostam de viajar e de conhecer outras culturas e costumes. Sentem-se atraídos pela água, gostando especialmente de viagens por mar.
O signo Peixes precisa da experiência do desligamento, da dissolução dos seus laços com o mundo material. Simbolicamente, a alma está, no signo de Peixes, a abandonar os últimos desejos que a impedem de se libertar para o mundo espiritual e, por isso, estes nativos têm dificuldade de se definir a si próprios e de saber aquilo que querem e desejam da vida: neste mundo são como «peixes fora da água», sentindo-se instintivamente num plano que deixou de lhes pertencer e que verdadeiramente também não lhes interessa.
Deste modo, a forma de manter estes nativos psicologicamente saudáveis e capazes de levar a cabo os seus deveres quotidianos é permitir-lhes o envolvimento em áreas de actuação em que eles possam exprimir a sua necessidade de fantasia e espiritualidade ; proporcionar-lhes o contacto com situações onde posam vivenciar o seu modo de ser compassivo e sensível.
A natureza deste signo é particularmente compassiva e espiritual. Estas pessoas sentem uma forte empatia para com todos os que sofrem e são compelidos a contribuir para diminuir o sofrimento que encontram neste mundo. Esta necessidade prende-se com o desejo de purificação espiritual do signo Peixes , com a sua busca da redenção.
Os nativos do signo de Peixes precisam que os deixem manter algum afastamento em relação ao mundo quotidiano e às suas tarefas e deveres mais imediatos. Se isso não acontecer, a pressão torna-os ansiosos e desejosos de se escapar para um mundo que sejam capazes de sentir como seu: e este pode ser o mundo escapista do álcool e outras drogas.
Devido à dificuldade em objectivar a sua individualidade, os nativos do signo de de Peixes são bastante influenciáveis por aqueles com quem convivem. A sua generosidade e prontidão para ajudar os outros pode também ser um caminho aberto para a manipulação e o abuso de outros. A sua auto- confiança também não é das melhores, desmoralizando com facilidade quando encontram dificuldades ou oposições.
A associação entre o Ascendente Peixes e a Lua em Escorpião mostra uma natureza nova que mistura as características de ambos os signos. Escorpião e Peixes são do mesmo elemento Água e a influência de Escorpião tende a dominar a indecisão e o excesso de identificação com os outros que é natural em Peixes. Globalmente, a relação entre estes dois signos ajuda a obter uma personalidade mais equilibrada, embora emocionalmente muito intensa.
A indecisão e a dificuldade de afirmação pessoal própria de Peixes é equilibrada pelo foco de Escorpião no controlo pessoal do seu poder e da sua tendência para exprimir autoridade e assertividade. Os nativos mostram bastante autoconfiança e, quando se decidem a fazer algo, são muito determinados. Assim, a menos que o Ascendente esteja aflito, os traços hesitantes de Peixes são compensados por esta posição lunar.
A Lua em Escorpião está no signo de debilitação e, mentalmente, pode ter tendência para a depressão e para alguns períodos de ansiedade. Neste aspecto particular, a associação entre os signos pode acentuar as características psicológicas de dependência de álcool e outras substâncias. O nativo também pode ser profundamente reservado e secreto, tendo dificuldade em mostrar os verdadeiros sentimentos de forma aberta e exteriorizada. Por outro lado, a Lua encontra-se colocada na 9ª casa do horóscopo, revelando o gosto pelas viagens e/ou pela procura do conhecimento, podendo haver grande necessidade de procurar um sistema de valores, filosóficos ou religiosos, para a orientação geral na vida.
A tendência para recalcar e para interiorizar a raiva de Escorpião pode levar a explosões emocionais de agressividade de vez em quando, embora este traço seja amenizado pelas características do signo de Peixes.
A inclinação para a indulgência, que por vezes assola os nativos de Peixes, pode acentuar , nos indivíduos menos evoluídos, a tendência para certos comportamentos eticamente não aceitáveis, pois Escorpião nem sempre prima pelo rigor ético nem pelos valores morais. A associação entre os dois signos também pode produzir uma natureza fortemente sexual.
A timidez natural de Peixes pode ajudar a contrabalançar a impulsividade e o carácter abrupto de muitas expressões típicas desta Lua. Escorpião pode ser muito pródigo com aqueles que ama, incluindo sacrificar-se por eles. Mas revela-se mortal quando traído.
A simbólica do signo Escorpião está relacionada com a experiência de transformação profunda a nível interior, com os processos de morte e de renascimento que ocorrem na psique e, por isso, os nativos deste signo revelam sempre uma grande intensidade nas suas vivências. Este signo experiencia todas as formas de poder – da sexualidade e vitalidade físicas ao poder pessoal, social e político- de modo a aprender que nenhum estado de ser é permanente neste mundo e que, aquilo que nos torna poderosos num momento, é transitório e está destinado a transformar-se noutra coisa porque o ciclo da vida não pára de evoluir.
A experiência de Escorpião é, deste modo, a de aceitar os ciclos da vida e as transformações que lhes são inerentes, crescendo e transformando-se com eles. Quando este signo é dominante no horóscopo, normalmente a pessoa passa por muitos períodos diferentes na existência , sentindo que «viveu várias vidas» numa só. No entanto, a cada momento, o nativo de Escorpião procura concentrar em si e conservar a energia que lhe dá a percepção do seu poder pessoal. Resiste enquanto pode para conservar um estado de coisas inalterado mudando apenas quando compreende a irreversibilidade das circunstâncias.
O Sol em Leão possui elemento Fogo e a sua energia é fixa. Fogo e Água não se misturam mas os regentes dos três signos são amigos entre si, o que os torna harmonizáveis, embora mantendo expressões diferenciadas. O signo Leão ajudará este nativo a ter uma percepção mais clara de si mesmo e dos seus objectivos na vida embora, em conjunto com a expressão de Escorpião, possa desenvolver uma personalidade emocionalmente bastante manipuladora. O Sol está colocado na 6ª casa do horóscopo podendo produzir a necessidade de domínio ou de manipulador das fontes de poder. Esta pessoa precisa de sentir que controla o seu ambiente doméstico e/ou profissional.
O magnetismo natural de Escorpião associado ao dramatismo de Leão, sempre desejoso de se manifestar na primeira pessoa como líder, orientador e iluminador de um grande círculo de amigos e seguidores produz uma pessoa com um forte carisma e personalidade vincada que se sente impelido a liderar e a ser obedecido.
Porém, o exibicionismo de Leão também é temperado pela necessidade de segredo do signo Escorpião e a subjectividade do signo de Peixes e estes aspectos da personalidade serão evidentes, na expressão do nativo: para além do dramatismo da sua acção em certas ocasiões, permanecem zonas de reserva total em que áreas da sua vida serão preservadas dos olhares e ouvidos indiscretos.
O Sol em Leão denota uma pessoa simbolicamente orientada para a auto-expressão e a criação de algo no mundo que vê como fruto de si mesmo: precisa de criar algo que traduza e exprima claramente a percepção que tem de si e que, simultaneamente, lhe faça perceber «quem é». Este nativo «pensa com o coração», a sua natureza é bastante emocional, deixando que a sua intuição se sobreponha à lógica quando tem que tomar uma decisão.
Este lado afectivo da natureza do signo Leão combina muito bem com o signo Peixes, transmitindo sinceridade e sensibilidade a todas as expressões e acções. Leão tende para o egocentrismo mas, em alguns aspectos, revela o desejo de uma criança que quer receber todas as atenções. Este lado infantil associado à sensibilidade e imaginação de Peixes pode torná-lo num poeta ou num artista capaz de mover facilmente as emoções do público.
O lado ambicioso de Leão , por seu lado, e o desejo de se destacar em relação à vulgaridade e à mediania, o seu idealismo e vontade aristocrática de estar acima «das imperfeições» gerais do ser humano, podem levá-lo a ter gestos de grandiloquência e de magnanimidade; a perdoar os que o afrontam , desde que estes se deixem dominar pela sua influência e autoridade.
Neste aspecto, a Lua em Escorpião vê atenuada a tendência para guardar ressentimento, uma vez que o Ascendente em Peixes também predispõe para uma postura mais generosa e dada ao perdão. No entanto, a associação de Leão com Escorpião produz uma pessoa profundamente obstinada e difícil de demover das suas posições, uma vez tomadas. A menos que o Ascendente Peixes seja mais forte, este será um nativo bastante voluntarioso e com tendência para fazer valer a sua opinião em qualquer circunstância.
É um líder e gosta de ser obedecido e seguido. O signo Peixes, nesta configuração, coloca uma tonalidade sensível de generosidade e de sensibilidade em relação aos outros. Mas o carácter apaixonado do nativo circunscreve-se principalmente aos seus próprios objectivos e interesses, incluindo aqueles que são alvo do seu afecto. Nesse ponto, pode ser pródigo em ofertas e mimos e pode gastar bastante para lhes agradar.
Personalidade complexa, esta identidade básica tem como o seu maior desafio não se deixar centralizar demasiado em si próprio e em abrir-se aos outros, não de modo calculista mas com verdadeira generosidade e capacidade de se dar a si mesmo.