Personalidade Básica com Ascendente Gémeos Lua Leão e Sol Aquário

O signo de Gémeos no Ascendente  revela geralmente uma pessoa alta , com ossos alongados e um olhar muito vivo. O signo  Gémeos tem elemento Ar e energia mutável e rege a 3ª casa  do horóscopo, relacionada com o esforço e a motivação para agir; representa os nossos desejos e o modo como estes nos impulsionam em direcção aos objetivos que traçamos.

O nativo de Gémeos tem uma mente inteligente, uma capacidade de raciocínio acima da média e uma curiosidade inata para explorar , mudar e se adaptar. O seu impulso interior é para acumular o máximo de informação nova à sua volta, de modo a reconhecer, avaliar e experimentar o meio circundante.

As experiências do signo Gémeos têm a ver com a capacidade para absorver informação do meio circundante- seres, objectos, notícias, relacionamentos- e, com essa informação, fazer uma primeira apropriação do mundo que lhe permita testar as capacidades e recursos que está a desenvolver : Gémeos constitui a primeira imagem do mundo, efémera, mutável, transitória, mas necessária para o pleno desenvolvimento da maturidade do espírito.

Não admira, deste modo, que este nativo tenha propensão para a ansiedade e para o nervosismo, a sua mente é extrememente excitável e precisa de contínuo estímulo e actividade. A novidade, o movimento dos eventos que se sucedem rapidamente, fazem parte da dinâmica deste signo: este nativo tem continuamente novos interesses e muitas vezes vários em simultâneo, podendo ler vários livros ao mesmo tempo, desenvolver vários projectos, etc.

Porém, tem dificuldade em manter-se interessado no que quer que seja durante muito tempo. É conhecido por deixar muitos projectos a meio e, por causa disso, por vezes é acusado de ter falta de substância nas suas abordagens. É preciso compreender, no entanto, que estas características estão associadas ao signo Gémeos que representa a ânsia espontânea de conhecer o meio circundante, movendo-se velozmente pelos elementos que o constituem- a aprendizagem de Gémeos não é a aprendizagem profunda do signo oposto, Sagitário, é a aprendizagem mais superficial e básica, muito associada ao aspecto sensorial mas que é fundamental para que cada um desenvolva o controle básico necessário do seu meio ambiente de modo a poder estabelecer nele a sua base de vida.

Uma outra faceta do signo Gémeos mostra esta necessidade de aprender rapidamente a controlar o meio em que se insere: este é um signo relacionado com todos os «gadjets» e este signo também representa a capacidade humana para criar e inventar, representa a adaptabilidade do ser humano ao meio em que vive pela capacidade de mudar, de se movimentar, de se apropriar desse meio usando a razão e o conhecimento.

Gémeos simboliza também a inteligência humana construída pela palavra e a relação que o homem é capaz de estabelecer com os outros e com o mundo à sua volta usando o discurso e a linguagem. Por isso é também neste signo que se dá a descoberta da relação com os outros através da comunicação: a 2ª casa relacionada com o signo de Touro rege o discurso mas é na 3ª casa  associada às interacções com o meio que a linguagem descobre o seu sentido porque é aqui que começa a intenção de interagir e comunicar, com o objectivo de atingir o conhecimento.

O nativo de Gémeos não consegue estar parado e também não consegue estar calado, seja porque sente necessidade de conversar com os outros para trocar ideias, seja porque escreve para comunicar com um público mais vasto as suas impressões acerca do mundo: profissões como escritor e jornalista e demais profissões dos media são muito apropriadas para ele. Do mesmo modo, as profissões relacionadas com o uso de computadores e das tecnologias da comunicação. Tudo o que tem a ver com notícias e a sua gestão por ex., estatística, são temas do interesse do nativo de Gémeos Tudo o que é a novidade do momento em termos de notícia prende a sua atenção e causa-lhe grande excitação. Até ao próximo estímulo ou novidade, que não tardam a chegar…

A Lua em Leão tem elemento Fogo e energia fixa. Os elementos destes dois signos- Ar e Fogo- combinam muito bem entre si. No que se refere à relação natural entre os regentes (Sol e Mercúrio) Mercúrio é neutro  em relação ao Sol e este é amigo de Mercúrio. É por isso uma combinação harmoniosa. A energia fixa de Leão ajuda a estabilizar a energia nervosa e demasiado excitável de Gémeos e a personalidade fica mais equilibrada.

A Lua em Leão gosta de papeis de liderança e de sentir que controla os outros. Neste sentido, as características de domínio do discurso e da linguagem proporcionadas pelo signo Gémeos podem fazer desta pessoa um sedutor. O que quer que tenha a dizer é habitualmente ouvido. A necessidade de mudança e a adaptabilidade de Gémeos dão, por outro lado, maior flexibilidade ao modo de ser de Leão, que pode ser muito teimoso e voluntarista nas suas opiniões e posições. A colocação da Lua na 3ª casa enfatiza os dotes de comunicação do nativo e predispõe  para o gosto pelas viagens e , se estiver forte, dá competências mentais que permitem à pessoa influenciar decisivamente os outros através do discurso.

Com esta associação o nativo também pode ser um entusiasta por festas e actividades sociais e de entretenimento. O gosto por actividades recreativas, o interesse pelos relacionamentos amorosos, pela arte, pela música, dança e representação, podem ser bastante fortes e ter um impacto considerável na sua vida.

A Lua em Leão  precisa de sentir a admiração e o respeito dos outros , necessita de sentir que é capaz de trazer uma nova luz ao círculo social de que faz parte. Também gosta de especular e pode ganhar dinheiro desse modo se estiver bem colocada.

A Lua em Leão  pensa com o coração, a sua mente tem algum pendor para a pose dramática e, por vezes, pode exagerar nessa faceta. Mas o Ascendente Gémeos ajuda a corrigir este aspecto, com a sua lógica argumentativa impecável. Os nativos com a Lua em Leão gostam de conforto e de luxo e podem gastar muito dinheiro nisso. Felizmente, estes nativos  costumam ter sorte e muitas vezes recebem dinheiro por herança ou ganham-no através de atividades especulativas, artísticas, etc. , pelo que, em geral, os seus nativos têm uma vida confortável.

Estes dois signos são ambos muito sociáveis pelo que um nativo com esta combinação terá certamente um círculo alargado de amigos embora a Lua em Leão precise de se destacar no meio deles como sendo alguém único, independente e assumindo um papel de liderança. A este respeito, os nativos com esta posição não costumam arriscar: se alguém ameaça a sua natural liderança, é excluído do grupo pois só pode haver um líder, quando existe alguém com  forte presença do signo Leão no horóscopo. Mas, com a presença de Gémeos na identidade básica, também é de esperar que o círculo de amigos sofra bastantes alterações pois Gémeos gosta de mudar a todos os níveis, incluindo o dos relacionamentos pessoais.

O Sol em Aquário  tem elemento Ar e energia fixa.   Aquário é o signo oposto de Leão . Ambos têm tendência para uma certa rigidez e obstinação, ainda que Aquário procure diluir a sua individualidade no todo maior do grupo com o qual se identifica.

Com esta combinação de Aquário, Gémeos e Leão na personalidade, temos uma pessoa com grandes capacidades intelectuais e sociais, uma pessoa que é capaz de brilhar pelos dons do espírito, pela inteligência aguçada, pela capacidade de conversação e de interacção com os outros.

Será uma personalidade carismática, com uma presença impossível de passar despercebida, muitas vezes extravagante e com tendência para a pose e para um certo dramatismo na apresentação pessoal mas indubitavelmente um pensador e um comunicador nato.

O Sol em Aquário  indica uma personalidade centrada no colectivo, atraída pela multidão, ainda que por razões diferentes de Leão: este anseia pela multidão porque ela é o público que o observa no seu palco particular e lhe oferece a sua  admiração por essa representação;

Aquário anseia pela multidão porque se identifica com ela, para ele é mais real o coletivo da humanidade do que o indivíduo particularmente considerado. O Sol está colocado na 9ª casa e, se estiver sorte, é um fator estimulante da sorte individual.  Indica interesse pelos assuntos filosóficos, místicos e/ou religiosos e , atendendo à colocação da Lua na 3ª casa, pode também mostrar  que as viagens desempenharão um papel importante no destino individual.

Aquário  é um signo muito motivado para os aspectos espirituais da realidade. Enquanto o signo Leão se entretém com o aspecto recreativo da realidade, tal como uma criança brinca e joga por prazer, Aquário gosta de sentir uma alegria que vem de dentro, da compreensão dos mistérios profundos que estão na essência de todas as coisas. Para ele, o belo é simultaneamente aquilo que pode contribuir para uma realidade melhor e mais perfeita do que a que existe.

O signo Aquário associa-se com o visionário, a sua visão do futuro pode ser grandemente inspiradora para os que convivem com ele. Ao mesmo tempo, sendo um signo profundamente social, o nativo deste signo sofre a influência dos que fazem parte do seu círculo social: o seu destino está associado ao colectivo, pelo que acompanha os movimentos e as oscilações deste.

A inteligência de Aquário ultrapassa a mera lógica , é muito intuitiva. Este nativo tem uma forte consciência interior do certo e do errado, do verdadeiro e do falso, que obtém por convicção interior. Neste aspecto, complementa as características de Gémeos, cuja mente é principalmente fundada nos processos lógicos de compreensão e de argumentação;

De resto, no plano mental, esta personalidade básica é bastante rica e promissora;  mas tanto Aquário como Gémeos se deixam facilmente entusiasmar por uma miríade de assuntos ao mesmo tempo e ambos têm uma certa dificuldade para passar do plano teórico para o plano prático.

Este é o aspeto mais frágil desta combinação: ela envolve grandes capacidades de pensamento, discurso e raciocínio- esta pessoa é um pensador- muita criatividade e refinamento do espírito, com um grande gosto e, muito possivelmente também, talento artístico, mas não ajuda muito na execução.

O signo Leão, neste aspecto, também não altera este aspeto, uma vez que impele para a liderança mas não para a execução. Evidentemente, poderá haver no horóscopo outros signos que complementem esta personalidade básica compensando este factor pela posição dos planetas que os regem ou outros importantes , sobretudo se colocados em signos do elemento Terra.

Para além do referido, esta personalidade oscila entre a necessidade de se destacar como indivíduo , expressa pela Lua em Leão num movimento para a afirmação da vontade pessoal e o desejo de identificação com um destino colectivo como é natural em Aquário.

O regente de Aquário, Saturno é inimigo do regente do signo Leão pois representam movimentos opostos no desenvolvimento individual. No entanto, enquanto opostos, complementam-se e completam-se e se forem vivenciados de forma autêntica pelo nativo, permitirão que este se desenvolva simultaneamente no plano pessoal- A Lua em Leão apoiará este desenvolvimento- e no plano colectivo e social, pela identificação com objectivos que exprimem o «bem comum» e superam o egoísmo , trocando-o por uma perspectiva mais impessoal mas mais justa em relação ao conjunto da humanidade.

Deixe um comentário