Efeitos do Trânsito de Júpiter e Saturno 2014 por Ascendente #3

azm

Concluímos a análise dos efeitos dos trânsitos de Júpiter e Saturno  no signo de exaltação em 2014 para os signos Ascendentes. Para uma introdução a este trânsito por favor leia:

O Trânsito de Júpiter e Saturno no signo de Exaltação em 2014

Efeitos do trânsito de Júpiter e Saturno Exaltados em 2014 – parte 2

 Para ler a nossa análise dos efeitos do trânsito  destes planetas para os restantes Ascendentes, veja:

Efeitos do trânsito de Júpiter e Saturno 2014  por Ascendente #1

Efeitos  do trânsito de Júpiter e Saturno 2014 por Ascendente #2

Prosseguimos com a nossa análise dos efeitos do  trânsito que tem a particularidade rara de , em simultâneo, os dois planetas Júpiter e Saturno  estarem ambos nos respetivos signos de exaltação e em aspeto mútuo.

Ascendente SagitárioJúpiter transita pela 8ª casa  do horóscopo enquanto Saturno continua na 11ªcasa, por onde tem transitado nos últimos dois anos. A 8ª casa é uma casa maléfica que indica obstáculos, acidentes, doenças crónicas o começo súbito de uma doença, mas também o bem estar físico, emocional e sexual, a longevidade, etc. A 11ª casa mostra como nos relacionamos com grupos de pessoas, com as amizades e  com a comunidade e aquilo que ganhamos na vida: mostra os rendimentos provenientes do nosso trabalho, os benefícios que colhemos pela nossa posição social , os nossos objetivos e esperanças, o nosso potencial para realizar  as nossas ambições e desejos. Júpiter na 8ª casa exaltado, ao mesmo tempo que Saturno transita pela 11ªcasa pode indicar dinheiro ganho subitamente, ao jogo ou por especulação, por herança ou por legado, através do marido, (Júpiter significa secundariamente os ganhos fáceis, em conjunto com a 8ª casa para este Ascendente  e também é o significador do marido enquanto a 8ª casa significa as finanças do marido). Pode haver um acontecimento nefasto (8ª casa) que traz benefícios financeiros para a pessoa permitindo-lhe realizar algum desejo ou ambição importante (11ª casa).  Mas o trânsito também pode significar um período de intensa transformação pessoal no plano  emocional  que expande a dimensão espiritual da pessoa (8ª casa) e isso pode acontecer devido à interação do nativo com novos amigos ou com um novo círculo social ,pode ter como origem o reconhecimento  da sociedade e que lhe permite realizar alguma ambição social importante. Assim, duas palavras chave para os efeitos deste trânsito serão «transformação», «mudança súbita». Mas também «perda que se transforma em ganho».

Ascendente Capricórnio  Júpiter transita pela 7ª casa enquanto Saturno está a transitar pela 10ª casa. A 7ª casa mostra a qualidade do casamento e o tipo de parceiro para o qual somos mais atraídos e todos os tipos de parcerias pessoais, incluindo as de negócios. Também indica viagem e residência no estrangeiro e revela ainda o nosso nível de paixão, de desejo  ciúme, etc. Por seu lado , a 10ª casa indica o tipo de profissão que nós teremos e o nosso grau de sucesso nela. Também se refere ao nosso estatuto social, isto é, ao modo como somos vistos pelos membros da comunidade de que fazemos parte. É também uma casa de ação ou de  karma através mostrando como superamos e constituímos novo karma. Para o Ascendente Capricórnio a 7ª casa é o principal significador do casamento, tanto para o momento da sua concretização como para a felicidade do mesmo. Também é através desta casa que vemos o cônjuge, homem ou mulher. Por outro lado, a 10ª casa é o significador principal para o emprego e a posição profissional do nativo e, secundariamente, para os rendimentos e ganhos.  Assim, há dois tipos de experiência que são muito evidentes com esta configuração: a primeira refere-se à possibilidade de, durante este trânsito a pessoa casar (ou conhecer alguém com quem casará) pois Júpiter ativa esta área de vida de forma positiva e o nativo pode mesmo melhorar  o seu estatuto social através de um bom casamento. É claro que é também necessário observar o período dasha /antardasha que está a ocorrer ou, dentro de um dasha, qual o subperíodo operante. Este deverá ser o do planeta regente da 7ª casa, ou de algum planeta colocado na 7ª casa ou o do regente do Ascendente da Navamsha,. O outro tipo de experiência que pode ocorrer é relacionado com o emprego ou posição profissional: a pessoa pode ver o seu estatuto profissional melhorado (10ª casa) ou obter uma promoção que implique residir no estrangeiro, ou relacionado com uma empresa estrangeira, ou que tenha a ver  de algum modo com viagens ao estrangeiro. E poderá ser uma grande melhoria na situação profissional. Como a 7ª casa está relacionada com as parcerias, outra  possibilidade real é  a formação de uma nova  parceria que terá bons resultados, aumentando os ganhos e  o rendimento financeiro e também a imagem pública  do nativo ou a sua reputação profissional.

Ascendente Aquário- Júpiter transita pela 6ª casa enquanto  Saturno vai transitar pela 9ª casa. A 6ª casa é uma das casas maléficas e relaciona-se com os hábitos de trabalho, com os obstáculos, com  a saúde, significando por ex., uma doença aguda, com as litigações e os inimigos declarados. É também  a casa que significa as dívidas e a capacidade de as pagar, os competidores, etc.  A 9ª casa significa o pai, a educação superior, a forma como as nossas crenças religiosas, ideológicas e filosóficas afetam  o nosso modo de vida ; também significa viagens ao estrangeiro e as pessoas que nos influenciam através dos ensinamentos ou do exemplo porque são respeitadas por nós. Para o Ascendente Aquário, a 9ª casa é uma casa de sorte e de riqueza, mostrando a sorte para esta vida de acordo com os nossos padrões kármicos . Ora, Saturno exaltado nesta casa dispara o relógio kármico para ativar essa sorte e, ao lançar um aspeto para Júpiter na 6ªcasa, também exaltado, permite que a pessoa vença todos os obstáculos e malefícios representados pela 6ª casa: se a pessoa  tem dívidas  faz com que ela consiga pagá-las; permite-lhe vencer inimigos e competidores;  se tem uma doença, ajuda na recuperação; se tem um processo em tribunal, permite que o vença, etc. Trata-se de um trânsito em que, basicamente, a sorte da pessoa permitirá a sua retirada de situações problemáticas de forma positiva para ela. Ao mesmo tempo, a 6ª casa é uma casa de serviço e a 9ª casa é uma casa de aquisição de conhecimento espiritual, filosófico, religioso, etc. Deste modo esta pessoa também pode encontrar novas crenças , conhecimentos ou realizar alguma viagem com finalidades  espirituais que se traduzirá numa nova atitude na vida, nomeadamente, usando esses conhecimentos ou essa nova compreensão para ajudar os outros de alguma forma positiva, superando assim  desequilíbrios internos e oposições que anteriormente causavam divisão no seu ser e  realizando um propósito de vida mais profundo que se repercute na sua felicidade pessoal.

Ascendente PeixesJúpiter transita pela 5ª casa ao mesmo tempo que Saturno transita pela 8ª casa.  A 5ª casa revela a inteligência e a criatividade, a educação superior, a atitude religiosa, (representa a fé) filosófica, espiritual da pessoa, os resultados das boas ações realizadas no passado  e que aparecem como «sorte» no presente; especulação e jogo, objetivos de prazer e projetos criativos. É também uma casa de crianças; de relacionamentos amorosos sem o compromisso do casamento.  Por sua vez, a 8ª casa é uma casa de transformação emocional e espiritual , de acidentes e de obstáculos, de doenças crónicas ou de  doença súbita, de ganhos fáceis inesperados, de bem estar físico, emocional e sexual,  de legados ou heranças, ganhos por  sentenças dos tribunais ou de seguros, etc.. É também uma casa de longevidade e uma casa que significa uma « perda que traz um ganho» como sucede quando alguém recebe uma herança. Esta pessoa pode receber uma herança nesta altura ou dinheiro de seguros (ou de uma indemnização, etc.) como resultado de um processo resolvido a seu favor e que lhe permite desenvolver algum projeto criativo que será importante como forma de realização pessoal.  Pode também passar por um processo de grande transformação pessoal (talvez depois de uma perda emocional que causou sofrimento) e esse processo dar origem a uma expressão criativa  no plano artístico ou profissional ou educacional e que será uma nova etapa importante na sua vida  que lhe permitirá recriar a sua identidade  pessoal e objetivos de vida. Poderá, ainda, adquirir uma nova atitude espiritual, como resultado de alguma experiência  emocional forte que mudou radicalmente a sua forma de ver a realidade  e a sua maneira de ser. Um bom exemplo disto é o de uma mulher que sofreu um acidente que quase lhe tirou a vida (8ª casa) e que, durante o período de recuperação, a levou a repensar toda a estrutura da sua vida: até aí tinha vivido sempre para o trabalho, como se este fosse um fim em si mesmo. O acidente ajudou-a a perceber que até então não sabia o que era divertir-se, sentir-se feliz apenas por si mesma sem estar sempre a pensar em mil e um deveres e obrigações. E, após o período de recuperação  passou a reservar tempo para si própria e para criar alguma coisa só porque lhe dava prazer e foi aprender  artes plásticas (5ª casa).  Este é apenas um de muitos outros exemplos possíveis desta relação entre a 8ª e a 5ª casa, seguindo o slogan de que «há males que vêm por bem» e que parece ser o mote para este trânsito (que, no entanto, não tem que conter nada tão dramático como um acidente).

 Terminamos assim  a panorâmica geral sobre os efeitos do trânsito de Júpiter e de Saturno exaltados nos próximos meses para os vários  signos Ascendentes. Fazemos votos de  que cada um (ou cada uma)  tire o máximo partido das oportunidades deste trânsito especial.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.