O Trânsito de Rahu e Ketu em 2014

alter

Há alguns dias atrás falámos da importância do trânsito de Saturno e de Júpiter, que estarão, durante os próximos meses, nos seus signos de exaltação. Mas estes não são os únicos trânsitos a ocorrer em breve. Rahu e Ketu, os nodos da Lua, cujo papel como marcadores kármicos da mudança  nas experiências  individuais é bem conhecido , também vão mudar de signo, no final do  dia 12 de julho.

O trânsito de Rahu/Ketu por um signo tem a duração de  18 meses. Durante 18 meses, Rahu estimula uma determinada área da nossa vida, pela posição que ocupa no horóscopo, levando-nos a formular desejos, ambições, etc,  relacionados com essa área e a procurar intensivamente a sua realização. A casa do horóscopo onde se encontra Rahu a transitar é uma área que nos interessa particularmente e na qual estamos focados com toda a nossa energia, para a fazer frutificar. Pelo contrário, a casa onde se encontra Ketu a transitar é uma área de renúncia, de desapego, relativamente às coisas que essa casa significa e, por isso, de «apagamento» momentâneo dessas coisas da nossa vida, porque não estamos focados na sua realidade nem temos necessidades prementes em relação a ela.

Já publicámos anteriormente artigos sobre o significado de Rahu e Ketu no horóscopo. Para tomar conhecimento dessa informação , os leitores podem gostar de ler:

Rahu e Ketu , o Eixo do Destino

Rahu e Ketu no Horóscopo

Rahu e Ketu com outros planetas no Horóscopo

Por agora daremos apenas atenção aos aspetos diretamente relacionados com o próximo trânsito de Rahu e Ketu pelos signos de Virgem e Peixes. Os leitores  lembrarão que os nodos estão sempre opostos um ao outro, ocupando por isso sempre signos  e casa opostas. Formam assim um eixo e este deve ser interpretado  de forma complementar, do mesmo modo que os signos opostos são complementares, e as casas opostas são complementares.

Rahu é a «cabeça do dragão» por isso é ele que «dirige a atenção da pessoa para uma área de vida. Ketu, por sua vez, «desliga» a atenção da pessoa para a área de vida oposta à de Rahu. Rahu e Ketu têm a ver com o karma : o que trazemos do passado, como uma história em que acumulámos saberes e competências, memórias e experiências (e que nos condiciona no presente sob a forma de eventos que podem ser difíceis ou felizes, conforme o caso) e que é simbolizado por Ketu;  e o que queremos conquistar no futuro, como objeto dos nossos desejos e ambições e que é simbolizado por Rahu. Rahu leva-nos a gerar novo karma; Ketu procura libertar-nos do karma, para podermos desenvolver a dimensão espiritual da salvação.

Ketu representa a nossa familiaridade com uma certa área de vida. O signo/casa em que ele se encontra no horóscopo de nascimento mostra o que desenvolvemos no passado e que nos é tão familiar que tendemos a permanecer aí, como a área de menor resistência , gerando uma inércia em que simplesmente estamos e resistimos a mudar. Mostra-nos o caráter ilusório de todos os bens e desejos terrenos e o seu período dasha pode ser um período difícil em que somos obrigados a transformar aspetos da nossa vida que têm a ver com o karma que trazemos para esta vida;

Rahu simboliza o desejo de conquistar novas coisas, novos bens, mais dinheiro, mais estatuto, nome, fama… o ponto onde ele se encontra no horóscopo simboliza as coisas que mais desejamos e que faremos tudo para obter. E este tudo significa mesmo tudo porque Rahu tem a particularidade de ficar cego pelo desejo de coisas mundanas, tão cego que faz tudo, mesmo sendo ilegal, para obter o que deseja. Por essa razão associa-se Rahu aos batoteiros e aos enganadores. Rahu é altamente inteligente e astuto, serve-se da dissimulação e do engano para obter o que quer. Incluindo a magia . Práticas de «magia negra» são associadas a Rahu para mostrar que se trata de um impulso  que quebra as regras, não reconhecendo princípios de moral nem  de ética, mas apenas o desejo desenfreado de riqueza e  de poder. O que Rahu quer torna-se uma obsessão e enquanto não conseguir o que quer, Rahu não para de usar qualquer meio para alcançar o que pretende.

Mas quando Rahu obtém o que deseja, o seu desejo torna-se vazio  e a insatisfação permanece: e a lição de Rahu – representada pelo seu «corpo sem cabeça», Ketu- é que nenhum bem mundano pode trazer a satisfação plena. E todos os bens trazidos por Rahu- e podem ser muitos- são-lhe tirados posteriormente para revelar a ilusão de todas as posses.

Assim, as experiências kármicas de Rahu e de Ketu estão relacionadas com as posses e com o despojamento,com  o materialismo da conquista de mais e mais bens materiais e a emancipação espiritual em relação a todos eles.

No entanto, isto não significa que devam desvalorizar-se as experiências trazidas pelos trânsitos de Rahu e de Ketu. Afinal, eles são um importante marcador do «deve e haver»  do karma de cada um de nós na existência.

Agora, que podemos esperar do trânsito de Rahu pelo signo de Virgem e de Ketu pelo signo  Peixes? Antes de mais, devemos dizer que os nodos são fortes nestes dois signos, trazendo resultados positivos nestes signos com que têm afinidade natural. É claro que também será necessário ver a associação dos nodos com os outros planetas do horóscopo para formar um juízo global.

Rahu em Virgem vai levar-nos a interessar pelos assuntos relacionados com o signo Virgem e com a 6ª casa do horóscopo com a qual este signo tem correspondência: assim, o dia a dia do quotidiano, os ambientes do trabalho e os assuntos gerais relacionados com o emprego, com as relações entre colegas de trabalho, com patrões e empregados, vão ser importantes. Ketu em Peixes tem uma expressão espiritual e de desligamento em relação aos assuntos terrenos.

Outro tema de interesse é a saúde, a higiene, os métodos de aperfeiçoamento pessoal, mas escolhendo formas não tradicionais  de atuação pois Rahu leva a procurar outros meios, diferentes dos que são habitualmente  usados, para fazer as coisas. Assim, uma pessoa pode dar por si a interessar-se por vegetarianismo, por métodos terapêuticos alternativos, etc.

Outra coisa óbvia nesta posição de Rahu é a consciência extremamente crítica, que é característica do signo Virgem e , seja qual for a casa do horóscopo pela qual Rahu vai transitar, esta postura crítica em relação aos assuntos representados por essa casa será uma constante.

Aqueles que tiverem Rahu a transitar pelas casas angulares do horóscopo- 1ª , 4ª, 7ª e 10ª terão neste trânsito mudanças kármicas significativas na estrutura das suas vidas.

Num próximo artigo esboçaremos algumas tendências  reveladoras de acontecimentos produzidos pelo trânsito dos nodos  para cada signo Ascendente.