Efeitos dos Planetas como Atmakaraka

atmak

Grandes mestres da Astrologia Jyotish, como Parashara e Jaimini mostraram como cada horóscopo é expressão de uma alma encarnada num corpo físico, trazendo para a existência um destino específico ligado ao Karma anterior. Oito Planetas simbolizam 8 diferentes tipos de desejos  que aprisionam a  alma e a fazem reencarnar.

Deste ponto de vista, estudar o planeta Atmakaraka no horóscopo é lançar luz sobre as causas da cada projeto de existência individual e saber até que ponto esse projecto realizará ou não os desejos profundos da alma expressos pelo Atmakaraka.

Deste modo, o estudo do planeta atmakaraka mostra-nos o enraizamento profundo da Astrologia Jyotish na Filosofia Védica, de que é parte integrante e cujo objectivo essencial é lançar luz sobre o viver correcto do ser humano. De acordo com este ponto de vista, existem no horóscopo alguns elementos básicos essenciais: o Sol, que representa o Atmakaraka natural, representa a alma universal (Atman);  a Lua representa a mente; o Ascendente representa a inteligência nascida da relação entre a alma e o corpo.

Mas é o planeta que é o Atmakaraka que é  o indicador mais importante e a alma do horóscopo. Ele mostra o karma específico que causou o nascimento e os desejos profundos que enraízam a alma  no mundo físico. Indica também como, através desses desejos, existem aprendizagens específicas que o nativo necessita de fazer para prosseguir no seu desenvolvimento espiritual. A posição, a dignidade  e os aspectos e associações relacionados com o planeta Atmakaraka indicam os pormenores e o potencial de sucesso dessa missão.

A Navamsa ,o Planeta Atmakaraka , o Planeta Amatyakaraka e os Nodos como Indicadores da Missão de Vida

A varga Navamsha é conhecida como aquela que observamos para analisar os assuntos relacionados com o casamento e o parceiro de vida mas é, também, a carta que exprime a sorte ou destino individual , relativos à 9ª casa e, por isso, a posição ,estado e associações do planeta Atmakaraka nesta varga são essenciais para compreendermos este assunto.

Para além do Atma karaka que, como indicámos antes , é o planeta com maior longitude no horóscopo, um outro planeta – o Amatya Karaka- torna-se essencial. O Atma Karaka indica as aspirações da alma na presente encarnação, encerra a causa da encarnação; mas o Amatya Karaka representa o ajudante, o intermediário através do qual essas aspirações ou desejos serão realizados.

O Amatya Karaka encontra-se simplesmente vendo qual é o segundo planeta (a seguir ao Atmakaraka) com a longitude mais elevada.

O Atmakaraka indica a natureza dos desejos profundos da alma, o seu pensamento a nível profundo. Nós tendemos a identificar-nos com os significados do planeta que é o Atmakaraka. O Amatya Karaka indica os meios ou o modo como os desejos da alma se irão concretizar.

Para analisar estes planetas  e determinar os seus significados temos que ter em conta as suas características e significados gerais; as casas que regem e aquelas em que estão colocados; o estado em que se encontram (exaltados, próprio signo, debilitados, etc); a relação que mantêm com outros planetas; a distância entre as várias casas e os planetas a partir do Atmakaraka. Trata-se de uma análise que foi bem estudada pelos sábios do passado que nos deixaram as pistas para a sua interpretação. Por ex., se o Atmakaraka está debilitado ou aflito no horóscopo, sobretudo na Navamsha  isso indica que, num nível muito profundo, o indivíduo terá fortes impulsos para tomar decisões erradas na vida.

Para além destes planetas, temos ainda que estudar o papel dos nodos pois eles representam o eixo do destino na vida terrestre. Alguns contestam a consideração de Rahu como podendo desempenhar  o papel de Atmakaraka mas, tendo em conta a ligação profunda que existe entre os nodos e o Karma passado e futuro, faz todo o sentido integrá-lo entre os «oito tipos de dependência» da alma que causam a sua encarnação ( e que são representados pelos vários planetas).

Ketu no horóscopo mostra  a relação entre a presente encarnação e o passado; mostra os caminhos já percorridos e as tendências  e inclinações desenvolvidas anteriormente. Isto não significa que elas estejam todas dominadas. Na verdade, é necessário que o indivíduo domine inteiramente os talentos representados por Ketu para que os novos talentos que a alma precisa de desenvolver na vida presente, representados por Rahu possam realmente desenvolver-se. Sem passado não há futuro, nenhuma nova aprendizagem pode acontecer se não tiver alguma base prévia onde se enraizar. Rahu  e Ketu  formam sempre um par indissociável

Mas, no que se refere ao destino da alma, Ketu desempenha o papel de dissolvente final de todas as energias representadas pelos planetas, no momento em que estes tiverem esgotado todos os desejos que causam a existência terrena.

Efeitos dos Planetas como o  Atmakaraka

Sol como Atmakaraka- Indica que os desejos mais profundos da alma  se relacionam com o atingir da fama e do sucesso e  a obtenção de poder. Indica que o nativo está muito concentrado no seu ego.  Procurará assim experiências que lhe permitam realizar este desejo na existência. A lição essencial que deve aprender é obter o que deseja sem se tornar arrogante, mantendo a humildade. Deverá aprender a não permitir que o seu ego cresça desmesuradamente suplantando todos os outros aspectos do seu ser, o que pode torná-lo muito egoísta.

Lua como Atmakaraka-Indica que os desejos mais profundos da alma são a felicidade, o amor e o contentamento.  A lição fundamental a aprender tem a ver com a capacidade para dar amor e ser compassivo em relação aos outros, nutrindo-os e cuidando deles.  Este nativo precisa de se dedicar aos outros para se sentir realizado.

Marte como o Atmakaraka- Os desejos profundos da alma revelam que o nativo deseja provar a sua coragem e bravura, o seu poder de iniciativa e de liderança. Existe o perigo de se tornar demasiado agressivo ou violento, recorrendo em demasia ao uso da força para se afirmar. A lição fundamental que é preciso aprender é a de ser corajoso evitando a crueldade e a violência; é orientar a sua coragem na direcção certa e com um propósito que não se reduza à mera expressão da força.

Mercúrio como o Atmakaraka- quando este planeta é o atmakaraka a pessoa tem  o desejo de mostrar a sua superioridade intelectual e as sua grandes  capacidades de comunicação. Pode haver sobranceria intelectual e também ganância e, se mal colocado, tendência para enganar os outros. A lição que o nativo precisa de aprender relaciona-se com os limites do intelecto- deve reconhecer que o intelecto tem limitações e não pretender ser o dono da verdade. Deve também controlar o seu discurso e  ter a preocupação de dizer sempre a verdade.

Júpiter como o  Atmakaraka- os desejos profundos  da alma são a aquisição de sabedoria e de espiritualidade. Mas o nativo pode ser demasiado convencido, acreditando que ele próprio é mais sábio do que todos os outros; tem a  tendência para se considerar perfeito, excluindo outras expressões de espiritualidade diferentes da sua. A sua  lição fundamental é a do respeito para com outras formas de espiritualidade diferentes, respeitar os mestres, os sábios, o cônjuge, os filhos. As mulheres podem ter que aprender a lidar com um marido  «imperfeito».

Vénus como o  Atmakaraka- Os desejos mais profundos do indivíduo estão ligados aos relacionamentos amorosos, sexo, luxo, conforto, beleza, com tendência para a indulgência e os excessos na procura do prazer. A lição fundamental da alma prende-se com a aprendizagem do controlo da luxúria, renunciando a todos os excessos e a aprendizagem de um amor que ultrapassa o plano físico e o plano egoísta da simples satisfação pessoal. O nativo deverá aprender a amar desinteressadamente  cada  ser de forma altruísta.

Saturno como o Atmakaraka- indica o desejo  da alma de se comportar de acordo com o dever, e de não causar nunca tristeza aos outros; o nativo partilhará no entanto muitas vezes a tristeza dos outros. A lição fundamental refere-se a  enfrentar a solidão e o comportamento por vezes agreste dos outros em relação a si. Quando está mal colocado também pode indicar preguiça ou excesso de confiança.

Rahu como o Atmakaraka- Quando Rahu é o Atmakaraka, indica que o nativo será muitas vezes enganado nesta vida. Pode indicar que o nativo é ele próprio um mestre na arte de enganar os outros.  A lição fundamental a aprender é a pureza de coração, a rejeição de tudo o que é enganador e a prática da honestidade  como modo de ser.

Planetas Benéficos e  Planetas Maléficos como Atmakaraka

 O planeta Atmakaraka  dá efeitos de acordo com a sua disposição no horóscopo- debilidade, exaltação ou próprio signo, Mooltrikona- e  a associação com planetas benéficos e maléficos. Estas informações mostram-nos até que ponto a alma terá sucesso na realização dos seus desejos mais profundos ou , no caso da debilitação do planeta, quando é que esses desejos serão distorcidos e usados em direcção errada para os desígnios da evolução da alma.

Mas, para além disso, a natureza  do planeta como benéfico natural ou maléfico natural também indica o ritmo ou a rapidez das aprendizagens da alma:

1.quando o planeta Atmakaraka é um benéfico natural – Lua, Vénus, Mercúrio, Júpiter  isso indica que as lições  do Karma a que a alma está obrigada ultrapassarão a existência actual e o ritmo de «limpeza» do Karma é muito mais lento e vagaroso. Alguns pretendem que ter um planeta benéfico como atmakaraka indica pouco desenvolvimento da alma mas creio que não faz sentido tal consideração. Podem ser muitas as razões que exigem uma aprendizagem mais lenta ou distribuída por vários ciclos de vida. Tal  tem a ver com a própria natureza do Karma e não com o estado de evolução propriamente dito da alma em questão.

2. quando o planeta Atmakaraka é um maléfico natural – Sol, Marte, Saturno, Rahu-  isso indica que as acções terão a sua retribuição kármica muito mais rapidamente, podendo desse modo existir uma «limpeza» ou purificação rápida em relação a débitos kármicos. Basicamente, a pessoa pode ter uma existência potencialmente com experiências kármicas mais difíceis mas isso «apressa» o processo evolutivo da alma.

O Atmakaraka e o Istha Devata

A posição onde se encontra o planeta Atmakaraka no horóscopo indica o lugar onde sofreremos devido ao Karma de nascimentos anteriores. A Astrologia Védica considera que essas experiências poderão ser atenuadas  através da sintonia com  a  centelha divina presente na alma de todos nós. Essa centelha chama-se Istha Devata

Para encontrar em cada horóscopo o Istha Devata simplesmente consideramos o planeta colocado na 12ª casa a partir do Atmakaraka na varga Navamsha; se não houver planetas na casa, considera-se o seu regente; se houver mais do que um planeta na casa escolhe-se o mais forte. Esse planeta mostra a divindade presente na alma humana e que pode, em certa medida ,conceder alívio em relação ao sofrimento kármico, segundo se crê na tradição hindu.