Novo Trânsito de Saturno em Escorpião- Ascendente Carneiro

me

Saturno irá transitar pela sua 8ª casa, durante dois anos e  meio. A 8ª casa  significa reviravoltas e mudanças súbitas e penosas, dívidas e empréstimos bancários; a longevidade e a morte; heranças, seguros , eventos passados e futuros, ganhos fáceis, laços conjugais, vulnerabilidade, medos, acidentes, obstruções, processos judiciais, roubo, perdas, infortúnio, bancarrota, desapontamentos, transformações internas e externas, coisas escondidas , mistérios e conhecimento oculto.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna mais lento, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

Em seguida referiremos os efeitos gerais  do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião para o Ascendente Carneiro. Como é natural, estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no horóscopo natal ; a posição do regente da casa ocupada pelo signo de Escorpião no seu horóscopo  modificam os efeitos deste trânsito. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Para o Ascendente Carneiro, este trânsito vai manifestar-se da forma mais pura pois simultaneamente Saturno estará em Escorpião e na 8ª casa do horóscopo pelo que todos os significados de Escorpião e da 8ª casa podem estar em evidência na  sua vida.  E não é de admirar que aconteçam  algumas mudanças dramáticas na vida dos nativos cujo regente do Ascendente é Marte, o regente de Escorpião. Deverão estar atentos aos momentos em que Marte e Saturno estarão em aspeto. Para além da 8ª casa onde estará localizado, Saturno lança aspeto para a 10ª casa, para a 2ª e para a  3ª casa do horóscopo, influenciando  também os assuntos  destas casas . Assim, quando Marte transitar pelo signo de Capricórnio (27 novembro  2014 a 4 janeiro 2015, com o pico entre 24 de novembro e 9 de dezembro), Touro (3 de maio a  15 de junho 2015 , com o pico entre 8 e 21 de maio) e  Gémeos (15 junho a 30 julho 2015 com o pico entre 15 de junho e 1 de julho), ou quando entrar em conjunção com o signo de Escorpião (20 de fevereiro a 17 junho 2016 com o período mais crítico, pela proximidade do aspeto entre 14 de agosto e 3 de setembro)  estará também em aspeto com Saturno  sendo os efeitos mais fortes deste aspeto quando Marte estiver num grau cuja orbe é até 5º antes e depois da posição de Saturno. Durante estes períodos a energia de ambos os planetas pode tornar-se bastante agressiva e produzir os efeitos mais negativos.

Durante este período, Saturno vai promover um profundo processo de transformação de todos os processos emocionais que provocaram traumas, feridas ou medos e inseguranças e que permaneceram escondidos da consciência devido à sua natureza dolorosa. Vai gerar eventos que  obrigarão a olhar de frente esses medos e essas feridas levando a pessoa a lidar  com elas e finalmente resolver o que ficou bloqueado e s impede a expressão  dessa área de modo saudável. A 8ª casa e Escorpião têm a ver com a capacidade para escavar nas profundezas da mente, da psique e do nosso ser e , durante este período, os nativos de Carneiro vão poder intuir claramente as causas de muitas limitações na sua autoexpressão e vão ter a oportunidade de as corrigir. É claro que abrir o armário a todos os nossos fantasmas é um processo complexo e difícil e a tendência mais natural será recuar e evitar. Porém  isso não será possível com este trânsito de Saturno: quanto mais evitarmos esse encontro inevitável com os nossos pontos fracos ou limitações que transportamos da nossa história passada, mais sofreremos com a repetição de situações que nos desafiam e fazem sofrer. Saturno pode por exemplo negar-nos receber uma herança, adiando e criando dificuldades com a exigência de formalidades e outros impedimentos; pode colocar obstruções a todos os nossos projetos e desejos, fazendo-nos sentir um generalizado sentimento de bloqueio; pode tirar-nos literalmente a companhia de alguém que amamos por separação, divórcio ou morte; pode trazer alguma doença que não mata mas que nos vai fazendo sofrer e sentir limitados e infelizes. Pode trazer à consciência a perceção de que as nossas necessidades emocionais e /ou sexuais não estão a ser preenchidas, etc.

Na 8ª casa do horóscopo, Saturno faz repensar todos os aspetos da interação com o cônjuge e perceber claramente porque é que o casamento não está a produzir felicidade e é causa de sofrimento ou de dor escondida; provoca uma autêntica limpeza emocional e psicológica fazendo sentir quais são as causas dos medos e inseguranças que nos limitam e permite limpar complexos até agora inconscientes e que condicionam a autoexpressão e o pleno envolvimento emocional com os outros; através deste trânsito, o nativo é levado a  encarar os processos de morte e de destruição como etapas no desenvolvimento de novas possibilidades de ser e a não temer o desconhecido; pelas restrições que pode trazer no plano financeiro, obriga a repensar os critérios valorativos pelos quais temos escolhido as coisas que achamos que vale a pena possuir e leva  a alterar prioridades em relação às posses que criamos, tanto a nível pessoal como com o parceiro.

 Saturno bloqueia-nos o acesso a determinados bens , coisas e seres para nos obrigar a descobrir outros critérios de valoração. Ao fazer-nos defrontar com a doença, por ex., ensina-nos a valorizar mais a saúde e a prestar atenção às necessidades do nosso corpo; pode tirar-nos a companhia de alguém que amamos para nos ensinar a ser menos dependentes, etc. Saturno não procede da mesma  forma com todas as pessoas. Adequa à nossa história pessoal e às nossas necessidades (e ao karma passado) as experiências que precisamos de aprender. De qualquer modo, onde quer que esteja, Saturno faz-nos defrontar com as nossas limitações obrigando-nos a perceber que chegou o momento de as superar e de seguir adiante. E rouba-nos o que for preciso para aprendermos a lição. Mas, se desde o início não evitarmos as experiências e se tentarmos honestamente aprender o que nos é exigido, o trânsito de Saturno torna-se bem mais fácil  porque não resistimos ao fluxo dos eventos mas acompanhamo-lo e aceitamos as experiências que aí vêm.

O trânsito de Júpiter pela 4ª casa até meados de 2015 ajudará bastante a sentir um impacto menor deste trânsito de Saturno. Porém, devemos lembrar que enquanto transitar pela 8ªcasa, Saturno lança aspeto para a 2ª , para a 10ª e para a 5ª casas. Ou seja, os processos de transformação que Saturno vai exigir durante este período vão repercutir-se no plano profissional e nas posses que  conseguirá acumular. Isto significa que, se você não estiver feliz com a sua situação profissional, durante este período vai perceber exatamente porque é que isso acontece e o que poderá fazer para alterar isso. Se até hoje só se preocupou com as  posses materiais e não deu valor por ex. à aquisição de conhecimentos e de competências, agora vai perceber que isso é uma necessidade para poder avançar no plano profissional e conseguir uma carreira mais satisfatória. Provavelmente, vai perceber isso depois de enfrentar algumas situações desagradáveis ou  de algum modo negativas na sua profissão atual. Ao mesmo tempo poderá interrogar-se porque é que não tem feito um uso correto das suas capacidades criativas e entender que tem vivido desperdiçando uma boa parte das suas capacidades pessoais e isso pode fazer-lhe tomar alguma decisão nova como completar os estudos superiores, fazer uma pós graduação, ir estudar no estrangeiro para aperfeiçoar competências, etc. Ou seja, se você for proactivo(a) e  se interrogar  o que é que não está, neste momento, a correr bem na sua vida e o que é que você  poderia fazer para alterar isso, antecipando-se aos eventos súbitos que Saturno pode colocar-lhe à frente de forma impositiva, isso provavelmente ajudará a tirar o melhor partido deste trânsito e a não ser levado inteiramente pelas circunstâncias.

Devido ao aspeto que Saturno lança para a sua 5ª casa, você deverá repensar o modo como se relaciona com os filhos , se os tiver; ou, se não tem filhos e tem andado a pensar em ter um, neste momento você saberá claramente porque é que quer ter um  filho, permitindo-lhe escolher com mais consciência algo que terá consequências para o resto da vida. Quando Júpiter mudar de signo, no ano que vem, para Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será Saturno a controlar a ação de Júpiter com quem formará aspeto. Aproveite este ano em que Júpiter tem a prevalência sobre Saturno para efetuar todas as mudanças essenciais  e evite ser apanhado (a) desprevenido(a), pelo menos até certo ponto porque, sendo a 8ª casa uma casa do «desconhecido» não é possível prever tudo o que pode acontecer relacionado com este trânsito.

Deixe um comentário a sua opinião conta