O Trânsito de Saturno por Escorpião- Ascendente Gémeos

met

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Gémeos. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião, modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna  qualquer processo mais lento, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas, agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  6ª casa, durante dois anos e meio. E este período pode ser problemático para a sua saúde, para a relação com o seu trabalho e com os colegas e colaboradores, podendo surgir desentendimentos, conflitos  e um sentimento generalizado de insatisfação. As finanças são outra área que pode sofrer neste período e aconselha-se cautela pois nesta altura as dívidas podem crescer e ameaçar a sua estrutura de vida.  Saturno é o regente da  8ª casa e, apesar de também reger a  9ª casa da sorte, pode levantar alguns desafios à realização dos ganhos e das ambições pessoais.

A 6ª casa é uma casa que significa o ambiente de trabalho e todas as responsabilidades que adquirimos para concretizar a nossa vida aqui na Terra: representa todos os nossos subordinados ou seres que estão a  nosso cargo, no trabalho  ou no ambiente doméstico. Ela revela as nossas servidões, isto é, os sacrifícios e os deveres que nos são exigidos pois não vivemos isolados no mundo e, tal como recebemos, também temos que dar; nessa medida ela refere-se à nossa capacidade de prestar serviço e  de nos preocuparmos com a comunidade, à capacidade de perspetivar a nossa ação para além dos nossos interesses individuais. Mas, num mundo altamente competitivo, a 6ª casa também mostra os nossos inimigos e aqueles que competem connosco pelos mesmos lugares e/ou recompensas e revela a nossa capacidade (ou falta dela) para os vencermos e sairmos vitoriosos. É a casa das nossas lutas e do nosso esforço para nos afirmarmos num mundo  em que há união mas também há antagonismo; um mundo onde nem todos saem vencedores  e onde decididamente alguns conhecem a derrota. Esta é também a casa dos medos, das dúvidas e das preocupações, dos vícios e das fraquezas, dos litígios , dos ladrões, da proteção contra as  perdas por roubo.

 Enquanto transitar pela 6ª casa, Saturno vai mostrar-nos todos os que são nossos inimigos ou que de alguma forma estão a atuar contra nós. Vai revelar as áreas em que essa ação está a ser feita e, por essa razão, as falsas amizades, se existirem, serão expostas para que  você saiba exatamente quem são essas pessoas. A área da saúde é também muito sensível agora. Alguma doença entretanto surgida e que tenha origem no seu estilo de vida, no tipo de alimentos que consome, na falta de hábitos saudáveis, será agora escrutinada e você terá plena consciência de que está doente porque a sua negligência em alguma área produziu esses efeitos. E será pressionado(a) para fazer as alterações necessárias. E, enquanto não as fizer, sofrerá com as condições da doença. O mesmo pode suceder no que se refere aos gastos de dinheiro. Se você se vir confrontado(a) com  a escassez de dinheiro ou com o excesso de dívidas e se isso for causado por uma má gestão dos seus recursos financeiros, nesta altura sofrerá os efeitos disso  como forma de sentir a necessidade de mudar os seus hábitos na utilização do dinheiro. Lembre-se de que a palavra chave do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião é «transformação». Tanto Saturno com Escorpião podem ser dramáticos e muito dolorosos a este respeito e a única forma de superar o choque de uma transformação violenta é uma atitude responsável e proativa: não espere ser surpreendido(a) com dívidas que não sabe como vai pagar ou com uma doença que estava na sua mão evitar- antecipe-se e seja consciente e responsável desde o início. Quando se aperceber da causa de um problema e estiver nas suas possibilidades mudar de comportamento , faça-o voluntariamente e com humildade. Essa «receita» costuma resultar com Saturno.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente atraída para a mudança , por isso pode adaptar-se facilmente às circunstâncias que você compreende serem as corretas numa dada situação. Isso facilita o embate com as experiências que este trânsito lhe pode trazer. Mas o  assumir de responsabilidades e  de deveres nem sempre é fácil para si, que gosta de passar ao de leve sobre as situações sem se deter por muito tempo nelas. Mas, durante estes dois anos e meio do trânsito de Saturno será fatal atuar com ligeireza pois isso fará com que os aspetos mais difíceis deste trânsito venham ao seu encontro.

Ao mesmo tempo que transita pela 6ª casa, Saturno estará em aspeto com a  3ª , 8ª e 12ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. A 12ª casa acentua a possibilidade de você se defrontar com despesas e com gastos excessivos nesta altura por isso seja muito proativo(a)  na gestão dos gastos.  A 8ª casa torna-se particularmente importante como significadora de  transformações profundas. Estas poderão ocorrer no plano interno das emoções recalcadas e/ou traumáticas, mas também poderão envolver o relacionamento com um parceiro. Se o seu relacionamento não estiver a correr bem você agora vai ter a perceção clara das razões pelas quais isso acontece e ,se não resolver isso, a insatisfação será capaz de produzir  a rotura  dos laços entre parceiros e fazer experienciar obstáculos e obstruções. Pelo aspeto que lança para a 3ªcasa, este trânsito afeta a sua coragem, motivações e iniciativas, relacionamento com irmãos mais novos e a sua capacidade de comunicação.  Se as suas iniciativas não têm dado bons resultados até agora, neste momento você saberá identificar as causas para isso acontecer e poderá corrigi-las. Se tiver usado de forma negligente as suas capacidades de comunicação e de inteligência, agora isso causará problemas que o (a) obrigarão a perceber que tem que fazer mudanças e em que é  que terá que mudar. E esta lição pode vir sob a forma de desentendimentos ou de situações em que você compreenderá que está a fazer um uso incorreto das suas capacidades e porque é que a sua «mensagem» agora tem tantas dificuldades em ser percebida.

Os períodos mais problemáticos dos efeitos deste trânsito ocorrerão quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente de Escorpião, dada a relação de inimizade entre estes planetas e o facto de manifestarem os efeitos mais negativos  quando estão associados por aspeto próximo ou de conjunção. Quando Marte estiver a transitar pelo signo de Capricórnio – entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, (o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014) transitará pela sua 8ª casa. Este trânsito pode trazer obstruções aos seus projetos não sendo favorável para começar iniciativas novas no plano profissional. É também um período desafiador para os seus relacionamentos e parcerias pessoais, podendo haver separação ou perda dos parceiros num processo que causa crises emocionais profundas. Depois ,entre  3 de Maio e 15 de Junho de 2015 quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente do signo de Escorpião,(o período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio), transitará pela 12ª casa. Nesta altura as viagens de longa distância podem ser problemáticas, podendo haver perda de bens por roubo e outros problemas. Poderá haver um sentimento de isolamento emocional ou a necessidade de se abstrair das atividades mundanas habituais. As despesas podem crescer inesperadamente e ser difícil controlá-las ou pagá-las. Deverá ter cuidado particular com a saúde pois há o perigo de hospitalização. Os seus inimigos e opositores podem estar particularmente ativos nesta altura.

Marte e Saturno são os dois maiores maléficos e quando estão associados por aspeto ou por conjunção tendem a produzir efeitos negativos amplificados embora deva considerar-se também a sua natureza funcional no horóscopo. Quando Marte também estiver em trânsito pela sua 3ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015, são de esperar eventos que obrigam a analisar o uso das suas competências e talentos intelectuais e comunicacionais sobretudo quando Marte estiver a uma  distância, antes de depois, de 5º em relação à posição de Saturno (entre 15 de setembro e 5 de outubro). Se houver assuntos por resolver na sua interação com irmãos, nesta altura esses problemas emergem, dando uma oportunidade de os resolver de forma positiva. A sua coragem, capacidade de iniciativa e de motivação também estarão no foco das suas experiências. Aproveite para aprender todos as lições essenciais sobre esta área para aplicar de forma mais compensadora no futuro.

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 2ª casa num trânsito positivo para a aquisição de conhecimentos, riqueza e para a sua vida familiar. Enquanto durar o trânsito de Júpiter pelo signo de Caranguejo  e pelo aspeto que Júpiter lança para Saturno, os efeitos deste senhor do karma serão aligeirados pois Júpiter contraria a sua expressão mais negativa. Porém, quando Júpiter entrar no signo de Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte.  De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2016 Marte transitará pelo signo de Escorpião, ficando em conjunção com Saturno de 14 de agosto a 3 de Setembro de 2016. Este será um período particularmente crítico podendo trazer muitos conflitos, algum problema de saúde agudo e  dificuldade em estabelecer um ambiente harmonioso no trabalho e entre colaboradores.