Trânsito de Júpiter e Saturno no Signo de Exaltação em 2014

jup

Aproxima-se  uma mudança considerável no trânsito dos planetas lentos que mais influenciam os eventos na nossa vida, Júpiter e Saturno. Júpiter primeiro, no próximo dia 18  de junho, e Saturno posteriormente, no dia 2 de novembro, mudam de signo com isso trazendo alterações significativas para todos nós, nas áreas de vida simbolizadas pelas suas posições de nascimento na carta natal  influenciadas pelas posições em trânsito destes planetas.

Saturno e Júpiter formam um par e os seus efeitos são opostos mas complementares. Estão ambos relacionados com o tempo: Saturno liga-nos ao passado e ao karma que estrutura e condiciona a nossa vida atual; Júpiter liga-nos ao futuro  pela esperança de nos libertarmos dos laços passados que nos restringem e pela capacidade de nos expandirmos através de novas oportunidades de ser. Saturno  tem uma ação de limitação e  de contração, cristaliza o nosso ser em formas bem conhecidas cuja familiaridade as torna permanentes; Júpiter tem uma ação de abertura e de expansão, leva-nos a querer transcender todos os limites materiais e a procurar atingir novas formas de ser, pela aprendizagem e pela compreensão que fazem de nós seres verdadeiramente livres.(ou desejando sê-lo). Saturno e Júpiter relacionam-se ambos com o karma pois este nada mais é do que a cadeia causal que nós criamos através das ações e das escolhas que concretizamos. Saturno lembra- nos que, devido aos efeitos que foram acumulados no passado, no presente estamos condicionados  pois todos os desequilíbrios gerados pelos efeitos das nossas ações têm que ser  compensados: Júpiter lembra-nos que a nossa vida não é apenas uma consequência do nosso passado e que, pelas escolhas que fazemos  e pelos projetos que desenvolvemos criamos o futuro e há a esperança de nos tornarmos mais livres e, por isso , mais sábios e felizes, sobretudo se não repetirmos os erros do passado.

Agora, como se manifestam os efeitos conjuntos destes planetas na nossa vida? Para compreendermos isso temos que ter em conta vários fatores:

  1. As configurações do horóscopo de nascimento e a posição por casa e por signo de Júpiter e Saturno. A determinação da sua natureza funcional e da sua força no horóscopo são o ponto de partida para qualquer previsão fiável em Astrologia.
  2. O período dasha e antardasha operante num determinado momento que queremos analisar: a localização por signo e casa do regente do dasha ou antardasha no horóscopo de nascimento e o seu movimento por trânsito para o momento que queremos analisar. Complementarmente, o estudo da carta divisional que se refere à área de vida que estamos a estudar. Estes elementos dão-nos uma ideia clara do potencial presente na vida da pessoa para uma certa área de vida.

Vejamos o seguinte exemplo: uma pessoa tem, neste momento, Júpiter a transitar pela sua 7ª casa, uma casa relacionada , entre outras coisas, com o casamento. Júpiter é um dos significadores gerais para o casamento mas antes de saltar para a conclusão de que este trânsito significa que a pessoa vai casar, temos que saber qual é o seu potencial de relacionamento. Se esse potencial não existir, não será porque Júpiter está em trânsito pela 7ª casa que esse evento ocorrerá. Portanto, antes de fazer previsões é preciso  ter uma visão global das áreas de vida do horóscopo e da força dos planetas e das casas para fazer vingar cada uma dessas áreas de vida da pessoa.

Outra coisa importante a não esquecer é o contexto de vida da pessoa. As previsões devem ter em conta esse contexto como ponto de partida: para uma pessoa casada  não faz sentido  interpretar o trânsito de Júpiter pela 7ª casa como significando casamento. A linguagem astrológica é  simbólica e isso quer dizer que tanto os planetas como as casas do horóscopo nunca significam apenas uma coisa: há que procurar aquela que é mais óbvia atendendo à situação- e aos desejos ou perguntas- da pessoa. Os astrólogos não são adivinhos e conhecer o contexto de vida da pessoa é um fator importante antes de interpretar os indicadores de previsão. Por ex., este trânsito pode também significar uma nova  oportunidade de negócio ou parceria, talvez envolvendo o estrangeiro.

  1. Os trânsitos de Júpiter e de  Saturno em articulação com a área de vida que  estamos a analisar, para saber qual é o grau de possibilidade de concretização dos eventos desejados, sendo que a primeira coisa a verificar é se existe algum aspeto entre Júpiter e Saturno. Se não houver, é provável que  as promessas mostradas não se realizem:  tudo o que acontece na nossa vida tem por origem a ação destes dois planetas.

Dito isto, nos próximos meses vamos assistir a uma conjugação das energias de Júpiter e de Saturno que não acontecia há muitos anos (cerca de 60): Júpiter e Saturno estarão no seu signo de exaltação- Saturno no signo de Balança e Júpiter no signo de Caranguejo. E, o que é mais importante ainda é que, a partir da segunda semana de julho, Júpiter está no ponto máximo da sua exaltação,(5º de Caranguejo) ao mesmo tempo que Saturno está muito próximo desse ponto (está nessa altura a 22 º de Balança, sendo 20º o grau de máxima exaltação) estando estacionário durante todo esse mês o que torna a sua ação extremamente forte. Assim, ambos os planetas estão na sua máxima capacidade de produzir efeitos positivos nas nossas vidas durante este Verão.

Esta conjugação de energias que não acontecia desde 1955 vai-se fazer sentir na vida de todos nós pois em alguma casa do nosso horóscopo, estas energias estão presentes e, porque estão conectadas- Saturno lança um aspeto de 10ª casa para Júpiter, dessa forma ativando a energia de Júpiter para estruturar e organizar, para disciplinar e para realizar.  Assim, será importante cada um de nós perceber quais as áreas da sua vida que irão, desde julho até ao início de novembro, passar por esta influência que corresponde a algum evento importante predestinado na nossa vida e potencialmente positivo. Nos próximos artigos vamos refletir sobre estes trânsitos para lançar alguma luz sobre o que poderemos alcançar nestes próximos meses com o trânsito de Júpiter e Saturno nos signos de exaltação.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.