Decidir a Carreira-Ascendente Leão, Parte 1

danç2

Continuamos a analisar os fatores que decidem a carreira e profissão, hoje para o signo  Ascendente Leão. Para uma introdução a esta matéria pode ler outro artigo aqui.

Fatores que Decidem a Carreira para o signo  Ascendente Leão

Para avaliar esta matéria precisamos, não apenas de saber quais são os planetas que, primariamente, simbolizam esta área para cada signo Ascendente, mas devemos também ver quais os planetas operantes  no dasha ou antardasha em que a pessoa quer decidir qual  a carreira a seguir ou qual o emprego mais apropriado quando, por exigências do mercado de trabalho e devido à necessidade de se adaptar, tem que escolher um novo rumo profissional. Se ocorre um período dasha  ou sub período  de um planeta fraco ou aflito numa determinada altura em que uma pessoa deseja escolher uma profissão que é significada por ele, as hipóteses de ter sucesso nessa profissão são muito reduzidas. Por outro lado, complementarmente à profissão, temos a educação: nem todas as carreiras podem ser escolhidas por todos porque exigem um determinado percurso educacional de base sem o qual não existe acesso a essa profissão. Numa outra altura faremos a articulação entre o percurso educacional do nativo e a decisão sobre uma determinada profissão. Por agora, vamos indicar apenas linhas gerais para cada signo Ascendente, para permitir aos nossos leitores a compreensão geral desta matéria  e o  modo como esta análise pode dar pistas sobre a decisão da profissão.

Quando o signo Leão está no Ascendente os nativos têm de imediato um ponto a seu favor que é a regência do Sol nos aspetos mais imediatos e concretos da vida, o que facilita o  seu sucesso. Se o Sol estiver forte, bem colocado e sem receber aspetos de planetas maléficos, os nativos com o Ascendente em Leão singram na vida com facilidade  e atingem fama e sucesso pois o Sol ajuda-os a ter um destino com visibilidade. Estas pessoas gostam de uma carreira que explore os aspetos criativos da mente  e da ação e na qual possam exprimir-se de forma individual , dando um contributo único e distintivo em relação aos outros. Gostam por isso de inovar e de criar, sobretudo quando há algum aspeto estético ou de entretenimento relacionado pois, para eles, criar é em grande parte um jogo que deve causar prazer  e satisfação. Não são as pessoas mais adequadas para empregos rotineiros nem para trabalharem sob apertada supervisão de outros pois isso desperdiçará os seus dons naturais. Se o Sol for forte serão sem dúvida dotados de dons e de talentos próprios que farão a diferença em alguma área na qual se apliquem.

Na determinação da carreira para o Ascendente Leão, a 2ª casa é o indicador primário e, como regente da 2ª casa, Mercúrio   dá a estes nativos um intelecto potente, dons de discurso associados a uma fina capacidade analítica e discriminativa, confiança em si mesmos e na sua inteligência natural. Dá-lhes também o gosto pelo estudo, incluindo o da Matemática (os nativos de Leão conseguem apreender a enorme beleza simétrica que está implicada na Matemática), dons de escrita , com talento literário para se tornarem num ensaísta ou poeta, ou um talentoso negociante (por ex., de arte ou de artigos de luxo), etc.

Secundariamente, o regente da 10ª casa, Júpiter . e o Sol, darão indicações adicionais sobre o tipo de emprego deste nativo e o seu sucesso: a colocação destes planetas em boas casas e a sua força, não recebendo aspetos de planetas maléficos, é determinante para concluir qual o nível de sucesso nesta área. A 10ª casa está ocupada pelo signo Touro , com regência de Vénus , o que acentua o gosto por uma carreira ou profissão associada à dimensão estética ou de entretenimento. Se Mercúrio e Vénus forem fortes no horóscopo estes nativos podem ter uma carreira bem sucedida no mundo do espetáculo, como atores de cinema ou de teatro, como entertainers, comediantes, animadores, etc. Qualquer profissão que implique visibilidade no palco , admiração e fama é  apropriada para estas pessoas que adoram estar no centro das atenções. É claro que o maior ou menor sucesso dependerá da força dos planetas principais relacionados com a carreira. Outras carreiras que envolvem a admiração do público e os talentos artísticos e de criatividade são igualmente apropriadas, podendo encontrar-se  muitos níveis de sucesso entre estes nativos que, mesmo quando não atingem o estrelato  num plano internacional , conseguem sempre ter o seu público dedicado e capaz de lhes fazer sentir o gosto da fama. O alcance desta depende em grande parte da força do regente do seu Ascendente e também do apoio de Júpiter no horóscopo. Este deverá estar forte, pois, para além de ser  um indicador complementar do sucesso na carreira é também o regente da 5ª casa, uma casa de criatividade, de inteligência, de  intuição  e de sorte, sendo por isso fundamental para assegurar uma carreira tal como é sonhada pelo nativo.

Para este Ascendente, a menos que o Sol esteja muito aflito no horóscopo, predominam os significados da 2ª casa na determinação da carreira, porque não existe na 10ª casa  um signo Mooltrikona. Por sua vez, estando o signo Mooltrikona de Vénus a ocupar a 3ª casa, uma casa de iniciativa e de talento artístico, torna-se fundamental que Vénus esteja forte no horóscopo para apoiar uma carreira artística, qualquer que ela seja. Vénus e Mercúrio terão que estar ambos fortes para  que esse tipo de carreira se torne realidade. Júpiter também pode inclinar o nativo para uma carreira criativa em que as crianças sejam um fator principal pois rege a casa da criatividade que também simboliza as crianças ( a 5ª) e o signo Leão também tem uma aptidão natural para compreender o mundo e o imaginário infantil. A 5ª casa é ocupada pelo signo de Sagitário por isso não é de estranhar que alguns nativos sintam o apelo para ensinar as crianças, provendo ao seu desenvolvimento criativo e espiritual, talvez em alguma área artística, como a música, a dança, etc.

A 2ª casa é ocupada pelo signo de Virgem, um signo excelente nas capacidades de organização  e no realismo racional  com que os nativos enfrentam todas as tarefas e este racionalismo prático pode ser precioso para os nativos de Leão não se perderem nos seus sonhos  e ilusões de sucesso e de fama. Porém, a menos que o Sol e o Ascendente sejam fracos, não vemos os nativos de Leão conformarem-se com a falta de ambição e com o gosto pelos bastidores que são característicos de Virgem. Mercúrio está muitas vezes enfraquecido no horóscopo e isso torna-se visível como insegurança. E este também é um traço muito comum nos nativos de Leão, que precisam de confirmar a cada momento que merecem ser admirados e que são pessoas de valor. Porém, no âmago de cada nativo de Leão está sempre o desejo de sobressair, de ser único, de ser um farol criativo a iluminar os outros e, por essa razão, os empregos típicos de Virgem não são adequados para estes nativos. Se a 2ª casa do horóscopo for forte, estas pessoas beneficiarão dos talentos de Mercúrio no domínio do discurso ou da arte e usarão esses talentos para construir uma carreira rumo ao sucesso. Mas não esperemos  vê-los conformarem-se com um trabalho de  rotina com horário das 9 às 5.

Na 10ª casa do horóscopo encontramos o signo de Touro, um signo inclinado basicamente para a procura do prazer e dos confortos da vida. O amor pelo luxo é um bom estímulo para os nativos de Leão se esforçarem na sua carreira já que Touro gosta de viver todos os prazeres da vida ao máximo e Leão não lhe fica atrás.  Vénus também reforça o amor pelas artes, que podem ir das chamadas «belas artes» ao cinema ou ao teatro, ou na escolha de  profissões que impliquem a reorganização estética dos espaços como arquitetura, decoração de interiores, moda e design, indústria do entretenimento, marketing e publicidade, gestão de locais de relaxamento e bem estar como SPA’s,  negócios ligados à estética e beleza, etc. Como regente da 3ª casa, Vénus é também o indicador , em conjunto com Mercúrio e com Júpiter (regentes da 2ª e da 5ª casas), do sucesso na realização pessoal, bem como, a nível secundário, o Sol e Júpiter.

 E porque a  10ª casa não é ocupada por um signo Mooltrikona, damos atenção particular ao signo Ascendente que nos  dá pistas importantes sobre   a abordagem geral da vida. Leão é um signo extrovertido e brincalhão, lutando para manter e aumentar o seu status social. Gosta de liderar e obtém do caráter mutável de Mercúrio, o regente da 2ª casa do horóscopo, a disposição sempre pronta para resolver qualquer situação que ponha em perigo a sua posição social e profissional: é um relações públicas metódico e talentoso ao serviço de si mesmo e não descarta o favorecimento daqueles que podem ajudá-lo de algum modo a atingir os seus objetivos para, desse modo, conseguir a sua ajuda quando ela é necessária. Gosta de distribuir benesses pelos outros para que estes o admirem e sigam, como leais súbditos. É um líder nato e carismático, impondo-se pelas ideias que os outros aceitam e reconhecem como dignas de ser seguidas. Estes nativos, devido à influência de Mercúrio, têm grandes capacidades de análise e aprendem muito rapidamente, sendo capazes de dar conta de um elevado número de questões diferentes em simultâneo. Não suportam ser contestados e não perdoam a ninguém que  se atreva a desafiar as suas orientações .

Combinando  as influências da 10ª e da 1ª casas, vemos que  Vénus tem apetência por todas as áreas que se destinam a criar algo que dê prazer e que o Sol gosta de liderar, sendo muito adequado para gerir e para administrar. Por isso, estes nativos podem, não apenas querer ser atores ou músicos, ou arquitetos, etc., mas podem simultaneamente querer criar a sua própria marca ou empresa, dirigindo o próprio negócio, embora com alguns assistentes competentes que ajudem a colocar em prática as ideias e criações do nativo, pois Leão não  tem particular apetência pela execução: cria  na ideia para outros concretizarem no plano concreto.

(continua)

Deixe um comentário