Personalidade Básica com Ascendente Balança, Lua Peixes e Sol Capricórnio

class

O Ascendente  no signo de Balança (Libra) produz uma  pessoa com uma aparência graciosa e cheia de suavidade, atraente  com os seus  modos gentis e pronta a sorrir facilmente quando se aproxima dos outros.

Estes nativos são geralmente elegantes, têm estatura média ou alta, são normalmente magros e bem proporcionados e, mesmo que não sejam dotados de uma beleza clássica, têm um porte e uma graciosidade natural que os torna atraentes para os outros.

A tendência para alguma indulgência  nos hábitos alimentares  torna-os propensos a sofrer dos rins e da bexiga, de problemas digestivos e de erupções cutâneas.

O signo Balança  tem regência de Vénus,  o planeta associado ao prazer e à beleza e estas pessoas cuidam bastante da sua aparência, podendo gastar bastante tempo ( e dinheiro) a escolher roupas , acessórios, jóias, etc.

Quanto à personalidade destes nativos, são dos mais adaptáveis e  acessíveis, procurando naturalmente a companhia dos outros, com quem lidam de forma gentil e muito polida.  Quando se impressionam com alguém que conhecem, podem mesmo identificar-se com os seus pontos de vista acerca do mundo, mimetizando essa maneira de pensar como se fosse a sua.  Fazem-no muitas vezes para agradar, pois só se sentem completos quando funcionam em parceria e cooperação.

Os nativos com  o Ascendente em Balança procuram continuamente o parceiro ideal que os complemente, quer seja o amigo , o amante, o parceiro de vida e de negócios, alguém com quem possam partilhar  toda a sua vida para se sentirem completos. Sem um companheiro que lhes permita exprimir o que são e desejam da vida, estas pessoas são infelizes e sentem-se perdidas. Infelizmente, muitas vezes a ânsia de estar numa  relação é tão forte que fazem escolhas apressadas e não é raro vê-las sofrer com um parceiro que as manipula ou que se aproveita da sua fragilidade emocional.

Quando o lado emocional da sua vida é satisfeito, as pessoas de Balança crescem , mostrando o lado maduro da sua racionalidade e o seu sentido de harmonia social e de justiça  podem dar importantes contributos para o coletivo.

O signo de Balança  representa o refinamento que a Cultura e a Civilização, a Arte e a Ciência  trazem para a realidade humana  e tudo isto é visível no modo de ser e de estar destas pessoas, altamente movidas por valores e  cujo ideal fundamental de vida consiste em  realizar o desejo de uma igualdade equilibrada entre direitos e deveres na cooperação entre os seres humanos, para poderem sentir que vivem numa sociedade humanizada justa e harmoniosa onde todos obtêm o reconhecimento que lhes é devido pela sua dignidade enquanto seres humanos.

Quando uma pessoa com o Ascendente em Balança tem  a sua Lua no signo de Peixes, temos alguém que vê reforçado o seu lado emocional. Balança é um signo de elemento Ar , Peixes  é um signo de elemento Água. Estes dois elementos não se misturam entre si e, enquanto Balança revela uma pessoa que gosta de se exteriorizar no plano social, precisando da companhia dos outros para se sentir bem, Peixes tende a introverter-se  e a idealizar o mundo onde gostaria de viver. Mas ambos os signos, cada um a seu modo, são orientados para o coletivo, se bem que Balança, apesar da sua atração pela vida social, esteja mais focado na relação «eu/tu» e Peixes tenda a ultrapassar os relacionamentos pessoais para se centrar na transcendência do «universal».

O resultado pode ser o de uma pessoa muito idealista e romântica, com tendência para sonhar e fantasiar, o que pode acentuar a tendência para escolhas na vida muito orientadas pelos sentimentos e pelas emoções idealizados  e sem atender muito aos pormenores de viabilidade prática.

A Lua em Peixes precisa de criar um mundo à parte onde possa sentir-se segura e, como é também bastante romântica, é fácil alimentar o sonho do relacionamento perfeito  com um príncipe encantado que possui todas as virtudes. Tal sonho poético dificilmente será apoiado pela realidade e não será de admirar que esta pessoa vá colecionando um bom número de desapontamentos nesta área de vida. Provavelmente continuará a tentar encontrar  o seu companheiro ideal e, com alguma sorte, não se deixará cair  em excessos como o abuso de bebidas ou de substâncias aditivas, como acontece por vezes quando a estrutura da personalidade é frágil emocionalmente, nestes signos.

Um nativo com esta combinação básica precisa de melhorar a auto-estima e  a sua própria imagem de forma positiva, o que não é fácil para estes dois signos que dependem bastante daqueles com quem se relacionam para se tornarem mais positivos acerca de si mesmos: nem Peixes nem Balança possuem um ego forte, tendem ambos para uma certa dissolução no outro ou para um excesso de dependência em relação aos outros, tendo grande dificuldade  em afirmar uma identidade pessoal  autónoma. Mas o profundo sentido estético destas pessoas, muitas vezes dotadas de talento artístico, pode ser uma forma excelente de aumentar a força dessa expressão pessoal: a dedicação  a uma forma de expressão artística para  a qual sejam naturalmente dotados pode deste modo ser uma excelente via para fortalecer o ego e a capacidade de afirmação pessoal independente desta pessoa e não deverá ser ignorada.

A Lua está colocada na 6ª casa do horóscopo. Esta não é uma posição muito feliz pois prejudica a saúde e o bem estar da pessoa. Tende a criar conflitos no ambiente próximo e no emprego e  por vezes o relacionamento com colegas e colaboradores pode ser difícil. Se a Lua estiver fraca pode atrair pessoas ciumentas ou inimigos que atuarão contra a pessoa. Mas esta colocação da Lua torna o nativo muito perfecionista no trabalho e dá inclinação para desempenhar tarefas relacionadas com a prestação de serviços, inclinação também apoiada pelo Ascendente no signo de Balança.  Pode escolher uma carreira relacionada com a prestação de cuidados de saúde como medicina ou enfermagem.  Mas a Lua nesta posição precisa de estar forte para permitir que o destino individual floresça e a pessoa se eleve na  sociedade.

Assim,  uma pessoa com esta combinação na sua identidade básica está fortemente motivada para a área social: o nativo com esta combinação interessa-se  pelas causas sociais e o desenvolvimento de uma carreira que lhe permita sentir-se útil neste contexto pode ser extremamente positivo para ele (ou ela) como fator de realização pessoal.

Quando  a esta combinação se junta o Sol colocado no signo de Capricórnio, compreendemos que a fragilidade desta pessoa é bem menos acentuada por causa desta posição solar: Capricórnio tem elemento Terra e é especificamente orientado para ter sucesso no mundo, para obter reconhecimento e conquistas palpáveis no plano material.

Esta pessoa gosta de conforto pois Balança e Peixes possuem uma sensualidade muito própria que adora o luxo e as boas coisas da vida. Ora, para esse estilo de vida é preciso ter dinheiro e Capricórnio é especialista em batalhar para o conseguir, trabalhando arduamente para esse efeito. Convém lembrar, no entanto, que tanto Balança como Peixes podem ter uma boa dose de preguiça, por isso, nesta personalidade, o Sol em Capricórnio é o elemento de equilíbrio (desde que Saturno esteja forte no horóscopo pois Saturno também tende para a indolência quando está desmotivado) e de sentido prático que permite a esta pessoa organizar a sua vida de forma mais eficiente em todos os aspetos, tanto materiais como emocionais: o elemento Terra de Capricórnio mistura-se harmoniosamente com o elemento Água de Peixes ,tornando mais fácil a expressão das emoções que costuma ser tão difícil para o signo de Capricórnio; por outro lado,  a aridez e o distanciamento natural de Capricórnio ajudam a moderar o excesso de fragilidade emocional e de dependência da combinação Balança/Peixes. Capricórnio detesta todas as fraquezas e o seu sentido prático sobrepõe-se a todos os excessos e contraria o sentimento de dependência em relação ao parceiro e aos outros.

Por outro lado, o Sol em Capricórnio também não se centra, maioritariamente, nas parcerias nem nos relacionamentos; precisa  bem mais do que disso – precisa de uma vida materialmente satisfatória e compensadora e luta para conseguir concretizá-la com o seu esforço e valor. O seu empreendedorismo natural ajuda a satisfazer a necessidade de segurança da Lua em Peixes,colocando a carreira e a profissão num lugar de destaque, embora possa escolher uma área profissional que lhe permita satisfazer o sentido estético  e a criatividade, criando um negócio associado à indústria de entretenimento ou que mobilize algum talento artístico próprio, ou então explorando um negócio em que a prestação de cuidados , como um lar ou clínica, é o centro de ação.

O Sol está colocado na 4ª casa e esta posição favorece a imagem pública, sobretudo associada ao desempenho bem sucedido de uma carreira mas não favorece a relação com a mãe, ainda mais porque a posição da Lua na 6ª casa também é desfavorável à relação com a mãe ou, pelo menos, indica uma mãe com problemas de saúde ou uma vida difícil.  E, a menos que o Sol receba o aspeto de algum planeta benéfico, esta posição indica pouca felicidade pessoal, um temperamento irritável e um ambiente doméstico conflituoso.

O signo de Capricórnio impele os seus nativos para se destacarem a nível pessoal visível pelo mérito próprio e para desenvolverem uma reputação social e profissional de que se orgulham. Mas o Ascendente em Balança e a Lua em Peixes precisam de mais do que  de uma carreira bem sucedida e de dinheiro para mostrar ao mundo que são  capazes de singrar na vida pelo esforço e pelo trabalho: precisam de uma vida afetiva plenamente satisfatória; precisam de dar largas à imaginação e à fantasia e de encontrar alguém que seja o «companheiro ideal» capaz de lhes trazer a felicidade no plano emocional e precisam de gozar a vida com todo o conforto e luxo que esta lhes pode dar. E, neste sentido, a dureza do signo Capricórnio, bem como a tendência que este tem para a rigidez e para a inflexibilidade da disciplina,  são aliviadas e este nativo pode associar de forma feliz sensibilidade e eficácia, numa personalidade que pode ser, apesar de tudo, bastante equilibrada, embora indique o seu quinhão de dificuldades nas interações com os outros.  No que diz respeito à Lua, estando esta numa casa de crescimento (upachaya) em que os resultados podem mudar  e melhorar à medida que o tempo passa e o nativo vai aprendendo as suas lições de vida,  esta é uma situação que pode mudar no caso de a pessoa se disponibilizar a crescer  e a adaptar-se.

Deixe um comentário